SóProvas


ID
2152501
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guarulhos - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O novo presidente da República, Michel Temer, fez na noite desta quarta-feira (31.08.2016) seu primeiro pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV como chefe efetivo do Executivo federal. Temer gravou o pronunciamento no Palácio do Jaburu – residência oficial da Vice-Presidência – antes mesmo de ser empossado na Presidência da República na tarde desta quarta em uma cerimônia rápida no plenário do Senado. Três horas antes, os senadores haviam decidido afastar definitivamente Dilma Rousseff do comando do Palácio do Planalto.

(G1, 31.08.2016. Disponível em: <http://goo.gl/pTfchL> . Adaptado)

Em sua primeira fala na TV, Temer defendeu a

Alternativas
Comentários
  • 31/08/2016 20h00 - Atualizado em 31/08/2016 22h05

    Em 1ª fala na TV, Temer defende reforma previdenciária e trabalhista

     

    http://g1.globo.com/politica/processo-de-impeachment-de-dilma/noticia/2016/08/temer-faz-pronunciamento-em-cadeia-nacional-de-radio-e-tv.html

  • Gabarito:Letra E.

    Reforma na Previdência social

  • LETRA E

     

    Em pronunciamento na TV, Temer defende reformas da Previdência e Trabalhista

     

     

    Do UOL, em São Paulo

    31/08/201620h19

     

    Em seu primeiro pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão, transmitido na noite desta quarta-feira (31), o presidente Michel Temer defendeu a "necessidade" das reformas trabalhista e da Previdência. Em sua fala de cinco minutos, o presidente disse que é hora de unir o país e "colocar os interesses nacionais acima dos interesses de grupos". Segundo ele, o impeachment de Dilma Rousseff, que o levou ao cargo, veio "após decisão democrática do Congresso Nacional".

    "Para garantir o pagamento das aposentadorias, teremos que reformar a previdência social. Sem reforma, em poucos anos o governo não terá como pagar aos aposentados", afirmou. Temer sobre uma das propostas mais controversas de seu governo. "Temos que modernizar a legislação trabalhista, para garantir os atuais e gerar novos empregos," declarou sobre a questão trabalhista, que é um outro tema que enfrenta resistências no Congresso Nacional.

    Michel Temer disse que um dos alicerces de seu governo é a ampliação de programas sociais -- apesar de afirmar, no mesmo discurso, que está diminuindo os gastos do governo. Os outros alicerces, segundo o presidente são eficiência administrativa, retomada do crescimento econômico, geração de emprego, segurança jurídica e "a pacificação do país".

  • fui na queda da taxa de juros, pela lógica de que ele, em todo seu discurso, teria falado na bendita taxa, visto que no governo Dilma a taxa estava galopante.

  • Falou em Michel temer falou em Reforma da Previdência... rsrsrrsrs...

  • Não lembra da Reforma na Previdência, mas lembra do "America Works".

  • O novo presidente da República, Michel Temer, fez na noite desta quarta-feira (31) seu primeiro pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV como chefe efetivo do Executivo federal. Na fala de cinco minutos, veículada às 20h, o peemedebista afirmou que o governo não terá como garantir o pagamento da aposentadoria sem uma reforma na Previdência Social e defendeu mudanças nas regras trabalhistas.

    G1, 31.08.2016. Disponível em: http://goo.gl/pTfchL

  • Eventos e fatos relacionados a política brasileira devem ser acompanhados com atenção em sua feição factual, ou seja, abordando o que foi divulgado que ocorreu e evitando o estudo de notícias falsas provenientes de fontes muito diversas das que normalmente fundamentam as questões do tipo nas principais organizadoras. O texto de apoio aborda declaração do novo chefe do executivo após o afastamento da presidente. O enunciado questiona sobre qual tema foi sua primeira declaração após o ocorrido.

    A) Naquele momento a crise econômica que atualmente afasta investidores internacionais e corrói a capacidade de compra dos trabalhadores brasileiros já estava em seus estágios iniciais e redução de impostos significa perda de arrecadação o que agravaria ainda mais o cenário.

    B) Mecanismo utilizado como política monetária de combate a inflação, estava em viés de subida naquele momento.
    C) O presidente não possui mecanismo de ação direta sobre a cotação da moeda estrangeira. 

    D) Está atualmente em debate, mas naquele momento não existia sequer menção a este novo imposto.
    E) Defendida como forma de sanear as contas  públicas acabou realizada após sua posse. 

    GABARITO DO PROFESSOR: E