SóProvas


ID
2153596
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em caso de trabalhadores expostos a fatores de risco e excluídas outras causas ocupacionais, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Discordo da resposta. Julgo ser a opção B correta.
  • abarito certo é letra B, a questao deveria ser anulada

  • Gabarito é questão A mesmo. Ta publicado em edital, e encontrei explicação em livro de referência.
  • A questão cobra conhecimento sobre a classificação de Schilling. De acordo com essa categorização, as doenças ocupacionais podem ser classificadas em três grupos. Podemos resumir esses grupos de seguinte maneira:

    1. Grupo I: a principal causa da doença está diretamente ligada ao trabalho. Exemplos: silicose, asbestose, saturnismo.
    2. Grupo II: quando há uma contribuição das condições trabalho para a instalação da doença, mas ela poderia surgir em situações distintas (o trabalho não é exatamente uma causa necessário desse surgimento). Exemplos: doenças do sistema locomotor, câncer (neoplasia), doenças do coração, varizes.
    3. Grupo III: nesse caso, a doença já existe (mesmo que de forma latente ou até desconhecida), mas as condições de trabalho causa o seu agravamento. Exemplos: problemas respiratórios (asma, bronquites), problemas de pele, alergias diversas e problemas psicológicos.

    Vamos à análise das alternativas tendo como base o manual de procedimentos de saúde para as doenças relacionadas ao trabalho, do Ministério da Saúde.

    Letra A. Correta.

    "Em trabalhadores expostos, a blefarite, excluídas outras causas não-ocupacionais, deve ser considerada como doença relacionada ao trabalho, do Grupo I da Classificação de Schilling, isto é, doença profissional em que o trabalho constitui causa necessária, sem a qual seria improvável que a doença ocorresse". (Manual do MS, 2001)

    Exemplo: surgimento da blefarite por exposição ao arsênio.

    Letra B. Incorreta.

    Da mesma forma que a alternativa "a", há uma causa principal para o surgimento da catarata relacionada ao trabalho: as radiações ionizantes e as radiações infravermelhas.

    "Em trabalhadores expostos a esses agentes patogênicos, a catarata, com as características acima descritas e excluídas outras causas não-ocupacionais, deve ser considerada como doença relacionada com o trabalho, do Grupo I da Classificação de Schilling, em que o trabalho é considerado causa necessária". (Manual do MS, 2001)

    Letra C. Incorreta.

    Não necessariamente pertencerá ao Grupo I. O MS (2001) explica que a asma pode se enquadrar em duas categorias:

    "A asma ocupacional pode ocorrer em trabalhadores portadores de asma, expostos em seu ambiente de trabalho a outros alérgenos desencadeadores do quadro. Nesse caso, a asma seria uma doença relacionada ao trabalho, do Grupo III da Classificação de Schilling. Outra possibilidade é a manifestação de asma sem história prévia da doença. O trabalhador estará sensibilizado primariamente por agentes patogênicos presentes no ambiente de trabalho, o que enquadraria a asma no Grupo I da Classificação de Schilling. Ambos os quadros devem ser considerados equivalentes"

    Letra D. Incorreta.

    A silicose é um clássico exemplo de doença pertencente ao grupo I.

    Letra E. Incorreta.

    O surgimento de varizes é um dos exemplos clássicos de doenças enquadradas no Grupo II.

    Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças Relacionadas ao TrabalhoManual de Procedimentos para Serviços de Saúde. Brasília. 2001.

    GABARITO: LETRA A