SóProvas



Questões de Tipologia


ID
72616
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As retículas são instrumentos indispensáveis para transformar imagens de tom contínuo em imagens de meio tom. Essa operação corresponde à transformação do original em pontos que variam de acordo com o sistema de impressão, suporte e finalidade do produto gráfico. Para a impressão

Alternativas
Comentários

  • Para os seguintes tipos de papel:
    Couché - Cartolina - Dúplex - Vergê - Cartões em geral - Poliéster - Vegetal

    Utiliza-se: retícula de 120 LPI
    (LPI = Lineatura de Retícula)

    Para esses tipos de papel, a impressão pode ser feito de quatro formas:
    Tipografia
    Serigrafia
    Flexografia
    Offset
    PORTANTO, A ASSERTIVA CORRETA = B.


    Bons estudos!

ID
72679
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O padrão de um jornal é compor o texto das matérias no corpo 11/12. Isso significa que o corpo

Alternativas
Comentários
  • As medidas utilizadas em diagramação são geralmente em paicas e pontos, sendo que 1 P (uma paica) corresponde a 12 p (doze pontos).
  • Aqui poderíamos dizer que o tipo tem aproximadamente uma paica ou um cícero e a linha tem uma paica e um cícero.  

  • "Veja bem, essa questão não  difícil... 11/12 significa corpo 11, entrelinha 12. Essa notação é muito comum no meio editorial. O que precisamos saber é que tanto o corpo da letra quanto a entrelinha são expressos em pontos. E, como vimos, corpo é o tamanho da letra, enquanto a entrelinha é a distncia entre as linhas, simples assim. É muito comum nas provas trocarem pontos por paicas. Lembrando, tanto uma paica quanto um cícero equivale a 12 pontos. O gabarito é a alternativa D."

    Fonte: PDF estratégia


ID
96052
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Um arquivo fechado garante que a impressão do trabalho preserve todos os dados registrados, como fontes, imagens, tamanho de página, tipo de separação de cor, tipo de retículas, etc. Esses arquivos são gerados pelos programas onde foi desenvolvido o trabalho, que podem ser, entre outros:

Alternativas
Comentários


  • B -  Page Maker, InDesign. CORRETA 
    • Ambos são softwares de editoração eletroônica que fazem o que a questão pede. O INDESIGN é o mais ausado atualmente, o PageMaker é mais antigo e está em desuso.


    Real Player - reproduz videos
    Skype - software de comunicação via Internet, permitindo comunicação de voz e vídeo grátis entre os usuários do software
    Winrar - Programa para compactação/descompactação mais famoso do mundo
    Avira - é um anti-virus

    ID
    131143
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    SERPRO
    Ano
    2008
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    O discurso do jornal não está solto no espaço; está
    envolvido no que chamaria de dispositivo que, por sua vez, não
    é uma simples entidade técnica, estranha ao sentido.

    Maurice Mouillaud. Da forma ao sentido. Brasília, 1997, p. 29.

    Tendo o fragmento acima como referência inicial, julgue os itens
    a seguir, a respeito de processo gráfico, planejamento editorial,
    diagramação e editoração.

    As análises de conteúdo de noticiário, herdeiras do modelo de Lasswell, são exemplos de combinação dos elementos inerentes à forma e ao conteúdo, visto que essa técnica leva em conta, além do conteúdo informativo, a disposição deste no corpo do jornal, sua localização na página e demais recursos gráficos.

    Alternativas
    Comentários
    • Certo
      Só a título de curiosidade, é importante conhecer um pouco sobre este ícone das teorias da comunicação. Harold Dwight Lasswell (Donnellson, Illinois, 13 de fevereiro de 1902 — ?, 18 de dezembro de 1978) foi um cientista político e teórico da comunicação estadunidense. É considerado um dos fundadores da psicologia política. Foi membro da escola de Chicago, aluno de Ciência Política na Universidade Yale, presidente da Academia Mundial de Arte e Ciência (World Academy of Art and Science - WAAS) e, também, conselheiro editorial da Propædia. 
    • Questão correta!

      O Modelo de Lasswel é o tão consagrado referente a questões pertinentes no sentido emissor/receptor e vice versa: Quem diz o quê? A quem? Por meio de qual canal? Com qual efeito? 
    • mt bem, linduxo hahaha

    ID
    162004
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    DPU
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    O termo all-type é utilizado em propaganda para definir

    Alternativas
    Comentários
    • A resposta correta é a letra D.

      Segundo o dicionário de comunicação, a definição de all-type ou alltype é a seguinte: "anuncio para mídia impressa, constituídos apenas de texto, sem ilustrações”.
       

       

    • Resposta: d) o anúncio impresso composto apenas por texto.

      Segundo o dicionário de comunicação, a definição de alltype é a seguinte: “Diz-se de anuncio para mídia impressa, constituídos apenas de texto, sem ilustrações”. Ou seja, para fazer esse tipo de anuncio é necessário usar toda a sua criatividade com as palavras e deixar de lado o auxílio de imagens.

       

    • O anúncio all-type não pode ser para mídia digital?


    ID
    198091
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    INCA
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Certos conhecimentos e recursos gráficos são essenciais para o
    equilíbrio entre texto e imagem, assim como para o alcance da
    funcionalidade e da qualidade estética do leiaute. Considerando
    essa premissa, julgue os próximos itens.

    Entre os recursos essenciais de editoração eletrônica para o controle da legibilidade do conteúdo estão: o espacejamento entre letras (tracking), o espacejamento entre pares de caracteres (kerning) e o espacejamento entre linhas (leading).

    Alternativas
    Comentários
    • Para ilustrar:

      KER NING

      T R A C K I N G

      Créditos a Geraldo Lopes na questão Q132173


    ID
    214612
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    MPU
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Com relação a fontes, tipografia com tipos móveis e tipografia
    digital, julgue os itens a seguir.

    Helvetica é uma fonte suíça, surgida no período pós-guerra, que obteve ampla internacionalização, graças ao seu estilo despersonalizado e sem serifa.

    Alternativas
    Comentários

    ID
    214615
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    MPU
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Com relação a fontes, tipografia com tipos móveis e tipografia
    digital, julgue os itens a seguir.

    Fonte, tanto na tipografia com tipos móveis quanto na tipografia digital, consiste em um conjunto de caracteres que se definem pelas curvas de seu desenho (glifos) e por suas propriedades.

    Alternativas
    Comentários
    • Análise:
      As fontes tipográficas, ou simplesmente fontes, ou tipos, são classificadas segundo suas principais características, as serifas. Na tipografia, as serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes (traço que define a estrutura básica da letra; tronco do caractere) das letras. São classificadas em 4 grupos básicos: as com serifas, as sem serifas, as cursivas e as fontes dingbats. Portanto, a alternativa está “errada”. 

      Fonte: http://bicmordida.blogspot.com/2010_10_01_archive.html
    • Para responder a questão é preciso diferenciar tipografia com tipos móveis, tipografia digital e suas respectivas conceituações para fonte.

      Na tipografia com tipos móveis, cada tamanho de corpo é considerado uma nova fonte, pois é necessário fundir matrizes diferentes para cada uma. Exemplificando, Arial 8 é uma fonte e Arial 10 é outra fonte.

      Na tipografia digital a fonte é um ficheiro contendo o desenho e as propriedades métricas de um grupo de caracteres. É definida por suas características visuais, independente do tamanho.

      Portanto, há distinção no conceito de fonte em cada tipografia e não consenso, como sugere o enunciado da questão.
    • Uma fonte tipográfica (também chamada de tipo ou, simplesmente, fonte) é um padrão, variedade ou coleção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho (corpo). Assim, dizemos fonte Garamond, fonte Arial, fonte Baskerville, ou fonte negrita, fonte itálica. A utilização do anglicismo fonte com o sentido de tipo se deve principalmente à disseminação desde a década de 80 por usuários de computadores anglicizados e por programas Microsoft adaptados para o português, a partir do termo inglês font (do latim fundita, do verbo fundere, fundir), que tem uma origem diversa da origem da palavra fonte do português (do latim fons, fontis, à qual corresponde fount ou fountain em inglês). Embora o processador de texto Microsoft Word em versão portuguesa de Portugal use a expressão tipo de letra em vez de fonte, as duas nomenclaturas são perfeitamente aceitas e corretas, sendo o termo fonte, em particular, muito mais usado e difundido.

      A expressão fonte tipográfica é eventualmente usada como um sinônimo de família tipográfica. A família tipográfica, porém, é geralmente descrita como um conjunto de variações de determinada fonte (itálico, versalete, etc.).

      Glifo em tipografia, é uma figura que dá um tipo de característica particular a um símbolo específico. Um glifo é um elemento da escrita. Dois ou mais glifos que correspondam ao mesmo símbolo (i.e. carácter), se permutáveis ou dependentes de contexto, são chamados alógrafos; um glifo é uma manifestação da unidademais abstrata. Glifos também podem ser ligaduras tipográficas que são caracteres compostos ou diacríticos.


      Em escrita e tipografia, uma ligadura tipográfica ocorre onde duas ou mais formas de letra são unidas em um único glifo. As ligaduras geralmente substituem dois caracteres seqüenciais que compartilham componentes em comum. São parte de uma classe mais generalizada de glifos chamada "formas contextuais", no qual o formato específico de uma letra depende do contexto, tal como letras vizinhas ou proximidade do fim da linha.
    • errada

      Q752087 - Na indústria gráfica, dá-se o nome de fonte a uma coleção completa de tipos, de determinado tamanho e estilo.

      Q109867 - Em meios eletrônicos, fonte corresponde a um arquivo digital de onde emanam instruções para se produzir um caractere específico.


    ID
    214618
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    MPU
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Com relação a fontes, tipografia com tipos móveis e tipografia
    digital, julgue os itens a seguir.

    A legibilidade pode ser definida como a facilidade e a precisão com as quais o leitor percebe os textos, podendo ser mensurada por meio de testes quanto à velocidade de leitura, compreensão e movimento ocular, entre outros critérios.

    Alternativas
    Comentários
    • Item Correto

      A legibilidade é uma qualidade que determina a facilidade de leitura de alguma coisa. A partir desta definição deve-se fazer uma série de análises para que a leitura de textos sejam mais legíveis, consequentemente mais eficazes.

      Tipos e Tamanhos de fontes - É natural que quanto menor seja uma fonte, menor será sua legibilidade. Por isso uma das primeiras regras  é evitar ao máximo a utilização de fontes pequenas.

      Contraste entre cores - Na web o constraste entre cores é fundamental para legibilidade de um texto. Utilizar plano de fundo claro com fontes claros prejudicará a leitura, o mesmo ocorre quando utiliza-se plano de fundo escuro com fontes escuras.

      Alinhamento - O alinhamento do texto em um layout é fundamental para definir o nível de legibilidade do mesmo. Embora o padrão de alinhamento justificado possa ser o mais fácil de ser trabalhado e fique mais bonito, ele poderá reduzir a facilidade de leitura do texto. Na web, quando um texto está utilizando o alinhamento justificado, os navegadores tentam compensar os espaços entre as palavras, desta forma, a medida que estes espaços aumentam o cérebro precisa se adaptar a nova formatação causando um atraso na leitura.

      Espaçamento entre linhas - Quanto maior o espaço entre as linhas maior será a definição, o agrupamento e a diferenciação das mesmas. É preciso ter cuidado com o excesso de espaçamento, pois este poderá tornar a leitura cansativa.

      Organização de elementos - Além dos textos é importante ficar atento a separação de todo e qualquer elemento presente no layout da página. É através dos espaçamentos que o usuário poderá distinguir facilmente as áreas do conteúdo exibido.

      Estes são alguns critérios básicos  de um site legível e de fácil navegação.

      http://www.rgbmagazine.com.br/criterios-basicos-de-organizacao-e-legibilidade-na-web/

      Bom estudo ;)

    ID
    289573
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    ABIN
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    No que refere a criação e produção de projetos gráficos, a
    planejamento editorial e a técnicas de diagramação, julgue os
    seguintes itens.

    Adaga (†) é o segundo símbolo tipográfico da sequência de símbolos utilizados para indicar notas de rodapé.

    Alternativas
    Comentários
    • Para notas de rodapé, pode-se utilizar símbolos se as notas forem poucas. A ordem tradicional é:

      *

      §

      ||

      **

      ††

      ‡‡


    ID
    289585
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    ABIN
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    No que refere a criação e produção de projetos gráficos, a
    planejamento editorial e a técnicas de diagramação, julgue os
    seguintes itens.

    Plicas ou aspas são marcas tipográficas utilizadas para indicar pés, polegadas, horas e minutos.

    Alternativas
    Comentários
    • As marcas tipográficas para indicar pés e polegadas são pilas ou aspas (' ou ").

      A questão torna-se errada quando afirma que pilas ou aspas indicam horas e minutos. Os símbolos ' e " representam minuto e segundo em unidades de ângulo plano e não de tempo.

      Quando se refere ao tempo, as horas e minutos utilizam os símbolos h e min respectivamente, como no exemplo: 9 h 25 min 6 s

      fonte: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/unidLegaisMed.asp#tempo 
    • Acredito que a questão está errada, porque ele usa plicas e não pilas como seria o correto.
    • Há 2 erros na questão:

      1 - Plicas e aspas são marcas tipográficas distintas;

      2 - Plicas e aspas não devem ser utilizadas na indicação de horas e minutos (conforme explicado pela colega Lucelma).

      .

      ASPAS

      As aspas ou vírgulas dobradas são sinais de pontuação usados para realçar certa parte de um texto.

      As aspas são usadas para:

      citações

      destacar palavras pouco usadas (palavras estrangeiras incomuns[1] ou todas as palavras estrangeiras[2], palavras com valor afectivo, palavras com sentido irónico.)

      representar texto exato em expressões regulares.

      representar a fala de uma pessoa e etc.

      As aspas usam-se aos pares: geralmente como dois sinais gráficos no início da parte de texto destacado, e dois sinais gráficos no fim da parte do texto destacado. Quando é necessário destacar uma parte dentro de uma parte já destacada usa-se um sinal gráfico no início, e um sinal gráfico no fim.

      .

      Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Aspas

      .

      PLICAS

      plica (do latim científico plica, 'dobra, prega') ou linha (símbolo:  ) é um sinal gráfico.

      Em geometria, a plica é utilizada para exprimir o minuto de arco.

      É muitas vezes usada para simbolizar unidades de tempo: minuto (),segundo (′′ , isto é, dupla plica) etc.. [1] Mas, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), este é um uso incorreto do símbolo. Segundo o SI, a plica só deve ser empregada como símbolo de unidade de medida angular - e não como símbolo de unidade de tempo. De acordo com o SI, os símbolos de minuto e segundo, como unidades de tempo, são, respectivamente, min e s.[2][3]

      Em matemática, a plica é utilizada para exprimir a derivada de uma função.

      .

      Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Plica

      .

      PÉS E POLEGADAS

      O Símbolo internacional normalizado para polegada é in (ver ISO 31-1). Por vezes, a unidade polegada é também representada por uma dupla plica (p.ex. 30″ = 30 in). Da mesma forma, o pé (unidade) é representado por uma plica, e então 6′2″ significam 6 pés e 2 polegadas (que medem 1,8796 m).

      No entanto, por falta de conhecimento ou por dificuldades técnicas, a dupla plica é às vezes erradamente representada por umas aspas curvas (”) ou por umas aspas ASCII ("); do mesmo modo, a plica (′) é às vezes erradamente representada por umapóstrofo (’) ou por um apóstrofo ASCII (').

      .

      Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Polegada

    • errada

      Na verdade, na tradição gráfica do português não são usadas aspas retas. O nome do sinal é plica: simples (′) ou dupla (″). Elas são usadas para simbolizar:

      • unidades de tempo – minuto (′) e segundo (″);
      • unidades de tamanho – pé (′), polegada (″).

      fonte: https://revisaoparaque.com/blog/correcoes-que-todo-revisor-deve-fazer/

      (...) a regra de aplicação é bastante simples: aspas e apóstrofos deverão ser exclusivamente usados para textos e plicas para quantificações e aplicações textuais pontuais. (...)

      As plicas são distintas das aspas, apóstrofos e dos sinais de acentuação graves e agudos e apresentam-se nas versões simples, duplas, triplas ou quádruplas. A sua principal aplicação são as medidas científicas, matemáticas e estatísticas. (...) servem para indicar as unidades imperiais: pé e polegada (por exemplo, 5′ 14″), para designar os arco-minutos e arco-segundos de ângulos (por exemplo, 50º 11′ 15″) e para as unidades de tempo; minuto e segundos (por exemplo, 8′ 25″). (...) As plicas são também usadas para grafias das transcrições fonéticas, conforme convencionado pelo Alfabeto Fonético Internacional, servindo para assinalar a sílaba tónica. Também são usadas nalgumas línguas e em notações musicais.

      fonte: https://www.victorcosta.pt/pt/blog/post-011.html


    ID
    290116
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    ABIN
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    A respeito do conceito, função e operacionalidade da infografia,
    especialmente no que se refere ao jornalismo, julgue os próximos
    itens.

    Uma infografia deve conter, basicamente, título, texto, corpo e fonte. Deve, ainda, responder às questões básicas de construção da notícia e conter elementos de uma narração.

    Alternativas
    Comentários
    • Infografia: Com relação ao texto, deve primar pela clareza e objetividade, e, agrupar as informações similares em um mesmo subtítulo, para que o leitor vá direto ao que interessa. É importante também se o texto tiver vários blocos, que eles sejam do mesmo tamanho. Já os títulos devem primar pela coerência com as imagens que eles retratam e com as informações que se seguem para que seja facilitada a compreensão por parte do leitor.

      Ver mais:
      Infografia passo-a-passo: http://www.scribd.com/doc/8405929/Infografia-Passo-a-Passo-por-Mario-Kanno.
    • A estrutura básica de uma infografia deve conter TítuloTextoCorpo eFonte (Leturia, 1998), responder às questões básicas de construção da notícia e conter elementos de uma narração (Borras e Caritá, 2000).

      O Título deve expressar o que está contido no quadro; o Texto serve para fazer compreender, mas não ser redundante à matéria; o Corpo é a própria informação visual – as imagens, as fotos ou as figuras numeradas; a Fonte é o que garante a fidelidade, a veracidade da informação.

    • Exemplos de infografia

      http://infografiasencastellano.com/2013/10/12/las-10-enfermedades-de-los-mexicanos-infografia-infographic-health/

    ID
    329608
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    TRT - 21ª Região (RN)
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Em meios eletrônicos, em relação ao uso do termo fonte, julgue os
    itens que se seguem.

    Esse termo corresponde a um arquivo digital de onde emanam instruções para se produzir um caractere específico.

    Alternativas
    Comentários
    • Alguém ajuda?

    • A fonte, nos meios eletrônicos, é um arquivo digital. Ela determinará o tamanho, formato e largura dos caracteres. Quando você, no seu editor de texto, tecla um caractere específico, essa "letra" aparecerá no monitor determinada pelas instruções da fonte previamente selecionada. O caractere será específico porque as letras das fontes são diferentes entre si, mesmo que a diferença seja sutil, como uma serifa levemente esticada ou um traço mais fino.

       

       


    ID
    329611
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    TRT - 21ª Região (RN)
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Em meios eletrônicos, em relação ao uso do termo fonte, julgue os
    itens que se seguem.

    Esse termo, mesmo no jornalismo eletrônico, é de uso restrito ao indivíduo que emite a informação.

    Alternativas
    Comentários
    • Não necessiraiamente será uma pessoa. A fonte pode ser um dado, como um anuário estatístico, por exemplo. 

    • Fonte

      LIVROS

      DADOS ABERTOS

      PESSOAS

      ORGANIZAÇÕES

      REVISTAS


    ID
    398875
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Correios
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Julgue os itens seguintes, referentes a edição e produção gráfica.

    Capitular é uma letra de corpo bem superior ao do restante da composição e é normalmente empregada na abertura de um texto ou para marcar o início de cada capítulo de um livro.

    Alternativas
    Comentários
    • Certo

      Vejam um exemplo de capitular num documento do Word:

      http://www.unopar.br/portal/html/ead/word/localizar/capitular/capitular2.gif

    ID
    398881
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Correios
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Julgue os itens seguintes, referentes a edição e produção gráfica.

    O elemento visual que, desenhado em leiautes, tem como objetivo compor o leiaute, simulando manchas de texto, denomina-se nononô, utilizado em projetos gráficos.

    Alternativas
    Comentários
    • essa pegou todo mundo, heheh
    • Nononô - Elemento visual desenhado em rafe ou layout para simular manchas texto. Utilizado num esboço de anúncio, objetiva compor visualmente o trabalho. O nome deriva do próprio desenho em que se utiliza, repetidamente, em todas as linhas, apenas as letras N e O.
    • A fonte dessa questão é o Dicionário de Comunicação de Rabaça e Barbosa. Bons estudos!


    ID
    398884
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Correios
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Julgue os itens seguintes, referentes a edição e produção gráfica.

    Fonte, em produção gráfica, tem três significados: o ponto de onde se inicia o processo de comunicação, a procedência da informação (documento, depoimento etc.) e o conjunto de caracteres de uma família tipográfica.

    Alternativas
    Comentários
    • Fonte, em produção gráfica, tem três significados: o ponto de onde se inicia o processo de comunicação, a procedência da informação (documento, depoimento etc.) e o conjunto de caracteres de uma família tipográfica. errado


      Fonte, em Jornalismo, tem três significados... Certo
    • O segredo aqui é não responder no automático. A questão é simples, só faz referência à Produção Gráfica.


    ID
    544222
    Banca
    FCC
    Órgão
    TRT - 23ª REGIÃO (MT)
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    O projeto gráfico de um house organ da Instituição prevê que os títulos deverão ser compostos em tipos da família lapidária. O título composto com tipos que pertencem a essa família é

    Alternativas
    Comentários
    • Lapidária ou Sem Serifa
      Criada na Alemanha no século XIX, possui caracteres com poucas variações em suas hastes, cujos arremates não possuem serifas. Indicada para a confecção de hastes e embalagens, mas desaconselhável para textos longos.

      http://www.lsc.ufsc.br/~edla/design/design.htm

      http://vsites.unb.br/fac/ncint/pg/galeria/tipografia.htm
    • Sinceramente, o termo lapidário é pouquissimo usado. Eu nunca ouvi esse termos associado às fontes sem serifa. De qualquer modo, a letra A é a única que não tem serifas, ou seja, é sem "arremates" nas pontas das letras.
    • Eu acho que o QC deveria ampliar essa imagem, fica muito dificil diferenciar os detalhes da fonte desse jeito.

    • Essa questão é aquela que você sabe, mas não tem certeza. Realmente o termo "Lapidário" é pouquíssimo usado. E muitos ficam na dúvida.

    • Lapidárias é sem serifa, é a segunda questão da FCC que vejo pedir o termo ; )

    • Errei porque simplesmente não vi serifa na B, mas um olhar mais detalhado confirmomou que era a A mesmo.


    ID
    602356
    Banca
    IADES
    Órgão
    PG-DF
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Qual a melhor tipologia para a leitura de texto corrido?

    Alternativas
    Comentários
    • É um senso comum que as serifas facilitam a leitura. O texto torna-se contínuo aos olhos do leitor. Também é historicamente mais conhecida, por isso, é mais comum ser facilmente aceita.

      Fonte: http://tutano.trampos.co/12742-infografico-tipografia-serifa/

    • ESTE CONTEÚDO SE REPETIU NA PGDFAGORA EM 2021.

      ERREI NA PROVA PARA NUNCA MAIS. Rs


    ID
    617020
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    EBC
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    A respeito da história da imprensa, julgue os itens seguintes.

    Considerando que, ao longo do primeiro milênio da era cristã, os chineses já usavam blocos de madeira e prensas para impressão em papel de relatórios e boletins (tipaos) por meio da xilogravura, pode-se dizer que a invenção da imprensa antecede em vários séculos à fundição em chumbo dos tipos móveis da era Gutenberg.

    Alternativas
    Comentários
    • certa

      Gutenberg desenvolveu o seu invento por volta do ano de 1430. A máquina de imprensa de Gutenberg contava com uma prancha onde eram dispostos os tipos, ou caracteres, móveis. Esses tipos móveis nada mais eram que símbolos gráficos (letras, números, pontos etc.) moldados em chumbo. Um só molde desses tipos, alimentado com tinta, poderia imprimir inúmeras cópias de um mesmo texto em questão de horas. Se na elaboração manual dos livros (que eram chamados de códex, ou códice), o tempo gasto era enorme; com a imprensa, esse tempo foi amplamente reduzido.

      fonte: https://historiadomundo.uol.com.br/idade-moderna/invencao-imprensa.htm

    • Questão polêmica, pois o entendimento majoritário dos livros considera que a imprensa foi inventada em XV por Gutenberg, mesmo existindo antes os blocos de madeira criado pelos chineses.


    ID
    617026
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    EBC
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    A respeito da história da imprensa, julgue os itens seguintes.

    Embora as técnicas de impressão semelhantes às dos tipos móveis do tempo de Gutenberg ainda estejam em uso em numerosas gráficas, permanece a limitação quanto à reprodução de imagens em tipografia, devido à impossibilidade de se introduzirem clichês entre lingotes e fontes.

    Alternativas

    ID
    631702
    Banca
    FCC
    Órgão
    TRE-PE
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Uma diagramação de boa qualidade em jornais impressos deve ter tipos legíveis. De acordo com as pesquisas realizadas por Patterson e Tinken e aceitas amplamente na área, os tipos de desenhos mais legíveis pertencem à família

    Alternativas
    Comentários
    • A tipografia romana é inspirada na escrita monumental romana, proporciona ao leitor um inconsciente descanso visual, alcançando o maior grau de visibilidade de todas as famílias. Isso ocorre devido ao contraste
      harmonioso aliado à leveza do desenho de suas serifas ao ornamentar as aparas da extremidade de suas letras.

    ID
    739645
    Banca
    FCC
    Órgão
    MPE-PE
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Assinale a composição feita, respectivamente, com tipos das famílias romana e cursiva:

    Alternativas
    Comentários
    • Não deu pra entender o porque eles consideraram como CURSIVA uma fonte que não remete ao manuscrito.

    • A fonte cursiva, no caso, está sendo indicada pelo uso da inclinação à direita, o que simularia o ato de escrever. Claro que a banca forçou a barra, já que é uma fonte serifada e em nada lembra uma letra de caligrafia. Enfim, esse é o mundo dos concusos.


    ID
    800929
    Banca
    Exército
    Órgão
    EsFCEx
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Analisando o contexto da revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica, com o uso de tipos móveis, inventados por Gutenberg, em 1450, Burke e Brigs (2004) assinalam aspectos característicos desta revolução. Analise as afirmativas a seguir, colocando entre parênteses a letra “V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F", quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

    ( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica não é fator independente, relacionado apenas ao aprimoramento da tecnologia, mas necessita de condições sociais e culturais favoráveis à sua disseminação.
    ( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica, ao padronizar os textos, colocou em circulação visões uniformes da realidade, estabilizando as relações humanas e sociais.
    ( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica preservou o conhecimento, antes restrito à circulação fluida de manuscritos e da comunicação oral.
    ( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica funcionou mais como um catalisador das mudanças, mas não constitui o fator que originou as mudanças.
    ( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica, ao colocar crescentes e diferentes textos em circulação, propiciou a crítica às autoridades, favorecendo a divulgação de visões diferenciadas sobre um mesmo assunto.

    Alternativas

    ID
    882844
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    ANP
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    O produtor gráfico é o principal elo entre a empresa e os serviços de terceiros, os quais contratados para executar a pré-impressão, a impressão e a pós-impressão da comunicação institucional, publicitária e promocional dos clientes. Portanto, para exercer plenamente seu trabalho, o produtor gráfico deverá conhecer a natureza e a sequência das operações necessárias para transformar um projeto de comunicação visual em um impresso acabado.

    Considerando o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, acerca dos sistemas de impressão.

    Tipografia, flexografia e serigrafia são processos de impressão direta.

    Alternativas
    Comentários
    • Os processos de impressão também podem ser classificados, de acordo com a transferência da imagem para o suporte, em impressão direta ou indireta. Define-se como impressão direta aquela no qual a matriz entra em contato com o suporte, ou seja, a matriz transfere a imagem diretamente para o suporte. A flexografia, a rotogravura e a serigrafia são exemplos de processos de impressão direta.

      A impressão indireta, por outro lado, baseia-se na transferência da imagem para um intermediário que, posteriormente transfere a imagem para o suporte. A impressão offset é um exemplo de impressão indireta, já que a imagem é transferida da matriz (chapa) para a blanqueta, e somente depois ela é transferida para o suporte.

      (http://www.idemdesign.net/pt/artes-graficas/47-processo-impressao/101-classificacao-impressao)

    • Certo

      Apenas pra ilustrar, segue um exemplo do que é uma impressão em serigrafia e tipografia, respectivamente (flexografia está na questão anterior).



    ID
    929986
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    SERPRO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    No que concerne ao processo gráfico e à produção da notícia,
    julgue os itens subsequentes.

    As letras itálicas surgiram na Itália no século XV. Foram modeladas em estilo manuscrito, mais casual, e usadas inicialmente em livros baratos.

    Alternativas
    Comentários
    • Certo. Em tipografia, os tipos itálicos são fontes cursivas cujo desenho das letras minúsculas baseia-se numa estilizada forma caligráfica. Devido à influência da caligrafia, esses tipos podem inclinar-se ligeiramente para a direita. A forma das letras difere da forma das letras romanas. Itálicos verdadeiros são distintos dos tipos oblíquos, em que a fonte romana é ligeiramente inclinada. Por outro lado, as letras maiúsculas de fontes itálicas geralmente se baseiam no desenho das maísculas romanas, porém inclinadas.

      Caracteres minúsculos e maiúsculos itálicos da família Garamond
      Caracteres minúsculos e maiúsculos romanos da família Garamond

      Esse estilo é chamado "itálico" por questões históricas. Fontes caligráficas passaram a ser desenvolvidas na Itália. Ludovico Arrighi e Aldus Manutius (ambos entre os séculos XIV e XVI) foram os mais importantes tipógrafos e impressores da época envolvidos nesse processo.

      História

      Em 1501, Francesco Grifo (1450/1518) criou o "itálico tipográfico": tipos em metal inspirados nas letras cursivas das chancelarias Italianas para a imprensa venziana de Aldus Manutius. Os tipos itálicos de Griffo economizavam espaço, em relação aos tipos romanos e foram utilizados para compor, em 1501, uma obra de Virgílio na oficina de Manutius. O itálico foi criado, naquela época, para ser utilizado como fonte de texto e não como fonte auxiliar, como é utilizada atualmente. 1

      Francesco Griffo trabalhou junto com Aldus Manutius para desenvolver o primeiro tipo itálico baseado nas letras de chancelaria. As letras minúsculas da tipografia em metal itálica foram projetadas para uso em livros. A ideia de Manutius era a de usar os tipos itálicos para economizar espaço e manter o custo da produção baixo, devido a economia de papel. 2

      O tipo itálico foi utilizado pela primeira vez por Aldus Manutius na Imprensa Aldina em 1501 na edição de Virgílio.4 Baseado na escrita cursiva humanista originalmente desenvolvida nos anos 1420 por Niccolò de' Niccoli,5 ela serviu como um tipo condensado para volumes simples e compactos.6

      Fonte: Wikipedia


    ID
    929992
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    SERPRO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    No que concerne ao processo gráfico e à produção da notícia,
    julgue os itens subsequentes.

    Denomina-se logotipo o símbolo de uma organização constituído por palavra ou grupo de letras, em desenho característico feito com fontes existentes ou criadas com esse fim específico, cujo objetivo é lembrar e memorizar o nome da organização. Podem-se usar, para isso, fontes existentes ou feitas especificamente para esse fim.

    Alternativas
    Comentários
    • Certo

      Não confundir logotipo com logomarca; o logotipo apresenta o nome da empresa ou da marca; já a logomarca está ligada à imagem, ao desenho, à representação gráfica da mesma.

    • Klaus, li em renomados autores que o termo "logomarca" é uma atecnia, um neologismo que não constitui um termo técnico, que simplesmente não existe. Marca são uma série de valores intangíveis da empresa, algo muito abrangente e logotipo é a representação gráfica dessa marca, composto de duas partes ou apenas uma delas: símbolo+tipografia.  Concordam/discordam?
    • Para ajudar a identificar cada um e não errar mais.

      Funciona assim:

      Logotipo é a identificação da empresa feita por letras.

      Símbolo ou Marca é um desenho que identifique a empresa.

      Logomarca é a união do símbolo ou marca com o Logotipo.


    ID
    929995
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    SERPRO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    No que concerne ao processo gráfico e à produção da notícia,
    julgue os itens subsequentes.

    A ilustração é parte da apresentação gráfica de um texto que pode constituir-se de fotografias, desenhos, mapas ou gráficos explicativos e que deve fornecer informação ao leitor.

    Alternativas
    Comentários
    • A reciprocidade de herança, nesses casos, indicam a ligação entre os sujeitos e não o direito sucessório em si, eis que se não forem herdeiros entre si, sequer importa se morreram simultaneamente, mesmo as mortes oriundas do mesmo evento.


    ID
    974266
    Banca
    COPEVE-UFAL
    Órgão
    MPE-AL
    Ano
    2012
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Assinale a afirmação falsa.

    Alternativas
    Comentários
    • O erro da letra "a" está no termo "APENAS".


    ID
    987202
    Banca
    FCC
    Órgão
    INFRAERO
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Em uma coluna de 13 paicas, a média de caracteres impressos (com e sem olho) é de 43 unidades por linha para o corpo 11/12 (Sistema Anglo-Americano) de determinado tipo.Se uma matéria com 2 600 caracteres for diagramada no mesmo corpo e na mesma medida, a altura de uma coluna de composição será de aproximadamente:

    Alternativas
    Comentários
    • alguem sabe dizer qual o calculo feito?

    • Para responder essa questão é necessário saber que 1 paica = 12 pontos = 0,42 cm ( aproximadamente)

      A questão fala que cabem 43 caracteres por linha. Diz também que a matéria tem 2600 caracteres. Primeiro vamos dividir 2600/43, que vai dar: 60 e uns quebrados, essa fração vai para uma nova linha, totalizando 61 linhas de texto. A questão fala ainda que  o corpo do usado é 11/12 por linha. Então cada linha tem 12 pontos de altura. ( 12 pontos =  1 paica = 0,42 cm ) Por fim, é só multiplicar: 61 linhas x 0,42cm (que é o tamanho de cada linha) = 25,62 cm. A questão pede o valor aproximado, então 25 letra D.

       


    ID
    987211
    Banca
    FCC
    Órgão
    INFRAERO
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    A marcação de um original indicava o corpo18/20 para um determinado texto.Essa anotação significa que o corpo:

    Alternativas
    Comentários
    • * Se eu uso uma letra Tahoma, corpo 12(tamanho da letra) e entrelinha 13 (espaçamento entre as linhas), a representação disso é: Tahoma 12/13.

      * Aquele numerozinho que aparece no medidor de “tamanho da letra” no Word, e em outros programas, é nada mais nada menos que a dimensão, o corpo da letra, medido em pontos

      *1 paica = 12 pontos = 4,23mm

      * A paica é uma medida do padrão gráfico norte-americano, que foi adotada no Brasil - pelo simples fato de que os softwares que usamos aqui provém dos EUA.

      * corpo do tipo = tamanho da letra

      Entrelinhas

      * entrelinhas correspondendo a no mínimo Corpo + 1

      * Os títulos, legendas, destaques são, em geral, colocados com corpo e entrelinhas iguais (18/18, 20/20, etc.)

      Fonte: http://www.fabiosalvador.com.br/blogantigo/index.php?m=376

       


    ID
    1036258
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    IPEA
    Ano
    2008
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    No que se refere a publicações, expositivos e folhetos, bem como às técnicas de produção gráfica e de utilização de recursos jornalísticos, julgue os próximos itens.

    Embora existam milhares de tipos gráficos disponíveis atualmente, a maior parte deles pode ser classificada em poucas categorias básicas. Um tipo muito utilizado modernamente é o sem serifa, exemplificado na escrita da seguinte expressão: SEM SERIFA.

    Alternativas
    Comentários
    • Errado

      Serifa são os sinais, traços ou barras que rematam cada haste de certas letras, de um ou de ambos os lados; No caso, o I da palavra SERIFA da questão possui o sinal, portanto, é uma fonte serifada.

    • Pessoal, acessem a cópia da prova original

      https://arquivos.qconcursos.com/prova/arquivo_prova/32937/cespe-2008-ipea-tecnico-de-desenvolvimento-e-administracao-assessoria-de-comunicacao-prova.pdf?_ga=2.184170150.1451904724.1599321360-8661768.1599321360

      Lá realmente o exemplo está com serifa.


    ID
    1091041
    Banca
    FGV
    Órgão
    CONDER
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Assinale a alternativa que apresenta as tipologias que não têm serifa, por isso são indicadas para textos veiculados em meio digital.

    Alternativas
    Comentários
    • COM SERIFA: TIMES NEW ROMAN, GARAMOND, GEORGIA, PALATINO - possuem boa legibilidade, principalmente em texto impresso.

      SEM SERIFA: ARIAL, HELVETICA, VERDANA - mais adequados para aleitura em tela. 

    •  a) Arial (sem serifa) e Helvética (sem serifa).

       b) Garamond (com serifa) e Times New Roman (com serifa).

       c) Palatino (com serifa) e Bodoni (com serifa).

       d) Arial (sem serifa) e Lubalin (com serifa).

       e) Verdana (sem serifa) e Times New Roman (com serifa).


    ID
    1139011
    Banca
    FCC
    Órgão
    AL-PE
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Em relação ao uso dos tipos gráficos, é correto afirmar que

    Alternativas
    Comentários
    • Cerifa??? Com "C"??? 

    • questão bem duvidosa, é ruim quando o examinador inventa ao invés de pegar algo certo. infelizmente pra nós, existem muitas questões de comunicação assim

      os textos sem serifa podem sim, ser mais legíveis do que os com serifa, em uma embalagem ou um outdoor, por exemplo

      já as fontes com serifa são mais legíveis em textos corridos, como em livros

    • Cerifa com C, eu fiquei completamente desconcentrado.

    • CCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCerifa !!! É rir para não chorar, senhores.

    • O erro está evidente na letra D.

      "...são mais legíveis que as sobreimpressões de tipos pretos em fundo preto de 90%."

      Não há como um texto com fonte de cor preta ser legivel em um fundo com a mesma cor. Tudo o que leitor veria seria uma grande folha preta, sem texto algum.


    ID
    1139083
    Banca
    FCC
    Órgão
    AL-PE
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    A Assistência de Comunicação Social da Assembleia Legislativa de Pernambuco enviou ao Diário de Pernambuco um texto para ser publicado como informe aos munícipes. A ALEPE pagou o custo do espaço e a composição. Na lauda encaminhada ao jornal, foi marcado que o texto deveria ser em 14/21, para manter a identidade visual aprovada pelos profissionais do setor.

    Essa marcação significa que 14 é

    Alternativas

    ID
    1157389
    Banca
    INSTITUTO AOCP
    Órgão
    UFGD
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Desde a década de 80 os jornais e gráfcas passaram a contar com programas de editoração gráfca que faziam eletronicamente a composição das páginas das publicações. Hoje, os principais programas são os que editam imagens, os que editam gráfcos e os que editam páginas com texto, imagens e gráfcos. Assinale a alternativa que relaciona corretamente os tipos de elementos editados.

    1. Imagens
    2. Gráfcos
    3. Páginas

    A. Photoshop
    B. Indesign
    C. Scribus
    D. Corel Draw
    E. Ilustrator

    F. Corel Paint

    Alternativas
    Comentários
    • b)

      1A e 1F – 2D e 2E – 3B e 3C.

    • A saber:

      O Scribus é um aplicativo de Desktop Publishing de código aberto. Versões nativas do programa estão disponíveis para Linux, Unix, Mac OS X, OS/2 e Windows, possuindo recursos avançados de layout, similares aos encontrados no Adobe PageMaker, QuarkXPress e no Adobe InDesign. (Wikipedia)


    ID
    1157395
    Banca
    INSTITUTO AOCP
    Órgão
    UFGD
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    A estrutura dos caracteres gráfcos é composto de alguns elementos. Assinale a alternativa a seguir que NÃO faz parte desta estrutura.

    Alternativas

    ID
    1157398
    Banca
    INSTITUTO AOCP
    Órgão
    UFGD
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    As fontes gráfcas podem ser classifcadas pelo nome, pela família e pela série. Baseando- se nestas possíveis classifcações, assinale a alternativa INCORRETA.

    Alternativas
    Comentários
    • Lapidária, Egípcia e Artística são classifcações por nome. por familia


    ID
    1157443
    Banca
    INSTITUTO AOCP
    Órgão
    UFGD
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    O princípio de acessibilidade afrma que os projetos devem ser utilizados por indivíduos com habilidades diversas, sem a necessidade de modifcações ou adaptações especiais obrigatórias, mas podem ser projetadas para atender todos os usuários. Assim, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

    I. Perceptibilidade é obtida quando todos conseguem perceber o design, independente de suas capacidades sensoriais, apresentando informações com dados redundantes: textual, Icônico, tátil.

    II. Operacionalidade é obtida quando todos conseguem utilizar o design, independente das capacidades físicas, minimizando ações repetitivas.

    III. Complexidade é obtida quando todos os elementos estão redundantes, rotulando botões e controles com nomes específcos das áreas técnicas. Neste sentido, o usuário tem que ter um bom nível de alfabetização e experiência para usar design.

    IV. Condescendência é obtida quando os designs diminuem a ocorrência e as consequências dos erros (utilizando avisos e confrmações).

    Alternativas

    ID
    1219420
    Banca
    IADES
    Órgão
    UFBA
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Criada na Alemanha, no século 19, sua estrutura foi baseada nas inscrições fenícias, que perpetuavam suas mensagens usando bastões de argila pressionados sobre as lápides, proporcionando caracteres com poucas variações em suas hastes, cujos arremates não possuíam serifas.

    Considerando a descrição apresentada, assinale a alternativa que indica que família de letras ela se refere.

    Alternativas
    Comentários
    • Classificação por Família

       

      Lapidária

       

      • Proporciona caracteres com poucas variações em suas hastes e não possue serifas, tornando textos mais visuais e mais legíveis.

       

      Utilização

       

      • recomendada para confecção da maioria dos textos publicitários e de embalagens. Não recomendada para textos longos, pois a falta de contraste entre suas hastes a torna cansativa.

       

      http://adm.online.unip.br/img_ead_dp/37000.PDF


    ID
    1251064
    Banca
    IADES
    Órgão
    CONAB
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    A respeito de tipologia e medidas gráficas, assinale a alternativa correta.

    Alternativas
    Comentários
    • Pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels formam a imagem inteira.

    • Cuidado com as palavras Virtual e Digital!

    • O gabarito ta correto? eu achei isso aqui no wikipedia: "...um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels formam a imagem inteira."

    • DPI = dots per inch = PONTOS por polegada = PPP (em português)

    • Piexl = pix (picture) + el (elements)

      Fonte: http://www.betterphotography.in/features/origin-word-pixel/5118/


    ID
    1364194
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    BNDES
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Na elaboração de uma campanha motivacional interna, serão confeccionados cartazes e banners animados para a intranet. Seria possível utilizar o mesmo programa para elaborar todos os layouts, porém o resultado final poderia ficar comprometido.
    Nessa situação, os programas indicados para executar cada tipo de material, respectivamente, serão

    Alternativas
    Comentários
    • O Adobe Illustrator pode ser utilizado para diversos trabalhos em diversas áreas do design. Para se ter uma ideia, é possível criar o layout de um site inteiro utilizando o Illustrator, e muitos dos infográficos que você já viu em revistas ou na web são feitos com Illustrator.

      Já o Adobe Flash Player, ou apenas Flash Player, é um reprodutor de multimídia e aplicações amplamente distribuído, anteriormente criado e disponibilizado pela Macromedia, mas que agora pertence à Adobe Systems. Com ele é possível também fazer animações. 

      Bons estudos! :)


    • AutoCAD é um sofware do tipo CAD — computer aided design ou desenho auxiliado por computador - criado e comercializado pela Autodesk, Inc. desde 1982. É utilizado principalmente para a elaboração de peças de desenho técnico em duas dimensões e para criação de modelos tridimensionais. Wikipédia

       

      Em seu modo Design, como um editor WYSIWYG, o Dreamweaver pode esconder os detalhes do código HTML do usuário, tornando possível que não-especialistas criem facilmente páginas, sites e até mesmo aplicações para web. wikipedia

       

      Adobe InDesign é um software da Adobe Systems desenvolvido para diagramação e organização de páginas, criado para substituir o Adobe PageMaker, apresentando uma variedade de aprimoramentos, resultando em mais produtividade. Wikipédia

       

      Adobe Illustrator é um editor de imagens vetoriais desenvolvido e comercializado pela Adobe Systems. Foi criado inicialmente para o Apple Macintosh em 1985, e, foi comercializado para todo o público em 1995 como complemento comercial de software de fontes da Adobe e da tecnologia PostScript desenvolvida pela empresa.Wikipédia

       

      Adobe Photoshop é um software caracterizado como editor de imagens bidimensionais do tipo raster desenvolvido pela Adobe Systems. É considerado o líder no mercado dos editores de imagem profissionais, assim como o programa de facto para edição profissional de imagens digitais e trabalhos de pré-impressão. Wikipédia

       

      Microsoft Publisher é um programa da suite Microsoft Office, que é basicamente usado para diagramação eletrônica, como elaborações de layouts com textos, gráficos, fotografias e outros elementos. Esse programa é comparado com softwares tais como o QuarkXPress, Scribus, Adobe InDesign e Draw. Foi criado em 1991.Wikipédia


    ID
    1364197
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    BNDES
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Todo projeto paginado — livros, revistas ou newsletters —, impresso em gráfica, deve ter o seu número de páginas múltiplo de 4. O motivo é que o processo de impressão do arquivo organiza as páginas em folhas impressas e dobradas para formar uma seção do projeto. Essa seção é chamada de

    Alternativas
    Comentários
    • Significado de Encarte

      substantivo masculino

      Ação de encartar ou encartar-se num ofício ou profissão pagando pelo respectivo diploma o que é devido.

      Tipografia Tudo o que se intercala entre as folhas de um caderno, de um livro.

      Folha volante ou caderno incluídos como suplemento em revistas ou jornais, geralmente como publicidade paga.dicionário


    ID
    1364200
    Banca
    CESGRANRIO
    Órgão
    BNDES
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Uma empresa vai participar de uma feira internacional para divulgar seu trabalho e conquistar novos clientes. Para isso, o profissional de criação desenvolveu uma série de materiais gráficos.
    Ao enviar os arquivos para a impressão, ele tomou alguns cuidados, tais como os de

    Alternativas
    Comentários
    • Sistema de cores CMYK

       

      CMYK é a abreviatura do sistema de cores subtrativas formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black (Key)).

      O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo fato de que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia. É o sistema subtrativo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.

      Ciano é a cor oposta ao vermelho, o que significa que actua como um filtro que absorve a dita cor (-R +G +B). Da mesma forma, magenta é a oposta ao verde (+R -G +B) e amarelo é a oposta ao azul (+R +G -B). Assim, magenta mais amarelo produzirá vermelho, magenta mais ciano produzirá azul e ciano mais amarelo produzirá verde.

       

      Inclusão do preto

      O preto pode ser produzido misturando os três pigmentos primários, mas por várias razões, é preciso adicionar tinta preta ao sistema:

      * O preto que se cria misturando os três pigmentos primários não é puro, devido às impurezas encontradas neles;

      * Empregar o 100% das tintas ciano, magenta e amarelo produz uma camada que, dependendo do tipo de papel, pode não secar ou ainda romper a folha se muito fina;

      * Os textos imprimem-se geralmente no preto pois incluem detalhes muito finos que seriam complicados de conseguir mediante a superposição de três tintas;

      * O pigmento preto é o mais barato de todos, razão pela qual criar preto com três tintas seria muito mais caro.

       

      Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/CMYK

    • Completando ...

      CMYK - Padrão para impressoras domésticas e offset

      RGB - Monitores, programas, impressoras, fine art.


    ID
    1469131
    Banca
    COVEST-COPSET
    Órgão
    UFPE
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    O trabalho de compor títulos, textos, gráficos, fotos, mapas e ilustrações na página, de forma equilibrada e atraente, chama-se:

    Alternativas
    Comentários
    • |Resposta: Letra E


      Diagramação (ou paginação) é o ato de diagramar (paginar) e diz respeito a distribuir os elementos gráficos no espaço limitado da página que vai ser impressa ou outros meios. É uma das práticas principais do design gráfico, pois a diagramação é essencialmente design gráfico. Entre as diretrizes principais da diagramação podemos destacar a hierarquia tipográfica e a legibilidade. A diagramação é aplicada em diversas mídias como jornais, livros, revistas, cartazes, sinalização websites, inclusive na televisão.


      Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    • Rabaça e Barbosa definem, no Dicionário Essencial de Comunicação, à página 72:

       

      Diagramar - Criar e executar, segundo as linhas fundamentais de um projeto gráfico e de acordo com critérios editoriais, jornalísticos, publicitários e artístico-visuais, a distribuição dos elementos visuais em um meio impresso ou eletrônico.

    • diagrama

      substantivo masculino

      1. representação gráfica de fatos, fenômenos etc.; gráfico, esquema.

      2. traçado em linhas gerais; delineação, bosquejo.

    • Diagramação - Arte de dispor grafismo e contra-grafismo como fundos, textos, letras e imagens que compõem a estética de um layout.

      Produção Gráfica: arte e técnica da mídia impressa, Antonio Celso Collaro, p. 147


    ID
    1522027
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    UEG
    Ano
    2015
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    “Finalmente, o corpo do texto é distribuído em blocos ou colunas e compõe uma massa gráfica que se relaciona com os demais elementos dessa estrutura noticiosa como fotografia e demais ilustrações".

                                                                   Antonio Fausto Neto. Práticas midiáticas e espaço público.

    O conjunto desses elementos descritos por Fausto Neto é denominado

    Alternativas
    Comentários
    • O espaço delimitado de impressão dentro de uma página se chama mancha gráfica, onde cai tinta sobre o papel; fora destes limites, nada pode ser impresso e nenhum elemento pode ultrapassar. Nos casos em que a mancha ultrapassa as bordas do papel, diz-se que a impressão é sangrada.

    • Mancha Gráfica

       

      - Ela define uma área delimitada para impressão na página

       

      - Ela apresenta um recuo de segurança em relação aos limites da página, porém não é difícil encontrar peças em que a área de impressão ocupa a página inteira e quando isso acontece chamamos de impressão sangrada.


    ID
    1713610
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    FUB
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    O design jornalístico potencializa o discurso jornalístico, ao organizar os conteúdos, criar identidade, atrair a atenção do leitor e construir o sentido por meio da relação entre as diversas matérias significantes (verbovisuais) que compõem o jornal.

    E. N. Freire. O design no jornal impresso diário. Do tipográfico ao digital. Revista Galáxia, São Paulo, n.º 18, dez. /009, p. 291-310 (com adaptações).

    Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o próximo item, relativo ao design jornalístico.

    Os tipos Garamond, Times New Roman e Helvética são exemplos de fontes com serifa.

    Alternativas
    Comentários
    • Não entendi bem onde errei nesta questão. Alguém explica?

    • Na tipografia, as serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como sans-serif (do francês "sem serifa"), também chamadas grotescas (de francês grotesque ou do alemão grotesk). A classificação dos tipos em serifados e não-serifados é considerado o principal sistema de diferenciação de letras. Tradicionalmente os textos serifados são utilizados em blocos longos, enquanto textos sem-serifa caem em textos mais curtos. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Serifa

      Se você for conferir, verá que as fontes Garamond e Times New Roman são serifadas, mas a fonte Helvetica, não.

    • Helvética não tem serifa, é lapidar


    ID
    1713613
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    FUB
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    O design jornalístico potencializa o discurso jornalístico, ao organizar os conteúdos, criar identidade, atrair a atenção do leitor e construir o sentido por meio da relação entre as diversas matérias significantes (verbovisuais) que compõem o jornal.

    E. N. Freire. O design no jornal impresso diário. Do tipográfico ao digital. Revista Galáxia, São Paulo, n.º 18, dez. /009, p. 291-310 (com adaptações).

    Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o próximo item, relativo ao design jornalístico.

    O projeto gráfico de uma publicação dá forma ao seu projeto editorial, e é constituído por um conjunto de regras básicas que utilizam um diagrama, ou grid, e um grupo de tipos de caracteres, como letras, números e sinais, para apoio do processo de produção.

    Alternativas
    Comentários
    • Entendo que a questão dá margem a duas interpretações: a considerada correta pelo gabarito e a de que o projeto gráfico dá forma (sentido de configurar, delinear) ao projeto editorial, que estaria errada, pois seria justamente o contrário. Concordam? Na fonte citada, encontrei a afirmativa abaixo, que nada tem a ver com a da banca...

      O design é um dos componentes da gramática produtiva do discurso jornalístico. É a partir dele que o discurso é estruturado, pois ao montar sua estratégia comunicativa, o jornalista deve ter em mente as regras impostas pelo projeto gráfico do jornal, que, juntamente com as orientações editoriais, compõem cada diferente dispositivo de enunciação. 

    • Aline, na verdade o "dá forma" é no sentido de concretizar, materializar a ideia constante no projeto editorial.


    ID
    1775572
    Banca
    IADES
    Órgão
    FUNPRESP-EXE
    Ano
    2014
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Leia a notícia a seguir.

    SP concentra 10 dos 30 melhores colégios do País no Enem 2012

    Quatro novas escolas entram no top 10 do Enem em São Paulo

        São Paulo é o estado brasileiro que concentra o maior número de colégios entre as escolas com o melhor desempenho no Enem 2012. Das primeiras 30 colocadas no ranking, 10 são paulistas. Em seguida, estão Rio de Janeiro e Minas Gerais, ambos com sete colégios.
        Dados apresentados ontem pelo Ministério da Educação mostram que a lista dos 10 melhores colégios de São Paulo no Enem conta agora com quatro novos colégios: Santa Cruz, Santo Américo, Liceu Pasteur e Ítaca.
      A comparação refere-se ao desempenho das escolas da edição 2011 para a de 2012 da prova que avalia os alunos formandos no ensino médio.

    Disponível em: : <http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2013/11/1376748-sp-concentra-10-dos-30-melhores-colegios-do-pais-no-enem-2012.shtml>. Acesso em: 23/12/2013, com adaptações.

    Com base na notícia apresentada, é correto afirmar que  

    Alternativas
    Comentários
    • Que isso, gente?!

    • ERRO DA LETRA D

      O subtítulo não é a mesma coisa que sub-retranca.

      Subtítulo - Título colocado abaixo do título principal, como um desdobramento ou especificação deste.

      Sub-retranca - texto complementar editado logo abaixo da matéria principal; traz informações complementares. Pode ser um box. 

    • O subtítulo não é colocado imediatamente após o título principal. Cabe recurso.

    • essa banca é tosca mesmo

    • letra b

      3.SUBTÍTULO- “Subtítulo”: colocado abaixo do título (PDN,80)

      “Titulo secundário colocado imediatamente após o título principal de uma matéria jornalística. É composto, usualmente, em letras grandes, mas sempre de corpo menor que o dos caracteres usados no título. Serve para destacar algum detalhe que completa o sentido do título e segue, geralmente, as mesmas normas de redação deste.” ( DC,550).

      “Título secundário, subordinado a outro e composto em caracteres menores. Foi muito usado pelos jornais até 1960 aproximadamente. Apresenta o inconveniente de não ter muito sentido prático. A Folha de S.Paulo porém, voltou a emprega-los, embora mais discretos e com excelente técnica.”(JG,30).

      2.ANTETÍTULO – SOBRETÍTULO- “Antetítulo (ou olho) – é formado com tipos menores, antes do título de uma notícia.”(JG,30)

      “Olho: pequeno trecho, em corpo tipográfico um pouco maior, colocado sobre o título, apresentado em corpo ainda maior.”(PND,80)

      “Título formado com tipos menores, antes do título principal de uma notícia.” (DPJ,38)“Olho: Pequeno título que antecede o título principal, também chamado antetítulo.”(DPJ,225)

      “Palavra ou frase em corpo menor do que o utilizado no título e colocada antes (geralmente acima) dele, para introduzi-lo, indicar o assunto ou a pessoa nele focalizada, ou localizar a posição geográfica e temporal.”(DC,41)

      “Sobretítulo é o nome que se dá à linha-fina quando está diagramada acimado título e não abaixo, como de hábito. O recurso está em desuso na Folha.” (MFSP,165)
       

    • Carine, creio que o subtítulo tem de ser colocado imediatamente após o título principal sim, pois se não for não é um subtítulo.


    ID
    1883029
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    FUB
    Ano
    2015
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

          Por meio da identidade visual, é reforçada a associação das características particulares de uma empresa, entre as quais estão o desenvolvimento histórico dessa empresa, os seus funcionários, os produtos e(ou) serviços oferecidos, as políticas de gestão, o desempenho, o planejamento estratégico e as campanhas de divulgação.

    A. Costa e Silva. Branding & design: identidade no varejo. Rio de Janeiro: Rio Books, 2002, p. 113. (com adaptações).

    Com referência ao assunto apresentado no texto, julgue o item a seguir.

    A cor e o alfabeto institucionais representam, respectivamente, a cor ou combinação de cores padronizadas para a identificação visual da instituição e a família tipográfica de uso padronizado recomendado para a forma escrita das mensagens visuais da empresa.

    Alternativas

    ID
    1883035
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    FUB
    Ano
    2015
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

          Por meio da identidade visual, é reforçada a associação das características particulares de uma empresa, entre as quais estão o desenvolvimento histórico dessa empresa, os seus funcionários, os produtos e(ou) serviços oferecidos, as políticas de gestão, o desempenho, o planejamento estratégico e as campanhas de divulgação.

    A. Costa e Silva. Branding & design: identidade no varejo. Rio de Janeiro: Rio Books, 2002, p. 113. (com adaptações).

    Com referência ao assunto apresentado no texto, julgue o item a seguir.

    O sistema de identidade visual é formado pelas aplicações que veiculam os elementos básicos da identidade visual, como o logotipo, o símbolo, as cores institucionais e o alfabeto institucional.

    Alternativas
    Comentários
    • Mas afinal, o que é um manual de identidade de marca?

      É um manual com normas técnicas, recomendações e especificações para a utilização da identidade de uma determinada marca.

       

      Ok, mas para que serve um manual de identidade de marca?

      Para facilitar a memorização e reconhecimento de uma determinada marca ao preservar suas propriedades visuais em todas suas manifestações.

       

      O que consta em um manual de identidade de marca?

      Não existe uma regra universal. Cada empresa cria um manual de acordo com suas próprias exigências. Alguns manuais podem possuir 4 páginas, outros 100.

       

      Fonte: https://waltermattos.com/artigos/o-que-e-e-para-que-serve-um-manual-de-identidade-de-marca/


    ID
    1883038
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    FUB
    Ano
    2015
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

          Por meio da identidade visual, é reforçada a associação das características particulares de uma empresa, entre as quais estão o desenvolvimento histórico dessa empresa, os seus funcionários, os produtos e(ou) serviços oferecidos, as políticas de gestão, o desempenho, o planejamento estratégico e as campanhas de divulgação.

    A. Costa e Silva. Branding & design: identidade no varejo. Rio de Janeiro: Rio Books, 2002, p. 113. (com adaptações).

    Com referência ao assunto apresentado no texto, julgue o item a seguir.

    Os logotipos se caracterizam por serem construídos obrigatoriamente com letras originais desenhadas especialmente para eles.

    Alternativas
    Comentários
    • Não necessariamente.

       

      Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica de uma marca. Por isso ela geralmente está presente nas peças gráficas e digitais de uma empresa. Como toda a assinatura, o logotipo segue um padrão visual que o torna reconhecido.

      O uso correto do logotipo é uma ação que pode reforçar a imagem de uma empresa.

      Logomarca/logotipo de um monumento histórico na França

      A Sony, exibe sua marca por meio do logotipo, prescindindo da utilização de qualquer outro elemento gráfico adicional (símbolo). Ao contrário da Sony, a Wikipédia, utiliza simultaneamente um símbolo (um quebra-cabeças em formato de globo) e um logotipo (caracterizado pela própria palavra "Wikipédia" escrita com a fonte Linux Libertine).

      “O símbolo e o logotipo são formas de grafar a marca, de torná-la visualmente tangível.”

       

      Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Logotipo


    ID
    2150488
    Banca
    FUNRIO
    Órgão
    IF-BA
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Revistas costumam ser um tipo de publicação na qual o designer se encontra mais propício a experimentar diferentes formas e tamanhos, bem como diferentes materiais e técnicas de impressão. No entanto, é preciso ficar atento às características que, padronizadas, conferem a determinada revista uma identidade própria. Marque a alternativa abaixo que contém APENAS elementos cuja presença é frequente na capa de uma revista.

    Alternativas

    ID
    2150491
    Banca
    FUNRIO
    Órgão
    IF-BA
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Para atrair a atenção do leitor, o diagramador dispõe de uma série de artifícios que visam orientar a leitura do conteúdo, balanceando elementos de destaque e conteúdos secundários. Dentre as medidas abaixo, assinale aquela que NÃO contribui para atrair a atenção do leitor e melhorar a experiência de leitura.

    Alternativas
    Comentários
    • E a "e"? Vai colocar a informação mais importante na área externa da página?

    • Imagem acima do título? Achava que o ideal era que fosse o contrário...


    ID
    2150494
    Banca
    FUNRIO
    Órgão
    IF-BA
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Assinale a alternativa abaixo que indica os respectivos nomes:

    I- Traço principal de uma letra, geralmente vertical, mas que pode também ser oblíquo. Quando, numa letra minúscula, ultrapassa a altura-x superior ou inferiormente chama-se, respectivamente, ascendente e descendente.

    II- Fonte serifada, sem modulação, classificada como um Tipo Egípcio.

    III- Medida que define a altura de letras minúsculas.

    Alternativas
    Comentários
    • letra e

      Haste = Traço principal de uma letra, geralmente vertical, mas que pode também ser oblíquo. Quando, numa letra minúscula, ultrapassa a altura-x superior ou inferiormente chama-se, respectivamente, ascendente e descendente.

      Rockwell - Fonte serifada, sem modulação, classificada como um Tipo Egípcio.

      Altura-X - Medida que define a altura de letras minúsculas.


    ID
    2150500
    Banca
    FUNRIO
    Órgão
    IF-BA
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    I- Tabloide designa um formato de jornal de tamanho ampliado, maior que o standard, geralmente medindo 25,5cm x 30,5cm.

    II- Em editoração, Frontispício são as páginas que antecedem o texto principal de um livro, dedicadas a título, índice, prefácio, prólogo etc.

    III- Em jornais, Folio é a área destinada a apresentar o número da página, data e nome do jornal.

    IV- Paicas e pontos são Medidas tipográficas. Oito paicas equivalem a uma polegada.

    Sobre as afirmativas acima, pode-se afirmar que

    Alternativas

    ID
    2150533
    Banca
    FUNRIO
    Órgão
    IF-BA
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Assinale a alternativa que nomeia corretamente os quatro conceitos descritos abaixo.

    I- Padrão de pontos ou linhas no qual um tom contínuo (como uma fotografia) é convertido para que possamos imprimi-lo. O olho é levado a pensar que um padrão de pontos pretos ficará como uma gradação de cinza. Quanto menores os pontos e maior seu espacejamento, mais claro ficará o cinza; quanto maiores os pontos e mais apertado o espacejamento entre eles, mais escuro ficará o cinza. O branco é 0%, o preto é 100%.

    II- Palavras colocadas no canto superior esquerdo das duplas identificando-as como pertencentes ao material que as precede, ou dispostas geralmente no canto inferior direito, indicando ao leitor onde poderá encontrar a continuação da matéria (nesse caso, só é usada quando a matéria não continua ao virar a página).

    III- O conjunto de 4, 8, 16 ou 32 páginas impressas simultaneamente numa passagem pela impressora e que depois é cortado e devidamente dobrado.

    IV- Cor resultante da adição de pigmento branco a um matiz puro ("pastel").

    Alternativas

    ID
    2150539
    Banca
    FUNRIO
    Órgão
    IF-BA
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    I- Mais espaço antes dos títulos e menos espaço depois deles faz com que fiquem pertencendo ao texto que vem a seguir.

    II- O formato A3 possui 210,0 mm x 148,0 mm.

    III- O Refile é um sulco aplicado ao papel para facilitar seu manuseio ou a realização de dobras.

    IV- Papéis com gramaturas entre 180g/m² e 225g/m² são classificados como Cartolinas.

    Sobre as afirmações acima, é correto dizer que

    Alternativas
    Comentários
    • O refile é, sem dúvidas, o acabamento mais comum utilizado nos impressos, principalmente em panfletos, folhetos e cartão de visita. É caracterizado pelos “cortes” feitos no papel, responsáveis por deixar o impresso no formato final.

       

      Fonte: https://www.printi.com.br/blog/voce-sabe-o-que-e-refile


    ID
    2150548
    Banca
    FUNRIO
    Órgão
    IF-BA
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    I- O pixel é uma unidade elementar de medida tipográfica, designada abreviadamente px. Os programas de software utilizam o pixel DTP que é igual a 1/72 de polegada, ou seja, 0.353 mm. No entanto no sistema anglo-americano o valor do pixel é 0.351 mm, e no sistema europeu (ou Didot) é 0.376 mm.

    II- Gill Sans MT é um tipo Geométrico sem serifas e com grande legibilidade. As variantes mais finas são bastante adequadas para utilização com corpo de texto em livros e revistas, por exemplo. Já suas variações mais espessas e condensadas são mais apropriadas para aplicação com corpos maiores, em títulos, publicidade e embalagem.

    III- Capitulares eram letras maiúsculas iniciais utilizadas no início de um corpo de texto e cuja altura ocupa várias linhas. São derivadas da tradição do manuscrito, em que a primeira letra da primeira palavra era ricamente decorada e marcava com pompa o início do texto.

    IV- RGB é um acrônimo para os termos em inglês Red (Vermelho), Green (Verde), Blue (Azul). São as cores-luz primárias que formam o sistema substrativo.

    Sobre as quatro afirmações acima, é correto dizer que

    Alternativas

    ID
    2150554
    Banca
    FUNRIO
    Órgão
    IF-BA
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    A tipografia é um processo de impressão relevográfica de importância fundamentalmente histórica criado por Gutemberg no século XV. Nela a matriz é formada por tipos móveis - pequenos blocos de metal que contêm um caractere em relevo (letra, número, sinal de pontuação, etc.) em cada um deles. Montados lado a lado, eles compõem o texto, formando a matriz, chamada de rama.

    Assinale a alternativa que contém uma característica que normalmente NÃO pertence ao processo de tipografia.

    Alternativas

    ID
    2256262
    Banca
    IBFC
    Órgão
    EBSERH
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta sobre alguns dos princípios de paginação artística, utilizados na diagramação de jornais e revistas:
    I. Proporção é a relação das partes entre si e com o todo.
    II. Unidade refere-se à conjugação harmônica de todos os elementos da página.
    III. Equilíbrio é a harmonia, ou seja, tudo na página deve ajustar-se agradavelmente.
    IV. Contraste: por meio da utilização de pesos, formas, direção e tamanhos alternados, busca evitar que a composição se torne monótona
    Estão corretas as afirmações:

    Alternativas
    Comentários
    • Aos não-assinantes= todas estão corretas


    ID
    2256268
    Banca
    IBFC
    Órgão
    EBSERH
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Na indústria gráfica, dá-se o nome de ____________ a uma coleção completa de tipos, de determinado tamanho e estilo. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

    Alternativas
    Comentários
    • Fonte.

    • Fonte. E dá-se o nome de "Família" a um conjunto de fontes com características em comum.


    ID
    2309329
    Banca
    IBFC
    Órgão
    EBSERH
    Ano
    2017
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    São considerados elementos básicos da composição de uma imagem:
    I. o ponto
    II. a linha
    III. a textura
    IV. a cor
    V. a forma
    Estão corretas as afirmativas:

    Alternativas
    Comentários
    • Textura é elemento básico de uma imagem? Sério? Alguém tem algo a dizer sobre isso?

    • Marcelo Neves, sim. É um conceito um pouco abstrato, mas é possível "sentir" com os olhos a textura de uma fotografia. Uma imagem pode passar um aspecto áspero, ou macio, ou grudendo, fissuras, enfim, de qualquer coisa. 

       

      Veja: http://conexaofotografica.com.br/a-textura-nas-fotografias/

    • Pois é, claro que textura pode compor uma imagem. Essa estratégia de acordar 4h pra estudar não estava dando muito certo.

    • No artigo "A imagem como linguagem", de José Alberto Lencastre & José Henrique Chaves, da Universidade do Minho, Braga, Portugal, é apresentado os elementos visuais, essenciais na contrução das formas visuais: ponto, linha, forma, direcção, tom, cor, textura, escala, dimensão e movimento.

       Sendo que:

      Elementos morfológicos - São os elementos que possuem uma natureza espacial e constituem a estrutura em que se baseia o espaço plástico. Podem produzir diferentes relações plásticas em função da sua utilização.

      a) Ponto

      b) Linha

      c) Plano

      d) Textura

      e) Cor

      f) Forma

      g) Tom

      Elementos dinâmicos - O movimento não é um elemento pertinente para as imagens fixas, uma vez que nelas não se pode dar uma representação «real» do mesmo, ainda que o conceito possa ser explorado de outras maneiras.

      Movimento → Uma das formas de criar a ilusão de movimento numa imagem fixa é simular um efeito de arrastamento

      Tensão → variável dinâmica das imagens fixas, pode ser conseguida através das proporções, da orientação, pelo contraste cromático ou até pela noção de profundidade

      Ritmo → elementos dinâmico, que nasce da própria percepção da sua estrutura e da sua repetição, existindo sempre nela duas componentes: a periodicidade (repetição elementos) e a estruturação (composição de estruturas)

      Direcção → Horizontal, vertical, obliqua e curva

      Elementos escalares - Os elementos escalares definem os aspectos quantitativos da representação icónica. Por vezes, tende-se a desvalorizar a influência destes elementos na com posição da imagem a favor dos elementos qualitativos (morfológicos e dinâmicos). As características que definem os elementos escalares são, por um lado, a sua natureza quantitativa, e por outro, a sua natureza relacional, pois todos os elementos escalares implicam uma relação:

      uma relação entre a imagem e a realidade - escala;

      uma relação entre as partes de um todo - proporção;

      uma relação entre vertical e horizontal - formato;

      uma relação entre o tamanho relativo para a legibilidade da imagem - dimensão.

       

      Para ter acesso ao artigo completo acesse: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/26093/1/Lencastre_A_imagem_como_linguagem_Galaico2007.pdf


    ID
    2349808
    Banca
    FGV
    Órgão
    TJ-AM
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    A tipologia deve fazer passar as mensagens de forma eficiente, razão pela qual é indiscutível a importância da legibilidade.
    Sobre legibilidade e tipologia, assinale a afirmativa correta.

    Alternativas

    ID
    2349850
    Banca
    FGV
    Órgão
    TJ-AM
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    A identidade visual corporativa é o elemento mais explícito da imagem de uma instituição.
    Assinale a alternativa que melhor define um sistema de Identidade visual.

    Alternativas

    ID
    2385727
    Banca
    UFPA
    Órgão
    UFPA
    Ano
    2017
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Na página do jornal impresso, as matérias, ilustrações e fotos são organizadas de acordo com as zonas de visualização, chamadas de primárias e secundárias. O texto obedece à grafia ocidental objetivando a leitura da esquerda para a direita no sentido horizontal. Estes princípios de organização do projeto gráfico do jornalismo impresso são conhecidos como

    Alternativas
    Comentários
    • A forma de dispor matérias, fotos e ilustrações em um jornal impresso pode facilitar ou dificultar a leitura e , consequentemente, valorizar o aspecto visual do veículo. Sendo assim, o planejamento gráfico e a diagramação são essenciais na hora de montar um projeto gráfico para um periódico. (Projeto Gráfico - Teoria e Prática da diagramação )

    • Diagramação - Arte de dispor grafismo e contra-grafismo como fundos, textos, letras e imagens que compõem a estética de um layout.

      Produção Gráfica: arte e técnica da mídia impressa, Antonio Celso Collaro, p. 147


    ID
    2407879
    Banca
    Marinha
    Órgão
    Quadro Técnico
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    São palavras comumente utilizadas na terminologia tipográfica, EXCETO :

    Alternativas

    ID
    2453854
    Banca
    INSTITUTO AOCP
    Órgão
    EBSERH
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Movimento que se tornou referência do design moderno e foi caracterizado pela expressão “menos é mais”. Esse movimento baseou-se nas formas geométricas básicas, na relação da arte e tecnologia e no pensamento construtivo funcional. A tipografia era considerada elemento de informação e deveria ser clara. Essa corrente do design era

    Alternativas
    Comentários
    • letra a

      Bauhaus - Foi uma escola de artes fundada em 1919 pelo arquiteto Walter Gropius, em Weimar, Alemanha, que unificou disciplinas como arquitetura, escultura, pintura e desenho industrial. Ela revolucionou o design moderno ao buscar formas e linhas simplificadas, definidas pela função do objeto – um visual “clean”, que você encontra hoje, por exemplo, nos produtos da Apple. Antes de ser fechada por Adolf Hitler, em 1933, a escola teve três fases, marcadas por diretores, sedes e ênfases diferentes.

       

      Art Déco é um estilo artístico de caráter decorativo que surgiu na Europa na década de 1920, atingindo os Estados Unidos e outros países do mundo na década de 1930. Este estilo esteve presente na arquitetura, design industrial, mobiliário, moda e decoração.

       

      A era vitoriana no Reino Unido foi o período do reinado da rainha Vitória, em meados do século XIX, de junho de 1837 a janeiro de 1901.

       

      Cubismo foi um vanguarda artística europeia surgida no século XX na França que abrangeu as artes plásticas e a literatura. Marcado pelos uso de formas geométricas, ele rompeu com os modelos estéticos que só valorizavam a perfeição das formas. Esse movimento pode ser considerado o primeiro a se caracterizar pela incorporação do imaginário urbano industrial em suas obras.

       

      Art nouveau ou arte nova é um estilo internacional de arquitetura e de artes decorativas – especialmente o início da arte aplicada à indústria – que foi muito apreciado de 1890 até os anos 1920.


    ID
    2453857
    Banca
    INSTITUTO AOCP
    Órgão
    EBSERH
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    As fontes tipográficas podem ser classificadas pelo nome (onomástica) e por famílias com características comuns, como serifas e espessura das hastes. Cada qual tem vantagens e desvantagens em relação à leiturabilidade. Assim, associe os números correspondentes às famílias às letras dos nomes das fontes correspondentes, e assinale a alternativa com a sequência correta.

    1. Lapidária ou Sem Serifa.

    2. Romana antiga.

    3. Romana Moderna.

    4. Egípcia ou serifas grossas.

    5. Artística.


    A. Garamond.

    B. Arial.

    C. Bodoni.

    D. Comic Sans.

    E. Chaparral.

    Alternativas
    Comentários
    • Para organizar as ideias: 

       

      1B – 2A – 3C – 4E – 5D

       

      1. Lapidária ou Sem Serifa / B. Arial

      2. Romana antiga / A. Garamond

      3. Romana Moderna / C. Bodoni

      4. Egípcia ou serifas grossas / E. Chaparral

      5. Artística / D. Comic Sans

    • Alguém tem alguma dica de como memorizar/estudar esse tipo de assunto?

      obrigada.


    ID
    2554687
    Banca
    COMPERVE
    Órgão
    UFRN
    Ano
    2015
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Nos processos de produção de notícias, os elementos Bodoni, Garamond, Helvética e Futura são referências de

    Alternativas
    Comentários
    • letra a

      Bodoni, muito utilizada em títulos, textos e logotipos decorativos, pois tem o contraste de traços largos e estreitos, e serifas, que no contexto faz essa fonte ter forte destaque.

      Futura , pois é a fonte que é baseada em formas geométricas perfeitas e representou durante muito tempo a Bauhaus. É muito utilizada atualmente em logotipos e em textos correntes de livros.

      Garamond, sempre presente em revistas, livros e sites.

      Helvetica!!! Ela é a mais utilizada pelos designers gráficos pois é perfeita para todos os tipos de sentidos na comunicação.

      Fonte: criacaocriativos.blogspot.com


    ID
    2554696
    Banca
    COMPERVE
    Órgão
    UFRN
    Ano
    2015
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    O recurso para apresentação de texto de matérias em que se usa letra do mesmo corpo em formato de maiúscula e altura das minúsculas é conhecido como

    Alternativas
    Comentários
    • letra a

      versalete

      letra que, em determinado corpo, tem a mesma forma das maiúsculas escrita no mesmo tamanho das minúsculas.

      serifa

      traço ou barra que remata cada haste de certas letras, de um ou de ambos os lados; cerifa, filete, rabisco, remate.

      versal

      diz-se de letra de tamanho maior que a minúscula e formato próprio.


    ID
    2579191
    Banca
    CCV-UFC
    Órgão
    UFC
    Ano
    2017
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    O planejamento visual gráfico na comunicação impressa é essencial. Para diagramar o conteúdo editorial, trabalha-se com elementos gráficos (categorias de conteúdo visual) e aspectos (variáveis que podem alterar o resultado final). Acerca do assunto, assinale a alternativa correta.

    Alternativas
    Comentários
    • Sobre a letra C: o tamanho da fonte deve ser preferencialmente no tamanho 9 ou 10. 

       

    • -O espaço delimitado de impressão dentro de uma página se chama mancha gráfica, onde cai tinta sobre o papel; fora estes limites nada pode ser impresso e nenhum elemento pode ultrapassar.

      -Nos casos em que a mancha ultrapassa as bordas do papel, diz-se que a impressão é sangrada.

      -Os elementos do design em jornal(impresso) são classificados em: Texto, título, foto, arte, vinheta, box, fio, cabeçalho e rodapé, e anúncio

      -O chamado "corpo de texto" é o tipo em que será impresso o conteúdo principal do jornal.

      -A massa de texto costuma preencher mais da metade de toda a mancha gráfica do jornal e deve ser delimitada (rodeada) pelos outros elementos

      -Um formato comum para o corpo de texto em jornais é o tipo serifado, com corpo (tamanho) 12 pontos.

    • https://pt.wikipedia.org/wiki/Corpo_de_texto

    • Questão muito bem elaborada.

    • B) Os impressos que recebem impressão por toda sua extensão, sem limites de margem, são chamados de impressos “sangrados”.


    ID
    2610592
    Banca
    FCC
    Órgão
    AL-MS
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Segundo Antonio Celso Collaro, em Produção Gráfica: arte e técnica da Mídia Impressa (Pearson): A popularização dos recursos de informática não só levou os recursos da produção gráfica para muito mais pessoas, mas hoje permite aos profissionais de design produzir suas próprias fontes com muito mais facilidade, personalizando seus produtos com letras especialmente criadas para determinado fim. Assim sendo, as letras pertencem a várias famílias como Romana Antiga, Romana Moderna, Egípcia, Cursiva etc. Pertence especificamente à família Lapidária a fonte

    Alternativas
    Comentários
    •  A família lapidária refere-se às fontes sem serifa e formas limpas. São mais recomendadas para textos curtos, como títulos. Exemplos: Arial, helvética, verdana e futura.

    • Gabarito: E


    ID
    2687815
    Banca
    VUNESP
    Órgão
    Câmara de Valinhos - SP
    Ano
    2017
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Não raro, o designer gráfico exigente faz alguns ajustes na composição tipográfica quando realiza a revisão do aspecto da peça gráfica. Entre esses ajustes, o profissional pode

    Alternativas
    Comentários
    • kerning - modifica o espaço entre letras de forma heterogenea.

      tracking - modifica o espaço entre letras de forma homogenea. 

      https://pixeltalk.co/kerning-dominando-o-espa%C3%A7o-entreletras-ed4e81a2b30a

    • tracking  = ajustamento geral do espaço entre as palavras, para melhorar a aparência do conjunto tipográfico. Ajuste no bloco de Texto

       

      kerning = processo de adição ou remoção de espaço entre pares de caracteres específicos

      kerning automático = métrico, óptico

      Kerning manual

    • ligatura

      substantivo femininoARTES GRÁFICAS

      1. tipo que une diversas letras (p.ex., oe ) num só sinal gráfico. 2. em certos caracteres, traço que une uma letra a outra na escrita das palavras.


    • Viúva: Linha quebrada. É considerada um erro gráfico, que se procura evitar através da recomposição das linhas anteriores, diminuindo os espaços. (Dicionário de Comunicação).

    • Gabarito E

      Evitar a ocorrência de viúvas que são palavras solitárias em uma linha no alto da página ou no final de um período.


    ID
    2795179
    Banca
    FGV
    Órgão
    AL-RO
    Ano
    2018
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Para a definição do projeto gráfico de uma publicação é importante conhecer alguns grupos de famílias tipológicas. Relacione as famílias tipológicas a seguir, aos exemplos de cada uma das famílias.

    1. Lapidárias
    2. Romanas Antigas
    3. Romanas Modernas
    4. Egípcias
    5. Caligráficas

    ( ) Bodoni
    ( ) Comic Sans
    ( ) Lubalim
    ( ) Arial
    ( ) Times New Roman

    Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.

    Alternativas
    Comentários
    • Qual a referência bibliográfica utilizada pela banca em Planejamento Gráfico?

    • Lapidárias: Os desenhos da fonte não possuem serifa e são uniformes, indicada em textos publicitários e em embalagens. Não é recomendada para textos longos.Ex: Calibri e Arial.

      Egípicias: Possuem serifas retangulares e formato com hastes, sendo recomendada para títulos. Não é indicada para textos longos. Ex: Courier e Lubalim.

      Romanas antigas: Graças ao desenho simples, leve e sofisticado das serifas, que são finas e modernas, essa fonte trás um descanso visual para o leitor. São indicadas para textos longos. Ex: Garamond e Times New Roman.

      Romanas modernas: São esteticamente agradáveis e possuem espessuras muito finas. Ex. Bodini

      Caligráfias ou cursivas: Possuem hastes e serifas livres. Ex: Comic Sans

    • A Comic Sans facilitou o processo. Essa só poderia ser caligráfica.


    ID
    2867416
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    FUB
    Ano
    2018
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    A respeito de editoração e design de livros, julgue o item seguinte.

    4 Ao escolher os tipos, o designer deve levar em consideração, além da legibilidade do texto, a medida ideal da linha de texto, o corpo ideal e o suporte.

    Alternativas
    Comentários
    • Correto:

      Ao escolher os tipos, o designer deve levar em consideração, além da legibilidade do texto, a medida ideal da linha de texto, o corpo ideal e o suporte.


    ID
    2892910
    Banca
    IADES
    Órgão
    AL-GO
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    O planejamento gráfico, na Comunicação Social, tem papel fundamental na relação entre instituição e público. Nesse processo, questões conceituais, estruturais e técnicas se imbricam para melhor comunicar o leitor. Entre os aspectos envolvidos no planejamento gráfico, três principais componentes se destacam: organização, padrão e estrutura.


    Com base no texto apresentado, assinale a alternativa correta.

    Alternativas
    Comentários
    • Porque a D está errada?

    • A concepção tipográfica NÃO tem fundamentalmente papel estético. Mas também de legibilidade, por exemplo.

    • Tipografia = Estética e FUNÇÃO.


    ID
    2925721
    Banca
    AOCP
    Órgão
    SECOM-PA
    Ano
    2018
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    O planejamento gráfico vai além de apenas uma disposição do conteúdo nas páginas. Ele requer pensar a notícia de uma maneira diferente e que aproxime o leitor da informação. Para ajudar nesse processo, o designer conta com programas de criação de infográficos e de diagramação. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um programa ou software de planejamento gráfico.

    Alternativas
    Comentários
    • letra e

      TOTVS é uma empresa brasileira de software, com sede em São Paulo. A TOTVS foi inicialmente formada a partir da fusão das empresas Microsiga e Logocenter.

      Piktochart é um aplicativo infográfico baseado na web que permite aos usuários sem experiência intensiva como designers gráficos criar facilmente infográficos e visuais usando modelos temáticos.

      Canva é um site de ferramentas de design gráfico, fundado em 2012. Ele usa um formato de arrastar e soltar e fornece acesso a mais de um milhão de fotografias, gráficos e fontes. É usado por não-designers, bem como profissionais.

      Infogram permite criar visualizações de dados que podem ser embebidos em páginas web ou efectuar o download de imagens.

      Adobe InDesign é um software da Adobe Systems desenvolvido para diagramação e organização de páginas, criado para substituir o Adobe PageMaker, apresentando uma variedade de aprimoramentos, resultando em mais produtividade.


    ID
    2932486
    Banca
    VUNESP
    Órgão
    Câmara de Itaquaquecetuba - SP
    Ano
    2018
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Em uma palestra sobre Diagramação, um Comunicador Visual deu algumas orientações aos participantes. É correto afirmar que, entre suas soluções de disposição de elementos gráficos, ele disse:

    (Wanderlei@dalete.com.br. Adaptado)

    Alternativas
    Comentários
    • Princípios básicos da diagramação/ do design gráfico:

      • CONTRASTE – o objetivo do contraste é evitar elementos meramente similares em uma página. Se os elementos (tipo, cor, tamanho, espessura da linha, forma, espaço, etc.) não forem os mesmos diferencie-os completamente. O contraste costuma ser a mais importante atração visual de uma página.
      • REPETIÇÃO – repita ao elementos visuais do design e espalhe-os pelo material. Você pode repetir a cor, a forma, a textura e as relações espaciais como a espessura, ao tamanhos, etc. isso ajuda a criar uma organização e fortalece a unidade.
      • ALINHAMENTO – nada deve ser colocado arbitrariamente em uma página. Cada elemento deve ter uma ligação visual com outro elemento da página. Isso cria uma aparência limpa, sofisticada e suave.
      • PROXIMIDADE – itens relacionados entre si deveriam ser agrupados. Quando vários itens estão próximos, tornam-se uma unidade visual, e não vários unidades individualizadas. Isso ajuda a organizar as informações e reduz a desordem.

      Design Para Quem Não É Designer - Robin Willians


    ID
    2955913
    Banca
    VUNESP
    Órgão
    Câmara de Mogi das Cruzes - SP
    Ano
    2017
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    A Assessoria de Comunicação da Câmara, ao analisar a primeira versão da arte de um folder comemorativo dos 457 anos da cidade, solicitou que o uso da tipografia do texto fosse melhorado, porque a legibilidade estava deficiente. Para resolver o problema, o artista gráfico sugeriu que

    Alternativas
    Comentários
    • LETRA C

      Artigo sobre fonte serifada: https://blog.landsagenciaweb.com.br/2016/04/24/o-que-e-uma-fonte-serifada/

    • Serifa nada mais é do que aquelas letras/fontes com pontas (estilo a Times New). São baseadas naquela tipografia “antiga” das máquinas de escrever. Obs: a alternativa E está errada por sugerir o uso do “contragrafismo”. Essa é uma técnica de impressão que dispensa tinta e joga “agua” na impressao. Portanto, não caberia como alternativa correta já que a banca cobrou uma melhora na leitura.
    • Serifa: Pequeno traço, barra que finaliza as hastes das letras, de um ou ambos os lados, na maioria dos caracteres tipográficos. Atribui maior legibilidade ao texto.


    ID
    2963686
    Banca
    FGV
    Órgão
    IBGE
    Ano
    2017
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Para o realce gráfico de uma palavra em um texto, o produtor editorial pode valer-se de uma série de recursos: cor, negrito, italização, versaletes ou a troca da fonte.

    No último caso, o principal cuidado para que a palavra ganhe realce, mas o texto não perca fluência, é:

    Alternativas
    Comentários
    • A altura-x é o termo aplicado à distância entre a linha de base e alinha média de caracteres não ascendentes e também de letras minúsculas. A observação da altura-x é importante para solucionar problemas de legibilidade tipográfica no estágio projetual de um família tipográfica.

      Comparada com a altura do M maiúsculo, mostra o tamanho relativo do tipo, ou a proporção entre o tamanho do corpo e dos ascendentes. Dessa maneira, letras com uma maior altura de x possuem os caracteres maiores em relação a outras com o mesmo corpo. Em contrapartida, quanto maior for a altura x de uma família de tipos, mais prejudicada é a sua legibilidade.

      Fonte: https://clubedodesign.com/2016/tipografica-basica-6-altura-x/


    ID
    2972881
    Banca
    UFCA
    Órgão
    UFCA
    Ano
    2018
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    “Prática que lida com volumes significativos de informações vinculadas a hierarquia e a legibilidade e que desempenha a função de mediadora na apresentação dos conteúdos fortemente ligada à tradição do livro.” (GRUSZYNSKI, 2008)


    “Refere-se à área de conhecimento e prática profissional específicas relativas ao ordenamento estético-formal de elementos textuais e não-textuais que compõem peças gráficas destinadas à reprodução com objetivo expressamente comunicacional”. (VILLAS BOAS, 2003).

    “Atividade de planejamento de coberturas e edições além de organização das informações que desenvolve formas alternativas de narrar os fatos, explicando-os de forma clara.” (MORAES, 2015)


    As definições acima se referem respectivamente às práticas de:

    Alternativas

    ID
    2972896
    Banca
    UFCA
    Órgão
    UFCA
    Ano
    2018
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    De acordo com o uso de categorias tipográficas e alinhamentos de texto para peças gráficas jornalísticas, marque a opção correta.

    Alternativas
    Comentários
    • A) Fontes serifadas e sem serifa são recomendadas porque facilitam o fluxo de leitura para textos longos. Recomenda-se usar alinhamento justificado ou à esquerda para grandes massas de texto. CERTO

      As fontes serifadas são mais recomendadas para blocos de texto, enquanto que as fontes sem serifa são mais ideais para a web, chamadas, títulos ou textos curtinhos. Para grandes massas de texto, recomenda-se tanto o texto justificado, quanto o alinhado à esquerda, nunca o texto centralizado ou alinhado à direita.

      B) Recomenda-se o uso de fontes manuscritas para os textos longos e os alinhamentos mais confortáveis para a leitura são o justificado e o alinhado a esquerda.

      Fontes manuscritas são possuem boa legibilidade, por isso não são adequadas para textos longos.

      C) Deve-se usar o alinhamento centralizado para os títulos e textos principais. As fontes serifadas de estilo antigo, segundo a classificação de Williams (1995), são as únicas que devemos usar nas publicações jornalísticas.

      As fontes serifadas não são as únicas fontes usadas nas publicações jornalísticas. Usa-se também fontes sem serifa em títulos e chamadas de capa, por exemplo.

      D) Fontes decorativas devem ser evitadas exceto em elementos de destaque de títulos, por exemplo. Já os alinhamentos devem ser à direita na maioria dos textos das matérias.

      O alinhamento à direito, assim como o centralizado, deve ser evitado em textos de matérias. O centralizado é ideal para títulos.

      E) O conforto da leitura deve ser sempre um norte na escolha das fontes e dos alinhamentos. Por isso, a recomendação é que se use fontes sem serifa e alinhamento à direita.

      Para obter o conforto na leitura (legibilidade e leiturabilidade) de textos longos, o ideal é escolher fonte serifada e alinhamento à esquerda ou justificado, dependendo da situação.


    ID
    2972911
    Banca
    UFCA
    Órgão
    UFCA
    Ano
    2018
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    A assessoria de comunicação de uma empresa irá produzir um evento para 600 pessoas e precisa confeccionar materiais nos quais serão impressas coloridas a identidade visual do evento e as logos dos apoiadores e patrocinadores. Indique a alternativa que relaciona corretamente o tipo de material com o sistema de impressão recomendado para cada um.

    i) Ecobag em tecido
    ii) Pasta para documento no tamanho A4 (fechado)
    iii) Adesivo de 5x5 cm com identidade visual do evento
    iv) Banner de 90 x 120 cm


    1) Off-set
    2) Impressão digital a laser
    3) Serigrafia
    4) Impressão digital em jato de tinta

    Alternativas

    ID
    2972914
    Banca
    UFCA
    Órgão
    UFCA
    Ano
    2018
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Considerando as características de manuseio e de impressão de imagens, marque a opção que apresenta, respectivamente, o tipo de papel e as gramaturas mais recomendados para a capa e o miolo de uma revista impressa em 4x4 cores no sistema off-set.

    Alternativas

    ID
    2972926
    Banca
    UFCA
    Órgão
    UFCA
    Ano
    2018
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Para a confecção de um orçamento, as gráficas de offset precisam saber das informações técnicas do impresso e da sua aparência final. Assinale a opção correta em relação aos itens que devem constar no pedido de orçamento de uma revista.

    Alternativas

    ID
    2980963
    Banca
    IDECAN
    Órgão
    IF-PB
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    A diagramação ou projeto gráfico de um jornal, normalmente, se utiliza dos templates para dar início ao processo de distribuição de conteúdos, com a garantia da coesão visual das diferentes seções e páginas da publicação. Os templates simplificam todos os aspectos compositivos da página (Zappaterra, 2007). Porém, antes de mobilizar outras características que integram a configuração das páginas de um jornal, é importante conhecer como são chamados alguns dos principais componentes estruturadores da superfície. São considerados elementos que compõem um projeto gráfico de uma publicação:

    Alternativas
    Comentários
    • O lead faz parte do projeto gráfico?

      alguém explica?

    • Pesquisando vi que o lead pode ser destacado do texto no projeto gráfico, mas sinceramente nunca vi.

      A linha fina faria esse papel de destaque, ao meu ver.


    ID
    2988898
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    SLU-DF
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    No que concerne aos impactos de aportes tecnológicos aplicados na preparação de originais e no processo gráfico em geral, julgue o item subsequente.


    A impressão de jornais, revistas e outras publicações massivas ainda depende da preparação de fotolitos, por uma questão de qualidade, uma vez que a definição gráfica digital não garante o alto nível de qualidade proporcionado pela impressão analógica.

    Alternativas
    Comentários
    • Colaborando: Além da mão de obra e do espaço físico reduzidos, a tecnologia digital dispensa o uso de fotolitos, proporcionando maior viabilidade e economia à sublimação.

      Fonte:

    • A impressão de livros, jornais e revistas se dá por meio do sistema OFFSET, que dispensa o uso de fotolitos e a interferência humana, ou seja, os jornais já saem dobrados e as revistas grampeadas ou coladas.

    • Errada.

      O processo de impressão offset é o mais utilizado desde o século XX.

      A impressão offset, também chamada de impressão indireta, é o processo em que a tinta não é impressa diretamente no material final. Antes disso, ela é passada da chapa matriz para um cilindro chamado blanqueta e, posteriormente, é esta quem irá depositar a tinta no material.

    • errada

      A impressão de jornais, revistas e outras publicações massivas não depende mais da preparação de fotolitos - filmes transparentes, como era feito até anos atrás. O mercado dispõe de sistemas de impressão conhecidos por CTP - Computer to Plate, usando fotolito digital transferido eletronicamente para os suportes de impressão gráfica. Essa transferência digital tem a qualidade e a precisão definidas a laser sobre uma chapa com superfície ultrassensível.


    ID
    3037168
    Banca
    CETREDE
    Órgão
    Prefeitura de Juazeiro do Norte - CE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    As primeiras noções de jornalismo foram desenvolvidas por Johannes Gutenberg, na Idade Média. De acordo com a História, ele foi o responsável pela criação da prensa tipográfica e a ideia do conhecimento ser passado de forma sistemática, com as primeiras técnicas de divulgação. Por mais que sejam raros os documentos da época sobre sua vida, os registros apontam que ele era de nacionalidade

    Alternativas
    Comentários
    • GAB LETRA B

    • Uma das invenções que provocaram uma verdadeira revolução no terreno da escrita e da leitura foi a imprensa, isto é, a máquina de impressão tipográfica inventada pelo alemão Johann Gutenberg no século XV. O termo imprensa designa, originariamente, um tipo de dispositivo técnico capaz de reproduzir palavras, frases, textos ou mesmo livros inteiros através de caracteres ou tipos móveis. Esse dispositivo foi inventado por Gutenberg na década de 1430.


    ID
    3214450
    Banca
    VUNESP
    Órgão
    Câmara de Olímpia - SP
    Ano
    2018
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Os ilustradores que trabalham com o conceito de Mapa Mental partem do pressuposto de que todos eles têm algumas coisas em comum: todos usam cores; todos têm uma estrutura natural que parte do centro; todos utilizam linhas, símbolos, palavras e imagens de acordo com um conjunto de regras simples, básicas, naturais e familiares ao cérebro. (Adaptado: Tony Buzan)


    Esses ilustradores que prestam serviço ao jornalismo por meio de uma linguagem gráfica própria são responsáveis por

    Alternativas
    Comentários
    • Gab.C

      Os infográficos são conteúdos visuais que utilizam tanto de textos verbais, quanto não verbais — que podem variar entre imagens, ilustrações, pictogramas etc.

      Trata-se de uma mistura perfeita entre texto, recursos visuais e design, na qual um complementa o outro, com o objetivo de sempre melhorar a compreensão do leitor.

      Por isso, não pense que apenas a informação textual é responsável por transmitir o conhecimento, uma vez que estamos nos referindo a um trabalho em conjunto desses elementos.

      Fonte e saiba mais https://rockcontent.com/br/blog/infografico/


    ID
    3214456
    Banca
    VUNESP
    Órgão
    Câmara de Olímpia - SP
    Ano
    2018
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Os diagramadores reconhecem a existência de elementos sintáticos básicos para a construção de peças gráficas como folders, jornais, folhetos, boletins e outros produtos gráficos. A respeito desses elementos, é correto afirmar que

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito C

      Aos não-assinantes

    • Elementos básicos da comunicação visual:

      • o ponto
      • a linha
      • a forma
      • a direção
      • o tom
      • a cor
      • a textura
      • a dimensão
      • a escala
      • o movimento

      DONDIS, Donis A. A sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1991, pp. 51-83

      https://docente.ifrn.edu.br/carlosdias/informatica/programacao-visual/elementos-basicos-da-comunicacao-visual-donis-a.-dondis


    ID
    3232615
    Banca
    IBFC
    Órgão
    Câmara Municipal de Araraquara - SP
    Ano
    2018
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Marcação de tipo de coluna; corte e utilização de fotografias; disposição e tamanho de títulos, subtítulos e intertítulos; colocação de legendas e textos legendas; fios entre matérias; boa disposição de espaço em branco; aplicação de fundos e retículas em matérias e títulos; colocação adequada de gráficos ou esquemas; escolha de tipologia gráfica para cada matéria, títulos, entre outros. Essa variedade de recursos tem um papel fundamental dentro de um planejamento de comunicação. Assinale a alternativa que apresenta a definição CORRETA. 

    Alternativas

    ID
    3259675
    Banca
    IBFC
    Órgão
    Câmara Municipal de Araraquara - SP
    Ano
    2018
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    “A Imprensa Nacional tem o conteúdo de história muito grande em suas mãos. São coisas muito interessantes. Está ali o prelo em que trabalhou ___________, que foi nosso funcionário desde quando foi auxiliar de tipógrafo” (Fernando Tolentino, diretor geral da Imprensa Nacional). Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

    Alternativas
    Comentários
    • Entre 1856 e 1858, Joaquim Maria Machado de Assis, ingressou nos quadros da Imprensa Nacional (à época, Typographia Nacional). Foi o seu primeiro emprego, como aprendiz de tipógrafo. Posteriormente, regressou à Instituição para exercer a função de assistente do Diretor do Diário Oficial, de 1867 a 1874. Por decreto presidencial de 13 de janeiro de 1997, Machado de Assis recebe o título de Patrono da Imprensa Nacional.

      Fonte: http://www.in.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/museu-da-imprensa/acervo/-/asset_publisher/t9VtcTqConVR/content/id/50040065/prelo-machado-de-assis


    ID
    3283810
    Banca
    Quadrix
    Órgão
    CRM-PR
    Ano
    2018
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    No desenvolvimento do jornalismo impresso, forma e conteúdo se tornaram indissociáveis, reconhecendo que o aspecto visual tem grande importância na atração do olhar do leitor e no estabelecimento até mesmo de um vínculo afetivo com ele. Assim, o planejamento gráfico integrou-se por completo ao fazer jornalístico. Acerca do projeto gráfico de um jornal, julgue o próximo item.

    Ao enviar um produto gráfico para impressão, é necessário, antes, fazer a indicação da marca de corte, ou seja, a delimitação do número de cores que irá compor o layout, diferenciando texto e imagem.

    Alternativas
    Comentários
    • Ao enviar um produto gráfico para impressão, é necessário, antes, fazer a indicação da marca de corte, ou seja, a delimitação do número de cores que irá compor o layout, diferenciando texto e imagem.

      A questão trouxe a definição errada de "marca de corte"

    • Marca de corte é uma ferramenta que indica as medidas em que sua arte termina, sinalizada ao redor da prancheta de trabalho, ou seja, a região em que o papel será cortado


    ID
    3283816
    Banca
    Quadrix
    Órgão
    CRM-PR
    Ano
    2018
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    No desenvolvimento do jornalismo impresso, forma e conteúdo se tornaram indissociáveis, reconhecendo que o aspecto visual tem grande importância na atração do olhar do leitor e no estabelecimento até mesmo de um vínculo afetivo com ele. Assim, o planejamento gráfico integrou-se por completo ao fazer jornalístico. Acerca do projeto gráfico de um jornal, julgue o próximo item.

    Na editoração, a palavra ou sílaba que sobra sozinha na última linha de um parágrafo é chamada de “viúva” e pode ser caracterizada como um erro gráfico.

    Alternativas
    Comentários
    • Viúva: O mesmo que linha quebrada, especialmente quando são muito poucos os caracteres que compõem a linha. É considerada um erro gráfico, que se procura evitar por meio da recomposição das linhas anteriores. (Dicionário de Comunicação).

    • Sim, a viúva que fica solitária na linha incomoda os mais atentos e deve ser evitada em editoração profissional.


    ID
    3336316
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Uberaba - MG
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    A padronização gráfica ou identidade visual começa com a escolha de uma estrutura que leva em conta diversos elementos. Os recursos persuasivos possibilitam ao leitor uma imediata identificação do produto jornalístico, seja ele uma revista ou jornal.

    Com relação à diagramação, são elementos que o diagramador deve utilizar para definir o padrão gráfico, EXCETO:

    Alternativas
    Comentários
    • A alternativa correta é a letra D. Ela lista elementos que fazem parte do planejamento editorial, e não da diagramação.

      A diferença é que o planejamento editorial estabelecerá critérios de natureza editoral e jornalística que definirão o perfil da publicação, tais como o público-alvo/leitor da publicação, sua periodicidade, editorias e seções, se haverá ou não caderno/suplemento, tiragem, número de páginas etc.

      Já o projeto gráfico estabelecerá o estilo de diagramação, a tipologia, as cores a serem usadas, o tamanho da fonte, tipo de alinhamento, número de colunas, largura das mesmas, ícones e demais recursos gráficos a serem usados.


    ID
    3336322
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Uberaba - MG
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Em relação ao projeto gráfico de revista e seus elementos, assinale a alternativa INCORRETA.

    Alternativas
    Comentários
    • Apesar do projeto gráfico evoluir ao longo dos anos, as mudanças e alterações feitas nos elementos do projeto gráfico devem ser leves, nunca bruscas. Não deve haver uma ruptura drástica com o projeto gráfico original. Um exemplo disso é o logotipo. Isso ocorre, porque o projeto gráfico estabelece a identidade visual ou padronização visual da publicação, para que a cada edição, o leitor possa identificá-la no primeiro olhar (princípio da repetição).


    ID
    3482233
    Banca
    INSTITUTO AOCP
    Órgão
    ADAF - AM
    Ano
    2018
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Sobre a seleção de fontes, assinale a alternativa correta.

    Alternativas
    Comentários
    • O problema da alternativa D é a classificação de elegância. O que seria elegância? Para alguns a elegância é um design limpo, discreto, no qual o menos é mais. Para outros a elegância será uma diagramação cheio de adornos, na qual fontes serifadas e até mesmo cursivas poderão ser utilizadas.


    ID
    3531739
    Banca
    INSTITUTO AOCP
    Órgão
    IBGE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Ao elaborar textos, a forma como os caracteres se relacionam entre si com o suporte onde estão e com o conteúdo a ser expressado é de extrema relevância para que se obtenha uma publicação eficiente. Nesse sentido, conhecer as características e as variedades existentes nos tipos é muito importante. Uma das classificações mais conhecidas se dá pelo estilo dos tipos. Assim, assinale a alternativa que apresenta a descrição correta do estilo e a origem da família tipográfica citada.

    Alternativas

    ID
    3576445
    Banca
    VUNESP
    Órgão
    Prefeitura de Presidente Prudente - SP
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Jornalismo
    Assuntos

    Assinale a alternativa que aponte a composição que usa tipos gráficos da família romana.

    Alternativas
    Comentários
    • Famílias Romanas: são grupos caracterizados por serifas com desenho triangular e com hastes, traves e curvas apresentando suaves contrastes entre si. Possuem boa legibilidade e são indicadas para longos blocos de textos impressos.

      Exemplos: Times New Roman, Palatino, Garamond e Euzevir

      Fonte: Fundamentos de Produção Gráfica para quem não é produtor gráfico.