SóProvas


ID
2148112
Banca
FCM
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com Sayão et al.(2009, p.26), "a criação de repositórios institucionais compreende um grande número de atividades que ensejam aspectos políticos, legais, educacionais, culturais e alguns componentes técnicos importantes”. E

m relação aos repositórios institucionais, analise as afirmativas abaixo:

I- A Biblioteca Digital Mundial(BDM) oferece uma seleção de documentos provenientes de fundos documentais digitalizados das grandes bibliotecas do mundo, transforma os objetos, em sua maioria já de domínio público, em coletivos da humanidade. Outras bibliotecas digitais, como a Europeana e a Google, que disponibilizam acervos protegidos pela legislação autoral, enfrentam ainda disputas judiciais para manter seus projetos em atividade na rede.

II- Muitas organizações utilizam repositórios institucionais para aplicações e usos tais como: gestão de atividades de pesquisa, veiculação de publicações eletrônicas, armazenamento de materiais de aprendizagem, gestão de dados de pesquisa, curadoria de materiais digitais, gestão de conhecimento e exposição virtual.

III- O objetivo dos sistemas de identificadores persistentes é garantir que os recursos informacionais tenham uma identificação única, global, independente de tecnologia e do endereço do servidor onde o recurso está armazenado.

IV- Há uma extraordinária oferta de software para implementação de repositórios digitais, os mais sofisticados, técnica e funcionalmente são proprietários.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Os softwares de código aberto também podem ser sofisticados, exemplo disso é o DSpce, bastante utilizado.

  • Conforme Sayão et al (2009, p. 24-25, 43, 88-90):

    As comunidades interessadas, que hoje já extrapolam o domínio acadêmico, têm lançado mão dos repositórios institucionais para um espectro extraordinário de funções que variam significantemente de repositório para repositório. Muitas organizações utilizam repositórios institucionais para aplicações e usos inéditos, por exemplo: gestão de atividades de pesquisa, veiculação de publicações eletrônicas, armazenamento de materiais de aprendizagem, gestão de dados de pesquisa, curadoria de materiais digitais, gestão de conhecimento, exposição virtual, para citar alguns.

    A boa notícia é que há uma extraordinária oferta de software para implementação de repositórios digitais e, surpreendentemente, os mais sofisticados, técnica e funcionalmente, são livres e de código aberto.

    O objetivo dos sistemas de identificadores persistentes é garantir que os recursos informacionais tenham uma identificação – diferentemente do URL - única, global, e independente de tecnologia e do endereço do servidor onde o recurso está armazenado.

    Segundo depoimento de James H. Billington (2009)4, a BDM não se constitui em uma biblioteca a mais. Ela representa um sítio gratuito na Internet que propõe uma seleção de documentos provenientes de fundos documentais digitalizados das grandes bibliotecas do mundo.

    A seletividade com a qual a BDM se moldou, minimiza essa discussão sobre a propriedade intelectual singular, pois transforma os objetos, em sua maioria já de domínio público, em coletivos da humanidade. Diferentemente dessa prática, outras bibliotecas digitais como a Europena e a Google que disponibilizam acervos protegidos pela legislação autoral, enfrentam ainda disputas judiciais para manter seus projetos em atividade na rede.

    Gab. D

    SAYÃO, Luis Fernando et al. (Orgs.). Implantação e gestão de repositórios institucionais: políticas, memória, livre acesso e preservação. Salvador : EDUFBA, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ufba/473/3/implantacao_repositorio_web.pdf