SóProvas



Questões de Público


ID
50770
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca de relações públicas.

Ao se orientar colaboradores acerca de como conversar com seus usuários, fornecedores e a comunidade em geral, deve-se instruí-los a evitar o uso de siglas ou códigos internos da organização.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Correto! O uso de siglas pode dificultar a comunicação.


ID
50773
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca de relações públicas.

Incluem-se no planejamento de ações de relações públicas as seguintes fases: apreciação do comportamento do público; revisão e ajustamento da política administrativa; programa de informações.

Alternativas
Comentários
  • Correto... 

    Não conhecia essas fases!

  • Nem eu. Vou perguntar a um colega RP.

  • https://books.google.com.br/books?id=3BuRTLrz1loC&pg=PA47&lpg=PA47&dq=rela%C3%A7%C3%B5es+p%C3%BAblicas+aprecia%C3%A7%C3%A3o+do+comportamento+do+p%C3%BAblico+revis%C3%A3o+e+ajustamento+da+pol%C3%ADtica+administrativa+programa+de+informa%C3%A7%C3%B5es&source=bl&ots=DWw7DI9rAL&sig=DhIdzyqskIHFrsizo39V5d44keg&hl=pt-BR&sa=X&ved=0CB4Q6AEwAGoVChMIjfuR7aeUxwIVim4-Ch2HWwXh#v=onepage&q=rela%C3%A7%C3%B5es%20p%C3%BAblicas%20aprecia%C3%A7%C3%A3o%20do%20comportamento%20do%20p%C3%BAblico%20revis%C3%A3o%20e%20ajustamento%20da%20pol%C3%ADtica%20administrativa%20programa%20de%20informa%C3%A7%C3%B5es&f=false

  • CERTO - As relações públicas constituem a função administrativa que avalia as atitudes do público, identifica as políticas e os procedimentos de uma organização com o interesse público e executa um programa de ação e comunicação para obter a compreensão e aceitação do público. Raymonde Simon (do livro Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada - Margarida Kunsch.


ID
50776
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca de relações públicas.

Visando à efetiva atuação na área de relações públicas de uma organização, o gestor deve considerar como público a comunidade em geral que circunscreve essa organização.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Visando à efetiva atuação na área de relações públicas de uma organização (ok), o gestor deve considerar como público a comunidade em geral que circunscreve essa organização (falso, pois isso delimitaria bastante o escopo do que se concebe como público, pois nesse caso (específico também do Relações Públicas), a organização muitas vezes lida com diversos públicos, muito além do circunscrito à sua esfera).
  • Acho que o problema da questão é o "em geral" pois a ideia de público deve ser mais delimitada.

  • nao consigo ver o erro


ID
50779
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca de relações públicas.

Para ser bem-sucedido em relações públicas, o gestor de uma organização deve dividir seu público em diversas categorias específicas, oferecendo atendimento diferenciado a cada uma delas.

Alternativas
Comentários
  • Sim. Trata-se de fazer Comunicação Dirigida.


ID
63037
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Stakeholder denomina indivíduos, grupos ou organizações que, direta ou indiretamente, podem ter interesses em relação à organização ou podem ser de alguma forma afetados por ela.

Alternativas
Comentários
  • c-

    Algumas partes interessadas mais comuns no projeto são:

    1 o dono do projeto (sponsor) ou patrocinador;

    2 o cliente;

    3 o gerente de projetos;

    4 a organização executora;

    5 os membros da equipe do projeto.


ID
63064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em relações públicas, os veículos aproximativos são definidos como aqueles que permitem qualquer aproximação física entre os públicos e a instituição.

Alternativas
Comentários
  • Entende-se por veículos aproximativos aqueles que permitem qualquer aproximação física entre os públicos e a instituição.

    Exemplos: congresso, convenções, reuniões de informação ou discussão; conferências, palestras, conversas, discursos, entrevistas, treinamentos; visitas, feiras, exposições; eventos; acontecimentos especiais, inaugurações, datas cívicas, comemorações.
  • De acordo com Teobaldo de Souza Andrade em sua obra "Dicionário Profissional de Relações Públicas e Comunicação e Glossário de Termos Anglo-Americanos", os veículos de comunicação dirigida aproximativa "permitem estabelecer relações pessoais diretas entre a instituição e o público ou segmento de público."


ID
63076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Comunicação dirigida é o mesmo que segmentação de mercado. Trata-se do envio de uma mensagem ou conjunto de mensagens a públicos específicos.

Alternativas
Comentários
  • Comunucação dirigida é o mesmo que segmentação de público.
  • Segmentar o mercado é o resultado da divisão de um mercado em pequenos grupos.

    Comunicação dirigida é forma de comunicação que tem por finalidade transmitir, conduzir e algumas vezes recuperar a informação para estabelecer a comunicação limitada, orientada e freqüente, com selecionado número de pessoas homogêneas e conhecidas.


  • Erro por redução: a comunicação dirigida é não só instrumento da segmentação de mercado, mas também de outros públicos com os quais os objetivos podem não ser mercadológicos.

  • A comunicação dirigida destina-se a públicos específicos, pré-determinados, e conseqüentemente, mais conhecidos pelos idealizadores das diferentes estratégias de aproximação possíveis (Kunsch, 1997). O autor Andrade (1965) define da seguinte forma comunicação dirigida. É o processo que tem por finalidade transmitir ou conduzir informações para estabelecer comunicação limitada, orientada e freqüente com determinados números de pessoas homogêneas e identificada (ANDRADE, 1965, p.163).

     

     

    A segmentação de mercado consiste em identificar num mercado heterogéneo um determinado grupo de indivíduos, com respostas e preferências semelhantes de produtos. Isto deve ser observado como um poderoso instrumento que auxiliará departamentos de marketing e de design, no intuito de apresentar propostas que atendam aos desejos deste público-alvo. Esta deve ser a base que suporta toda a estratégia de marketing de um produto.

  • "Segmentação de mercado é o processo pelo qual se percebe grupos específicos de mercado para atingir. A comunicação dirigida é a forma de comunicação orientada para grupos ou indivíduos específicos. Para operacionalizar a Comunicação Dirigida é preciso segmentar, mas nem toda segmentação seve para a comunicação dirigida."
    Fonte: Estratégia


ID
72613
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Segundo o Prof. Candido Teobaldo, conhecido autor brasileiro de livros sobre Relações Públicas, uma das características da opinião pública é

Alternativas
Comentários
  • O professor Cândido Teobaldo de Souza Andrade e quase todas as obras que falam de Relações Públicas admitem a existência de grupos, mas sabem que um grupo pode ou não se constituir como um público. Desta forma, chegamos às características da opinião pública que, segundo o professor Teobaldo, fica assim caracterizada:


    não é uma opinião unânime;


    não é, necessariamente, a opinião da maioria;


    normalmente é diferente da opinião de qualquer elemento do público;


    é uma opinião composta, formada das diversas opiniões existentes no público;


    está em contínuo processo de formação das diversas opiniões existentes no público;


    está em contínuo processo de formação e em direção a um consenso completo, sem nunca alcançá-lo.

  • A Cespe buscou a assertiva mais completa...

    Todas estão certas, porém, a assertiva "C" é a mais completa.


ID
113362
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Opinião pública é um somatório de comparações e
contrastes. Além disso, podem contribuir para a sua formação
influências diversas, exercidas por quem detém maior e mais
acurado volume de informações ou capacidade de divulgação,
maior poder econômico ou político, mais instrução. No entanto,
com o surgimento das redes sociais, em que estão presentes
interatividade, colaboração e globalização, os cidadãos comuns
passaram a poder discutir e a opinar sobre qualquer tema,
obtendo, assim, mais subsídios à formação do pensamento.

Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.

As redes sociais permitem aos indivíduos mais opções na busca, no acesso e na troca de informações diversas, em nível mundial, dotando-os da capacidade de serem, eles mesmos, formadores ou multiplicadores de opinião.

Alternativas
Comentários
    • A ideia de rede social começou a ser usada há cerca de um século atrás, para designar um conjunto complexo de relações entre membros de um sistema social a diferentes dimensões, desde a interpessoal à internacional. Em 1954, J. A. Barnes começou a usar o termo sistematicamente para mostrar os padrões dos laços, incorporando os conceitos tradicionalmente usados quer pela sociedade quer pelos cientistas sociais: grupos bem definidos (ex.: tribos, famílias) e categorias sociais (ex.: género, grupo étnico). 
    • Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente. 
    • As Redes Sociais podem operar em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos (facebook, orkut, myspace, twitter), redes profissionais (linkedin), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, dentre outras, e permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a sua actividade, como os indivíduos alcançam os seus objectivos ou medir o capital social – o valor que os indivíduos obtêm da rede social.
    FONTE: http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com/p/v-z.html

ID
113365
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Opinião pública é um somatório de comparações e
contrastes. Além disso, podem contribuir para a sua formação
influências diversas, exercidas por quem detém maior e mais
acurado volume de informações ou capacidade de divulgação,
maior poder econômico ou político, mais instrução. No entanto,
com o surgimento das redes sociais, em que estão presentes
interatividade, colaboração e globalização, os cidadãos comuns
passaram a poder discutir e a opinar sobre qualquer tema,
obtendo, assim, mais subsídios à formação do pensamento.

Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.

Opinião pública é o que pensa unanimemente a sociedade.

Alternativas
Comentários
  • A opinião pública possui algumas características, tais como: não ser necessariamente unânime, nem necessariamente a opinião da maioria. Muitas vezes, até, diferente da opinião de algum elemento do público. Ela é composta por diversas opiniões presentes no público e está continuamente em processo de formação, em direção a um consenso nunca encontrado. (ANDRADE, C. T. de S. Dicionário profissional de Relações Públicas)

    Opinião pública é uma “opinião autorizada” e opinião do público como “apenas uma popularização da opinião”. Diz, ainda, que opinião é a “exteriorização de idéias sobre determinado objeto de interesse coletivo.” Ela se expressa porque um ou mais indivíduos têm interesse comum em determinado assunto. Quanto à opinião pública, é resultante da confluência de opiniões dos indivíduos em dado contexto social. (CORRÊA, T. G. Contato imediato com a opinião pública: os bastidores da ação política)

  • Artigo sobre opinião pública: http://fichamentoseartigos.blogspot.com/2010/12/opiniao-publica.html

ID
113368
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Opinião pública é um somatório de comparações e
contrastes. Além disso, podem contribuir para a sua formação
influências diversas, exercidas por quem detém maior e mais
acurado volume de informações ou capacidade de divulgação,
maior poder econômico ou político, mais instrução. No entanto,
com o surgimento das redes sociais, em que estão presentes
interatividade, colaboração e globalização, os cidadãos comuns
passaram a poder discutir e a opinar sobre qualquer tema,
obtendo, assim, mais subsídios à formação do pensamento.

Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.

Veículos de comunicação detêm grande volume de informações e têm capacidade de divulgação, o que os torna capazes de influenciar a opinião pública.

Alternativas

ID
113371
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Opinião pública é um somatório de comparações e
contrastes. Além disso, podem contribuir para a sua formação
influências diversas, exercidas por quem detém maior e mais
acurado volume de informações ou capacidade de divulgação,
maior poder econômico ou político, mais instrução. No entanto,
com o surgimento das redes sociais, em que estão presentes
interatividade, colaboração e globalização, os cidadãos comuns
passaram a poder discutir e a opinar sobre qualquer tema,
obtendo, assim, mais subsídios à formação do pensamento.

Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.

Redes sociais são organizações legalmente constituídas que passaram a operar pela Internet para incentivar a opinião pública.

Alternativas
Comentários
  • "legalmente constituídas"... nada a ver.

    Item ERRADO


ID
113374
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Opinião pública é um somatório de comparações e
contrastes. Além disso, podem contribuir para a sua formação
influências diversas, exercidas por quem detém maior e mais
acurado volume de informações ou capacidade de divulgação,
maior poder econômico ou político, mais instrução. No entanto,
com o surgimento das redes sociais, em que estão presentes
interatividade, colaboração e globalização, os cidadãos comuns
passaram a poder discutir e a opinar sobre qualquer tema,
obtendo, assim, mais subsídios à formação do pensamento.

Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.

No Brasil, a opinião pública formada a partir das trocas que ocorrem por meio da Internet é irrelevante, porque a exclusão digital é imensa.

Alternativas

ID
113380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Considerando que plano, projeto e programa são instrumentos do
processo de planejamento, julgue os itens a seguir.

Programas de relações públicas requerem pesquisa, levantamento de dados, estudos de viabilidade, detalhamento da proposta e dos seus objetivos, além de análise custobenefício.

Alternativas
Comentários
  • Errado
    O erro é sutil, pois a questão incluiu alguns elementos que não são próprios de um programa de RP, como por exemplo os estudos de viabilidade. Em suma, um RP trabalha com assessoramento, logicamente há planejamento em suas ações. Dentro do programa de relações públicas, destacam-se a assessoria e a execução de algumas atividades básicas diretamente ligadas à alta administração da empresa, como por exemplo:
    · Formalização, divulgação e acompanhamento da utilização dos valores empresariais.
    · Definição estratégica do conceito empresarial.
    · Pesquisa junto aos diferentes segmentos do público - com vistas à definição do programa de relações públicas.
    · Assessorar e conscientizar a administração da empresa em assuntos que envolvam relações com os diferentes segmentos de seu público.
    · 
  • Considerando o comando da questão, que acentua a distinção entre os termos, o erro parece estar no uso da palavra programas.

    Programas são um desdobramento do planejamento para melhor executar atividades rotineiras da organização. Viabilidade e análise de custo/benefício são termos que estão associados com mais clareza ao conceito de projeto, que é um conjunto de ações para transformar uma situação específica.
  • São instrumentos de planejamento estratégico relacionados à tomada de decisões:

    *Planos:
    - Mais amplo
    - Estratégias Gerais
    - Definição de objetivos
    - Determinação de metas

    * Programas:
    - Subdivisão do plano ou projeto
    - Agrupa decisões por área de atuação
    - Ordena tempo e atividades
    - Logística de implantação
    - Nível operacional

    * Projetos:
    - Mais detalhado
    - Produção de um bem ou serviço específico
    - Estima vantagens e desvantagens econômicas

    A meu ver, a questão misturou conceitos relacionados a plano e projeto, ao invés de falar sobre programa.

ID
113386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Considerando que plano, projeto e programa são instrumentos do
processo de planejamento, julgue os itens a seguir.

Buscar a excelência da comunicação dirigida é a finalidade do planejamento de relações públicas.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Faz parte realmente das ações de um Relações Públicas (RP), mas é extravagante dizer que essa é a finalidade do planejamento das RPs. Um RP deve ter visão estratégica, com foco nos negócios, na responsabilidade social e na elaboração de políticas de relacionamento entre as organizações e seus públicos. As Relações Públicas desenvolvem estratégias criativas de comunicação que afetam diretamente a vida e a dinâmica negocial das organizações, colaborando para a criação da identidade, da reputação e da imagem coorporativa. O relações-públicas gerencia o relacionamento da organização com os diferentes setores da sociedade - acionistas, mídia, comunidades, governos, consumidores -, tanto em organizações privadas como nas públicas e do terceiro setor, sempre a partir dos interesses dos públicos envolvidos.
  • Para ser mais direto, com menos prolixidade: Buscar a excelência da comunicação dirigida é UMA DAS finalidades do planejamento de relações públicas e não A finalidade de relações públicas.
  • Erro por redução: o certo seria "uma das".


ID
113398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Pesquisas de opinião são ferramentas eficazes para detectar
posições e tendências em relação a ideias, fatos, produtos e
serviços. São realizadas a partir de métodos e técnicas de coleta
e de análise de dados. Acerca desse assunto, julgue os itens
subsequentes.

Na definição de uma amostra, o critério de exclusão é a apresentação de motivos éticos ou clínicos que dizem que determinados participantes não devem fazer parte da pesquisa.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    É isso mesmo. Amostragem ou, de uma forma menos abreviada, estudo por amostragem, é o estudo de um pequeno grupo de elementos retirado de uma população (estatística) que se pretende conhecer. Trata-se de uma técnica de pesquisa na qual um sistema preestabelecido de amostras é considerado idôneo para representar o universo pesquisado, com margem de erro aceitável. O critério da exclusão é corretamente elencado no item supra de modo que faz parte das pesquisas, dentro de um universo de análises de diferentes parâmetros, a inclusão ou exclusão de determinados elementos (indivíduos) por motivos dispostos no planejamento da pesquisa e seus fins.

ID
113401
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Pesquisas de opinião são ferramentas eficazes para detectar
posições e tendências em relação a ideias, fatos, produtos e
serviços. São realizadas a partir de métodos e técnicas de coleta
e de análise de dados. Acerca desse assunto, julgue os itens
subsequentes.

A entrevista estruturada é uma técnica de coleta que trabalha com perguntas pré-formuladas que não impõem nenhuma visão da realidade.

Alternativas
Comentários
  • Entrevista estruturada:

    Apresenta uma relação padronizada e fixa de perguntas (questionário ou formulário), cuja ordem e redação permanecem invariáveis para todos os entrevistados, que geralmente são em grande número. Recomenda-se que o mesmo seja pré-testado em uma amostra da população. Permite o tratamento quantitativo dos dados (estatístico também).

    www.uems.br/propp/conteudopos/AAE/entrevista.doc


ID
113404
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Pesquisas de opinião são ferramentas eficazes para detectar
posições e tendências em relação a ideias, fatos, produtos e
serviços. São realizadas a partir de métodos e técnicas de coleta
e de análise de dados. Acerca desse assunto, julgue os itens
subsequentes.

A técnica de grupo focal possibilita a obtenção de dados qualitativos.

Alternativas
Comentários
  • O objetivo central do grupo focal é identificar percepções, sentimentos, atitudes e idéias dos participantes a respeito de um determinado assunto, produto ou atividade. Seus objetivos específicos variam de acordo com a abordagem de pesquisa. Em pesquisas exploratórias, seu propósito é gerar novas idéias ou hipóteses e estimular o pensamento do pesquisador, enquanto que, em pesquisas enomenológicas ou de orientação, é aprender como os participantes interpretam a realidade, seus conhecimentos e experiências.

    http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/download/330/252


ID
113407
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Pesquisas de opinião são ferramentas eficazes para detectar
posições e tendências em relação a ideias, fatos, produtos e
serviços. São realizadas a partir de métodos e técnicas de coleta
e de análise de dados. Acerca desse assunto, julgue os itens
subsequentes.

Para determinar quais variáveis serão usadas, o pesquisador deve basear-se na pergunta da pesquisa e na hipótese.

Alternativas

ID
113437
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Segundo Gaudêncio Torquato, para a opinião pública, a verdade
sobre a identidade das organizações só aparece em momentos de
crise. Já para Alexandre Caldini, uma crise não necessita de um
fato, pois pode se iniciar com um boato. A partir do que afirmam
esses dois autores, julgue os próximos itens.

Por comparação, uma crise é como uma enfermidade: um diagnóstico correto e remédios eficazes dependem da competência do médico que examinar o paciente e da resposta ao tratamento.

Alternativas

ID
113440
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Segundo Gaudêncio Torquato, para a opinião pública, a verdade
sobre a identidade das organizações só aparece em momentos de
crise. Já para Alexandre Caldini, uma crise não necessita de um
fato, pois pode se iniciar com um boato. A partir do que afirmam
esses dois autores, julgue os próximos itens.

Crises que começam com um boato duram pouco.

Alternativas
Comentários
  • Crises geradas por boato podem ter graves consequencias à imagem institucional. No caso de uma crise deflagrada nas redes sociais, a duração pode até ser curta, mas as consequências são severas, se  o tema não for trabalhado de forma integrada. 

ID
113443
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Por meio da segmentação dos públicos, é possível adequar os
meios e as mensagens que devem ser usados para se chegar a
cada um deles. É possível, também, identificá-los e analisá-los
quanto ao poder que possuem de influenciar as decisões das
instituições. Nesse contexto, julgue os itens seguintes.

Os públicos são capazes de dificultar ou de facilitar a vida das instituições a partir do grau de influência que possuam.

Alternativas
Comentários
  • Públicos notórios com poder de pressionar a organização: acionistas (poder econômico), estado (poder regulatório), governo (poder político), sociedade civil organizada (poder social/interesse público), imprensa (poder midiático), sindicatos e associações (poder corporativista).


ID
113446
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Por meio da segmentação dos públicos, é possível adequar os
meios e as mensagens que devem ser usados para se chegar a
cada um deles. É possível, também, identificá-los e analisá-los
quanto ao poder que possuem de influenciar as decisões das
instituições. Nesse contexto, julgue os itens seguintes.

A mensagem pode ser a mesma para todos os públicos, mas o meio precisa ser sempre diferente.

Alternativas
Comentários
  • Com a segmentação dos públicos e criação de nichos, cada vez mais é preciso produzir materiais dirigidos, independente do meio utilizado.
  • É mais eficiente que a mensagem sera diferente para cada público, a fim de atingir os públicos-alvo de maneira eficaz.


ID
113449
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Por meio da segmentação dos públicos, é possível adequar os
meios e as mensagens que devem ser usados para se chegar a
cada um deles. É possível, também, identificá-los e analisá-los
quanto ao poder que possuem de influenciar as decisões das
instituições. Nesse contexto, julgue os itens seguintes.

Diretores, gerentes e servidores compreendem melhor e mais profundamente o que faz a instituição do que os públicos externos.

Alternativas

ID
145609
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção Incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A resposta certa é a letra "D"

    O planejamento é sim uma prática do profissional de RP.

ID
145630
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Analise os textos a seguir e, ao final, assinale a resposta que contém a ordem correta dos instrumentos para os quais foram redigidos.

1. Acaba de ser assinado o convênio com a Universidade Beta que tanto esperávamos. A partir de 2009, todos os funcionários interessados em fazer um curso superior terão desconto de 30% nas mensalidades. Os interessados deverão procurar nossa colega Maria Silva, da Diretoria de Recursos Humanos, clicando no link abaixo ou ligar no ramal 4554 para obter mais informações.

2. O plenário do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou ontem, ao final da reunião, o quarto e último processo referente à venda do grupo Madox à Brasilíssima. O processo refere-se especificamente à aquisição dos ativos de distribuição de combustíveis da Madox ao Grupo Brasilíssima nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País.

O grupo Brasilíssima terá de assinar um termo de compromisso de desempenho com o Cade pelo qual ficará acordado o cumprimento de algumas exigências feitas pelo órgão para aceitar a operação. O relator do processo, conselheiro José Silva, destacou que, nas análises feitas pelos órgãos de defesa da concorrência, observou-se que os mercados do Distrito Federal, do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul eram mais delicados do ponto de vista da concorrência. Assim, a principal exigência feita pelo Cade é de que a Brasilíssima venda toda a estrutura de tancagem de derivados que comprou da Madox no Distrito Federal.

A venda da Madox para o grupo Brasilíssima afeta diretamente nossa empresa, principalmente os mercados do Centro-Oeste onde esta fusão deverá tornar a Brasilíssima a empresa mais forte do mercado. A Diretoria de Mercado já está preparando os estudos necessários para uma reunião geral de Diretores e Gestores de Projetos que deverá ser realizada até o final desta semana para discutirmos as novas estratégias que deveremos seguir frente ao novo cenário.

3. Nem sempre é uma boa idéia abrir o caderno Cotidiano logo cedo. Já pulam umas notícias ruins na sua cara. Ontem, a pior coisa foi ler sobre os voluntários de Santa Catarina que estavam furtando as doações. Bem, prefiro pensar que eles faziam parte das famílias dos desabrigados e estavam levando as doações para conhecidos porque temiam que as coisas iriam demorar muito para chegar.

E hoje, já na capa do jornal, outra notícia ruim: mais enchentes em Santa Catarina e início da cobrança de pedágio no Rodoanel, a partir de hoje. Mas, como sou otimista, fiquei procurando uma notícia boa no jornal e nada. Bem não procurei em todos os cadernos. Mais tarde vou olhar nos classificados para ver se acho. Se eu fosse dono do jornal baixaria uma ordem para que todos os dias tivessem boas notícias logo na capa. Assim a gente ia se enganando um pouco mais. Escrito por João Pacheco. Às 10h15

4. O recesso das festas de final de ano começa no dia 22 próximo e vai até o dia 02 de janeiro. Neste período, a empresa estará fechada e haverá apenas uma equipe de plantão para atender às urgências. Desejamos a todos um Natal de muita paz e um Ano Novo de muita felicidade. Até 2009!

A Diretoria

Alternativas

ID
145639
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Há um consenso entre os especialistas de que o mundo contemporâneo - e em especial o ambiente organizacional - tem sido abalado profundamente pelo processo crescente de globalização dos mercados e das ideias, pela revolução provocada pelas novas tecnologias, pela desmassificação do processo de produção e pela valorização do espírito de cidadania. Este ambiente, em contínua agitação, redimensiona o perfil das organizações e as torna menos estratificadas e mais flexíveis, convidando-as, permanentemente, a esticar os olhos para ver o que está à frente. O futuro (alguém ainda duvida disso?) mais do que o presente, será complexo, repleto de incertezas, mas (ainda bem!) rico em oportunidades para quem se dispuser a se "sentar" sobre um novo paradigma.
(W. Bueno. Comunicação Empresarial)

Considerando o cenário organizacional apresentado por Bueno, analise as afirmativas a seguir e assinale a resposta correta.

( ) O processo de segmentação dos públicos, os chamados nichos de mercado, tem provocado mudanças substanciais na Comunicação Empresarial, com a implementação de canais diferenciados para atender às demandas informativas localizadas.

( ) O cliente evoluiu para o cidadão e espera um relacionamento mais amplo do que aquele que costuma vigorar entre a empresa que vende e as pessoas que compraram, porque o contato não se esgota mais com a transferência do produto.

( ) As organizações têm feito um grande esforço para criar veículos múltiplos para atender a demandas que também são múltiplas.

( ) Um exemplo de veículo novo, elaborado com o objetivo de atender a este novo padrão de relacionamento com os clientes, seria uma revista dirigida aos diversos públicos, com editorias específicos para cada segmento.

( ) Até o relacionamento com o público interno deve ser renovado e a intranet empresarial é hoje o veículo que reúne em um mesmo canal todos os instrumentos, contemporâneos e tradicionais, tornando-se um veículo para todos os fins.

Alternativas
Comentários
  • Letra "B".
     
    Uma revista não pode ser considerada "exemplo de veículo novo".
    A intranet não deve ser usada como "veículo para todos os fins".

ID
199588
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A pesquisa é requisito para o planejamento de comunicação das organizações. A respeito de pesquisa em relações públicas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A)     Não são os únicos métodos, vide pesquisas, diagnósticos, etc.

    B)      A pesquisa de opinião é essencial nas estratégias de marketing 

    C)      A pesquisa de mercado pode e deve ocorrer antes da inserção do produto no mercado

    D)     Quanti

    E)     Correto


ID
199591
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere a planejamento e técnicas de pesquisa, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
199594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Para Margarida Kunsch, o gerenciamento da comunicação organizacional, um dos objetivos das relações públicas, vale-se de dois tipos básicos de comunicação: a dirigida e a massiva. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A comunicação dirigida oral é feita através de discursos, telefones, conversas face a face, reuniões e conferências. Um discurso precisa ser muito bem elaborado, em virtude do público que se quer atingir. O telefone é um importante veículo de comunicação entre os variados públicos de uma organização As reuniões informativas, quando planejadas e dirigidas, tendem a dar resultados bastante satisfatórios e propiciam um melhor aproveitamento do tempo. Já as reuniões de discussão, são muito usadas em congressos, simpósios, conferências, seminário, etc. (KUNSCH, 2003). 
    Segundo Kunsch (2003), a comunicação dirigida auxiliar é focada tradicionalmente nos recursos ou veículos da comunicação audiovisual, como vídeos e filmes.  Além destes, Fortes (2003) acredita que existem outros recursos como fotografias, aproveitadas isoladamente ou com outros veículos são também incorporadas em diferentes tipos de materiais, sinalização virtual num conjunto de sinais e avisos ilustrados com a função de orientar os públicos e a Linha do Tempo, que explora um tema em uma sequência cronológica, com uma espécie de cruzamentos verticais e horizontais.
    Por fim, apresenta-se a comunicação dirigida aproximativa que segundo Fortes (2003), a comunicação dirigida aproximativa permite o estabelecimento de relações pessoais diretas entre a instituição e um público, ou ainda, um segmento de público.  Kunsch (2003) concorda com Fortes (2003), citando que a comunicação dirigida aproximativa é caracterizada pela presença física e pelo contato direto e pessoal dos públicos com a organização, sendo assim, trata-se de uma comunicação presencial interativa.
    Os veículos de comunicação aproximativa possuem meios variados para trabalhar o relacionamento com o público escolhido, podendo ser comemorações internas e próprias,  como de datas comemorativas externas. Tem-se também concursos internos de valorização de grupos de funcionários e homenagens; programações artísticas, culturais e sociais; eventos esportivos; excursões de grupos de empregados e familiares; preservação do meio ambiente; entre inúmeros outros (FORTES, 2003).
    •  a) A visita às instalações de uma organização é uma forma de comunicação dirigida oral, já que exige que alguém fale e represente a empresa. - COMUNICAÇÃO DIRIGIDA APROXIMATIVA
    •  b) A comunicação dirigida caracteriza-se pelo fluxo estabelecido sem a intermediação de um veículo, ocorrendo, pois, diretamente entre emissor e receptor.  - HÁ INTERMEDIAÇÃO (EX. NEWSLETTER, MALA DIRETA, ETC.).
    •  c) Os jornais internos, ou house-organs, são instrumentos de comunicação de massa, na medida em que visam uma grande audiência e utilizam-se de um veículo massivo. - COMUNICAÇÃO DE MASSA É A GRANDE MÍDIA.
    •  d) A Internet e o avanço das tecnologias de comunicação têm um impacto significativo na comunicação de massa e nenhuma interferência no campo da comunicação dirigida, a qual está relacionada ao fenômeno da comunicação humana. - NÃO TEM COMO NEGAR A INFLUÊNCIA DA INTERNET EM TODOS OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.
    •  e) A comunicação dirigida pode ser subdivida em quatro tipos: escrita, oral, auxiliar e aproximativa. - CORRETO, CONFORME O COMENTÁRIO DA COLEGA ACIMA.

     

  • Importante estudar Kunsh, quase sempre cai uma classificação da Dra. em concursos. Questão resolvida por eliminação, conforme comentário da colega acima.


ID
199609
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere a públicos e fluxos de comunicação organizacional, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A classificação clássica dos públicos de uma organização baseia-se no critério de proximidade física, no nível de relacionamento que os públicos mantêm com a organização e na existência de interesses em comum. Segundo essa classificação, os públicos de uma organização podem ser divididos em: público interno, público externo e público misto. Público interno: os empregados de todos os níveis da organização e seus familiares. Público externo: consumidores, concorrentes, imprensa, governo, comunidade e público em geral. Público misto: acionistas, distribuidores, fornecedores, revendedores. Segundo Pinho, classificar acionistas, distribuidores, fornecedores e revendedores como público misto não é uma classificação consensual. Para o autor, alguns estudiosos classificam esses públicos como interno, uma vez que esses grupos possuem ligações estreitas com as organizações e nas suas manifestações se assemelham às reações do público interno.

    Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB
      
  • Os fornecedores fazem parte do público misto, constituído daqueles que não atuam dentro da organização, mas tem ligações com ela, assim como os acionistas, revendedores, distribuidores, ou seja, o público misto, é composto por aqueles que tanto podem estar dentro da  empresa quanto fora, pois mantêm relações próximas, sem serem funcionários. 

ID
199615
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Exemplificam o veículo de comunicação dirigida aproximativa

Alternativas
Comentários
  • Veículos de comunicação dirigida aproximativa = São veículos que permitem estabelecer relações pessoais entre a empresa ou a instituição e um públicou ou segmento de um público: como por exemplo: visita à empresa ou a utilização do auditório da instituição.

    Cândido Teobaldo de Sousa Andrade. Dicionário Profissional de Relações Públicas.


    Enquanto aos veículos:

    Os principais são os serviços de prestações de informações, as visistas dirigidas à empresa, a cessão de instalações e equipamentos da companhia os eventos excepcionais, a extensão comunitária, os patrocínios, a promoção do turismo, os programas de qualidade e a negociação.


    WALDYR GUTIERREZ FORTES. Relações Públicas, Processo, funções, tecnologia e estratégias.

    Portanto a letra (A) está correta.
  • Discordo do gabarito, no livro Planejamento de relações públicas na comunicação integrada, Kunsh, 2003 (pag. 189), está explícito que a comunicação dirigida aproximativa caracteriza-se pela presença física e pelo contato direto e pessoal dos públicos com a organização. Trata-se,portanto, de uma comunicação interativa presencial.

     

    Desta forma o gabarito está errado, (passível de recurso), a resposta correta seria letra: E


ID
199642
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Tratando-se de gestão de público, as relações públicas constituem, ao mesmo tempo, instrumento da administração e da comunicação. A respeito de gestão de relacionamento e públicos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar o erro da "b"?

  • Pelo que entendi, há públicos mais importantes que outros. Vejamos: 


    Cada vez mais é preciso que a comunicação nas organizações seja direcionada a segmentos específicos de públicos e como a organização influencia e se liga a outros sistemas – públicos e outras organizações – no seu contexto ambiental. O mapeamento de públicos proposto por França (2003) propõe um conceito de caráter lógico e único, que defina o tipo e as interações com esses públicos, atendendo aos seguintes objetivos:  Identificação dos públicos;  As formas de relacionamento;  Designações dos públicos;  Objetivos da relação;  A importância da relação(...)

    (...) Percebe-se, aí, a existência de públicos que contribuem para a constituição da organização, sua viabilização e a realização de negócios, bem como outros que complementam as ações da organização, divulgando-a ou promovendo seus produtos e/ou serviços. Esses públicos podem ser classificados em:  Públicos essenciais: divididos em constitutivos e não constitutivos, estão ligados juridicamente à organização e são fundamentais para sua constituição, manutenção, estrutura, sobrevivência e execução das atividades-fim, como investidores, acionistas, sócios, empregados, fornecedores, clientes e/ou consumidores, etc.; 
    Públicos não-essenciais: divididos em públicos de consultoria, setores associativos, setoriais sindicais e setoriais da comunidade, não estão ligados aos fatores produtivos da organização, mas aos de prestação de serviços, podendo atuar externamente na promoção institucional e mercadológica da organização ou intermediando relacionamentos políticos ou sociais, como as agências de publicidade e propaganda, de relações públicas, conselhos profissionais, sindicatos, associações da comunidade, partidos políticos, escolas, universidades, etc.; e  
    Públicos de redes de interferência: divididos em concorrentes e os de comunicação de massa (mídia impressa e mídia eletrônica), são representados por públicos especiais do cenário externo das organizações e podem exercer fortes influências (negativas ou positivas) junto ao mercado e à opinião pública – o que pode favorecer ou prejudicar a organização – tendo em vista seu poder de liderança operacional ou representativa.  

  • Público apoiante, opositor e indiferente é um exemplo de segmentação realizada em razão do poder que o público exerce sobre a organização. 


ID
199663
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que concerne ao questionário, um instrumento de coleta de dados utilizado por diferentes tipos de pesquisa, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A que poderia causar dúvidas seria a C, mas perguntas dicotômicas são aquelas que permitem apenas duas alternativas de resposta, "sim" ou "não".

ID
199714
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Evento, pela ótica das relações públicas, é uma atividade planejada, com objetivos bem definidos, voltada a atender as necessidades das instituições e os interesses dos seus clientes. Considerando a organização de eventos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Não são todos os tipos de eventos , por exemplo os internos não pode  ter patrocínio 

  • Não entendi o erro da alternativa A


ID
215446
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Não é considerado passo para a identificação dos públicos de interesse de uma organização

Alternativas
Comentários
  • GAB C

    Essa seria uma ação mais mercadológica - vendas

    BONS ESTUDOS!!


ID
215452
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A capacidade das instituições de reagirem a um sinal de crise pode ser determinante para a sua manutenção no mercado. Manter o público informado de forma ágil e plena sobre um episódio crítico pode pôr fim a boatos, além de acalmar os nervos e auxiliar na recuperação da confiança na organização. Assinale a alternativa que apresenta um fator prescindível em um tratamento de crise.

Alternativas
Comentários
  • A questão pede um fator prescindível para tratamento de crise. Vamos por partes:

    - Primeiro: atentar para o que pede a questão. Cuidado ao ler o enunciado -> numa leitura desatenta pode-se confundir prescindível com IMprescindível, palavras com significados completamente opostos. Prescindível é aquilo que se PODE DISPENSAR.

    - Entendendo corretamente o enunciado vamos à análise das alternativas, eliminando os fatores INDISPENSÁVEIS:

    a) Expor imediatamente a posição da organização. -> Pilar básico da comunicação de crise abordado por diversos autores. Também no manual de comunicação de crise da Petrobras: "Manter a opinião pública informada","Comunicar-se de forma ágil, precisa e transparente." Se você não falar pela sua empresa, alguém vai falar por você.

    b) Demonstrar que há preocupação real com o fato. -> Tal postura é essencial para a gestão do relacionamento com os públicos impactados durante a crise.

    d) Centralizar a difusão de informações em uma única pessoa, para demonstrar controle da situação. -> É uma preocupação que já começa na gestão estratégica de crise, ANTES do seu acontecimento. Deve-se estabelecer previamente quem será o porta-voz para situações de crise e assegurar que esteja preparado e municiado de informações.

    e) Tornar público tudo que for possível, não omitindo informações. -> Postura primordial frente à opinião pública em situação de crise: TRANSPARÊNCIA.

    Resposta da questão:

    c) Determinar prazo final para a conclusão de apurações.  --> Não existe prazo final para a conclusão de apurações, estas só acabam quando a crise é controlada.

    Ainda sobre o assunto -- > Regras de ouro da comunicação de crise:

    - Não minta.
    - Demonstre compaixão.
    - Esteja sempre consciente dos acontecimentos.
    - Assuma sua responsabilidade, peça desculpas.
    - Assegure-se de estar sendo compreendido.
    - Seja identificável como honesto. Credibilidade.
    - Sempre ocupe o terreno midiático.



ID
215458
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Assinale a alternativa que não apresenta uma característica do método qualitativo de pesquisa.

Alternativas
Comentários
  • A letra A parece a única opção que apresenta um característica quantitativa.


ID
215464
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Um importantíssimo instrumento para auxiliar as organizações na tomada de decisão é a pesquisa de opinião. Ela permite detalhar, verificar e descobrir fatores que podem contrapor, alterar, ameaçar ou corroborar posições ou pressupostos das organizações. As informações podem advir de fontes primárias e secundárias. Assinale a alternativa que apresenta uma fonte de pesquisa que se caracteriza como primária.

Alternativas

ID
265327
Banca
FUNIVERSA
Órgão
EMBRATUR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca da comunicação dirigida, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Conceito do Professor Andrade (1995) Comunicação dirigida é o processo que tem por finalidade transmitir ou conduzir informações para estabelecer comunicação limitada, orientada e frequente com determinado número de pessoas homogêneas e identificadas.


ID
270070
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito dos processos, da natureza, das funções e das técnicas
específicas das relações públicas, julgue os itens a seguir.

Diferentemente da publicidade, que faz uso da comunicação de massa, as relações públicas fazem uso da comunicação dirigida.

Alternativas
Comentários
  • A Comunicação Segmentada é um desdobramento do modelo de Comunicação de Massa. Ela ocorre pelos meios de comunicação tradicionais como jornaisrádiosTVsCinemacartazes ou internet, porém, diferentemente do modelo de massa, atinge grupos específicos, classificados de acordo com características próprias e preferências similares. A Comunicação Segmentada tem a particularidade de atingir um número menor, porém mais específico, de receptores ao mesmo tempo, partindo de um único emissor.
    Fonte: Wikipédia

    "Ou seja, a comunicação que a Relações Públicas utiliza é a segmentada porque busca atingir públicos certos, determinados, diferente da de massa mas não necessariamente impede que utilizem a Comunicação de Massa como jornais, televisão, revistas para atingirem seus públicos determinados e segmentados. " Por exemplo, uma empresa no ramo de comésticos comumente faz propagandas institucionais na televisão. Ou uma empresa no ramo de informática que utilize o jornal, especificamente o caderno de informática para divulgar informações sobre ações da empresa, inovações, credibilidade que a empresa passa, enfime, é um meio de massa mas segmentado ao público.
  • As Relações Públicas utilizam as duas formas de comunicação, a de massa e a dirigida. A escolha dependenderá dos objetivos da comunicação e do público a que se destina a mensagem.
  • Acho que o erro, também, é falar o seguinte: Diferentemente da publicidade, que faz uso da comunicação de massa (...) dando a entender que a publicidade só faz uso desse tipo de comunicação, quando sabemos que a publicidade também utiliza-se de maneiras mais focadas de comunicação.

  • Relações públicas também faz uso da publicidade. 


ID
270082
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sabendo que as relações públicas apoiam o marketing na
comunicação com o mercado, julgue os itens subsecutivos.

A comunicação dirigida deve ser apenas oral, na forma de simpósios e conferências.

Alternativas
Comentários
  • comunicação dirigida  em Relações Públicas:
    oral, escrita, aproximativa e auxiliar

ID
270085
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sabendo que as relações públicas apoiam o marketing na
comunicação com o mercado, julgue os itens subsecutivos.

A comunicação aproximativa caracteriza-se, especialmente, pelo contato direto do público com a organização.

Alternativas
Comentários
  • Para alcançar os públicos previamente identificados autores como Andrade (2001), Ferreira (2004) e Fortes (2003) classificam a comunicação dirigida em quatro tipos, a partir das mídias utilizadas nesta categoria comunicacional. Os veículos classificados podem ser escritos, orais, aproximativos e auxiliares.
     
    Os veículos de comunicação dirigida escrita são os que visam levar a informação para os públicos ou segmentos de públicos tendo como recurso a palavra escrita.
     
    Os veículos de comunicação dirigida oral exigem a proximidade entre as pessoas. A interatividades e a troca de idéias da comunicação oral proporciona um estreitamento de relações e um feedback imediato, dando assim a oportunidade de respostas ao receptor.
     
    Já os veículos de comunicação dirigida aproximativa permitem estabelecer relações pessoais diretas entre a instituição e um público, ou segmento de público, além de integrar a empresa com a comunidade na qual ela se situa.
     
    Estes veículos criam amplas condições para participação dos grupos e permitem que a organização conheça seus agentes pessoalmente.
     
    Os veículos de comunicação dirigida auxiliar são privilegiados em vários tipos de programas e abrangem o conjunto dos recursos audiovisuais. Nas relações com os públicos, a comunicação auxiliar tem função complementar, e seus meios constituem um apoio para que a instituição alcance seus objetivos de trabalho.
     
  • certa

    Os veículos de comunicação dirigida aproximativa permitem estabelecer relações pessoais diretas entre a instituição e um público, ou segmento de público, além de integrar a empresa com a comunidade na qual ela se situa. O auditório é um importante exemplo dessa categoria de veículo de comunicação dirigida.


ID
270088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sabendo que as relações públicas apoiam o marketing na
comunicação com o mercado, julgue os itens subsecutivos.

Os meios digitais são exemplo de comunicação dirigida auxiliar.

Alternativas
Comentários
  • A comunicação dirigida utiliza-se de diversos instrumentos, que são classificados em escritos, orais, aproximativos e auxiliares (FORTES, 2003). A 
    utilização de um deles não elimina a necessidade e importância dos outros.

    Os mais diversos tipos de programações em Relações Públicas são beneficiados pela comunicação dirigida auxiliar, seus veículos abrangem os recursos audiovisuais e podem até mesmo, em ultimo caso, substituir em determinadas ocasiões a presença do profissional de Relações Públicas.
     
    No relacionamento com os públicos a “comunicação dirigida auxiliar tem caráter complementar, e seus meios significam um apoio para que a organização realize os registros de sua história e dos seus processos de trabalho” (FORTES, 2003, p. 301).

     
  • A questão é CORRETA segundo o livro Planejamento de relações públicas na comunicação integrada (Margarida Maria Krohling da Kunsch). Para a autora, a comunicação dirigida auxiliar fica, tradicionalmente, centrada em recursos ou veículos da comunicação audiovisual (vídeos, filmes etc) e hoje se incluem os meios digitaus e telemáticos surgidos com as novas TICs. Ela lista a internet, intranet, CDs, DVDs como comunicação dirigida "auxiliar".
    A comunicação dirigida para Kunsch subdivide-se em escrita, oral, auxiliar e aproximativa.

ID
270115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A pesquisa permeia todo o processo de relações públicas, desde as
fases iniciais até a avaliação de resultados. Acerca dos conceitos de
pesquisa, julgue os itens que se seguem.

Para as relações públicas, a pesquisa é um ato contínuo, visto que a opinião pública é constantemente influenciada por fatores externos.

Alternativas

ID
270118
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A pesquisa permeia todo o processo de relações públicas, desde as
fases iniciais até a avaliação de resultados. Acerca dos conceitos de
pesquisa, julgue os itens que se seguem.

Na amostragem, realiza-se um pequeno número de entrevistas, previamente à aplicação do questionário, objetivando a correção de eventuais desvios.

Alternativas
Comentários
  • Amostragem, ou de uma forma menos abreviada Estudo por Amostragem, é o estudo de um pequeno grupo de elementos retirado de uma população que se pretende conhecer.

    Técnica de pesquisa na qual um sistema preestabelecido de amostras é considerado idôneo para representar o universo pesquisado, com margem de erro aceitável.


    Fonte:Wikipédia, a enciclopédia livre

  • Acredito que a questão tem dois errros: 
    O primeiro é quando se fala em "previamente à aplicação do questionário", e o segundo é quando diz que o objetivo seria a correção de eventuais desvios, quando na verdade busca representar o universo pesquisado, com uma margem de erro aceitável
  • A alternativa traz o conceito de pré-teste. Ele serve justamente para isso: aplicar o questionário ou o formulário antes, em um grupo harmônico de indivíduos, para que, encontrando falhas, elas possam ser corrigidas antes de se aplicar o questionário num maior número de pesquisados.

    A amostra é parte de um universo (população), com as mesmas características desse universo.

ID
270121
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A pesquisa permeia todo o processo de relações públicas, desde as
fases iniciais até a avaliação de resultados. Acerca dos conceitos de
pesquisa, julgue os itens que se seguem.

As pesquisas fornecem subsídios para, entre outras ações, a construção de diagnósticos para a comunicação organizacional.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    Pesquisa de opinião Coletar dados sobre o público interno e externo da empresa para desenvolver planos de comunicação e de ação.
    Fonte: wikipedia.org


  • A Comunicação Interna trabalha na identificação das necessidades – tanto
    da empresa para com seu público interno quanto do seu público interno
    para com a empresa –, verificando o que é esperado da empresa em termos
    de comunicação. Essa resposta deve ser obtida por um diagnóstico, baseado
    em pesquisas e no estudo das relações comunicacionais. É importante ouvir
    colaboradores de todos os níveis antes de elaborar, implantar, desenvolver e
    manter um projeto de Comunicação Interna.

    http://www.abracom.org.br/arquivos/ComunicacaoInterna.pdf

ID
270124
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A pesquisa permeia todo o processo de relações públicas, desde as
fases iniciais até a avaliação de resultados. Acerca dos conceitos de
pesquisa, julgue os itens que se seguem.

Os meios de aferição em pesquisa limitam-se à realização de uma entrevista com o público-alvo da ação.

Alternativas
Comentários
  •  

     Errado. 

     

    No desenvolvimento do pensamento cientifico o pesquisador vai escolhendo o método e as técnicas que melhor se aplicam ás suas necessidades de

    coleta de dados segundo as especificidades do problema e sua maturidade científica.

    “As organizações utilizam-se de muitas formas de investigação para obtenção dos dados que serão esclarecedores quanto as suas necessidades de

    informação. A escolha do método depende de seus objetivos e da situação. O tempo e o custo são outros pontos importante a serem considerados na

    escolha
    do método a ser aplicado “ (Public Relations, pág.160).


ID
270127
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A pesquisa permeia todo o processo de relações públicas, desde as
fases iniciais até a avaliação de resultados. Acerca dos conceitos de
pesquisa, julgue os itens que se seguem.

Todas as suposições devem ser desprezadas antes do início da aplicação de uma pesquisa, a fim de evitar que contaminem o seu resultado final.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    A determinação do tipo de pesquisa a ser aplicada inicia-se com o processo de pesquisa que surge a partir da necessidade de aprofundamento a respeito de um determinado assunto ou situação. Philipp Lesly coloca que a pesquisa em Relações Públicas serve a três funções;

    Confirmar suposições e palpites a respeito do estado da opinião pública sobre um assunto, produto ou empresa;

    Clarificar questões nas quais há pouca quantidade de informações ou quando se encontram dados contraditórios e,

    Reorientar nossos pensamentos ou conceitos a respeito de um problema de relações públicas”.


ID
270130
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A pesquisa permeia todo o processo de relações públicas, desde as
fases iniciais até a avaliação de resultados. Acerca dos conceitos de
pesquisa, julgue os itens que se seguem.

O focus group é uma forma de pesquisa que possibilita determinar quantitativamente as preferências e opiniões dos públicos.

Alternativas
Comentários

  •  

    Focus group ou em português "discussões de grupo" é uma técnica utilizada na pesquisa qualitativa na qual se emprega a discussão moderada de entre 8 e 12 participantes. Discussões de grupo costumam durar entre uma hora e meia e duas horas e devem ser coordenadas por um moderador experimentado. O moderador é também o facilitador da sessão, pois para além de regular a sessão dentro dos seus moldes, vai também ajudar o grupo a interagir. Os focus groups são usados nos temas mais diversos. Muito frequentemente são usados em testes da publicidade, testes de conceito e como pré-fase de estudos quantitativos maiores.

    Fonte: Wikipédia


ID
273703
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de relações públicas nas organizações, julgue os
próximos itens.

Administrar as relações conflituosas entre a organização e seus públicos consiste em uma ação linguística cujos efeitos podem resultar em mudanças no estado mental dos indivíduos e na realidade organizacional.

Alternativas
Comentários
  • artigo em que se fundamenta a questão: http://www.sinprorp.org.br/Clipping/2006/pragmatica%20das%20relacoes%20publicas.pdf


ID
421198
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A comunicação dirigida é um importante instrumento voltado ao público interno das instituições. Por meio de ações e meios específicos, transmite e recebe mensagens a esse público, fazendo uso de tecnologias ou de técnicas tradicionais de aproximação. Julgue o  item  a seguir, acerca da comunicação dirigida.

Uma campanha no rodapé do contracheque do servidor é um instrumento de comunicação dirigida, mas não permite interatividade.

Alternativas

ID
421204
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A comunicação dirigida é um importante instrumento voltado ao público interno das instituições. Por meio de ações e meios específicos, transmite e recebe mensagens a esse público, fazendo uso de tecnologias ou de técnicas tradicionais de aproximação. Julgue o  item  a seguir, acerca da comunicação dirigida.

Campanhas de economia de energia ou de uso da água no ambiente de trabalho são consideradas instrumentos de publicidade, mas não de comunicação dirigida.

Alternativas
Comentários
  • errada

    A comunicação pode ser dirigida tanto ao público interno como ao público externo da empresa, sendo fundamental antecipar a informação ao público interno sobre as decisões acarretadas pela instituição, pois é com ele que as pessoas vão ter para saber mais pormenores. A falta de informação levanta suspeitas e interrogações que se podem transformar em boatos e agravar os problemas existentes.


ID
460279
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 5.377/1967, que disciplina a profissão
de relações públicas, em seu Capítulo II, art. 2.º, consideram-se
atividades específicas de relações públicas as que dizem respeito:
a) a informação de caráter institucional entre a entidade e o
público, através dos meios de comunicação; b) a coordenação e
planejamento de pesquisas de opinião pública, para fins
institucionais; c) a planejamento e supervisão da utilização dos
meios audio-visuais, para fins institucionais; d) a planejamento e
execução de campanhas de opinião pública; e) ao ensino das
técnicas de relações públicas, de acordo com as normas a serem
estabelecidas, na regulamentação da presente Lei. Com base
nessas informações, julgue os itens a seguir.

Sob o conceito de entidade, entende-se também organização, instituição, empresa.

Alternativas

ID
460282
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 5.377/1967, que disciplina a profissão
de relações públicas, em seu Capítulo II, art. 2.º, consideram-se
atividades específicas de relações públicas as que dizem respeito:
a) a informação de caráter institucional entre a entidade e o
público, através dos meios de comunicação; b) a coordenação e
planejamento de pesquisas de opinião pública, para fins
institucionais; c) a planejamento e supervisão da utilização dos
meios audio-visuais, para fins institucionais; d) a planejamento e
execução de campanhas de opinião pública; e) ao ensino das
técnicas de relações públicas, de acordo com as normas a serem
estabelecidas, na regulamentação da presente Lei. Com base
nessas informações, julgue os itens a seguir.

A coordenação da uma pesquisa de opinião pública só pode ser atribuição do profissional de relações públicas que tiver noções de estatística, de sociologia e de ciências da computação.

Alternativas
Comentários
  • Erro por redução: nada impede que um RP encarregado de coordenar uma pesquisa não tenha conhecimentos específicos de instrumentos dessa pesquisa. Afinal, sua função aqui é coordenar uma equipe de estatísticos, sociológos e o pessoal de TI - os "peões" que põe a mão na massa.


ID
543475
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Considere:
I. Quando os membros de um grupo enfrentam um problema similar resultante da organização, mas não o detectam.
II. Quando o grupo se organiza para discutir o problema e fazer alguma coisa a respeito dele.
III. Quando o grupo reconhece o problema.
No que diz respeito à comunicação com diversos públicos de uma organização, é possível categorizá-los a partir das condições específicas I, II e III, respectivamente, em públicos

Alternativas
Comentários
  • Para definir os tipos de públicos, Grunig considera, com Dewey, que existem três condições necessárias para a existência de um público: a) Que enfrente um mesmo problema; b) Que reconheça a existência do problema; c) Que se organize para fazer alguma coisa sobre o problema (op. cit., p. 139). 

    Grunig reconhece que em alguns grupos existe a primeira ou a segunda das condições, mas não a segunda ou a terceira. A partir desta constatação, estabelece quatro tipos de públicos: 

    1. O não-público – o grupo ao qual não se aplicam as três condições citadas para a constituição de um público. Diante de um não-público a empresa não exerce influência sobre ele, nem ele sobre a empresa. 

    2. Público latente – quando os membros de um grupo enfrentam um problema similar resultante da organização, mas não o detectam. 

    3. Público consciente – quando o grupo reconhece o problema. 4. Público ativo – quando o grupo se organiza para discutir o problema e fazer alguma coisa a respeito dele (op. cit., p. 145). 


ID
564592
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma opinião minoritária que é vista como majoritária, com o auxílio da mídia, pode acabar por tornar-se dominante, já que o indivíduo, ameaçado pelo isolamento, prefere calar-se a manifestar uma opinião que julga minoritária. Essa é uma descrição do efeito da

Alternativas
Comentários
  • GAB B

    Espiral do silêncio é uma teoria da ciência política e comunicação de massa proposta em 1977 pela cientista alemã Elisabeth Noelle-Neumann.

    BONS ESTUDOS


ID
564604
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Desde a 1a Grande Guerra Mundial (1914-1918), os meios de difusão surgem como instrumentos indispensáveis para a gestão governamental das opiniões. Supondo que a mídia tenha efeito ou impacto direto sobre os indivíduos, a derrota das forças alemães pode ser creditada ao eficiente trabalho de propaganda dos Aliados. Essa forma de entender a mídia começa a gerar uma crescente preocupação, a partir da década de 1920, com o(a)

Alternativas

ID
564676
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Nos últimos anos, as mudanças nas formas como são concebidos e comercializados os produtos e serviços trazem consigo novas questões éticas com as quais as organizações têm de aprender a lidar.
PORQUE
Cada vez mais as novas tecnologias de informação e oportunidades comerciais e empresariais, abertas pela globalização, tendem a levar todas as organizações a seguir padrões globais de operação. Analisando as afirmações, conclui-se que

Alternativas

ID
564691
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A identidade organizacional de uma companhia de petróleo está voltada para o(a)

Alternativas
Comentários
  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Stefan Fantini

    Essa questão trata da diferença entre “identidade corporativa” e “identidade organizacional”. 

    Conforme vimos, Kunsch explica “a  identidade corporativa implica a escolha de símbolos, nome, slogan  que  representam  a  organização,  feita  diretamente  pela  cúpula  da  organização,  embora possam se levar em conta as percepções e reações dos membros da organização. Em vários casos, a organização realiza pesquisas e/ou auditorias internas com o intuito de envolvê-los na decisão. 

    A identidade organizacional vai além das percepções do que representa a organização, considerando os  sentimentos  e  pensamentos  dos  próprios membros  sobre  o  que  os  define  como  uma organização. Sua projeção se revela nas histórias e nos comportamentos do dia a dia. Podemos dizer que a identidade corporativa requer perspectivas gerenciais, enquanto a identidade organizacional requer perspectivas da organização como um todo.”  

    Portanto, a identidade organizacional está voltada para o relacionamento entre os colaboradores (sentimentos  e  pensamentos  dos  próprios  membros  da  organização)  e  requer  perspectivas  da organização como um todo. 

      


ID
564694
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Contratada por uma rede de postos para incrementar as vendas no nordeste brasileiro, uma agência de propaganda sugere a criação de uma campanha institucional, com apelos transformativos, representada por peças de comunicação que realcem

Alternativas

ID
564697
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Atuando em diversos países, uma empresa como a Petrobras enfrenta numerosos desafios ao desenvolver programas de comunicação global, com EXCEÇÃO de ter que

Alternativas

ID
564700
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma pesquisa junto a profissionais liberais, a respeito da linha de comunicação de uma distribuidora de combustíveis, selecionou alguns comentários. Relacione cada opinião apresentada à esquerda às ferramentas do mix de comunicação da empresa, listadas à direita.
I – As notícias, na imprensa, parecem exagerar nos adjetivos para a própria organização.
II – Ganhei um lindo CD de bossa nova quando abasteci meu carro e gostei muito da seleção musical.
III – Os frentistas deveriam nos explicar as vantagens e desvantagens de cada óleo lubrificante.
IV – Vi um outdoor da companhia e achei atraente e dinâmico, mas pouco funcional.

P – Relações Públicas
Q – Propaganda
R – Promoção
S – Vendas pessoais
T – Marketing direto
A relação correta é

Alternativas

ID
564706
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O diretor de marketing de uma indústria petrolífera orienta a equipe a desenvolver uma estratégia de valorização da marca, explorando a associação dos consumidores aos valores da empresa. Assim, a equipe deve desenvolver campanhas para divulgar

Alternativas

ID
564712
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em uma reunião para se estabelecer o mix de comunicação de marketing de uma organização, são levantados os fatores a seguir.
I – A propaganda de lembrança é mais econômica do que as visitas dos vendedores.
II – Os vendedores não devem utilizar os anúncios para legitimar a empresa e seus produtos.
III – A propaganda dificilmente pode lembrar o cliente de como utilizar o produto e tranquilizá-lo quanto à compra.
IV – Os vendedores podem persuadir os revendedores a aumentar o estoque e dedicar mais exposição à marca da empresa.
São corretos os fatores

Alternativas

ID
564721
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Supondo-se que a Petrobras tenha interesse em atuar em um novo país e as pesquisas mostrem que a população local tenha formado mitos e estereótipos deturpados a respeito do Brasil, uma solução a ser implementada pela comunicação da empresa é

Alternativas

ID
564733
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A comunicação externa, mais precisamente com a mídia, é uma poderosa ferramenta, principalmente, quando se trata do reforço da imagem institucional. Por essa razão, a comunicação com a mídia é uma das áreas que requer um planejamento cuidadoso, pois, quando o assunto é imprensa, qualquer deslize pode custar caro à imagem da empresa. Assim, num plano de assessoria de imprensa, uma das etapas que deve preceder, necessariamente, ao envio de uma nota de imprensa é a(o)

Alternativas

ID
564736
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Recentemente, as organizações compreenderam que o êxito da sua atividade depende da satisfação do seu capi- tal humano e, com isso, tentam encontrar meios eficazes de se aproximar do seu público interno. Os eventos de integração social voltados para o público interno constituem, desse modo, ferramentas interessantes no relacionamento com esse grupo estratégico e, ainda que não seja uma atividade específica de Relações Públicas, constituem um meio para ajudar o profissional de comunicação a alcançar o objetivo de

Alternativas

ID
564745
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A década de 1990 constitui um marco para a comunicação empresarial, no que tange ao surgimento de novas ferramentas de comunicação com públicos estratégicos. Com o advento da Internet, surgiram novas possibilidades de comunicação, mais interativas e imediatas. O blog, por exemplo, que antes era visto como uma espécie de diário pessoal eletrônico, assumiu, nos dias de hoje, a figura de blog corporativo. Para os defensores dessa nova ferramenta de relacionamento com públicos estratégicos, a sua principal vantagem consiste na(o)

Alternativas
Comentários
  • letra A


ID
564757
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Ao elaborar um projeto voltado para o incentivo e apoio a projetos culturais, o profissional de Relações Públicas deverá ter em mente que este tipo de ação estratégica constitui uma forma direta de a empresa

Alternativas

ID
564763
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Para maximizar o impacto de suas campanhas publicitárias num determinado segmento da população, uma empresa precisa conhecer o perfil do público-alvo dos veículos de comunicação nos quais, habitualmente, anuncia os seus produtos e serviços. Nesse caso, a principal utilidade desse tipo de pesquisa para a diretoria de comunicação reside no fato de

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Como ele pergunta especificamente sobre a utilidade para a diretoria, é a alternativa com viés mais estratégico e organizacional. A letra C seria se perguntasse sobre a utilidade para assessoria de comunicação.


ID
564775
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma campanha publicitária on-line foi criada por uma grande empresa varejista, para divulgar a promoção de um dos seus produtos destinados ao público jovem. Na campanha, foram utilizados banners eletrônicos, e-mails e newsletters virtuais enviados a uma lista de endereços previamente selecionados. Logo, o principal objetivo era

Alternativas

ID
631669
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Cada empresa tem públicos específicos, conhecidos pelos profissionais encarregados de com eles manter e garantir uma comunicação sólida para a consecução dos objetivos empresariais e cumprir o dever de assegurar o direito desses públicos de serem informados de todas as ações organizacionais e suas consequências. A disseminação de informações junto a cada um desses públicos, por meio de mensagens e instrumentos específicos, é função

Alternativas
Comentários
  • A correta a letra "C"

    À "Comunicação Dirigida" cabe a elaboração da mensagem eficiente, eficaz e apta a produzir os efeitos desejados no público receptor. Evidentemente, sob este enfoque, enquadram-se todos os requisitos e elementos essenciais que integram e caracterizam a "Comunicação Dirigida". A fonte produtora da mensagem é o Órgão, o Setor, o Profissional, enfim, a unidade administrativa de Relações Públicas; o receptor é o público que se pretende constituir e estimular por meio da opção que se fizer do veículo mais adequado àquele fim.
    Essa mensagem, bem planejada e estruturada, e a correta escolha do veículo de "Comunicação Dirigida" proporcionarão rapidez no feed-back, o qual, por sua vez, permitirá uma análise mais imediata dos efeitos produzidos.

    Bons estudos!


  • House organ
    É o nome que se dá ao veículo de comunicação que circula dentro de empresas e entidades. Ele serve de porta-voz entre funcionário e patrão. Neles são divulgados eventos e fatos internos.
    FONTE: http://www.canaldaimprensa.com.br/canalant/midia/trint9/midia4.htm

    Intranet empresarial
    Conjunto de páginas da web cuja concepção, agregação e conteúdo objetivam a existência em ambiente digital de um sistema comunicacional voltado para o relacionamento, disseminação de mensagens e realização de atividades operacionais com o público interno da organização.
    FONTE: http://www.aberje.com.br/acervo_cmr_conceitos.asp

    Comunicação Dirigida
    É o processo que tem por finalidade transmitir ou conduzir informações para estabelecer comunicação limitada, orientada e frequente com determinados números de pessoas homogêneas e identificadas.
    FONTE: ANDRADE, 1965, p.163

    Manual de Integração
    Instrumento formal que transmite aos funcionários o que a instituição espera deles e o que eles podem esperar da instituição.

    Política de Portas Abertas
    É um conceito de política externa e economia.

ID
631678
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Amostra é a parte do universo a ser avaliado por uma pesquisa, da qual se obtém dados representativos. É correto afirmar que a amostra

Alternativas
Comentários
  • Amostra aleatória estratificada - letra a correta
    -Usada quando a população divide-se em sub populações (estratos) razoavelmente homogêneos.
    -A amostragem estratificada consiste em se especificar quantos itens da amostra serão retirados de cada estrato.
    - A seleção em cada estrato deve ser aleatória
    Exemplos: –região;–cidades pequenas e grandes;–urbano e rural.–sexo;–faixa etária;–faixa de renda;

    Amostragem por Conglomerados: elementos são retirados aleatoriamente do conglomerado e não do universo como aponta a letra b
    - Usada quando  a  população  pode ser  dividida em subpopulações(conglomerados) heterogêneos representativos da população global.
    -A amostragem éfeita sobre os conglomerados, e não mais sobre os indivíduos da população.

    Amostragem probabilística engloba amostragem aleatória simples, amostragem sistemática, amostragem estratificada, amostragem por conglomerados --> letra c está errada

    Amostragem sistemática: Os elementos da população apresentam-se ordenados e são retirados periodicamente (de cada k elementos, um é escolhido) --> a letra d se refere à amostra multietapica ou por amostras.

    Amostragem Multi-Etápica ou Por Etapas
    : Neste tipo de amostragem, selecciona-se em primeiro lugar, aleatoriamente, uma amostra por Clusters. Seguidamente podemos realizar, ou não, uma segunda etapa, na qual são escolhidos aleatoriamente alguns elementos dos Clusters seleccionados na fase anterior ou, então, continuando com a selecção de Clusters até se chegar às unidades elementares.

    Amostra probabilística aleatória: letra e está errada --> elementos não são sorteados devido à convenência e sim aleatóriamente.
    Amostra probabilística aleatória: Corresponde a um método de selecção dos elementos da amostra, em que cada um deles tem uma probabilidade igual (e não nula) de ser seleccionado do Universo. 

  • Gabarito: A

    a) Estratificada: selecionar uma amostra de cada subgrupo da população considerada. Ex: alunos do curso de Jornalismo, (alunos da manhã e noite, alunos de cada série).
    b) Por conglomerados ou grupos: determinar um grupo da população, como escolas, empresas, igrejas, etc. a exigência básica é que o indivíduo, objeto de pesquisa, pertença a um grupo.
    c) Amostragem probabilística: é a única forma que permite planos de amostra representativa. Permite que o pesquisador estime até que ponto os resultados baseados em sua amostra tendem a diferir dos que seriam encontrados por meio do estudo da população. São consideradas rigorosamente estatísticas.
    d) Sistemática: usar ordem natural ou ordenar a população; selecionar ponto de aleatório entre 1 e o 10; selecionar a amostra segundo intervalos correspondentes aos números. Uso de lista.
    e) Aleatória simples: atribui a cada elemento da população um número único: selecionar a amostra utilizando números aleatórios.

  • Letra A

    A banca embaralhou os conceitos nas próprias alternativas. Com atenção, conseguimos resolver por eliminação.

     

    a) Estratificada tem os seus elementos retirados de um determinado segmento que possui características comuns (ex.: juízes entre 40 e 50 anos, que trabalham no interior do estado e tenham sido formados pela UFPE).  Correta -  estratificar é separar alguns de um determinado grupo.

     

     b) por Conglomerado tem os seus elementos retirados aleatoriamente do universo (ex.: juízes escolhidos por sorteio aleatório). Essa é a amostra Aleatória. A palavra 'aleatoriamente' ajuda e muito a eliminar a alternativa.

     

     c) Probabilística tem os elementos da amostra retirados do universo através de intervalos consecutivos (ex.: os juízes são numerados aleatoriamente e escolhidos de 10 em 10) a partir do sorteio do primeiro elemento. A alternativa se refere a amostra Sistemática. Há um padrão de intervalo aqui, ou seja, um sistema é estabelecido antes.

     

     d) Sistemática tem a amostra sorteada por clusters e, dentro dos grupos, os sub-gupos, até se chegar aos elementos amostrais (ex.: sorteiam-se as cidades, os fóruns dentro das cidades e, dentro dos fóruns, os juízes que serão entrevistados). O correto seria amostra por Conglomerado. Nessa, o que facilita é a palavra "cluster" que significa conglomerado, grupo. 

     

     e) Aleatória corresponde à extração de elementos do universo, por conveniência ou necessidade, segmentados com pesos iguais ou diferentes por ponderação previamente estipulada. Descrição da amostra Probabilística. A dica é a associação das palavras "pesos" e "ponderação" à probabilidade matemática. 


ID
631705
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

As pesquisas quantitativas são usadas para verificar opiniões e atitudes por meio de questionários estruturados. A Pesquisa de

Alternativas
Comentários
  • Gab.E

    O Cliente Oculto, também conhecido como Cliente Misterioso, Hóspede Misterioso ou Mystery Guest, é uma pessoa treinada para avaliar, de forma anônima, imparcial e objetiva, a qualidade percebida de serviços e produtos.


ID
631729
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

São todas ações de comunicação aproximativa:

Alternativas
Comentários
  • Acertei essa questão, porém, no achometro. Pois pelo que entendi do enunciado, acoes de comunicacao aproximativa, sao acoes que aproximam determinado publico à empresa, entao, se essas acoes aproximam, isso quer dizer que nao pode ser o publico interno, pois, teoriacamente, eles ja estao inseridos na empresa. Entao tirando as acoes de comunicacao interna(endo), sobra apenas a letra B, onde visitas, dirigidas, patrocinios e programas de qualidade(programa esse que nao especificaram, entao pode ser interno como externo) atraem o publico externo para a empresa.


    acoes exclusivamente para o publico interno:
    -jornal mural;
    -entrevista coletiva;(nota-se que essa opcao poderia se enquadrar nas acoes abaixo, porem, nao se encontra essa opcao com as outras acoes)
    -boletim informativo interno.

    outras acoes:
    -visitas dirigidas;
    - patrocinios;
    - programas de qualidade.
  • O que o Felipe falou não faz sentido nenhum. O público interno também precisa ser aproximado da empresa. Quem nunca ouviu de uma pessoa que trabalha a anos em um lugar e não conhece ninguém, mal mal entende o que a empresa faz de fato, não está por dentro de nada que acontece... O que faz uma comunicação ser aproximativa ou não (inclusive está inserida na comunicação dirigida) é que ela estabelece relação pessoal e direta com o público ou uma parcela do público que pretende atingir. Dessa forma podemos excluir jornal mural e boletim das alternativas. Programas de qualidade, que está entre as certas, é uma ação normalmente voltada para o público interno.

  • RESPOSTA: LETRA B
    De acordo com Margarida Kunsch (2003, pag 187), a comunicação dirigida divide-se em:

    - Escrita: envolve as correspondências, malas diretas, e-mail, publicações (jornais e revistas internos, folders etc)
    - Oral: discursos, reuniões, colóquios, conversas, , seminários, foruns, painéis de discussão, conferências etc - Auxiliar: centrada nos recursos audiovisuais e nos meios digitais e telemáticos que apoiam a comunicação da organização com seus públicos. Inclui videos institucionais, filmes, internet, intranet etc - Aproximativa: tem como objetivo trazer os públicos para junto da organização e se caracteriza pela presença física e pelo contato direto e pessoal. Exemplos: visitas dirigidas, eventos (comemorativos, feiras, exposições, inaugurações, lançamento de produtos etc), cessão de auditório para eventos, etc. Com base nisso, dá pra perceber que as letras a), c), d) e e) não tratam apenas de comunicação aproximativa, pois incluíram instrumentos de comunicação dirigida escrita, como boletins informativos e jornal mural.
  • Verdade. E programa de qualidade não é uma comunicação aproximativa. Sim, uma ação aproximativa do público. E está ambígua. É aproximativa de quem? Público interno ou externo? 


ID
787345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma das principais preocupações da arte retórica e da teoria da argumentação consiste em prescrever uma boa relação entre orador e auditório. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Eu até estava na dúvida da letra D, que é a resposta, mas não marquei em função da palavra "normais". Como assim seres humanos normais? Os demais são anormais? Eu hein!!!

  • Elementos básicos que formam o processo de comunicação:

    Orador (emissor); discurso argumentativo: tese e argumentos (mensagem); auditório (receptor).

    Outros pontos importantes:

    Retórica – arte de bem falar a fim de persuadir os outros. 

    Discurso argumentativo – ato comunicativo que apresenta provas ou razões para defesa de uma opinião, as quais visam persuadir o receptor e influenciar nas suas atitudes e comportamentos. 

    Auditório – pessoa ou conjunto de pessoas que o orador deseja persuadir, convencer com o seu discurso. 

    Só para constar, também achei muito estranho o uso da palavra "normal". Adultos e normais? Acredito que bastaria ter parado na palavra "adultos", a não ser que eu não tenha entendido algum outro significado que a questão tenha. 

    Bons estudos e boa sorte!




ID
787348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sabendo que a eficácia do discurso depende da estratégia de argumentação adotada e de pressupostos da ética discursiva, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • alternativa E - A capacidade de convencer prevalece no discurso.

  • Público focal é sinônimo de público-alvo.

    Fonte: http://www.comuniqueiro.com/dicionario/publico-focal


ID
800950
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A área de Relações Públicas, segundo Jorge Pedro Sousa (2004) vale-se de vários métodos de pesquisa, importados das Ciências Sociais e Humanas, para investigar públicos e organizações. Sobre as diferentes técnicas de pesquisa aplicadas às Relações Públicas é correto afirmar:

Alternativas

ID
821143
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Avalie abaixo os diferentes conceitos sobre comunicação e identifique a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    A comunicação interpessoal é um método de comunicação que promove a troca de informações entre duas ou mais pessoas. Cada pessoa, que passamos a considerar como, interlocutor, troca informações baseadas em seu repertório cultural, sua formação educacional, vivências, emoções, toda a "bagagem" que traz consigo. Ou seja, é uma comunicação na qual ambas as partes são tanto emissores quanto receptores, ao contrário do que aponta o item.

  • Comunicação interpessoal: Trata da relação entre as pessoas envolvidas no processo comunicacional. É a unidade social básica e constitui o fundamento das relações humanas. Pode se dar entre duas pessoas, em nível grupal (extensão maior do que a interpessoal pois envolve necessariamente mais de três pessoas) e em nível coletivo (comunicação entre grupos os outros níveis).


ID
829123
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Walter Lippman e John Dewey defenderam diferentes hipóteses a
respeito da relação entre imprensa, democracia e opinião pública.
Com relação a esses autores e suas ideias, julgue o item
subsequente.

Lippman defendia um modelo de gestão embasado no “governo de peritos", uma vez que era cético acerca da possibilidade de o cidadão comum, manipulado pelos meios de comunicação de massa, exercer um papel crítico na vida pública.

Alternativas

ID
829270
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Nenhuma empresa, por mais sólida, admirada e moderna que seja, está imune a crises. Esse princípio básico da administração de crise, mesmo repetido e mais do que evidente, ainda continua esquecido por muitas organizações. Não importa a intensidade da crise. Existem algumas devastadoras, que chegam de surpresa e só não acabam com a empresa à custa de investimentos de milhões de dólares em publicidade e compensação de prejuízos. Outras, menos intensas, podem originar-se de notícias ou fatos insignificantes em sua dimensão, mas complicados em seus desdobramentos. J. J. Forni. Comunicação em tempo de crise. In: Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 2..ª ed. São Paulo: Atlas, 2003, p. 363 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e os procedimentos que
devem ser adotados na gestão e comunicação de crise, julgue os
itens de 61 a 66.

Um dos principais desafios do assessor responsável pela comunicação de crise é preparar o público interno para as situações de crise, uma vez que é atribuição desse profissional o planejamento de contingências, do tempo de envio de respostas à mídia e do discurso dos principais gestores.

Alternativas

ID
829276
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Nenhuma empresa, por mais sólida, admirada e moderna que seja, está imune a crises. Esse princípio básico da administração de crise, mesmo repetido e mais do que evidente, ainda continua esquecido por muitas organizações. Não importa a intensidade da crise. Existem algumas devastadoras, que chegam de surpresa e só não acabam com a empresa à custa de investimentos de milhões de dólares em publicidade e compensação de prejuízos. Outras, menos intensas, podem originar-se de notícias ou fatos insignificantes em sua dimensão, mas complicados em seus desdobramentos. J. J. Forni. Comunicação em tempo de crise. In: Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 2..ª ed. São Paulo: Atlas, 2003, p. 363 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e os procedimentos que
devem ser adotados na gestão e comunicação de crise, julgue os
itens de 61 a 66.

A comunicação da empresa com a mídia, em momentos de crise, demanda, além do posicionamento da empresa frente à imprensa, a adoção de ações imediatas em relação aos diversos stakeholders e a divulgação dessas ações à opinião pública.

Alternativas

ID
829279
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Tendo em vista que as estratégias de comunicação interna e externa
incluem diversos produtos, conforme os objetivos a serem
alcançados e o público-alvo, julgue o item subsequente.

O filme institucional, por se tratar de produto destinado à comunicação entre as empresas e o seu público interno, não pode ser utilizado em situações de crise, no apoio à comunicação da empresa com o público externo.

Alternativas

ID
852169
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Considerada uma das atividades que mais se desenvolveram no
setor de serviços nos últimos anos, a promoção de eventos tem
significativa importância no mix da comunicação. Com relação a
esse assunto, julgue os próximos itens.

A identificação do público que se deseja envolver e motivar em um evento é primordial para a elaboração do planejamento estratégico do evento e para a utilização plena dos meios de comunicação adequados a sua divulgação.

Alternativas

ID
974293
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O que é Opinião Pública?

Alternativas
Comentários
  • É uma opinião comum, não é a opinião da maioria ou minoria, mas uma opinião representada por todas as opiniões dos participantes da discussão pública. Letra C.


ID
1051768
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca do trabalho de relações públicas (RP) em uma organização, julgue os itens subseqüentes.

Os instrumentos que fornecem feedback acerca da eficiência e eficácia da organização incluem as pesquisas de opinião, os serviços de ouvidoria e a caixa de sugestões.

Alternativas
Comentários
  • Os instrumentos que fornecem feedback acerca da eficiência e eficácia da organização incluem as pesquisas de opinião, os serviços de ouvidoria e a caixa de sugestões.

    CORRETO!!


ID
1110619
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Sorocaba
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Um dos tipos de pesquisa mais importantes, que busca ouvir o parecer de públicos representativos, para levantar informações qualitativas e identificar percepções em profundidade, é a(o)

Alternativas
Comentários
  • a) auditoria de opinião
    A Auditoria de Opinião trata-se de uma técnica específica de pesquisa, que levanta informações buscando opiniões dos entrevistados de maneira específica, informal e espontânea. É um processo de comunicação e interação voltado para o levantamento de informações, percepções e expectativas, para através de análise e interpretação dos dados, chegar-se ao resultado qualitativo, que revela o perfil organizacional.
    FONTE: https://anneellisabete.wordpress.com/2009/06/10/rp-e-auditoria-de-opiniao/

    b)desk research.
    Desk Research, conhecida também como pesquisas de dados secundários, consiste no levantamento de informações disponíveis em diversas fontes, como: dados do próprio cliente, publicações do governo ou de fundações, dados disponíveis na internet, revistas profissionais, jornais, relatórios anuais de empresas, pesquisas de institutos governamentais, banco de dados comerciais, etc.
    FONTE: http://www.multifocus.com.br/deskresearch.php

    c)survey.
    Os surveys são pesquisas de opinião de caráter quantitativo. A coleta de dados é feita por meio de questionários estruturados. Exige rígidos procedimentos internos de controle a fim de garantir a eficiência no levantamento de campo e a fidedignidade dos resultados. Pressupõe a coleta de dados por profissionais capacitados e treinados para cada pesquisa.
    FONTE: http://www.empconsulting.com.br/metodologia_pesquisa_survey.shtml

    d)estudo exploratório.
    A pesquisa exploratória é realizada sobre um problema ou questão de pesquisa que geralmente são assuntos com pouco ou nenhum estudo anterior a seu respeito. O objetivo desse tipo de estudo é procurar padrões, idéias ou hipóteses. A idéia não é testar ou confirmar uma determinada hipótese. As técnicas tipicamente utilizadas para a pesquisa exploratória são estudos de caso, observações ou análise históricas, e seus resultados fornecem geralmente dados qualitativos ou quantitativos. A pesquisa exploratória avaliará quais teorias ou conceitos existentes podem ser aplicados a um determinado problema ou se novas teorias e conceitos devem ser desenvolvidos.
    FONTE: Wikipédia


ID
1110643
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Sorocaba
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A pesquisa qualitativa engloba uma família de abordagens, métodos e técnicas para compreender e documentar em profundidade percepções, atitudes e comportamentos. Assinale a alternativa que apresenta a técnica que permite ao pesquisador entender e detalhar processos individuais e com uso de roteiro aberto e não diretivo

Alternativas
Comentários
  • entrevista em profundidade


ID
1122472
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de relações públicas, julgue os itens seguintes.

Os eventos permitem que as organizações cheguem a seus públicos de interesse a fim de mostrar produtos e serviços sem intermediários e, e assim, sensibilizar públicos específicos.

Alternativas
Comentários
  • Os eventos levam a organização e seus serviços/produtos diretamente ao público pretendido. São, portanto, um meio de comunicação dirigida aproximativa entre a organização que os promove e o público que participa. No conceito das RP, os eventos devem ser considerados como uma atividade planejada, coordenada e organizada que visa atingir objetivos previamente estabelecidos, claros e definidos.

    Item CORRETO
  • Os eventos são uma forma de atingir públicos específicos de uma forma diferenciada e sem intermediários.


ID
1122475
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de relações públicas, julgue os itens seguintes.

A comunicação dirigida tem por finalidade transmitir informações a fim de estabelecer uma comunicação limitada, orientada e pouco frequente com determinados públicos.

Alternativas
Comentários
  • Processo que tem por finalidade transmitir ou conduzir informações para estabelecer comunicação limitada, orientada e frequente com determinado número de pessoas homogêneas e identificadas” (Andrade, 1985, p.24).

  • A comunicação dirigida é limitada, na medida em que não é amplamente divulgada, mas é especializada em um determinado segmento do público, e por isso também podemos dizer que é orientada. Mas a frequência não deve ser baixa (claro que quem define isso é o planejamento estratégico), mas, em regra, para gerar o vínculo “pessoal” desejado pela comunicação dirigida, a frequência não deve ser necessariamente baixa – mas adequada! (“Alta” ou “baixa” são conceitos relativos de cada situação).

     

    Prof. Paolla Marletti, Estrategia Concursos


ID
1148401
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Segundo Candido Teobaldo de Souza Andrade, o processo de formação de público possui uma série de características. Assinale a única opção que faz parte deste conjunto de itens.

Alternativas
Comentários
  • Para Cândido Teobaldo: público é “o agrupamento espontâneo de pessoas adultas ou grupos sociais organizados, com ou sem contigüidade física, com abundância de informações, analisando uma controvérsia, com atitudes e opiniões múltiplas quanto à solução ou medidas a serem tomadas frente a ela; com ampla oportunidade de discussão e acompanhamento ou participando do debate geral, através da interação social ou dos veículos de comunicação, à procura de uma atitude comum, expressa em uma decisão ou opinião coletiva, que permitirá a ação conjugada”.

     


ID
1171831
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A visão de que sua opinião é minoritária pode levar o indivíduo a não expressá-la, o que torna a opinião pública, na verdade, uma expressão do que se percebe ser a opinião da maioria.

Esse pensamento demonstra uma das conclusões da chamada hipótese da

Alternativas
Comentários
  • Teoria da comunicação – Espiral do silencio

    “O resultado é um processo em espiral que incita os indivíduos a perceber as mudanças de opinião e a segui-las até que uma opinião se estabelece como atitude prevalecente, enquanto as outras opiniões são rejeitadas ou evitadas por todos, à exceção dos duros de espírito”

    Nessa teoria o importante são as opiniões dominantes, e estas tendem a se refletir nos meios, a opinião individual passa por um processo de crivo do coletivo para ganhar a força. Sobre essa teoria é importante lembrar que existe um enclausuramento dos indivíduos no silêncio quando estes tem opiniões diferentes dos vinculados pela mídia.No momento em que uma opinião individual difere da maioria ou do pensamento coletivo, pode ocorrer uma reação de isolamento social do indivíduo, em que as pessoas alteram a sua forma de pensar ou sãosilenciadas.Por exemplo o preconceito racial, ele  existe mas está “camuflado” na sociedade.

    Noelle-Neuman dizia que para entender melhor como funciona a Espiral do Silêncio, é preciso conhecer os três mecanismos pelos quais a teoria influencia a mídia sobre o público:

    1) Acumulação: excesso de exposição de determinados temas na mídia

    2) Consonância: forma semelhante como as notícias são produzidas e veiculadas

    3) Ubiqüidade: presença da mídia em todos os lugares.

    http://teoriasdacomunicacao2.wordpress.com/teoria-espiral-do-silencio/

  • O conceito, desenvolvido nos anos 1970 por um grupo de pesquisadores liderados pela alemã Elizabeth Noelle-Neumann, utiliza conceitos da psicologia social e estudos sobre opinião pública para mostrar como uma opinião divulgada pelos meios de comunicação tende a se tornar pública. A ideia da Espiral do Silêncio mostra que uma opinião, uma vez disseminada pela mídia, tende a ser progressivamente aceita como pública.
    (...)
    A percepção de uma opinião como dominante não significa, em absoluto, que esa opinião seja a dominante. No entanto, na medida em que é percebida como tal, os indivíduos tendem a agir guiados por essa percepção mais do que por qualquer outra coisa. Assim, uma opinião percebida como dominante tem chantes de se tornar dominante. 
    (...)
    A regra da maioria progressivamente inibe a manifestação de qualquer pensamento contrário. E isso leva ao conceito de "silêncio".
    Noelle-Neumann parte do princípio de que os seres humanos têm medo do isolamento social. O isolamento é um comportamento a se evitar e, para isso, torna-se necessário compartilhar algm tipo de elemento comum com outras pessoas.

     

    Luís Mauro Sá Martino, Teoria da Comunicação, p. 212/213


ID
1296778
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sobre a formação de público em Relações Públicas, considere as afirmações a seguir.

I - Um público é constituído por pessoas ou grupos organizados, dispostos a iniciar um diálogo com a organização.

II - As discussões dos grupos dependem da proximidade física, já que os debates perdem a força se efetuados com o uso parcial dos veículos de comunicação.

III - O ponto fundamental para a estruturação dos públicos é a presença da controvérsia, sem a qual não serão emitidas opiniões válidas.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Viva la dementia


ID
1296781
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Na visão moderna e no contexto da complexidade contemporânea, é necessária a identificação de todas as tipologias de públicos que se relacionam com uma organização.

No âmbito do planejamento de relações públicas, o mapeamento desses públicos deverá, em relação à organização, levar em consideração o(a)

Alternativas
Comentários
  • O papel fundamental do planejamento de relações públicas é o de exercer um caráter proativo nas ações decorrentes dos relacionamentos das organizações com seus públicos


ID
1296784
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A auditoria de opinião é um recurso amplamente utilizado por assessorias de comunicação e de relações públicas. Dentre os procedimentos utilizados para a operacionalização desse tipo de auditoria, NÃO se aplica a

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    Auditoria de opinião: É um processo de comunicação e interação voltado para o levantamento de informações, percepções e expectativas, para através de análise e interpretação dos dados, chegar-se ao resultado qualitativo, que revela o perfil organizacional.

     

    Portanto a LETRA E está ERRADA porque não são dados quantitativos e sim qualitativos.

     

    No controle, Deus está!


ID
1296811
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Um dos tipos de comunicação mais usados na prática das relações públicas comunitárias é a comunicação dirigida aproximativa.

É considerado um exemplo de veículo aproximativo o

Alternativas

ID
1297351
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A pesquisa Etnometodológica, que estuda o senso comum em atividades do cotidiano de uma sociedade, tem como importante(s) componente(s)

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    O que é uma pesquisa etnográfica

    Etnografia significa, literalmente, a descrição de um povo. Ela surge no final do século XIX e início do século XX com a necessidade de pesquisadores entenderem de forma mais adequada e aprofundada comunidades e grupos sociais – até então, todo conhecimento provinha de especulação da filosofia social, sem contato nenhum com a sociedade. Os pesquisadores desta época chegaram à conclusão de que apenas o contato real em campo poderia descrever melhor a cultura de um povo.

    E aqui chegamos em um dos principais pontos relacionados à etnografia: a pesquisa etnográfica tem como foco entender a cultura de comunidades e grupos sociais. (Nota que estudar a cultura envolve um exame aprofundado dos comportamentos, costumes, crenças, entre outras coisas compartilhadas dentro daquela comunidade).

     

    A etnografia como método

    O método etnográfico é diferente de outros modos de fazer pesquisa qualitativa. Ele segue alguns princípios e, neste curso, vamos aprendê-los e aplicá-los ao universo digital:

    – Pesquisa de campo (conduzido no local em que as pessoas convivem e socializam);

    – Multifatorial (conduzido pelo uso de duas ou mais técnicas de coleta de dados);

    – Indutivo (acumulo descritivo de detalhe)

    – Holístico (retrato mais completo possível do grupo em estudo).

    https://www.ibpad.com.br/blog/comunicacao-digital/o-que-e-pesquisa-etnografica/

     

    Etnometodologia é uma corrente sociológica desenvolvida primeiramente nos Estados Unidos a partir da década de 1960. Alguns anos depois, chegou à Europa. Trabalha com uma perspectiva de pesquisa compreensiva, em oposição à noção explicativa. A Etnometodologia considera que a realidade socialmente construída está presente na vivência cotidiana de cada um e que em todos os momentos podemos compreender as construções sociais que permeiam nossa conversa, nossos gestos, nossa comunicação etc.

    Considera-se seu principal teórico Harold Garfinkel (1917-2011) que publicou o livro Studies in Ethnomethodology (Estudos sobre Etnometodologia), em 1967, apesar do amplo uso da consagrada expressão Etnologia nas ciências sociais, mais especificamente na Antropologia.[1] wikipedia


ID
1297414
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Como a empresa aparece hoje aos olhos dos públicos? Esta é uma das primeiras indagações que são feitas ao iniciar a elaboração de um Plano de Relações Públicas. A resposta a essa questão precede a definição dos objetivos e a formulação de estratégias de comunicação que sejam eficazes às necessidades da empresa. Uma vez respondida essa pergunta e definida a maneira como a empresa quer ser vista pelos stakeholders no futuro, o próximo passo deverá ser

Alternativas

ID
1297423
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em uma pesquisa de opinião, a fase de coleta de dados pode ser determinante no resultado final e, por isso mesmo, o seu êxito requer que os entrevistadores observem alguns cuidados durante a aplicação dos questionários. Um dos cuidados que faz grande diferença na eficácia da pesquisa consiste em

Alternativas