-
Acredito que tenha sido mal formulada a questão.
As UPP foram criadas em dezembro de 2008 e o RJ foi anunciando como cidade Olímpica em junho de 2008. Então é fato de que foi um modelo implementado também para as Olimpíadas. E durante um tempo ele controlou e combateu o tráfico sim. Agora com a crise que está sendo desmantelado. Então para mim essa afirmativa está correta.
As outras duas estão corretas também.
Alguém poderia explicar o porquê de somente duas estarem corretas?
-
I - Errada - A Unidade de Polícia Pacificadora é uma ação da segurança pública. De acordo com o secretário de segurança, com o Comandante da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) e com qualquer representante da polícia militar, a UPP está nas favelas não para combater o tráfico de drogas, mas para inibir a ostentação das armas e garantir a tranquilidade aos moradores, devolvendo ao Estado o território que fora tomado pelos traficantes.
Já foram inúmeras as declarações sobre os objetivos da implantação das UPPs nas favelas aos meios de comunicação. De acordo com o secretário de segurança pública, José Mariano Beltrame: “A ideia e o objetivo da UPP é a pacificação, mas seria leviano garantir que vamos retirar dessas favelas todas as armas, todas as drogas, todos os criminosos, toda a munição.” (Secretário diz que UPPs não impedem a presença de bandidos. http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias. 29 de junho de 2011). E também segundo o Major Eliezer de Oliveira, responsável pela formação de policiais para atuar nas UPPs: “Não é objetivo da UPP acabar com o narcotráfico, e sim afastar a influência dos narcotraficantes sobre as comunidades”. (UPP não tem objetivo de acabar com o tráfico, diz Major. http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano. 20 de setembro de 2011).
II - Correta - Um dos trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), sofreu uma pane elétrica quando seguia em direção ao Aeroporto Santos Dumont, por volta das 15h desta segunda-feira (6), primeiro dia útil de funcionamento do novo meio de transporte na cidade.
Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/06/vlt-tem-problema-eletrico-no-primeiro-dia-util-de-funcionamento.html
III - Correta - O combate à poluição da água caminha para ser um dos principais fracassos no legado olímpico. A promessa de tratar 80% do esgoto despejado na baía de Guanabara não será cumprida.
Fonte: http://arte.folha.uol.com.br/tudo-sobre/rio-em-transformacao/triste-baia/
Gabarito: D
-
Concursada convocada, a partir do momento que você está em um local para inibir a ostentação de armas (feita pelos traficantes) e devolver o território que fora tomado, pelos traficantes, o objetivo não é combater o tráfico de drogas? É cada um que me aparece.
-
Ricardo L. Tá errado pq não CONTROLOU o tráfico "controlando e combatendo o tráfico de drogas". Pode até ter combatido, conforme seu comentário, mas controlar tá longe, muito longe.
-
Eventos esportivos de grande porte movimentam enormes quantias em dinheiro, possuem audiência gigantesca e são momentos importantes de demonstração de superioridade de atletas, clubes e nações. Devem ser acompanhados com atenção no momento de suas competições e especial cuidado com questões geopolíticas envolvidas. Sobre as modificações no Rio de Janeiro relacionadas aos jogos olímpicos julgamos as afirmativas a seguir.
I - No momento da aplicação da questão de fato o programa de unidades pacificadoras estava produzindo bons resultados na redução da criminalidade nos locais onde foram aplicados. Atualmente o programa teve sua extensão drasticamente reduzida, seus recursos, resultados e perspectivas de futuro foram reavaliados e não é mais possível considera-lo como um sucesso.
II - De fato uma falha técnica ocorreu no primeiro dia de funcionamento do VLT, mas ao contrário das UPPs o veículo segue em funcionamento e hoje é um importante meio de transporte atendendo a conexão do Centro da cidade com seus arredores.
IIII - A Baía de Guanabara segue sendo um grande depósito de esgoto sem tratamento assim como foi na época da realização dos jogos de 2016.
GABARITO DO PROFESSOR: D
-
Não é objetivo da UPP acabar com o narcotráfico, e sim afastar a influência dos narcotraficantes sobre as comunidades.