SóProvas


ID
2148268
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nas questões que avaliam os conhecimentos de noções de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que todos os programas mencionados estão em configuração padrão, em português, que o mouse está configurado para pessoas destras, que expressões como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse e que teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Considere também que não há restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

Sobre a manipulação de arquivos e pastas em ambiente Windows, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    A letra A está errada, porque a barra / não pode ser usada no nome de arquivos e pastas, pois significa Opção. Outros símbolos não permitidos nos nomes são: / (barra normal), | (barra vertical), \ (barra invertida), * (asterisco), ? (interrogação), < (sinal de menor), > (sinal de maior), " (aspas) e : (dois pontos)

    A letra B está errada, assim como a letra C. A Lixeira armazena itens excluídos somente de discos rígidos locais, e não armazena itens excluídos de uma unidade removível.

    A letra E está errada, porque o Windows não tem recurso nativo para atribuir senha para uma pasta. O maximo que podemos fazer, via Windows nativamente, é alterar as permissões da pasta, associando os usuários que podem acessar. Mas não será pedido uma senha, e sim verificado o nome do usuário logado no Windows que pediu o acesso.

  • Letra D

    No momento da gravação, ou seja, após solicitarmos o comando salvar, o computador nos pede duas informações para prosseguir com o salvamento: O nome do arquivo e a pasta (diretório) onde ele será salvo.

     

    Pasta é o nome que damos a certas “gavetas” no disco. Pastas são estruturas que dividem o disco em várias partes de tamanhos variados, como cômodos em uma casa. Uma pasta pode conter arquivos e outras pastas. As pastas são comumente chamadas de Diretórios, nome que possuíam antes.

    Lembre-se bem: Pastas são “gavetas”, arquivos são “documentos”. Portanto, nunca vai haver um arquivo que tem uma pasta dentro. As pastas guardam os arquivos e não o contrário!

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Os arquivos e as pastas devem ter um nome. O nome é dado no momento da criação. A Regra para nomenclatura de arquivos e pastas varia para cada Sistema Operacional.

    No Windows, que vamos estudar neste material, os nomes podem conter até 256 caracteres (letras, números, espaço em branco, símbolos), com exceção destes / \ | > < * ? : “ que são reservados pelo Windows.

     

    Os arquivos são gravados nas unidades de disco, e ficam lá até que sejam apagados. Quando solicitamos trabalhar com um arquivo anteriormente gravado (esse processo chama-se abrir o arquivo), o arquivo permanece no disco e uma cópia de suas informações é jogada na memória RAM para que possamos editá-lo. Ao abrir um arquivo, pode-se alterá-lo indiscriminadamente, mas as alterações só terão efeito definitivo se o salvarmos novamente. Quando salvamos um arquivo pela segunda vez em diante, ele não nos solicitará mais um nome e um local, isso só acontece na primeira gravação.

  • a) Não é aceito "/" para nomear arquivos

    b) É enviado sim para a lixeira

    c) Arquivos de pendrives são excluídos por padrão permanentemente

    d) CERTO

    e) Windows não tem recurso nativo para implementar senhas

  • D)Uma pasta pode conter arquivos e outras pastas.

    Os nomes podem conter até 256 caracteres com exceção destes símbolos /\I><*?:´´que são reservados pelo Windows.

    Os arquivos são gravados nas unidades de disco, e ficam lá até que sejam apagados. Quando solicitamos trabalhar com um arquivo anteriormente gravado, o arquivo permanece no disco e uma cópia de suas informações é jogada na memória RAM para que possamos editá-lo. Ao abrir um arquivo, pode-se alterá-lo indiscriminadamente, mas as alterações só terão efeito definitivo se o salvarmos novamente. Quando salvamos um arquivo pela segunda vez em diante, ele não nos solicitará mais um nome e um local, isso só acontece na primeira gravação.

    Os arquivos excluídos do pen-drive são excluídos permanentemente, não sendo enviados diretamente para a lixeira.

  • Muito bom!