SóProvas


ID
2152408
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guarulhos - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                    Alunos dizem mais praticar do que sofrer bullying*,

                                    mostra pesquisa do IBGE

     Assim como na pesquisa de 2012 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais entrevistados relataram em 2015 terem praticado do que sofrido bullying, não apenas na escola, mas em qualquer ambiente que frequentam.

      Meninas são menos provocadoras do que meninos: 15,6% das alunas disseram já ter praticado bullying, enquanto entre os alunos a proporção sobe para 24,2%. A prática é um pouco mais frequente nas escolas privadas (21,2% dos entrevistados disseram fazer bullying) do que na rede pública (19,5%). Sofreram bullying com frequência 7,4% (194,6 mil) dos alunos do 9° ano, principalmente por causa da aparência do corpo ou do rosto.

*bullying: situação que envolve agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.

                                            (http://educacao.uol.com.br, 26.08.2016. Adaptado)

Considere as seguintes construções do 2° parágrafo:

♦  Meninas são menos provocadoras do que meninos…

♦  A prática é um pouco mais frequente nas escolas privadas […] do que na rede pública…

Nos contextos em que são empregadas, as palavras destacadas estabelecem relação de

Alternativas
Comentários
  • Comparativas: introduzem uma oração que expressa ideia de comparação com referência à oração principal.

     

    São elas: como, assim como, tal como, como se, (tão)... como, tanto como, tanto quanto, do que, quanto, tal, qual, tal qual, que nem, que (combinado com menos ou mais), etc.

     

     

    OBS : Reparar na depois dos colchetes .... DO QUE ....

    A prática é um pouco mais frequente nas escolas privadas […] do que na rede pública…

  • Questão simples.

     

    Ambas as alternativas estão fazendo comparações de forma clara e objetiva.

     

    Meninas são menos provocadoras do que meninos…

    Aqui, está claro que está comparando meninos e meninas com relação à provocação.

     

    A prática é um pouco mais frequente nas escolas privadas […] do que na rede pública…

    Há comparação entre escola pública e privada.

     

    Gabarito A

     

  • ♦  Meninas são menos provocadoras do que meninos…      OBS.  "Menos" Advérbio de intensidade.  Nesse caso ele está intensificando a comparação entre e meninas meninos.

     

    ♦  A prática é um pouco mais frequente nas escolas privadas […] do que na rede pública OBS. "MAIS" Advérbio de intensidade. Está intensificando uma comparação entre escolas privadas e as de rede públicas.

     

    Gabarito: A

  • Só pelo do que vemos que se trata de comparação.

     

    Exemplos: meninas são menos provocadoras do que meninos;

    A prática é um pouco mais frequente nas escolas privadas (do que nas públicas seria um complemento possível).

  • ♦  Meninas são menos provocadoras do que meninos… = Percebemos aqui, que o advérbio "menos" faz uma COMPARAÇÃO entre MENINOS e MENINAS

    ♦  A prática é um pouco mais frequente nas escolas privadas […] do que na rede pública… = Percebemos aqui, que o advérbio "mais" faz uma COMPARAÇÃO entre ESCOLAS PÚBLICAS e ESCOLAS PRIVADAS

     

     

    GABARITO: A

  • Mais do que ...  menos do que...

  • GABARITO: LETRA A

    Do ponto de vista semântico, o advérbio é um modificador ou ampliador de sentido de certos vocábulos ou estruturas e, nessa relação, pode indicar algumas circunstâncias (ou valores semânticos), como afirmação, acréscimo, negação, modo, lugar, tempo, dúvida, intensidade, causa, concessão, conformidade, finalidade, condição, meio, instrumento, assunto, companhia, preço, ordem etc.

    Do ponto de vista morfológico, o advérbio não se flexiona em gênero nem em número, por isso é chamado de palavra invariável. Só varia em grau por meio de derivação.

    Do ponto de vista sintático, tradicionalmente falando, o advérbio se refere a um verbo, a um adjetivo (ou locução adjetiva), a outro advérbio (ou locução adverbial) ou a uma oração inteira, exercendo apenas uma função sintática na frase: adjunto adverbial.

    FONTE: A Gramática Para Concursos Públicos – Pestana,Fernando.

  • gab. A

    Comparativa

  • Muita gente acha que mais e menos são advérbios de intensidade, mas na realidade, no português, a chave para ir bem em qualquer prova é entender o sentido que a palavra está transmitindo de acordo com o contexto do texto e não o que ela é. Nesta questão, mais e menos transmitem o sentido de comparação de acordo com o contexto do texto, porém em outros contextos, pode transmitir o sentido de intensidade.