O burquini é uma roupa de banho que associa, de alguma forma, o biquini à burka muçulmana. Foi criado em países ocidentais não islâmicos onde as muçulmanas não são proibidas de frequentar praias. A proposta é a de possibilitar a elas a ida a praias e piscinas sem romper as tradições do Islã.
Segundo a publicação Diário do Litoral, na França a proibição do uso do burquini foi instituída em agosto de 2016, em 30 cidades do litoral
Em setembro do mesmo ano, a Justiça da França suspendeu a proibição do uso do burquíni nas praias de Nice, na afirmado que os decretos de proibição "feriram, seriamente e claramente de forma ilegal, as liberdades fundamentais de ir e vir, a liberdade de crença e a liberdade individual". A decisão foi provisória e dependeu da aprovação de instâncias superiores. No entanto, à época, os prefeitos das cidades relutavam em acatar a decisão da justiça.
Entre as alternativas uma indica a razão para que fosse instaurada a proibição de uso do burquíni.
A) INCORRETA- Tal legislação estaria na contramão da garantia das liberdades individuais presente na constituição do Estado francês.
B) INCORRETA- Não houve a expulsão em massa de muçulmanos até mesmo porque muitos são originários de ex colônias francesas, como os argelinos.
C) INCORRETA- Tal ameaça não procede, até mesmo porque o EI atua mais no Oriente Médio e não costuma anunciar seus alvos.
D) CORRETA- Em 2016 houve um atentado terrorista na cidade francesa de Nice. O saldo foi de 86 mortos. Assim, nesse contexto de atentados jihadistas e aumento das tensões inter-religiosas, prefeitos proibiram o uso da roupa de banho que é vista por muitos como um atentado à liberdade das mulheres e um estímulo ao jihadismo.
E) INCORRETA- Embora haja, sim, a possibilidade de atentados terroristas perpetrados por mulheres esta não foi a causa direta da proibição do burquíni e, não existe uma perseguição implacável aos muçulmanos, mesmo que o preconceito seja presente
Gabarito do Professor: Letra D.