SóProvas


ID
2147551
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre o taylorismo e o fordismo, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Padrão produtivo capitalista desenvolvido ao longo do século XX, que se fundamenta basicamente na produção em massa.

( ) Unidades produtivas descentralizadas e horizontalizadas, com foco no controle de qualidade.

( ) Desenvolvidos por um proletariado coletivo e de massa, sob forte despotismo e controle fabril.

( ) Foi uma resposta à crise da reestruturação produtiva tecnológica.

Alternativas
Comentários
  • Bo@ noite, coleguinh@s!

     

    O fordismo é a forma pela qual a indústria e o processo de trabalho consolidaram-se ao longo deste século, cujos elementos constitutivos básicos eram dados pela produção em massa, através da linha de montagem e de produtos mais homogêneos; através do controle dos tempos e movimentos pelo cronômetro taylorista e da produção em série fordista; pela existência do trabalho parcelar e pela fragmentação das funções; pela separação entre elaboração e execução no processo de trabalho; pela existência de unidades fabris concentradas e verticalizadas e pela constituição/consolidação do operário-massa, do trabalhador coletivo fabril, entre outras dimensões. Menos do que um modelo de organização societal, que abrangeria igualmente esferas ampliadas da sociedade, compreendemos o fordismo como o processo de trabalho que, junto com o taylorismo, predominou na grande indústria capitalista ao longo deste século.

     

     

  • (TAYLORISMO/FORDISMO) Padrão produtivo capitalista desenvolvido ao longo do século XX, que se fundamenta basicamente na produção em massa. 

    (TOYOTISMO) Unidades produtivas descentralizadas e horizontalizadas, com foco no controle de qualidade. 

    ( TAYLORISMO/FORDISMO) Desenvolvidos por um proletariado coletivo e de massa, sob forte despotismo e controle fabril.  

    (TOYOTISMO) Foi uma resposta à crise da reestruturação produtiva tecnológica.