SóProvas


ID
2145514
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um recurso hospitalar destinado ao tratamento de graves enfermidades. A inserção do psicólogo nesse ambiente objetiva identificar e atuar sobre aspectos que possam interferir na adaptação do paciente ao período de hospitalização e na sua recuperação, contribuindo, ainda, para a promoção de saúde nesse ambiente. Por ser um local de graves enfermidades, nem sempre o paciente encontra-se consciente e verbalizando. De acordo com o caso a seguir, assinale a alternativa que corresponda a uma possível conduta do psicólogo.

Uma senhora de 75 anos deu entrada no hospital já desacordada, trazida pela ambulância chamada pela filha/cuidadora. Segundo o diagnóstico médico, a paciente sofreu um grave AVC e encontra-se na UTI sedada, entubada e com prognóstico desfavorável.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão foi mal elaborada, pois aí existe mais de uma forma de atuação ou conduta do profissional. Tanto a "a" como a "d" poderiam ser marcadas.. MINHA OPINIÃO 

    ... uma possível conduta... 

  • Com a paciente sedada deve-se realizar avaliação do estado mental. Aham, senta lá, Cláudia.

  • Respsota correta: 

    Suporte emocional aos familiares, já que a paciente não se encontra contactuante.

  • é cada questão de concurso ao sabor do vento... como se a Psicologia fosse essa coisa solta e ao acaso. gente do céu

  • Letra D, não que o psicólogo não possa acompanhar a família a fazer uma visita guiada, a questão é em psicologia hospitalar, embora o psicologo vá atuar com a tríade paciente-família-equipe o paciente sempre será o foco, a questão central é o paciente sempre. Mesmo no c.t.i o psicólogo intervem nesses caso trazendo alguma estimulação ao paciente,mesmo sedado, inconsciente o paciente tem o paciente como foco e busca realizar essa intervenção, A alternativa D está errada porque desconsidera o paciente como o foco e sinaliza para o psicologo se preocupar apenas com a família, o erro já está ai,

  • E como é que o psicólogo vai fazer orientação ao paciente se ele está DESACORDADO? O paciente sempre será o foco de atendimento da psicologia, no entanto, nesse caso específico seria feito inicialmente o apoio familiar e depois seria realizado atendimento ao paciente quando fosse possível.

  • Vou até fingir que não vi essa questão...

  • Talvez, a/o psi pergunte ao espírito da senhora q está sedada e entubada... tem q ter fé rsrs

  • Essa foi fora do tempo e espaço...