-
Alternativa CORRETA letra D
Um servidor web é um aplicativo responsável por fornecer ao computador do cliente (usuários de sites e páginas eletrônicas), em tempo real, os dados solicitados.
O processo se inicia com a conexão entre o computador onde está instalado o servidor e o computador do cliente; como na web não é possível prever a que hora se dará essa conexão, os servidores precisam estar disponíveis dia e noite. A partir daí é processado o pedido do cliente, e conforme as restrições de segurança e a existência da informação solicitada, o servidor devolve os dados.
Quando falamos em servidor web, estamos na verdade falando de servidores capazes de lidar com o protocolo HTTP, que é o padrão para transmissão de hipertexto. Muitos servidores trabalham, paralelamente, com outros protocolos, como HTTPS (que é o HTTP “seguro”), FTP, RPC, etc.
Além de transmitir páginas HTML, imagens e aplicativos Java, os servidores também podem executar programas e scripts, interagindo mais com o usuário.
Resumo: Servidor WEB é um programa de computador que responde requisições. Exemplo: quando digito www.mxstudio.com.br na barra de endereços do navegador e teclo ENTER, o meu computador localiza o servidor do MX Studio que responde a minha solicitação.
-
Ítem III - errado - o servidor web não é somente um computador. Ele pode ser também um software que recebe e envia requisições de usuários de internet através de seus browsers usando o protocolo HTTP por exemplo. Entre os servidores web mais comuns podemos citar: Apache, IIS, TomCat, etc.
-
Eu, particularmente, não concordo com a FCC:
No item I - "... as informações disponíveis na web podem ser acessadas de qualquer hardware de computador..."
Pelo que eu saiba, tudo que é físico é hardware. Portanto, a afirmação dá a entender que eu poderia acessar a internet do meu teclado, das minhas caixas de som, do meu mouse..., não concordo.
-
Também tive essa mesma impressão. Hardware parte física....... gera controvérsias.
-
A Fundação Carlos Chagas criou uma nova tecnologia de acesso: A hardware Delivered ... Fala Sério!
-
de qualquer hardware DE COMPUTADOR
o teclado é um hardware , mas nao processa informação então nao pode ser hardware de computador
-
Item IV -
URI
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
-
Em TI, um Identificador Uniforme de Recursos (URI) (Uniform Resource Identifier, (em inglês)) é uma cadeia de caracteres compacta usada para identificar ou denominar um recurso na Internet. O principal propósito desta identificação é permitir a interação com representações do recurso através de uma rede, tipicamente a Rede Mundial, usando protocolos específicos. URIs são identificadas em grupos definindo uma sintaxe específica e protocolos associados.
Relação com URL e URN
Diagrama de conjuntos de grupos URI categorizados. Grupos na URL (locator) e URN (name) categorias são subconjuntos da URI, e, geralmente, também são
conjuntos disjuntos.
Tecnicamente URL e URN funcionam como IDs de recursos, no entanto, muitos conjuntos não podem ser categorizados como somente um ou outro, por que todos os URIs podem ser tratados como nomes, e alguns conjuntos integram aspectos de ambas, ou de nenhuma das categorias.
Um URI pode ser classificado como um localizador (URL) ou um nome (URN), ou ainda como ambos.
Um Nome de Recursos Uniforme URN (Uniform Resource Name (em inglês)) é como o nome de uma pessoa, enquanto que um Localização de Recursos Uniforme URL (Uniform Resource Locator (em inglês)) é como o seu endereço. O URN define a identidade de um item, enquanto que o URL nos dá um método para o encontrar.
Um URN típico é o sistema ISBN para identificar individualmente os livros. ISBN 0-486-27557-4 (urn:isbn:0-486-27557-4) cita sem equívocos uma edição específica da obra de Shakespeare "Romeu e Julieta" (Romeo and Juliet (em inglês)). Para aceder a esta objeto e ler o livro, é necessário obter a sua localização: um endereço URL. Um URL típico para este livro é um caminho de arquivos, como file:////home/pedro/Desktop/RomeoAndJuliet.pdf, identificando o livro eletrónico salvo no disco de um PC local. Então o propósito de URNs e URLs é o de serem complementares.
Fonte: wikipédia
-
Alguém sabe dizer porque o item II está certo?
-
I - "Qualquer HARDWARE de computador" - ficou VAGO a utilização de "qualquer", afinal, teclado, monitor, mouse são considerados HARDWARES porém, são do tipo PERIFÉRICOS.
"Qualquer tela de exibição" - novamente, ficou VAGO a utilização de "qualquer", quer dizer que posso utilizar a web através de um terminal tela verde (monitor de fósforo verde)?
II- Totalmente CONFUSA.
III - Errado mesmo, conforme o colega ali em cima já citou.
IV - OK.
Enfim, errei por saber DEMAIS e INTERPRETAR de forma correta.
-
Essa pimeira opção ai. estar sem foco" hardware ".pode ser tanta coisa.
a segunda opção também não seria essa a definição...
teria que limitar minha visão em alguns casos.
sinceramente eu iria erra essa questão
-
Questão muito mal formulada.
Na afirmação: "II. Com o surgimento durante anos de inúmeros recursos especiais, tecnologias e tipos de mídia, a web perdeu um pouco da sua capacidade de ser verdadeiramente independente das plataformas." eu entendi que a tecnologia diminuiu a versatilidade da web, o que é errado, pois a tecnologia nos permitiu utilizar a web em celulares, tablets, computadores, aumentando a independência de plataforma.
-
A questão é passível de anulação.
-
I. Afirmar que a web é independente de plataforma significa dizer que as informações disponíveis na web podem ser acessadas de qualquer hardware de computador, executando qualquer sistema operacional e usando qualquer tela para exibição.
OK, se alguem falar que a web independe de plataforma, está dizendo que a web pode ser acessada de qualquer plataforma, até mesmo de um pc 486 com MS-DOS!
II. Com o surgimento durante anos de inúmeros recursos especiais, tecnologias e tipos de mídia, a web perdeu um pouco da sua capacidade de ser verdadeiramente independente das plataformas.
Ok, com o aprimoramento da web (transmissão de sons, musicas, vídeos), esses recursos não podem ser acessados de qualaquer plataforma. Ex, aguns celulares até navegam, mas não rodam videos da web.
III. O termo servidor web refere-se somente a um computador que recebe solicitações de navegadores da web e responde a essas solicitações.
Errada: o termo "servidor" pode ser mais de um computador.
+ informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Servidor
IV. Cada site da web, e cada página nele inserida possui um endereço exclusivo chamado de Uniform Resource Locator (URL). O Uniform Resource Locator é um Uniform Resource Identifier (URI).
ok URL é um endereço específico, ou seja, também uma identificação.
-
Valei-me Meu Deus ! O que são essas questões de noções informática ? To sem noção alguma ! rsrsrsrsrs pra não chorar .
-
Cícero, eu acho que fisguei oq a banca quis dizer no item II:
"II. Com o surgimento durante anos de inúmeros recursos especiais, tecnologias e tipos de mídia, a web perdeu um pouco da sua capacidade de ser verdadeiramente independente das plataformas."
por exemplo: se vc tem um aplicatico no seu celular que usa a funçao de touchscreen vc nao vai conseguir usa-lo no seu pc. Por isso, com o surgimento de novas tecnologias algumas funçoes disponiveis ficam limitadas a certos hardwares.
-
Defina "um pouco", examinador... Aí tu quebra a gente...
Sabendo que a I e a IV estavam certas dava pra fazer, mas que dá medo marcar uma opção que considere a II correta, isso dá...
-
as informações disponíveis na web podem ser acessadas de qualquer hardware de computador
Em princípio também achei que essa assertiva tornava a a afirmação I errada.
Refletindo, para a banca "hardware de computador" pode estar referindo tão-somente ao hardware que é o computador em si (a cpu)?
Mas ainda acho que a alternativa I é errada e não há resposta para a questão. Cabe recurso.