a) Errado! Com câmbio fixo e livre mobilidade de capitais, a política monetária é inócua. É a tríade impossível: não se pode ter, ao mesmo tempo, mobilidade plena de capitais, câmbio fixo e política monetária ativa.
b) Errado! Se o câmbio for flutuante, então a política monetária será bastante eficaz. É aquele caso em que o deslocamento da IS potencializa o impacto da política monetária sobre a renda.
c) Não será! Quando há perfeita mobilidade de capitais, a política fiscal só funciona com câmbio fixo. Se há câmbio flutuante, a política fiscal gerará o efeito crowding-out de economia aberta. Ou seja, o aumento do gasto público será negativamente compensado pela redução das exportações líquidas, já que o câmbio aprecia.
d) Errado! Note que o enunciado trata de uma economia de pequeno porte! No modelo IS-LM-BP, isso significa que esta economia é tomadora de juros internacionais, ou seja, ela não ter qualquer capacidade de impactá-los.
e) Perfeito! A expansão fiscal provoca aumento dos juros e da renda. Como há livre mobilidade de capitais, estes juros maiores atrairão investidores que demandarão a moeda local. Isso gera uma pressão de valorização da moeda. Para manter o câmbio fixo, o Banco Central compra moeda estrangeira, expandindo a oferta de moeda e fazendo os juros voltarem ao patamar inicial, o que expande ainda mais a renda.
Resposta: E