SóProvas


ID
2145499
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma criança de 10 anos muito ativa encontra-se hospitalizada para uma cirurgia de fimose. Os pais relatam que ele nunca apresentou medo de médico e nem dificuldade em realizar exames, mas, por se tratar de uma cirurgia, preferiram ocultar do filho o diagnóstico e procedimento. A criança apresenta agitação, choro frequente e fantasias sobre sua permanência no hospital, inviabilizando o trabalho da enfermagem. A psicologia foi chamada para acompanhar o caso.

Assinale a alternativa que melhor representa a conduta adequada do psicólogo nesse momento inicial do atendimento.

Alternativas
Comentários
  • Por que Preparo Pré-cirurgico? 

  • Também não enendi porquê

     

  • PREPARO PRÉ-CIRÚRGICO??

  • " Antes e após a cirurgia, crianças podem apresentar respostas como: pânico, agitação que requer restrição física, resistência ativa aos procedimentos, o esquivar-se fortemente dos cuidadores e/ou um longo período de recuperação após a cirurgia. Os medos decorrentes da ansiedade e fantasias reativadas pela cirurgia tendem a persistir por períodos prolongados após a operação, de onde provém a necessidade de ajuda e orientação à criança". O preparo pré-cirúrgico, tem a função de preparar a criança "a fim de que os processos psicológicos desencadeados pela situação não comprometam a própria recuperação do paciente". Importante ressaltar que em casos de internação de emergência, o pré-cirúrgico não tem como ser realizado.

    "Preparação psicológica para a cirurgia em pediatria: Importância, técnicas e limitações" Camilla Volpato Broering e Maria Aparecida Crepaldi.

  • jê zuiss

  • A alternativa correta e preparo pré cirúrgico, pois em paciente que vão realizar cirurgia o psicólogo realiza o acompanhamento antes, desmitificando para o paciente o procedimento, pois gera medo, ansiedade e fantasias, logo após o procedimento em que o paciente ainda estÁ desorientado e depois, para dar suporte e apoio sobre as inseguranças acerca das limitações com as quais o paciente pode se deparar.

  • Os pais não querem abrir pra criança que ela vai fazer cirurgia, então o profissional "tô nem ai" vai prontamente (como leu em algum livro) fazer o tal "preparo pré-crurgico"? É isso mesmo produção? Onde fica a escuta desses pais e dessa criança?