SóProvas


ID
2152747
Banca
Quadrix
Órgão
CRQ 18° Região - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Europa enfrenta atualmente uma grave crise de refugiados e migrantes. Desde o início de 2015, mais de 300 mil pessoas tentaram chegar ao continente por meio de travessias perigosas no Mediterrâneo. O fluxo intenso de pessoas está relacionado à situação de conflitos armados e de perseguição existente em vários países, principalmente na Ásia e na África. Segundo cálculo da Organização das Nações Unidas divulgado em julho, cerca de 62% dos que tentam chegar à Europa são considerados refugiados, ou seja, têm chances de receber asilo por fugir de perseguição, conflito ou guerra. Os demais são classificados como migrantes, o que significa que viajam em busca de melhores condições e não correm risco de vida em seu país de origem. Os principais países de origem dos refugiados e migrantes que tentaram chegar à Europa pelo Mediterrâneo entre janeiro e junho de 2015 são:

Alternativas
Comentários
  • Entenda os conflitos que motivam a saída dos refugiados de seus países.

     

    O fenômeno, que há muito tempo vem preocupando os países empenhados em controlar os fluxos migratórios, assumiu uma dimensão excepcional nos últimos dois anos. Depois que 280 mil pessoas entraram ilegalmente na União Europeia em 2014, 365 mil outras fizeram o mesmo nos oito primeiros meses de 2015.

    Esse número vem sofrendo um crescimento exponencial principalmente devido à guerra na Síria. Os sírios de fato representavam sozinhos 27,9% dessas entradas em 2014 (ou seja, 79 mil pessoas), à frente dos eritreus (34.500 pessoas, ou 12,2%), dos afegãos e dos kosovares (22 mil pessoas de cada uma dessas nacionalidades, ou 7,8% cada). Assim, quase metade dos migrantes vieram da Síria, da Eritreia e do Afeganistão, todos países em guerra ou sob algum regime ditatorial.

    Mas por que esses migrantes estão fugindo de seus países? Guerra, motivos econômicos (fuga da miséria em busca de uma vida melhor)... É extremamente difícil dissociar entre todos os migrantes os futuros "refugiados" (que tenham obtido esse status definido pela Convenção de Genebra de 1951) dos migrantes econômicos, que não necessariamente pedirão asilo.

    Notícia completa em: http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/le-monde/2015/09/11/entenda-os-conflitos-que-motivam-a-saida-dos-refugiados-de-seus-paises.htm

     

    Resposta:  Síria, Afeganistão e Eritreia.

  • Movimentos populacionais é um dos temas mais abordados em provas e depende de conhecimentos de demografia, geografia da população e amplo acompanhamento do noticiário sobre as crises humanitárias relacionadas aos processos de migração em massa. O texto associado aborda a crise migratória ocorrida na Europa desde o início do conflito na Síria. O enunciado questiona a origem ods principais contingentes de imigrantes.

    A) Todos são países assolados pela guerra e destruição de suas infraestruturas internas. Esses fatores levam partes consideráveis da população que possuem condições de pagar pela viagem a buscar melhores condições de vida em outros países principalmente na Europa. 
    B) A Turquia não está com condição de guerra civil como os outros países citados e por isso não possui contingentes de migrantes fugindo de seu território.
    C)  O Iraque já teve sua onda migratória por ocasião da invasão norte-americana e atualmente está em reconstrução e diálogo com seus vizinhos não produzindo enormes contingentes de imigrantes. 
    D) O Paquistão possui uma estado permanente de tensão com seu vizinho a Índia, mas não está em conflito armado nem externo nem interno. Apesar de ser país em desenvolvimento as condições internas de vida não são tão ruins a ponto de produzir ondas de imigrantes tentando entrar na Europa.
    E)A Nigéria é atualmente o país com a maior população da África e está em franco processo de desenvolvimento econômico. Seus indicadores de qualidade de vida ainda estão longe do adequado, mas não são ruins o suficiente para que seus cidadãos precisem fugir em massa de seu território. 

    GABARITO DO PROFESSOR: A