SóProvas


ID
2153416
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A natureza das relações públicas não se limita a interagir isoladamente com um determinado público. Por isso, a atividade pode ser definida como uma filosofia de relacionamentos estratégicos com muitos públicos. É importante segmentar esses públicos para formular estratégias eficazes de comunicação, levando em conta o papel que eles desempenham em sua relação com a organização. De acordo com a conceituação lógica de públicos em relações públicas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Públicos essenciais, não essenciais e de redes de interferência. Definição de Fábio França.

     

  • Conceituação Lógica dos Públicos

    (FRANÇAFábioPúblicos: como identificá-los em uma nova visão estratégica. São Caetano do Sul: Yendis, 2004)

    Categoria I: públicos essenciais

    São essenciais aqueles públicos dos quais a organização depende para a sua constituição, manutenção de sua estrutura, sobrevivência e para a execução de suas atividades-fim. Esse nível de dependência é de caráter situacional; variará de acordo com cada tipo de organização.

    Os públicos essenciais dividem-se em dois segmentos:

    1.Constitutivos da organização

    2. Não- constitutivos ou de sustenção

     

     

  • Categoria II: públicos não-essenciais

    (...)   Atuam externamente na promoção institucional, corporativa e mercadológica da organização ou intermediando os relacionamentos com o mercado. Podem ser subdivididos em quatro tipos: de consultoria e promoção; setoriais associativos;setoriais sindicais; setoriais comunitários.

    Categoria III: públicos de redes de interferência

    Essa classificação inclui os públicos especiais do cenário externo que, pelo seu poder operacional ou representativo, podem exercer fortes influências no desempenho da organização, classificando-se em dois subsistemas: rede de concorrentes e rede de comunicação de massa.