SóProvas


ID
2153131
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os diferentes tipos de transplantes representam um grande avanço da medicina. Entretanto, a compatibilidade entre doador e receptor nem sempre ocorre, resultando em rejeição do órgão transplantado.
O componente da membrana plasmática envolvido no processo de rejeição é:

Alternativas
Comentários
  • Quando ocorre um transplante, o doador e o receptor têm que ser compatíveis, ou seja, o componente da membrana plasmática conhecido como glicoproteína tem que ser compatível, caso contrario haverá rejeição.  As glicoproteínas participam dos processos de reconhecimento celular, identificando as células que fazem parte ou não de um mesmo organismo.

    Alternativa correta: D

     
  • Letra D

    Substâncias que podem estar ligadas à membrana plasmática:
    - Glicocálix ou glicocálice: carboidratos com função de reconhecimento celular;
     

  • A maioria das células apresenta algum tipo de envoltório externo à membrana plasmática, que a protege e a auxilia no desempenho de suas funções. O glicocálix é um exemplo. O glicocálix possui as seguintes características:

    . proteção física e química;

    . retenção de nutrientes e enzimas;

    . RECONHECIMENTO CELULAR.

    Logo, gabarito letra D, pois o glicocálix, presente na membrana plasmática, vai reconhecer essa incompatibilidade e, consequentemente, vai proteger a célula rejeitando o transplante.

    Avante, guerreiros!!!

  • Quando ocorre um transplante, o doador e o receptor têm que ser compatíveis, ou seja, o componente da membrana plasmática conhecido como glicoproteína tem que ser compatível, caso contrario haverá rejeição.  As glicoproteínas participam dos processos de

    reconhecimento celular, identificando as células que fazem parte ou não de um mesmo organismo.

    Alternativa correta: D