SóProvas


ID
2153176
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um dos fatores que impulsionaram a tecnologia da informação foi o sucesso dos profissionais indianos nos Estados Unidos, principalmente no Vale do Silício. A saída de estudantes indianos gerou um intenso debate dentro da Índia: emigrantes eram acusados de usarem a excelente educação recebida gratuitamente do governo para impulsionar suas carreiras sem dar nada de volta ao país. O grosso da emigração indiana hoje vai para os E.U.A., Austrália, Canadá e Nova Zelândia.
Adaptado de COSTA, F. Os indianos. São Paulo: Contexto, 2015. 

Apesar da crítica relatada no texto, a economia indiana também se beneficiou com a emigração de profissionais indianos qualificados.
Para a Índia, uma consequência positiva desse processo demográfico tem sido:

Alternativas
Comentários
  • está certa esta resposta?

  • A Índia é um dos países nos quais se encontram os maiores contrastes socioeconômicos do mundo. Ao mesmo tempo em que há grande número de analfabetos, o país possui um dos maiores contingentes de pessoas com título de doutorado no planeta, fruto da qualidade do seu sistema universitário, acessível a uma parcela relativamente pequena da população. Esse cenário faz da Índia uma das nações mais expressivas com relação a migração de alta qualificação, denominada “fuga de cérebros”.

    Esse tipo de movimento populacional pode ser avaliado por meio de duas perspectivas principais. De um lado, o efeito negativo, resultante da perda de quadros altamente qualificados, cuja formação deve-se aos investimentos públicos nas universidades, crítica apontada no texto. Por outro lado, o grande número de trabalhadores qualificados trabalhando em países de alta remuneração, como os Estados Unidos, oportuniza a expressiva remessa mensal de dólares para a terra natal. Esse montante constitui fonte relevante de reservas em moeda forte para a Índia, contribuindo positivamente para a contabilidade externa do país.

    GABARITO: LETRA B

    Fonte: http://www.revista.vestibular.uerj.br