V -> I ... definir as tarefas de maior prioridade otimiza o trabalho gerando resultados mais expressivos
F -> II ... se todas as tarefas dependerem do seu aval haverá um travamento e demora na entrega das tarefas
V -> III .. organização é importante e também não privar de funções básicas causando ambiente confortável
F -> IV... aproveitar o tempo livre de funcionário é priva-lo de descanso tão importante e baixará seu rendimento posterior
F -> V ... terceirizar, nesse caso, trará sobre carga para outros e demonstrará seu desinteresse
Vamos analisar cada uma das afirmações.
I. Certo. Elaborar um planejamento e priorizar tarefas são atividades essenciais para administração do tempo.
II. Errado. Para otimizar o tempo, é importante aprender a fazer delegações de tarefas simples. Vale pontuar que uma delegação eficaz depende do preparo de um subordinado para realizar as tarefas da forma correta. Do contrário, a delegação pode resultar em retrabalho.
III. Certo. Os horários de descanso e pausa devem ser planejados. Sugere-se que as atividades de esforço cognitivo e concentração sejam intercaladas com breve períodos de descanso e realização das tarefas superficiais (tomar café, ler notícias, etc);
IV. Errado. Cada profissional deve ser responsável pelas atribuições inerentes ao seu cargo. Sobrecarregar outros colegas com o seu trabalho não é uma conduta adequada.
V. Errado. Terceirizar tarefas é diferente de delegar tarefas. A delegação pressupõe que você possui autoridade suficiente para transferir algumas tarefas mais simples para um subordinado. A terceirização, nos termos propostos pela afirmação, seria você utilizar um relacionamento interpessoal mais próximo (amigos do trabalho, por exemplo) para se desobrigadas das próprias atividades. Naturalmente, não é adequado atolar de trabalho um amigo apenas pelo fato de ele ser seu amigo. Isso pode ser bem prejudicial para a carreira do colega.
Gabarito: A