SóProvas


ID
2152483
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guarulhos - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O governo e a guerrilha das Farc firmaram histórico acordo que pretendia por fim a mais de meio século de conflito armado. O governo e as Farc chegaram ao acordo de paz depois de quase quatro anos de negociações. O pacto só se tornaria efetivo se fosse aprovado pela população em um referendo ocorrido em 2 de outubro.

O acordo, rejeitado pela população no referendo, referia-se

Alternativas
Comentários
  • Governo da Colômbia e Farc assinam acordo de paz para conflito de 52 anos

     

    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/09/governo-da-colombia-e-farc-assinam-acordo-de-paz-para-conflito-de-52-anos.html

  • http://brasilescola.uol.com.br/historia/farc.htm

    " As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) foram criadas em 1964 e atuam até hoje.

  • POLÍTICAS PÚBLICAS

    O acordo de paz estimulará o comércio e o investimento na Colômbia? 

    06 de September de 2016

     

     Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia ─ conhecidas como FARC ─ chegaram a um acordo final de paz com o presidente colombiano Juan Manuel Santos depois de um pacto de cessar-fogo celebrado pelos dois lados em junho. Embora o acordo de paz, que marca o fim do último grande conflito armado nas Américas, exija um referendo de aprovação pública, o acordo já é considerado um passo histórico em direção ao fim de um guerra brutal que durou meio século.

    O acordo de paz ocorre em um momento em que a Colômbia está preocupada em atrair o investimento externo de que precisa para consolidar seu status de nação de mercado livre emergente latino-americano de renda média.

     

    http://www.knowledgeatwharton.com.br/article/o-acordo-de-paz-estimulara-o-comercio-e-o-investimento-na-colombia/

     

    LETRA B

  • "A população da Colômbia rejeitou o acordo de paz entre o governo e as FARC em um plebiscito. Com 99,8% das urnas apuradas, o "não" obteve 6.429.730 votos, que equivalem a 50,23% do total. Apesar da rejeição, os dois lados reiteraram a disposição da manter a paz."

     

    GABARITO -> [B]

  • E só a título de curiosidade, o presidente colombiano Juan Manuel Santos (após "criar" o pacto de paz com as FARC) ganhou o prêmio nobel da paz.

  • A política interna de outros países deve ser acompanhada no noticiário sempre que ocorrer algum tipo de ação fora do comum que possua grande repercussão midiática. O texto associado aborda a realização de uma consulta popular em um país vizinho e o enunciado questiona onde foi.

    A) Na Bolívia não há ocorrência recente de movimentos guerrilheiros.

    B) A referência ao nome da guerrilha Farc já nos dá indícios de ser na Colômbia o evento relatado no texto. Posteriormente, mesmo rejeitado nas urnas, o acordo foi realizado e parte da Farc foi desmobilizada, passou a atuar como partido político, porém a violência não cessou com acusações de ambos os lados de não cumprimento dos termos do acordo. 
    C) O Panamá é um país estratégico devido ao seu canal e é cuidadosamente monitorado por autoridades norte-americanas quanto a movimentações políticas em seu território. 
     
    D) Desde o fim da sanguinária ditadura de Augusto Pinochet que não há mais ações guerrilheiras no Chile.

    E) Neste país ocorrem movimentações das Farc que frequentemente cruzam a fronteira com a Colômbia mas não há ação de guerrilha nativa do Equador. 


    GABARITO DO PROFESSOR: B