SóProvas


ID
214669
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Nas metodologias de amostragem e análise de sementes, são adotados procedimentos-padrão, com o objetivo de garantir a reprodução de resultados, bem como diminuir as discrepâncias entre laboratórios distintos. Acerca desses procedimentos, julgue os próximos itens.

O teste de germinação consiste da emergência e do desenvolvimento em condições controladas de laboratório de 400 sementes, obtidas aleatoriamente da porção semente pura, em substrato de papel previamente tratado para eliminar micro-organismos.

Alternativas
Comentários
  • Vamos Lá!
    Germinação de sementes em teste de laboratório é a emergência e desenvolvimento das estruturas essenciais do embrião, demonstrando sua aptidão para produzir uma planta normal sob condições favoráveis de campo.
    Fonte:http://www.agricultura.gov.br/arq_editor/file/2946_regras_analise__sementes.pdf
    Bones Estudos!
  • O objetivo do teste de germinação é determinar o potencial máximo de germinação de um lote de sementes, o qual pode ser usado para comparar a qualidade de diferentes lotes e estimar o valor da semente para a semeadura.
    Germinação, em teste de laboratório, é a emergência e o desenvolvimento da plântula até determinado estádio, onde o aspecto de suas estruturas essenciais indica se a mesma é ou não capaz de se desenvolver posteriormente em planta normal, sob condições favoráveis de campo. Assim, o resultado de germinação, relatado no Boletim de Análise, corresponde à porcentagem de sementes que produziram plântulas normais.
    Para o teste de germinação são utilizadas 400 sementes, tomadas ao acaso da porção semente pura da análise de pureza, semeadas em 4 repetições de 100 sementes, 8 de 50 ou 16 de 25. O número de repetições depende da espécie em exame e/ou do tamanho das sementes x tamanho do substrato.
    8 repetições de 50 sementes deverão ser semeadas aleatoriamente em substrato de papel em forma de rolo (RP) e colocadas a germinar à temperatura alternada de 20-30°C por até 8 dias. Serão utilizadas para a semeadura 4 folhas de papel substrato (3 de base e 1 de cobertura), previamente umedecidas e de tamanho adequado (observando-se a relação tamanho de substrato x tabuleiro contador x espaçamento), em cada 8 repetições de 50 sementes.

    Acredito que o erro da questão está em dizer que o papel é previamente tratado.