SóProvas


ID
214582
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Massa e público são termos que têm conceitos diferentes conforme
a teoria da comunicação que os defina. Com relação a esse assunto,
julgue os itens a seguir.

Na década de 60 do século passado, o Instituto Gallup realizou uma sondagem, pedindo aos americanos para citar os problemas mais importantes que os Estados Unidos da América estavam enfrentando, os quais, quando comparados com a cobertura de três grandes veículos de imprensa, revelou um alto grau de correspondência, correlação que levou o pesquisador Maxwell McCombs a formular a hipótese da teoria da agenda (agenda-setting).

Alternativas
Comentários
  • Correto. Dependendo dos assuntos que são publicados pela imprensa, portanto agendados pela mídia, o público acaba por adotar a pauta proposta, se preocupar com ela, reproduzi-la no seu universo, de maneira tão intensa e próxima quanto assuntos e experiências pertencentes ao seu dia-a-dia.
    Quando um tema é abordado por múltiplos enfoques para manter presa a atenção do receptor - em diversos meios de comunicação de massa - o efeito da agenda tende a crescer.
    Walter Lippmann afirma que a nossa relação com a realidade não acontece de maneira direta e que percebemos a realidade não como ela é, mas como a imaginamos. Isto aponta um verdadeiro cruzamento das agendas da mídia, social e individual.
    STN/2013 - ANALISTA DE FINANÇAS E CONTROLE / DESENVOLVIMENTO
    INSTITUCIONAL – COMUNICAÇÃO
    PROFESSORAS: CINTIA MORENO E JANAINA CARVALHO
    Prof. Cintia e Janaina www.pontodosconcursos.com.br 9

  • CERTA

    a TEORIA DO AGENDA SETTING destaca 3 pressupostos:

    1- Fluxo contínuo da informação: efeito contínuo e acumulativo do conjunto dos conteúdos disseminados pelas mídias de massa.
    2- a influência ocorre a médio e longo prazo,não a curto prazo.
    3- a influência sobre o que discutir e valorizar certos temas.

    A teoria do agenda setting se destaca pela:
    ACUMULAÇÃO(capacidade da mídia de colocar um tema em relevância no tempo),
    CONSONÂNCIA (traço em comum das mídias, no modo pelo qual transformam acontecimentos, em noticias),
    ONIPRESENÇA (o acontecimento ultrapassa o espaço a que é normalmente destinado),
    CENTRALIDADE (capacidade que a mídia tem de tomar determinado acontecimento importante, atribuindo-lhe relevância e significado e colocando-o em uma escala hierárquica)
  • Além do conhecimento teórico do agenda setting, a questão também cobra o conhecimento histórico relacionado à origem da teoria desenvolvida por Maxwell McCombs e Donald Shaw. Pois bem... O Instituto Gallup, foi fundado na década de 30, por ocasião das eleições presidenciais dos EUA, quando George Gallup, fundador do instituto, realizou pesquisas acerca das intenções de voto, prevendo a reeleição de Roosvelt. Com isso, o estatístico foi reconhecido inclusive internacionalmente pelo resultado "certeiro" das sondagens que realizava, e o seus métodos passaram a ser utilizados rotineiramente em pesquisas de opinião, os quais vigoram, em sua essência, até os dias de hoje.