SóProvas


ID
214663
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Nas metodologias de amostragem e análise de sementes, são adotados procedimentos-padrão, com o objetivo de garantir a reprodução de resultados, bem como diminuir as discrepâncias entre laboratórios distintos. Acerca desses procedimentos, julgue os próximos itens.

Os testes ou as análises realizados nas sementes para verificação de suas características e sanidade requerem quantidade reduzida de sementes em relação ao lote de sementes. Para sementes que deslizam com facilidade, o mais adequado é o método mecânico, que consiste em sucessivas divisões da amostra média em duas partes aproximadamente iguais e homogêneas com a remoção, a cada divisão, de metade da porção. Essa operação é repetida até que se obtenha a amostra de trabalho de peso aproximadamente superior ao exigido para a espécie.

Alternativas
Comentários
  • Vamos Lá!
    Determinar o estado sanitário de uma amostra de sementes e, conseqüentemente, do lote que representa, obtendo-se, assim, informações que podem ser usadas para diferentes finalidades, como comparar a qualidade de diferentes lotes de sementes ou determinar a sua utilização comercial. Este método é adequado para todas as sementes que deslizam com facilidade. A amostra passada pelo aparelho é dividida em duas partes aproximadamente iguais e homogêneas. Com o intuito de melhor homogeneizar a amostra média, esta deve ser passada no mínimo duas vezes pelo divisor e recomposta antes da divisão propriamente dita, que é executada por meio de repetidas passagens das sementes pelo divisor, removendo-se, em cada vez, metade da porção. O processo de divisões sucessivas é repetido até que se obtenha a amostra de trabalho de peso aproximado, porém nunca inferior ao exigido para a espécie. Porções obtidas por divisão podem ser combinadas para se obter o peso necessário.
    Fonte:http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CE8QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.agricultura.gov.br%2Farq_editor%2Ffile%2F2946_regras_analise__sementes.pdf&ei=HOfyT8rnB4n68gSUl63NCQ&usg=AFQjCNF4b20jvdZAjPLWcg264TAunye8kA&sig2=gXu3scEuHBRu9KdSlp4Q_w
    Bons Estudos!
  • 1.5 OBTENÇÃO DE AMOSTRA DE TRABALHO 1.5.1 INSTRUÇÕES GERAIS A amostra média recebida pelo laboratório necessita ser reduzida a uma ou mais amostras de trabalho, de peso igual ou ligeiramente maior aos prescritos no Quadro 1.2, as quais serão usadas nas diversas determinações.
    Um dos seguintes métodos deve ser usado na obtenção das amostras de trabalho: I- Método Mecânico Este método é adequado para todas as sementes que deslizam com facilidade. A amostra passada pelo aparelho é dividida em duas partes aproximadamente iguais e homogêneas. Com o intuito de melhor homogeneizar a amostra média, esta deve ser passada no mínimo duas vezes pelo divisor e recomposta antes da divisão propriamente dita, que é executada por meio de repetidas passagens das sementes pelo divisor, removendo-se, em cada vez, metade da porção. O processo de divisões sucessivas é repetido até que se obtenha a amostra de trabalho de peso aproximado, porém nunca inferior ao exigido para a espécie. Porções obtidas por divisão podem ser combinadas para se obter o peso necessário.