SóProvas


ID
214615
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação a fontes, tipografia com tipos móveis e tipografia
digital, julgue os itens a seguir.

Fonte, tanto na tipografia com tipos móveis quanto na tipografia digital, consiste em um conjunto de caracteres que se definem pelas curvas de seu desenho (glifos) e por suas propriedades.

Alternativas
Comentários
  • Análise:
    As fontes tipográficas, ou simplesmente fontes, ou tipos, são classificadas segundo suas principais características, as serifas. Na tipografia, as serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes (traço que define a estrutura básica da letra; tronco do caractere) das letras. São classificadas em 4 grupos básicos: as com serifas, as sem serifas, as cursivas e as fontes dingbats. Portanto, a alternativa está “errada”. 

    Fonte: http://bicmordida.blogspot.com/2010_10_01_archive.html
  • Para responder a questão é preciso diferenciar tipografia com tipos móveis, tipografia digital e suas respectivas conceituações para fonte.

    Na tipografia com tipos móveis, cada tamanho de corpo é considerado uma nova fonte, pois é necessário fundir matrizes diferentes para cada uma. Exemplificando, Arial 8 é uma fonte e Arial 10 é outra fonte.

    Na tipografia digital a fonte é um ficheiro contendo o desenho e as propriedades métricas de um grupo de caracteres. É definida por suas características visuais, independente do tamanho.

    Portanto, há distinção no conceito de fonte em cada tipografia e não consenso, como sugere o enunciado da questão.
  • Uma fonte tipográfica (também chamada de tipo ou, simplesmente, fonte) é um padrão, variedade ou coleção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho (corpo). Assim, dizemos fonte Garamond, fonte Arial, fonte Baskerville, ou fonte negrita, fonte itálica. A utilização do anglicismo fonte com o sentido de tipo se deve principalmente à disseminação desde a década de 80 por usuários de computadores anglicizados e por programas Microsoft adaptados para o português, a partir do termo inglês font (do latim fundita, do verbo fundere, fundir), que tem uma origem diversa da origem da palavra fonte do português (do latim fons, fontis, à qual corresponde fount ou fountain em inglês). Embora o processador de texto Microsoft Word em versão portuguesa de Portugal use a expressão tipo de letra em vez de fonte, as duas nomenclaturas são perfeitamente aceitas e corretas, sendo o termo fonte, em particular, muito mais usado e difundido.

    A expressão fonte tipográfica é eventualmente usada como um sinônimo de família tipográfica. A família tipográfica, porém, é geralmente descrita como um conjunto de variações de determinada fonte (itálico, versalete, etc.).

    Glifo em tipografia, é uma figura que dá um tipo de característica particular a um símbolo específico. Um glifo é um elemento da escrita. Dois ou mais glifos que correspondam ao mesmo símbolo (i.e. carácter), se permutáveis ou dependentes de contexto, são chamados alógrafos; um glifo é uma manifestação da unidademais abstrata. Glifos também podem ser ligaduras tipográficas que são caracteres compostos ou diacríticos.


    Em escrita e tipografia, uma ligadura tipográfica ocorre onde duas ou mais formas de letra são unidas em um único glifo. As ligaduras geralmente substituem dois caracteres seqüenciais que compartilham componentes em comum. São parte de uma classe mais generalizada de glifos chamada "formas contextuais", no qual o formato específico de uma letra depende do contexto, tal como letras vizinhas ou proximidade do fim da linha.
  • errada

    Q752087 - Na indústria gráfica, dá-se o nome de fonte a uma coleção completa de tipos, de determinado tamanho e estilo.

    Q109867 - Em meios eletrônicos, fonte corresponde a um arquivo digital de onde emanam instruções para se produzir um caractere específico.