SóProvas


ID
2149207
Banca
CONSULTEC
Órgão
PM-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Sobre os tipos mais comuns de correspondência oficial, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) O tipo de mensagem que mais se parece com o ofício é o memorando e, por ser mais simples e mais prático, visto ter menos requisitos, é preferido àquele.

( ) O requerimento dispensa o vocativo, embora tenha sempre preservado um espaço para o despacho das autoridades.

( ) Os fatos ocorridos em uma reunião devem ser registrados em ata, através de um relato claro, direto e preciso, a ser assinado por quem presidi-la e demais presentes.

( ) A redação oficial que não admite espaço em branco em nenhum lugar e, por isso mesmo, não se faz nenhum parágrafo no corpo do texto denomina-se relatório.

( ) O atestado é um tipo de documento oficial que se limita à caracterização de um fato, sem qualquer apreciação sobre ele, sendo fornecido por autoridade ou pessoa ao interessado.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas
Comentários
  • A primeira afirmativa está realmente correta? 

    O tipo de mensagem que mais se parece com o ofício é o memorando e, por ser mais simples e mais prático, visto ter menos requisitos, é preferido àquele.

     

    Alguém pode me explicar por que é verdadeira?

  • Discordo da assertiva: "O tipo de mensagem que mais se parece com o ofício é o memorando e, por ser mais simples e mais prático, visto ter menos requisitos, é preferido àquele".

    Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que  ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Assim, aviso e ofício têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si.

    Já o ofício e memorando apresentam uma diferença básica quanto ao destino: enquanto aquele (ofício) é uma correspondência empregada para comunicação externa, este (memorando) tem por fim a comunicação exclusivamente interna.

  • Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas  demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

     

     

  • Discordo da primeira opção ser verdadeira. 

    Não se pode usar um tipo de correspôndencia pelo fato dela ser prática. Deve-se observar a utilidade, se for comunicação dentra da mesma estrutura utiliza-se o memorando, agora pelo fato do memorando ser mais prático não se pode utilizar para uma comunicação externa.

     

  • A afirmativa 3 foi considerava verdadeira. Mas a ata não deve ser assinada, obrigatoriamente, pelo (a) presidente da assembleia e pelo (a) secretário (a) da ata apenas?