SóProvas


ID
2145469
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A dependência química, segundo a OMS, pode ser definida como um estado caracterizado pelo uso descontrolado de uma ou mais substâncias químicas e psicoativas com repercussões negativas em uma ou mais áreas da vida do indivíduo. Com relação à dependência química, à possibilidade de atuação do psicólogo e seus desdobramentos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D: 

    A resiliência é um dos aspectos que deve ser trabalhado pelo psicólogo em prol do dependente químico para que ele consiga expandir seu olhar e vislumbrar novos caminhos na possibilidade de enfrentar, com sucesso, os desafios que se apresentam.

    http://www.scielo.br/pdf/tce/v14nspe/a11v14nspe.pdf

     

  • Jéssica Labatut e Marina Matiello, em seu artigo “A Psicologia e suas Contribuições para a Ressignificação dos Sujeitos Dependentes Químicos", fazem uma relevante explanação sobre o papel da Psicologia no tratamento da dependência química. Inserido nele está o desenvolvimento da resiliência que se refere à capacidade de um ser humano de construir uma trajetória de vida positiva/saudável, apesar de viver em um contexto adverso; de recuperar seu modo de funcionamento, após experienciar tal situação. Não significa a anulação ou eliminação da situação de risco, mas a criação de estratégias de enfrentamento eficazes para os desafios que se apresentam proporcionando ao sujeito agir sobre os agentes que lhe causam qualquer sofrimento e restabelecer seu estado normal. Dessa forma, além de possuir tal característica, o profissional de psicologia deve também proporcionar ao paciente dependente químico uma atitude resiliente, para que ele consiga expandir seu olhar e vislumbrar novos caminhos.

    O artigo pode ser acessado em: https://psicologado.com.br/atuacao/psicologia-da-saude/a-psicologia-e-suas-contribuicoes-para-a-ressignificacao-dos-sujeitos-dependentes-quimicos


    GABARITO: D