SóProvas


ID
2145835
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando-se o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Capítulo III - Seção III - Subseção IV - Da Adoção, analise as assertivas abaixo.

I. Os maiores de 18 (dezoito) anos, independentemente do estado civil, podem adotar.

II. Para adoção conjunta, é indispensável que os adotantes sejam casados civilmente ou mantenham união estável, comprovada a estabilidade da família.

III. A simples guarda de fato autoriza a dispensa da realização do estágio de convivência.

IV. O estágio de convivência será acompanhado pela equipe interprofissional a serviço da justiça da infância e da juventude, preferencialmente com apoio dos técnicos responsáveis pela execução da política de garantia do direito à convivência familiar, que apresentarão relatório minucioso acerca da conveniência do deferimento da medida.

É correto o que se afirma

Alternativas
Comentários
  • § 1o O estágio de convivência poderá ser dispensado se o adotando já estiver sob a tutela ou guarda legal do
    adotante durante tempo suficiente para que seja possível avaliar a conveniência da constituição do vínculo.

     

    § 2o A simples guarda de fato não autoriza, por si só, a dispensa da realização do estágio de convivência.
    (Redação dada pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência
     

  • Penso que a questão não tem gabarito correto, posto que a alínea II dispõe que: "Para adoção conjunta, é indispensável que os adotantes sejam casados civilmente ou mantenham união estável, comprovada a estabilidade da família.".

    E o Art. 42 parágrafo 4º do ECA prevê: "Os divorciados, os judicialmente separados e os ex-companheiros podem adotar conjuntamente, contanto que acordem sobre a guarda e o regime de visitas e desde que o estágio de convivência tenha sido iniciado na constância do período de convivência e que seja comprovada a existência de vínculos de afinidade e afetividade com aquele não detentor da guarda, que justifiquem a excepcionalidade da concessão.

    Assim, a afirmativa II também estaria errada...