SóProvas



Questões de Instrumentos de Gestão da Informação e do Conhecimento


ID
77938
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com a vantagem de prover um ponto central de acesso aos recursos de informação de uma empresa, assume o papel, sem precedentes, de integrador universal, constituindo um novo instrumento de gestão de informação e conhecimento nas organizações. Trata-se

Alternativas
Comentários
  • Letra E. Um Portal de Colaboração é um espaço privado que dá aos empregados em uma companhia a habilidade de organizar informações, acessar rapidamente informações, administrar documentos, compartilhar calendários e colaborar em equipes, tudo em um ambiente familiar, baseado em um navegador web.
  • Os Portais ressaltam duas características comuns e principais: a integração e o compartilhamento. Um portal pode ser um meio de acesso integrado que oferece aos visitantes um ponto único de contato para fornecimento de informações e de serviços on-line (GANT & GANT, 2001); podem ser públicos e corporativos; verticais e horizontais, no caso dos portais públicos; os corporativos tanto podem dar ênfase em suporte à decisão ou ao processamento cooperativo

     

    Fonte: http://www.informo.net.br/memex/default.asp


ID
83359
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Quanto às fontes de informação jurídica, julgue os itens que
se seguem.

Para organizar, integrar e dar acesso à informação jurídica e legislativa oriundas dos Poderes Legislativo e Judiciário em suas esferas municipais, estaduais e na federal, o portal LexML faz uso do protocolo de coleta de metadados Z39.50.

Alternativas
Comentários
  • Faltou o poder executivo na assertiva.

  • Além disso, o protocolo usado para a coleta de dados é o OAI-PMH, não Z 39.50

  • Não existe Poder Judiciário nos municípios. Eis a pegadinha do CESPE.
  • A coleta de metadados tem por objetivo reunir os metadados de documentos legislativos e jurídicos disponíveis nos sítios dos diversos órgãos governamentais. Serão coletados, inicialmente, metadados de identificação (epígrafe, apelidos, identificadores, etc.) e metadados descritos (ementa e relacionamentos).

    Como forma de facilitar e automatizar o processo de coleta de metadados foi escolhido o Protocolo OAI-PMH.

  • • Driver JDBC para seu banco de dados. Por restrições da licença de uso de alguns
    drivers JDBC, não pudemos distribuí-los junto com este pacote. Veja abaixo
    como obter o driver para seu banco:
    Oracle: ojdbc14.jar (disponível com sua distribuição do banco de dados)
    SQL Server: jtds-09.jar (distribuído com este pacote)
    DB2: db2jcc4.jar (disponível com sua distribuição do banco de dados)
    MySQL: mysql-connector-java-5.1.8-bin.jar
    (distribuído com este pacote)
    PostgreSQL: postgresql-8.4-701.jdbc3.jar
    (distribuído com este pacote)
     

     

    http://projeto.lexml.gov.br/downloads/copy_of_lemxl-toolkit-3.4.2.zip/view

  • Questão repetida do CESPE em:

    Ano: 2019 Banca: CESPE Órgão: TJ-AM Prova: Analista Judiciário - Biblioteconomia

    Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: STJ Prova: Analista Judiciário - Biblioteconomia

    Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: TRE-BA Prova: Analista Judiciário - Biblioteconomia


ID
145570
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O instrumento onde estão registrados todos os detalhes estruturais da biblioteca e que se constitue um verdadeiro auxiliar administrativo, pois nele aparecem a avaliação dos elementos que compõem a biblioteca, a indicação dos serviços que devem ser prestados, a informação sobre a política bibliotecária, a determinação da relação existente entre as diversas tarefas e os diversos setores de trabalho, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: 

     e)

    manual de serviços.


ID
163540
Banca
ADVISE
Órgão
SESC-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando que o objetivo de qualquer sistema de recuperação da informação(SRI) é o uso e que, nesse contexto, a usabilidade diz respeito ao "grau com que usuários específicos podem alcançar metas específicas em determinado ambiente, com eficácia, eficiência, comodidade e de maneira aceitável" (BOOTH, 1989), as categorias de usuários usadas como estereótipos para faixas de experiência com sistemas de acesso público são:

Alternativas
Comentários
  • D-- [novato, experiente, ocasional, frequente e com necessidades especiais.

    Pensar em usuários, sistemas é precioso também prever acessibilidade.

  • Usuários novatos – nunca usaram um determinado sistema e precisam aprender a utilizá-lo de forma simples e rápida.

    Usuários experientes – utilizam o sistema regularmente e, portanto, estão familiarizados com a maioria de suas funções podendo lidar com qualquer problema que venha a surgir no sistema.

    Usuários ocasionais – utilizam o sistema raramente ou com uma freqüência muito baixa.

    Usuários freqüentes – geralmente são considerados usuários experientes, embora limitem a variedade de funções do sistema que utilizam e, por isso, não se tornam usuários verdadeiramente experientes.

    Usuários com necessidades especiais – são portadores de deficiências visuais, auditivas, físicas ou têm algum distúrbio de aprendizagem

    http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/biblio/article/download/4901/3706


ID
317713
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da gestão da informação e do conhecimento, julgue os itens
a seguir.

A gestão da informação lida com o conhecimento explícito e a gestão do conhecimento lida, exclusivamente, com o conhecimento tácito. As duas atividades referem-se, pois, a práticas distintas.

Alternativas
Comentários
  • Acho que essa questão só se tornou errada pelo uso da expressão EXCLUSIVAMENTE
  • Além do mais Neide acredito que gestão do conhecimento seja equivalente à gestão da informação. Se eu tiver errado, por favor me corrijam.

  • Primeiramente é importante mencionar o que se entende por gestão da informação e gestão do conhecimento. A gestão da informação é um conjunto de estratégias que visa identificar as necessidades informacionais, mapear os fluxos formais de informação nos diferentes ambientes da organização, assim como sua coleta, filtragem, análise, organização, armazenagem e disseminação, objetivando apoiar o desenvolvimento das atividades cotidianas e a tomada de decisão no ambiente corporativo (1). A gestão do conhecimento é um conjunto de estratégias para criar, adquirir, compartilhar e utilizar ativos de conhecimento, bem como estabelecer fluxos que garantam a informação necessária no tempo e formato adequados, a fim de auxiliar na geração de idéias, solução de problemas e tomada de decisão (2).

    Na literatura observa-se que algumas correntes fundem os dois modelos de gestão, ou ainda, confundem um modelo com o outro. Por esse motivo, é muito comum, em diferentes segmentos econômicos, empresários falarem que fazem gestão do conhecimento em suas empresas, quando na realidade o que fazem é gestão da informação.

    No entanto, algumas correntes definem muito claramente o papel de cada um destes modelos de gestão. Sem dúvida nenhuma, as duas gestões convergem para o fato de que pretendem apoiar/subsidiar as atividades desenvolvidas no dia-a-dia, e a tomada de decisão na organização.

    Para isso, focam fluxos informacionais diferenciados. A gestão da informação apóia-se nos fluxos formais (conhecimento explícito) e a gestão do conhecimento nos fluxos informais (conhecimento tácito). A gestão da informação trabalha no âmbito do registrado, não importando o tipo de suporte: papel, disquete, CD-ROM, Internet, Intranet, fita, DVD, etc., constituindo-se nos ativos informacionais tangíveis. A gestão do conhecimento trabalha no âmbito do não registrado: reuniões, eventos, construção individual de conhecimento, valores, crenças e comportamento organizacional, experiências práticas, educação corporativa, conhecimento de mundo etc., constituindo-se nos ativos intelectuais (intangíveis).

    (…)

    Valentim, Marta Ligia Pomim. Gestão da informação e do conhecimento: especificidades e convergências.
    [Novembro/2004]. Disponível em:


  • Exatamente Neide! A gestão do conhecimento não lida exclusivamente com conhecimento tácito, mas com conhecimento explícito também: 

    "Na opinião de Alvarenga Neto (2008, p. 53) a gestão do conhecimento, além da gestão da informação, envolve também as questões da criação, do compartilhamento e do uso/aplicação do conhecimento. A GI serve de partida para a implementação de iniciativas de GC, mas por si só não garante sua aplicabilidade."

     

    https://docs.google.com/viewerng/viewer?url=http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/viewFile/1931/2052

     

    Diego, pelo que li a respeito, Gestão da informação não é equivalente à Gestão do conhecimento.

    Abraços!

  • Ambos fazem parte da Gestão do Conhecimento.
     

    O conhecimento Tácito

    é aquele adquirido pela experiência.

    o Explícito

    é aquele transmissível por meio da linguagem formal, codificado e sistemática.

  • FUNDAMENTANDO os comentários "[...] Sobre a Gestão da Informação e a Gestão do Conhecimento, tanto a informação quanto o conhecimento tem a ver com pessoas, embora em diferentes níveis ou dimensões. A informação depende dos dados que se convertem em informação ao ter significado a partir de diferentes processos de agregação de valor e de uma determinada contextualização; o conhecimento é informação transformada em crenças, conceitos e modelos mentais mediante o raciocínio e reflexão." (PONJUÁN DANTE, 2007, p. 111

    DADOS (geram) --> INFORMAÇÃO (que geram) -> CONHECIMENTO

    Desse modo, vale salientar que se a questão afirmasse que, ao invés da GC, a GI lidasse EXCLUSIVAMENTE com o conhecimento explícito, também estaria errado. Vejam só:

    "A interação entre as disciplinas de Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento contribui para o desenvolvimento de uma visão mais holística da GI. A Gestão do Conhecimento, ao considerar o fator humano como essencial em sua disciplina, parece ter influenciado o reforço deste aspecto por muitos autores da GI. Assim, o elemento humano, visto antes como um dos recursos da GI, passou a ser considerado o foco principal das práticas de gerenciamento informacional. Wilson (2002), em seu trabalho sobre Gestão da Informação, reconheceu claramente este aspecto, destacando que o comportamento (de busca) informacional (Information Seeking Behavior), tendo como base a necessidade informacional humana, é a mola-mestra da GI."

    Finalizando o raciocínio, ambas possuem características complementares. O que DIFERENCIA uma da outra, é o FOCO do seu objeto de estudo (GI -> conhecimento explícito; GC -> conhecimento tácito), mas isso não significa afirmar que lidam EXCLUSIVAMENTE com o seu foco.


ID
317719
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da gestão da informação e do conhecimento, julgue os itens
a seguir.

A gestão do conhecimento pode ser compreendida como a promoção de condições férteis para que o conhecimento seja criado, compartilhado e utilizado no âmbito das organizações.

Alternativas
Comentários
  • "Entretanto, quando se tem em questão o conhecimento tácito de fato, a gestão do conhecimento é responsável pela condução dos processos relacionados ao fluxo e apropriação do conhecimento. Este, por seu turno, não pode ser manipulado, no sentido estrito da palavra. A 'intencionalidade maior' refere-se, em última análise, em fazer com que todo o tipo de conhecimento seja valorizado, compartilhado, utilizado, retido na organização, com o fim de que os indivíduos criem conhecimento, aprendam mais e da melhor forma. Está preocupada com a criação de condições férteis, a condução de situações ótimas e viabilizadoras para que o conhecimento seja criado, compartilhado, assimilado e convertido em benefícios aplicáveis à consecução dos objetivos de uma determinada organização. Todas esses aspectos pressupõem elementos a mais do que a gestão da informação sozinha pode oferecer."

    Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652007000100007

    Gabarito: CERTO


ID
317728
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da gestão da informação e do conhecimento, julgue os itens
a seguir.

O modelo SECI (sensibilização, externalização, combinação e informação) representa modos de criação de conhecimento organizacional.

Alternativas
Comentários
  • O modelo SECI é um modelo do conhecimento que cria processos para compreender a natureza dinâmica da criação do conhecimento, a criação desse conhecimento é um processo continuo de interações dinâmicas entre o conhecimento tácito e explícito. As quatro modalidades da conversão do conhecimento interagem na espiral da criação do conhecimento. A espiral torna-se maior na escala enquanto move para cima através dos níveis organizacionais, e podem-se provocar espirais novas da criação do conhecimento.
    Significado de SECI:
    Socialização: Este modo de conversão do conhecimento denominado socialização configura o processo de compartilhamento de experiências e viabiliza a criação do conhecimento tácito (NONAKA, 1994). Uma frase sintetiza esta conversão: “troca de conhecimentos face-a-face entre as pessoas” Silva.


    A literatura aponta dois caminhos para a organização obter oconhecimento de que necessita: o do desenvolvimento interno e o da incorporação de bases externas. O conhecimento é reconhecido como fator-chave a competitividade das organizaçõess, muito além do gerenciamento do conhecimento, a sua criação representa um recurso estratégico para as empresas. As condições favoráveis para tanto passam pelo processo SECI (Socialização - Externalização -Combinação - Internalização).
  • Fui pela lógica: informação representa um modo de criação de conhecimento organizacional? NÃO!! Ela por si só NÃO representa um modo de criação de conhecimento organizacional.

    Força, foco e fé!

  • E alguém NORMAL consegue acertar este tipo de questão nas provas?

  • ESTÁ ERRADA! Onde está "informação" deveria estar "internalização"

    O modelo SECI (sensibilização, externalização, combinação e informação) representa modos de criação de conhecimento organizacional.

    Lembrem-se:

    Socialização = Conhecimento tácito em tácito
    Externalização = Conhecimento tácito em explícito
    Combinação = Conhecimento explícito em explícito
    Internalização = Conhecimento explícito em tácito

  • 4 (quatro) modos de conversão do conhecimento: 

    SECI (Socialização, Externalização, Combinação, Internalização).

  • Modelo SECI (SOCIALIZAÇÃO, externalização, combinação e INTERNALIZAÇÃO

     

    SÓCIO - T -T 

    EXTERNO -T - E 

    COMBINADO - E- E 

    INTERNO -E  - T


ID
788521
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Num sistema de gestão do conhecimento, a identificação consiste em

Alternativas
Comentários
  • d-

    A identificação do conhecimento identifica o conhecimento crítico necessário para as competências da organização. Inclui uma análise do conhecimento que já está disponível e do que está faltando. Métodos e ferramentas para este passo incluem: estratégias sistemáticas de pesquisa, brainstorming, técnicas de mapeamento e feedback


ID
788575
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os sistemas de organização do conhecimento se referem a instrumentos que possibilitam a organização de estruturas semânticas de conhecimento, como, por exemplo, os sistemas de classificação, as listas de cabeçalhos de assunto, as taxonomias, os tesauros, as ontologias e as redes semânticas.


A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.


I - As ontologias são modelos conceituais específicos para representar as relações complexas entre objetos, incluindo as regras e os axiomas não presentes nas redes semânticas.


II - As redes semânticas são conjuntos de termos que representam conceitos, modelados como os nós de uma rede de tipos de relação variável.


III - Os tesauros são conjuntos de termos que representam os conceitos e as relações hierárquicas, de equivalência e de associação entre eles.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Ontologias: são uma especificação explícita de uma conceituação.

    Componentes:

    a) classes (organizadas em uma taxonomia);

    b) relações (representam o tipo de interação entre os conceitos de um domínio);

    c) axiomas (usados para modelar sentenças sempre verdadeiras); e

    d) instâncias (utilizadas para representar elementos específicos, ou seja, os próprios dados).

    Rede semântica:

    São grafos orientados que proporcionam uma representação declarativa de objetos, propriedades e relações: As relações vão geralmente além dos padronizados BT, NT e RT; podem incluir relações tipo todo-parte, causa-efeito, pai-menino [é um] ou [é parte].

    Um nó é identificado por um objeto. Nó = objeto onde um objeto pode ser representado por:

    Pessoas

    Animais

    Eventos

    Ações

    Conceitos

    Atributos ou características que o identificam.

    Os nós de uma Rede Semântica estão unidos por elos, que indicam a relação que existe entre eles.

    A diferença dos tesauros e ontologias não define a estrutura dos conceitos mediante hierarquias: Utilizam redes de nós (vértices) que simbolizam os conceitos e elos (linhas) que os unem para representar propriedades ou relações entre conceitos. Estas redes são representadas graficamente mediante nós orientados, com um nó inicial e um nó final. A relação existente entre os conceitos se define numa determinada direção

    Tesauro:

    Lista de descritores (termos controlados) que representam os conceitos de um domínio do conhecimento. E se organiza em estrutura hierárquica com relações semânticas entre si. 

    As relações semânticas organizam a estrutura do tesauro:

    Equivalência - controla os termos utilizados e os não utilizados. Implica a designação de descritores e outras formas de representar um conceito (sinônimos e quase-sinônimos) não utilizado como ponto de acesso na indexação e na recuperação.

    Hierárquicas - apresentam níveis de superordenação e subordinação.

    Subtipos de relações hierárquicas:

    Gênero-espécie (classe ou categoria / membros ou espécies)

    Partitivas (parte/todo)

    Enumerativas (categoria geral / caso individual)

    Poli-hierárquicas (conceito que tem mais de uma cadeia hierárquica; mais de um termo genérico).

    Associativas - as mais difíceis de definir e estabelecer.

    Quando uma relação não pode identificar-se como de equivalência ou hierárquica:

    Fontes:

    GONZÁLEZ, J. A. M. Linguagens documentárias e vocabulários semânticos para a web. Salvador: EdUFBA, 2011.

    FEITOSA, A. Organização da informação na web: das tags à web semântica. Brasília: Thesaurus, 2007.

    VITAL, Luciane Paula; CAFÉ, Lígia Maria Arruda. Ontologias e taxonomias: diferenças. Perspectivas em Ciência da Informação, v.16, n.2, p.115-130, abr./jun. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-9936&lng=en&nrm=iso


ID
1001242
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os catálogos bibliográficos em linha (online public access catalogue) e os catálogos em fichas foram desenhados para organizar melhor os itens arquivados em uma biblioteca. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.

Embora os catálogos de bibliotecas existam há séculos, somente a partir da década de 90 do século passado é que começaram a ser avaliados como ferramentas de buscas bibliográficas.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Perea (2010), em seu artigo 'Catálogo da biblioteca: o objeto orientado ao usuário', " os catálogos das bibliotecas existem há séculos, porém só a partir da década de 1990 é que se buscou formas de avaliá-los como ferramentas de buscas bibliográficas.

    Força, foco e fé!


ID
1001245
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os catálogos bibliográficos em linha (online public access catalogue) e os catálogos em fichas foram desenhados para organizar melhor os itens arquivados em uma biblioteca. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.

Ao propor um catálogo, o bibliotecário deve conhecer as reais necessidades do usuário.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    A Declaração dos Princípios Internacionais de Catalogação (DECLARAÇÃO..., 2009, p. 3-4) determina, como fundamento para a construção de códigos de catalogação, a conveniência do usuário. Determina, também: O catálogo deve ser um instrumento efetivo e eficiente que permita ao usuário: 4.1 Encontrar recursos bibliográficos em uma coleção como o resultado de uma busca, usando atributos e relações entre recursos: 4.1.1 localizar determinado recurso 4.1.2 localizar conjuntos de recursos representando. 


ID
1534114
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A informação é um conhecimento inscrito (registrado) em forma escrita (impressa ou digital), oral ou audiovisual, em um suporte. A recuperação da informação (digital) consiste em encontrar a informação desejada em um armazém de informação ou base de dados. Os Sistemas de Recuperação da Informação (SRIs) são formados por conjunto de componentes que permitem que eles atinjam seus objetivos. Esses componentes são: a tecnologia (hardware, software e as redes de comunicação de dados), as pessoas (usuários, intermediários e pessoas envolvidas na criação do sistema) e um ou mais corpos de conhecimento (base de dados) ao qual o SRI dá acesso. De acordo com os tipos de dados aos quais fornecem acesso, os SRIs, como base de dados, podem ser categorizados como referenciais ou de fonte. Assinale a alternativa correta para uma base de dados referencial.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D.

    Relembrando os tipos de bases de dados:

    Classificação das bases de dados (CUNHA e ROWLEY)

    1) Bases de dados referenciais - remetem às fontes primárias:

    Bases de Dados Bibliográficos - Incluem citações bibliográficas acompanhadas ou não dos resumos dos trabalhos publicados. Ex.: LICI/IBICT; MEDLINE; ERIC

    Bases de Dados Catalográficos - Representam o acervo de uma biblioteca ou de uma rede de bibliotecas, sem indicação do conteúdo dos documentos. Ex.: UNIBIBLI; OPACS (Online Public Access Catalogs)

    Bases de Diretórios - informações ou dados sobre pessoas, instituições. Ex.: " American Library Directory"

    2) Bases de dados de fontes - contém os dados originais e textos completos :

    Bases de Dados Numéricos - Incluem dados numéricos e estatísticos. Ex.: SIDRA/Fundação IBGE

    Bases de Dados de Texto Completo - contém notícias de jornal, especificações técnicas, artigos de periódicos, dicionários. Ex.: RCI/IBICT (artigos da revista Ciência da Informação)

    Bases de Dados Textuais e Numéricos - mistura de dados textuais e numéricos. Ex.: Encyclopaedia Britannica

    Bases de Dados Gráficos - apresentam fórmulas químicas, imagens, logotipos. Ex.: Trademarkscan (marcas comerciais patenteadas nos EUA)

    http://www2.eca.usp.br/prof/sueli/cbd201/bases.htm


ID
1539037
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O instrumento de administração que registra todos os aspectos estruturais da biblioteca, orientando sobre os serviços e as relações existentes entre as diversas tarefas, conforme os diversos setores de trabalho, é

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: b) o manual de serviços.

    Bons estudos!


ID
1807789
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca do sistema de organização do conhecimento (SOC), julgue o item subsequente.

Taxonomia corporativa consiste em uma lista de termos autorizados para serem usados em redação empresarial e para auxiliar na busca de informações. Diferentemente dos tesauros, a taxonomia não utiliza padrões de classificação e ordenação de informações.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Taxonomia é, por definição, classificação, sistemática. 

    Tanto tesauros quanto taxonomias visam a ordenação do conteúdo dos documentos.

  • Taxonomia é, por definição, classificação, sistemática e está sendo conceituadas no âmbito da Ciência da Informação como ferramenta de organização intelectual. É empregada em portais institucionais, bibliotecas digitais como um novo mecanismo de consulta, ao lado de ferramentas de busca. Além destas aplicações, a taxonomia é um dos componentes em Ontologias A organização das informações através do conceito de Taxonomia permite alocar, recuperar e comunicar informações dentro de um sistema de maneira lógica através de navegação. A utilização de taxonomias permite que se estabeleçam padrões de alto nível para a ordenação e classificação de informação através do uso de mecanismos de herança.

  • Complementando as respostas dos colegas:
    "De acordo com Woods (2004) taxonomia corporativa, definida de forma simples, é uma hierarquia das categorias utilizadas para classificar documentos e outras informações, como uma forma de representar as informações disponíveis dentro da organização."

    Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ECID-87BJSR/disserta__o_elis_ngela_aganette_2010.pdf;sequence=1

    Gabarito: ERRADO

  • Taxonomia corporativa consiste em uma lista de termos autorizados para serem usados em redação empresarial e para auxiliar na busca de informações. Diferentemente dos tesauros, a taxonomia não utiliza padrões de classificação e ordenação de informações.


ID
1807792
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca do sistema de organização do conhecimento (SOC), julgue o item subsequente.

A elaboração de um tesauro inclui a definição de classes, atributos e a descrição dos valores permitidos a esses atributos, além de abranger, entre outros, classes ou conceitos, relações, instâncias e axiomas.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Esta conceituação se refere as ontologias.

    Para representar o conhecimento, uma ontologia apresenta componentes como: conceitos, relações, funções, instâncias, axiomas

  • A elaboração de um tesauro inclui a definição de classes, atributos e a descrição dos valores permitidos a esses atributos, além de abranger, entre outros, classes ou conceitos, relações, instâncias e axiomas

     

    A elaboração DE UMA ONTOTLOGIA inclui a definição de classes, atributos e a descrição dos valores permitidos a esses atributos, além de abranger, entre outros, classes ou conceitos, relações, instâncias e axiomas

  • Elaboração ee tesauro ... continuar

  • A questão proposta aborda características dos tesauros. 

    A elaboração de um tesauro envolve a definição de bases classificatórias dos termos de determinado campo do conhecimento ou domínio semântico, sendo determinados os termos autorizados e não-autorizados na representação do referido campo. A definição de cada conceito e seus respectivos termos tem como função comprovar objetivamente tanto as relações hierárquicas como as partitivas e associativas com outros conceitos. 

    A “definição de classes, atributos e a descrição dos valores permitidos a esses atributos, além de abranger, entre outros, classes ou conceitos, relações, instâncias e axiomas" refere-se à elaboração de ontologias 

    Nas ontologias, as classes organizam o conhecimento (geralmente no formato de uma taxonomia), identificando as relações entre os conceitos estudados, representando o tipo de interação entre os conceitos de um domínio). Os axiomas são usados para modelar sentenças sempre verdadeiras, enquanto as instâncias representam elementos específicos, ou seja, os próprios dados. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • falou em instâncias e axiomas lembrem-se de ontologias.


ID
1807795
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca do sistema de organização do conhecimento (SOC), julgue o item subsequente.

Metalinguagem, catálogos de autoridade e rede paradigmática integram o escopo do SOC.

Alternativas
Comentários
  • '[...] rede paradigmática são as relações associativas que permitem uma padronização da linguagem [...]".

    Fonte: http://enancib2013.ufsc.br/index.php/enancib2013/XIVenancib/paper/viewFile/263/422

     

  • Para Hodge (2000) os SOC englobam todos os tipos de instrumentos usados para organizar a informação e promover o gerenciamento do conhecimento, incluindo os esquemas de classificação que organizam materiais em nível geral e os cabeçalhos de assunto que oferecem o acesso mais detalhado, os catálogos de autoridade, que controlam versões variantes de informação fundamental (como nomes geográficos ou nomes de pessoas) e outros esquemas, como as redes semânticas, tesauros, taxonomias e as ontologias. Hodge, esclarece que os SOC são mecanismos para organizar a informação e constituem o “coração” dos Sistemas de Recuperação da Informação (SRI) das bibliotecas, museus e arquivos, no ambiente físico, e, principalmente, no ambiente web.

     

    Fonte: http://eprints.rclis.org/14519/1/Carlan-Eliana-Dissertacao.pdf

     


ID
2148112
Banca
FCM
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com Sayão et al.(2009, p.26), "a criação de repositórios institucionais compreende um grande número de atividades que ensejam aspectos políticos, legais, educacionais, culturais e alguns componentes técnicos importantes”. E

m relação aos repositórios institucionais, analise as afirmativas abaixo:

I- A Biblioteca Digital Mundial(BDM) oferece uma seleção de documentos provenientes de fundos documentais digitalizados das grandes bibliotecas do mundo, transforma os objetos, em sua maioria já de domínio público, em coletivos da humanidade. Outras bibliotecas digitais, como a Europeana e a Google, que disponibilizam acervos protegidos pela legislação autoral, enfrentam ainda disputas judiciais para manter seus projetos em atividade na rede.

II- Muitas organizações utilizam repositórios institucionais para aplicações e usos tais como: gestão de atividades de pesquisa, veiculação de publicações eletrônicas, armazenamento de materiais de aprendizagem, gestão de dados de pesquisa, curadoria de materiais digitais, gestão de conhecimento e exposição virtual.

III- O objetivo dos sistemas de identificadores persistentes é garantir que os recursos informacionais tenham uma identificação única, global, independente de tecnologia e do endereço do servidor onde o recurso está armazenado.

IV- Há uma extraordinária oferta de software para implementação de repositórios digitais, os mais sofisticados, técnica e funcionalmente são proprietários.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Os softwares de código aberto também podem ser sofisticados, exemplo disso é o DSpce, bastante utilizado.

  • Conforme Sayão et al (2009, p. 24-25, 43, 88-90):

    As comunidades interessadas, que hoje já extrapolam o domínio acadêmico, têm lançado mão dos repositórios institucionais para um espectro extraordinário de funções que variam significantemente de repositório para repositório. Muitas organizações utilizam repositórios institucionais para aplicações e usos inéditos, por exemplo: gestão de atividades de pesquisa, veiculação de publicações eletrônicas, armazenamento de materiais de aprendizagem, gestão de dados de pesquisa, curadoria de materiais digitais, gestão de conhecimento, exposição virtual, para citar alguns.

    A boa notícia é que há uma extraordinária oferta de software para implementação de repositórios digitais e, surpreendentemente, os mais sofisticados, técnica e funcionalmente, são livres e de código aberto.

    O objetivo dos sistemas de identificadores persistentes é garantir que os recursos informacionais tenham uma identificação – diferentemente do URL - única, global, e independente de tecnologia e do endereço do servidor onde o recurso está armazenado.

    Segundo depoimento de James H. Billington (2009)4, a BDM não se constitui em uma biblioteca a mais. Ela representa um sítio gratuito na Internet que propõe uma seleção de documentos provenientes de fundos documentais digitalizados das grandes bibliotecas do mundo.

    A seletividade com a qual a BDM se moldou, minimiza essa discussão sobre a propriedade intelectual singular, pois transforma os objetos, em sua maioria já de domínio público, em coletivos da humanidade. Diferentemente dessa prática, outras bibliotecas digitais como a Europena e a Google que disponibilizam acervos protegidos pela legislação autoral, enfrentam ainda disputas judiciais para manter seus projetos em atividade na rede.

    Gab. D

    SAYÃO, Luis Fernando et al. (Orgs.). Implantação e gestão de repositórios institucionais: políticas, memória, livre acesso e preservação. Salvador : EDUFBA, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ufba/473/3/implantacao_repositorio_web.pdf


ID
2154880
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

É uma nova tecnologia para uso em diversas áreas como, comércio, indústria e bibliotecas. Especificamente nas bibliotecas, permite a melhor gestão eletrônica dos acervos e serviços por meio da captura de dados para automação, feitos automaticamente, ou seja, sem a necessidade de se identificar o usuário. O enunciado acima se refere ao conceito de

Alternativas
Comentários
  • Identificação por radiofrequência ou RFID (do inglês "Radio-Frequency IDentification" ) é um método de identificação automática através de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente através de dispositivos denominados etiquetas RFID

  • "[...] é uma nova tecnologia para uso em diversas áreas, como comércio, indústria e bibliotecas. Especificamente nas bibliotecas, permite a melhor gestão eletrônica dos acervos e serviços por meio da captura de dados para automação, feitos automaticamente, ou seja, sem a necessidade de se identificar o usuário, fazer leitura de código de barras, etc. O RFID cumpre essa tarefa, identificando o usuário, os materiais retirados e fazendo o empréstimo." (VIEIRA, 2014, p. 251)

    VIEIRA, Ronaldo. Introdução à Teoria Geral da Biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.


ID
2154886
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Possibilita a criação de repositórios digitais com funções para armazenamento, gerenciamento e preservação da produção científica em qualquer tipo de material digital, dando-lhe maior visibilidade e garantindo sua acessibilidade ao longo do tempo. O enunciado acima se refere ao conceito de

Alternativas
Comentários
  • O DSpace foi desenvolvido para possibilitar a criação de repositórios digitais com funções de armazenamento, gerenciamento, preservação e visibilidade da produção intelectual, permitindo sua adoção por outras instituições em forma consorciada federada.

    http://www.ibict.br/pesquisa-desenvolvimento-tecnologico-e-inovacao/Sistema-para-Construcao-de-Repositorios-Institucionais-Digitais

     


ID
2203807
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere as vantagens de uma rede de referência virtual numere a segunda coluna, de acordo com a primeira.

(1) Vantagens biblioteconômicas.
(2) Vantagens econômicas.
(3) Vantagens políticas.

( ) Participa da promoção das bibliotecas divulgando seus recursos.
( ) O usuário aproveita uma oferta ampliada de documentos.
( ) Os recursos bibliográficos tem uso otimizado.
( ) Promove o conceito de redes de unidades de informação.
( ) O serviço de referência virtual participa da formação contínua dos profissionais de referência.

Está correta a sequência numérica:

Alternativas
Comentários
  • A variação está onde recai cada uma das ações citadas:

    ( política ) Participa da promoção das bibliotecas divulgando seus recursos.

    ( política ) O usuário aproveita uma oferta ampliada de documentos.

    ( econômica ) Os recursos bibliográficos tem uso otimizado.

    ( política ) Promove o conceito de redes de unidades de informação.

    ( biblioteconômica ) O serviço de referência virtual participa da formação contínua dos profissionais de referência.

  • Segundo Accart (2012, p. 239):

    As vantagens de uma rede de referência virtual

    Biblioteconômicas

    • Participa da formação contínua dos profissionais de referência
    • Permite comparar os serviços de referência e os serviços de informação (benchmarking) e criar assim uma emulação entre eles

    Econômicas

    • Recursos bibliográficos têm seu uso otimizado;
    • As questões apresentadas permitem orientar as instituições em matéria de demanda e de necessidades dos usuários: melhor equilíbrio das coleções; melhor gestão dos orçamentos.

    Políticas

    • Reúne recursos de informação heterogêneos em um território;
    • Permite dividir de modo mais eficiente o trabalho entre bibliotecas e serviços de informação;
    • Participa da promoção das bibliotecas dando a conhecer seus recursos;
    • O usuário aproveita uma oferta ampliada de documentos;
    • Promove o conceito de redes de unidades de informação.

    Gabarito: A


ID
2232640
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um Repositório Institucional (RI) de acesso aberto constitui um serviço de informação científica - em ambiente digital e interoperável - dedicado ao gerenciamento da produção intelectual de uma instituição. Sobre Repositórios é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Em relação à letra C:

    O fato de serem gratuitos (p/ os usuários) é de grande benefício, mas acho que seria mais exato falar em redução de custos. De maneira geral, os benefícios dos Repositórios são:

    visibilidade/ acessibilidade às pesquisas;

    preservação da produção científica em ambiente digital seguro;

    mapeamento de comunidade científica e pesquisadores;

    redução de custos de armazenamento e gestão da informação; 

    Fonte: minhas anotações/ Prof. Ana Patrícia (Estratégia Concursos)

  • Conforme Leite (2009, p. 15):

    O acesso aberto nesse contexto significa a disponibilização livre pública na Internet, de forma a permitir a qualquer usuário a leitura, download, cópia, distribuição, impressão, busca ou criação de links para os textos completos dos artigos, bem como capturá-los para indexação ou utilizá-los para qualquer outro propósito legal. O pressuposto de apoio ao acesso aberto requer que não haja barreiras financeiras, legais ou técnicas, além daquelas próprias do acesso à Internet. A única restrição à reprodução e distribuição e a única função do copyright neste contexto devem ser o controle dos autores sobre a integridade de sua obra e o direito de serem adequadamente reconhecidos e citados (BUDAPEST OPEN ACCESS INITIATIVE, 2001).

    Gab. A

    LEITE, Fernando César Lima. Como gerenciar e ampliar a visibilidade da informação científica brasileira: repositórios institucionais de acesso aberto. Brasília: IBICT, 2009.


ID
2309761
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, acerca da gestão do conhecimento na era das novas tecnologias da informação e da comunicação.

Os registros de informação, unidade principal de uma base de dados, são produtos da representação de documentos e correspondem a um documento, a partes de um documento, a documentos em seu conjunto, ou a dados esparsos.

Alternativas
Comentários
  • "Os registros que compõem as bases de dados devem ser produzidos a partir de representações de documentos e de questões de busca (previstas) dos usuários. Para sua funcionalidade, é esperado que os registros apresentem características que permitam aderência entre essas representações – de documentos e de questões de busca (previstas) – e as questões de busca efetivamente realizadas pelos usuários. Os registros de informação são produtos da representação de documentos, o que significa dizer que um registro pode corresponder a um documento, a partes de um documento, a documentos em seu conjunto, ou a dados esparsos.
    O registro é a unidade principal de trabalho de uma base de dados, o que significa que ele é a unidade de interpretação do sistema
    . Unidade documentária é, então, a unidade informacional mínima considerada de interesse de um grupo de usuários e passível de representação para a constituição de registros de bases de dados."

    Disponível em: http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xienancib/paper/viewFile/3397/2523

    Gabarito: CERTO


ID
2309770
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, acerca da gestão do conhecimento na era das novas tecnologias da informação e da comunicação.

No modelo Conspectus, os indicadores de profundidade da coleção representam um continuum, do nível mínimo de informação até o nível abrangente, ao longo de uma escala descendente que define, por meio da quantidade de materiais, a mobilidade de um nível para o seguinte.

Alternativas
Comentários
  • A política deve também descrever a estrutura para

    a formação das coleções, isto é, sob qual lógica as coleções

    serão colecionadas. Nesse sentido, a missão e os objetivos

    da biblioteca e da instituição que a mantêm orientarão a

    formação e o desenvolvimento de coleções. Os principais

    modelos de estrutura para coleções conhecidos no Brasil

    são:

    - Modelo Conspectus: os temas e os assuntos das

    coleções são determinados pela concentração de exem-

    plares em classes e subclasses de um esquema de classifi

    abordagem acumulativa e exaustiva em relação às cole-

    ções foi sendo alterada tendo em vista a necessidade

    premente de selecionar as obras de relevância e de qua-

    lidade.

  • O erro da questão está em falar que é uma escala descendente, o correto é escala ASCENDENTE.

     

    "Os indicadores de profundidade da coleção representam um continuum que vai do nível mínimo de informação até o nível abrangente. Esses níveis incrementais não são iguais, no entanto, a partir do momento em que a diferença de um nível para o nível seguinte pode ser mensurado em termos quantitativos e qualitativos, pode ser definida a quantidade de materiais necessários para mover de um nível para o seguinte, ao longo de uma escala ascendente. Cada nível, na sua maioria, inclui todos os elementos, formatos e características dos níveis anteriores, assim é um processo cumulativo. Isso significa que o nível de Pesquisa contém, não somente os elementos de definição do nível de Pesquisa (4), mas também todos os elementos de cada nível, ou seja, Informação mínima (1), Informação básica (2) e Estudo (3)".

     

    CARIBE, Rita de Cássia do Vale. Conspectus: um metódo para gerenciamento de coleções em bibliotecas. Rev. digit. bibliotecon. cienc. inf, Campinas, v.12, n.1, p. 39-60 jan/abr, 2014.

     

  • Questão relacionada a formação e desenvolvimento de coleções. 

    O modelo Conspectus é utilizado no desenvolvimento de coleções como um modelo que orienta racionalmente as mudanças necessárias à coleção, considerando títulos, áreas e quantidades.  

    Conspectus utiliza indicadores de profundidade da coleção em um continuum que vai do nível mínimo de informação até o nível abrangente, sendo estes os níveis Informação mínima (1), Informação básica (2) Estudo (3) e Pesquisa (4). 

    Este continuum se dá em uma escala ascendente e não descendente como informado incorretamente na assertiva. 

    A transposição de um nível para o seguinte na escala ascendente não envolve exclusão, sendo que o nível maior na escala envolve suas características e as características do nível anterior. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.


ID
2491939
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na organização de conceitos, quando um mesmo símbolo é identificado com dois ou mais conjuntos de características distintas se configura polissemia.

Para resolver esse problema, o bibliotecário deve distinguir os símbolos por meio de:

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

     

    "qualificador parenthical qualifier, qualifier BIB/INDEX 1. palavra acrescentada, entre parênteses, a um descritor ou termo de indexação, com a finalidade de explicitar formalmente o sentido, evitando ambiguidade. [...] 2. Não confundir o termo qualificador com o termo identificador." (CUNHA; CAVALCANTI, 2008, p. 304)


ID
2671885
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo DIAS e NAVES (2013, p. 13), todas as afirmativas em relação à descrição dos instrumentos necessários ao tratamento da informação estão corretas, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Eu diria que o erro está em localização fixa. O certo seria localização relativa
  • Eu acho que o erro está em dizer que o tesauro é um instrumento que promove localização fixa. O tesauro é um instrumento de indexação hierárquica do assunto, e por mais que ele possa determinar ou especificar um assunto, ele não é uma notação específica para classificar a localização do documento. É o que eu entendo, pelo menos.

  • Segundo DIAS e NAVES (2013, p. 13), todas as afirmativas em relação à descrição dos instrumentos necessários ao tratamento da informação. Alguém sabe o nome completo dos autores ?




  • Eduardo Wense Dias e Madalena Martins Lopes Naves

  • GABARITO: D

    Conforme Dias e Naves (2013, p. 13):

    "Além das linguagens de indexação, um outro importante instrumento, geralmente usado em conjunto com um sistema de classificação, são as tabelas de notação. Essas tabelas têm por finalidade auxiliar o trabalho de classificação em sua tarefa de prover uma localização única e fixa para cada documento numa coleção, no que se refere ao tratamento temático, deve-se mencionar instrumentos como as normas para elaboração de resumos, desenvolvidas também sob a responsabilidade das instituições de normalização [...]. Deve-se mencionar, finalmente, os manuais de indexação e de catalogação por assunto. Os primeiros, usados nos serviços de indexação e resumo e em bibliotecas especializadas/técnicas ou centros de documentação; e os últimos, em todos os tipos de bibliotecas".

    Fonte: DIAS, Eduardo Wense; NAVES, Madalena Martins Lopes. Análise de assunto: teoria e prática. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2013.

  • As tabelas de notação são utilizadas em conjunto com um sistema de classificação. Os tesauros não possuem essa atribuição de dispor objetos em uma determinada localização física.

    Gabarito: D


ID
2744191
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando a evolução das funções e dos objetivos dos catálogos de biblioteca, analise as afirmativas a seguir.
I. Um catálogo deve mostrar o que a biblioteca possui de determinado autor, sobre determinado assunto e em determinado tipo de literatura.
II. O catálogo deve ser um instrumento eficiente para verificar quais obras de determinado autor e quais edições de determinada obra existem na biblioteca.
III. O catálogo objetiva encontrar recursos bibliográficos em uma coleção como resultado de uma pesquisa, utilizando atributos e relações entre os recursos.
Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Cutter (1904, p.12), um catálogo deve ter os seguintes objetivos:


    1. Permitir a uma pessoa encontrar um livro do qual ou:

    (A) o autor seja conhecido

    (B) o título e seja conhecido

    (C) o assunto seja conhecido


    2. Mostrar o que a biblioteca possui:

    (D) de um autor determinado

    (E) de um assunto determinado

    (F) de um tipo determinado de literatura


    3. Ajudar na escolha de um livro

    (G) de acordo com sua edição (bibliograficamente)

    (H) de acordo com seu caráter (literário ou tópico).



  • E


ID
2746768
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Souto (2012), embora a independência dos usuários no processo de busca de informação seja algo desejado e estimulado, acredita-se que sempre haverá abertura para algum nível de mediação e/ou intermediação, dependendo do contexto e da complexidade envolvidos no processo de busca de informação. Segundo o autor, sobre pressupostos que possibilitam compreender a relação entre intermediação, mediação e interação é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • É preciso diferenciar o mediador do intermediário, como alerta Kuhlthau (1993), pois o intermediário pode atuar como um elo entre a informação e o usuário, mas esta ação pode acontecer sem envolver qualquer interação humana. Utiliza-se alguns pressupostos de Souto (2008) para esclarecer a relação entre intermediação, mediação e interação. Este autor cita exemplos, tendo por base serviços de disseminação seletiva de informações:

    a) a intermediação pode ocorrer adotando-se ou não a interação - um intermediário pode elaborar, mensalmente, uma lista dos novos títulos de publicações recebidas, organizá-la por áreas temáticas e disponibilizá-la em um site ou deixá-la em algum local físico de acesso público (bibliotecas, centros de pesquisa, corredores de universidades);

    b) a presença da interação não pressupõe, obrigatoriamente, a existência da mediação

    - um intermediário pode interagir, ocasionalmente, com outro indivíduo e identificar que ele trabalha em uma atividade que tem relação com uma das áreas temáticas da lista organizada, contendo os novos títulos de publicações recebidas ao longo do mês. Assim, o intermediário passa a enviar, mensalmente, ao usuário, via e-mail, a lista com os títulos das novas publicações recebidas naquela área temática;

    c) a ação de interação pode estar focada na demanda ou na necessidade - um indivíduo

    pode interagir com um intermediário e representar para ele sua demanda. O intermediário, então, com foco na demanda, a partir da questão apresentada pelo indivíduo, a representa em um serviço de alerta de uma base de dados.

    d) o objetivo (intermediação ou mediação) da ação de interação tem relação direta

    com o foco (atender demanda ou necessidade) - quando um indivíduo, por exemplo, no contexto de serviços de disseminação seletiva de informações, ao desenvolver uma ação de interação, para identificar o perfil do usuário, está com foco no atendimento da demanda, ele está atuando com o objetivo de intermediar. Se o foco estiver na necessidade, ele estará atuando com o objetivo de mediar. (SOUTO, 2008, p. 62)


ID
2746816
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Naves e Kuramoto (2006), a partir da constatação da mudança de paradigma da posse da informação para o acesso à informação, nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, a organização da informação passou a ser amplamente discutida, pois a necessidade e a satisfação do usuário são fundamentais para o trabalho do profissional da informação. Associe a COLUNA II à COLUNA I.


COLUNA I – Termo

1. Folksonomia

2. Hipertexto

3. Tesauro

4. Metadado

5. Ontologia


COLUNA II - Contexto da organização da informação

( ) Dispositivo que consiste na abordagem de estruturação e manipulação de textos caracterizados pela não linearidade textual.

( ) Dispositivo que tem como finalidade a identificação descritiva de cada entidade informacional presente nos documentos, a qual permite que programas de computador tratem ou processem melhor a informação contida no documento eletrônico.

( ) Dispositivo que tem como propósito compreender um domínio e classificar termos.

( ) Dispositivo de navegação social em que são exploradas as próprias preferências do usuário para classificar a relevância dos conteúdos.

( ) Dispositivo que consiste em um esquema de classificação composto de palavras e frases cuja organização objetiva facilitar a expressão de ideias em um texto.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • 1. Folksonomia - é uma forma relacional de categorizar e classificar informações disponíveis na Web, sejam elas representadas em qualquer formato. Sua principal característica é a criação de tags (descritores) a partir do linguajar das pessoas que a utiliza.

    2. Hipertexto - termo que remete a um texto ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas, no meio digital denominadas hiperligações.

    3. Tesauro - vocabulário controlado e dinâmico de termos relacionados semântica e genericamente, cobrindo um domínio específico do conhecimento.

    4. Metadado - dados que representam informações contidas em outros dados.

    5. Ontologia - define os termos básicos e as relações, compreendendo o vocabulário de uma área de tópico, bem como as regras para a combinação de termos e as relações para definir as extensões do vocabulário.


    Letra A: 2, 4, 5, 1, 3

  • Não entendi essa questão. Como tesauro pode corresponder a ultima questão como diz o gabarito?Um tesauro não é composto de frases, apenas termos. Esse gabarito não está errado?


  • Respondendo a questão da Suelen:

    O tesauro possui um campo denominado Nota explicativa (NE) que permite incluir uma definição do termo ou uma orientação sobre como utilizá-lo em uma indexação.  Por isso está correto quando a questão diz "palavras e frases"


ID
2769685
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Quanto aos softwares de gerenciamento de bibliotecas, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O Gnuteca é um programa de computador livre, desenvolvido pela Solis - Cooperativa de Soluções Livres, para automação de todos os processos de uma biblioteca, independente do tamanho de seu acervo ou da quantidade de usuários. O sistema foi criado de acordo com critérios definidos a validados por um grupo de bibliotecários e foi desenvolvido tendo como base de testes uma biblioteca real, a do Centro Universitário Univates, onde está em operação desde fevereiro de 2002.

    O software é aderente a padrões conhecidos e utilizados por muitas bibliotecas, como o ISIS (Unesco) e o MARC21 (Library of Congress - LC).

    Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Gnuteca

  • Softwares livres:

    INTERNACIONAIS: OpenBiblio, PMB, Greenstone (produzido pela Nova Zelândia e produzido pela UNESCO), Evergreen (GNU, GLP), Koha.

    NACIONAIS: Biblivre, Gnuteca, PHL (Personal Home Library), Koha, Catalis


ID
2769910
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Uma de suas atribuições é recomendar um nível mínimo de funcionalidade e requisitos básicos de dados nos registros bibliográficos, que permita às agências bibliográficas nacionais reduzir custos de catalogação, quando for o caso, sem prejudicar as necessidades dos usuários. Essas informações referem-se ao

Alternativas
Comentários
  • Os FRBR são um modelo conceitual do tipo entidade-relacionamento. Por ser um modelo conceitual, ou seja, a representaçao de algo, os FRBR não são um novo código de catalogação, não descrevem a forma de apresentação dos elementos descritos. 

    Os FRBR estabelecerama: 

    - As entidades dos registros bibliográficos;

    - Os atributos de cada uma das entidades;

    - As relações entre entidades.

  • Os objetivos do estudo que deu origem ao FRBR foram:

    (1) prover um quadro definido com clareza e estruturado para relacionar os dados que são registrados em registros de bibliográficos às necessidades dos usuários desses registros; e

    (2) recomendar um nível básico de funcionalidade para registros criados por agências bibliográficas nacionais.

    Fonte: http://fabricioassumpcao.com/2012/07/o-que-e-frbr.html

  • FRBR= Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos . Nesse caso, desde que se saiba o significado da sigla, a resposta está no enunciado da questão.

ID
2769919
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Sistema de Bibliotecas da UFPA utiliza o sistema Pergamum. Pensando na acessibilidade de pessoas com baixa visão, o software disponibiliza em sua tela de consulta um recurso que pode tornar a tela mais fácil de ser visualizada. Esse recurso é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

  • [...] software Pergamum, que disponibiliza o recurso de Auto contraste e a Pesquisa Acessibilidade, possibilitando especificamente aos deficientes visuais, acesso a textos convertidos em formatos para leitura através softwares sintetizadores de voz.

    Fonte:https://aplicweb.feevale.br/institucional/acessibilidade


ID
2800717
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Fornecem informações referentes à existência de itens específicos e muitas vezes possibilitam uma estimativa de qualidade desses documentos, ajudando o bibliotecário a tomar a decisão de seleção. São conhecidos como

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B. Instrumentos auxiliares de seleção (ou fontes de seleção), como o próprio nome diz, auxiliam o bibliotecário na seleção dos materiais que poderão fazer parte do acervo. Alguns exemplos desses instrumentos são: catálogo de editoras, bibliografias especializadas, listas de livros recomendados etc. Segundo Vergueiro (p. 66, 2010) "por intermédio deles, os bibliotecários poderão obter informações referentes à existência de itens específicos, e ter acesso a uma estimativa da qualidade dos documentos."

     

    VERGUEIRO, Valdomiro. Seleção de materias de informação: princípios e técnicas. Brasília: Briquet de Lemos/ Livros, 2010. 

  • A questão exige do candidato conhecimentos sobre os processos que envolvem a formação e o desenvolvimento do acervo, mais especificamente a atividade de seleção de materiais.

    O enunciado fala de fontes de informação usadas na seleção de materiais para o acervo de unidade de informação. Estas fontes contem dados qualitativos diversos e tem como proposta auxiliar a seleção de materiais. Os catálogos de editoras,  as bibliografias especializadas e as listas de livros recomendados são alguns instrumentos usados neste auxílio. (VERGUEIRO, 2010).

    Notem que o enunciado fornece a resposta ao candidato atento, como destacado em negrito abaixo:

    “Fornecem informações referentes à existência de itens específicos e muitas vezes possibilitam uma estimativa de qualidade desses documentos, ajudando o bibliotecário a tomar a decisão de seleção."

    O enunciado fala então literalmente de um instrumento que tem como função auxiliar a seleção de materiais. Com base nestas informações, concluímos que a alternativa correta é a letra B – Instrumentos Auxiliares da Seleção.

    As alternativas restantes podem ser descartadas se considerarmos que:

    a) complemento da seleção indica a ideia de que a seleção já foi efetuada, não se adequando a ideia de auxilio pré-seleção como indicado no enunciado.

    c) suportes de decisão não indica qual decisão está sendo suportada.

    d) obras de referência são compilações de determinado tema que não trabalham necessariamente com critérios de avaliação qualitativos. Sua proposta é apenas informar o leitor sobre determinado assunto;

    e) documentos secundários é um termo genérico que não se adequa ao conteúdo do enunciado.

    Gabarito do Professor: Letra B


    VERGUEIRO, Valdomiro. Seleção de materiais de informação: princípios e técnicas. Brasília: Briquet de Lemos/ Livros, 2010.


ID
2824033
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando a popularização do uso dos microcomputadores na sociedade de uma forma geral e os sistemas informatizados de catalogação, analise as seguintes afirmações e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) Os sistemas informatizados de catalogação não têm papel na melhoria dos serviços a serem prestados aos usuários, pois não são relevantes no estabelecimento de estratégias, visto que podem sofrer alterações ou até mesmo serem completamente substituídos.

( ) A popularização do uso dos microcomputadores e o aumento da disponibilidade de meios de acesso às informações afetam diretamente a biblioteca. Para fazer frente a um público cada vez mais acostumado com sistemas interativos e de alta usabilidade, os sistemas informatizados de catalogação devem ser constantemente reavaliados e evoluídos.

( ) Todos os setores da sociedade estão expostos às mesmas transformações que são observadas na oferta de facilidades advindas do uso de tecnologias no acesso às informações, e a biblioteca não é exceção, devendo buscar melhores sistemas informatizados que permitam o aumento da acessibilidade informacional e do conforto do usuário.

( ) Não é uma preocupação direta da biblioteca modernizar-se, pois, em bibliotecas cujo acervo é majoritariamente formado por obras em suporte físico, o manuseio será sempre manual, de forma que os sistemas informatizados de catalogação terão pouco ou nenhum impacto sobre isso, inclusive na pesquisa e consulta ao acervo.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
2824060
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os dados relativos ao processamento dos itens do acervo podem constituir um ativo intangível vital para a biblioteca. Para o processamento de um livro são necessárias diversas ações dentro da instituição, sempre com o envolvimento de recursos humanos especializados. Quando é necessário refazer algum trabalho, há perda de tempo tanto do pessoal da biblioteca quanto dos usuários da biblioteca. No que diz respeito ao processamento dos itens do acervo, à perda de dados produzidos nesse acervo e suas consequências, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Sublinhei as que não se encaixam numa relação com o enunciado.

    A situações de perda são inevitáveis e não é possível prever se ocorrerão, nem quais itens do acervo poderão ter seus dados perdidos, sendo, portanto, impossível definir qualquer estratégia para a proteção dos dados relativa ao processamento técnico desses itens.

    B é vital que exista um planejamento de proteção dos dados, de maneira que, em caso de ocorrência de algum evento que venha a prejudicar os resultados do processamento técnico, tais dados possam ser recuperados a partir de fontes próprias seguras, destacando-se dentre as estratégias a serem consideradas a manutenção de rotinas de cópias de segurança.

    C a estratégia mais eficaz consiste em ter cuidado redobrado com a utilização dos itens do acervo, cujo processamento técnico demande mais tempo: esse cuidado deve ser direcionado para obras volumosas ou cujo conteúdo, pela tecnicidade, requeira conhecimentos técnicos ou científicos para o seu processamento técnico.

    D preocupações dessa natureza, embora respaldadas pelo valor desses ativos intangíveis, não têm potencial de afetar o bom funcionamento da biblioteca, visto que, mesmo que todo o processamento técnico se perca, haverá sempre o próprio acervo, a partir do qual pode-se sempre recuperar qualquer dado que eventualmente tenha sido perdido ou danificado.


ID
2824066
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Programa de Comutação Bibliográfica coordenado pelo IBICT NÃO permite o empréstimo de

Alternativas
Comentários
  • Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT)

    O Comut permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Podem-se solicitar os seguintes tipos de documentos:

    • periódicos técnico-científicos (artigos);
    • teses e dissertações (na íntegra ou parte);
    • anais de congressos nacionais e internacionais;
    • partes de documentos (capítulos de livros), desde que sejam autorizados pela Lei de Direitos Autorais.

    A Gerência do Comut oferece aos seus usuários o serviço de Busca Monitorada. Esse serviço atende às solicitações de material bibliográfico existente no Brasil e no exterior e atende também a usuários estrangeiros. O valor é diferenciado. A busca no Brasil custa 2 (dois) bônus, enquanto a busca no exterior custa 4 (quatro) bônus.

    Para participar do Comut, o usuário deve cadastrar-se no Programa, via Internet, adquirir Bônus COMUT e preencher o formulário de solicitação.

    Gab. B

    Fonte: IBICT

  • livros na integra não permitidos


ID
2832562
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O tesauro, como instrumento básico para o processo de representação do conteúdo informacional de documentos, na maioria das vezes, se apresenta sob duas formas: a alfabética e a sistemática. Assim, o tesauro, enquanto ferramenta para representar o domínio específico do conhecimento da área de educação, é o

Alternativas
Comentários
  • BRASED - Tesauro Brasileiro da Educação - para sua construção partiu-se do princípio de que a educação é o processo pelo qual o ser humano (indivíduo e coletividade) desenvolve seu intelecto, suas potencialidades, sua cultura, satisfaz às suas necessidades e se torna agente de sua história interagindo constantemente com o meio.

    (VIEIRA, 2014, p.156).

    Gab. D

  • Thesaurus Brasileiro da Educação (Brased) é um vocabulário controlado que reúne termos e conceitos, extraídos de documentos analisados no Centro de Informação e Biblioteca em Educação (Cibec), relacionados entre si a partir de uma estrutura conceitual da área. Estes termos, chamados descritores, são destinados à indexação e à recuperação de informações. Não é simplesmente um dicionário, mas um instrumento que garante aos documentalistas e pesquisadores o processamento e a busca destas informações.



    http://inep.gov.br/thesaurus-brasileiro-da-educacao


ID
2855728
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Biblioteca do Ministério Público de Pernambuco oferece consulta on-line ao seu acervo por meio do Sistema

Alternativas
Comentários
  • SIABI MPPE

    http://www.mppe.mp.br/biblioteca/Telas/w_busca_rapida.php


ID
2927356
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para Saracevic (1974, p. 61), “a) redundância de informação b) associação entre elementos de informação (classificação) c) ordenação dos elementos de informação e d) existência de relações ‘quasi-métricas’ entre elementos de informação” são propriedades que permitem o funcionamento eficiente de:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Saracevic (1974, p. 61):

    Um sistema é formado pela combinação de elementos individuais com as propriedades acima. Uma vez combinados, estes elementos interagem para produzir um sistema de informação com um conjunto único de propriedades. Estas incluem (a) redundância de informação (b) associação entre elementos de informação (classificação) (c) ordenação dos elementos de informação e (d) existência de relações "quasi-métricas" entre elementos de informação. Sem estas propriedades não há sistema de informação (ou este não pode funcionar eficientemente e por isso não existirá por muito tempo).

    Gab. C

    Fonte: http://revista.ibict.br/ciinf/article/download/41/41/0


ID
2936782
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Castro e Ferrari (2016) mencionam que as funcionalidades da mineração de dados são utilizadas para especificar os tipos de informação a serem obtidos nas tarefas de mineração. Sobre esse tema, considere as seguintes funcionalidades:

1. Análise de grupos: tarefa supervisionada que separa um conjunto de objetos em grupos.

2. Classificação: tarefa supervisionada para predição de valores discretos.

3. Regressão (ou estimação): tarefa supervisionada para predição de valores contínuos.

4. Associação: tarefa que descobre relações entre atributos por meio da detecção de anomalias nos conjuntos de dados.

É/São funcionalidade(s) da etapa de mineração:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Castro e Ferrari (2016), o termo mineração de dados diz respeito à exploração de uma base de dados por meio de algoritmos para obtenção do conhecimento, em uma alusão à extração de minerais preciosos (conhecimento) em uma mina (base de dados).

    Fonte:https://brapci.inf.br/index.php/res/download/52937

    Há diversas tarefas de mineração de dados, todavia, as principais são classificação, agrupamento, regressão, clusterização, sumarização, descoberto de sequencias, detecção por desvio e associação. 

    Fonte: file:///C:/Users/usu/Downloads/01538256247%20(1).pdf


ID
2985103
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O produto de informação elaborado com base em um conjunto de artigos publicados na imprensa e comentários relativos a um mesmo tema ou a um mesmo acontecimento, em diferentes jornais, é denominado de

Alternativas
Comentários
  • Clipping é uma expressão idiomática da língua inglesa, uma "gíria", que define o processo de selecionar notícias em jornais, revistas, sites e outros meios de comunicação, geralmente impressos, para resultar num apanhado de recortes sobre assuntos de total interesse de quem os coleciona. Pode-se também desenvolver o trabalho de clipagem em redes sociais, blogs, webjornais, rádio e televisão. Para isso, há inúmeras ferramentas que colaboram para a agilidade do trabalho.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Clipping


ID
2985148
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

É uma ferramenta voltada para usuários individuais, que permite aos pesquisadores criar um perfil, adicionar itens de sua produção acadêmica, como artigos, pôsteres, apresentações, conjunto de dados, programas de computador e também monitorar as menções recebidas on-line. Essa definição refere-se à ferramenta

Alternativas
Comentários
  • Impact Story (impactstory.org)

    ImpactStory rastreia métricas através de uma variedade de serviços comumente utilizados, tais como Delicious, Scopus, Mendeley, PubMed, SlideShare, entre outros. O pesquisador pode importar seu perfil do Google Scholar ou os registros DOI de seus artigos. Depois de importar o material que deseja medir, o Impact Story informa quantas vezes um artigo foi salvo pelos leitores, quantas vezes foi citado por acadêmicos, quantas pessoas o têm discutido publicamente via Twitter, Facebook, etc e quantas vezes ele foi citado pelo grande público (artigos da Wikipedia, posts de blogs, por exemplo).

    Qualquer pessoa que tenha material de pesquisa em uma das plataformas que suporta o ImpactStory pode ver suas métricas individualmente, criando sua própria coleção. Pesquisadores podem incorporar um widget em seus sites que irá anexar métricas do ImpactStory para suas citações, indicando se um artigo é altamente discutido ou citados por acadêmicos e pelo público.

    Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-99362015000200019&script=sci_arttext


ID
2985160
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

É um sistema alternativo às licenças tradicionais de utilização de obras protegidas, que permite ao criador de uma obra decidir quais direitos pretende reservar para si enquanto autoriza o público a trabalhar com base em suas ideias. O texto refere-se à seguinte licença:

Alternativas
Comentários
  • Creative Commons é uma   localizada em , na , voltada a expandir a quantidade de obras  disponíveis, através de suas licenças que permitem a cópia e compartilhamento com menos restrições que o tradicional . Para esse fim, a organização criou diversas licenças, conhecidas como . A organização foi fundada em 2001 por , e  com apoio do Centro de Domínio Público. O primeiro conjunto de licenças copyright foi lançado em dezembro de 2002. Creative Commons é governado por um conselho de diretores e um conselho técnico.  é atualmente o coordenador do conselho e CEO. Creative Commons tem sido abraçada por muitos criadores de conteúdo, pois permite controle sobre a maneira como sua propriedade intelectual será compartilhada. Alguns criticam a ideia acusando-a de não ser suficientemente abrangente.