SóProvas


ID
2154679
Banca
IADES
Órgão
CRESS-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A concordância dos pronomes de tratamento está ligada ao gênero da  pessoa e não da palavra!

    Força!

  • a) O padrão culto das comunicações oficiais determina que se deve evitar a simplicidade de expressão para que não seja confundida com pobreza de expressão.

    (Não se confunde: Simplicidade com pobreza de expreção ou vocabulário, Aquele se refere à um texto que não contenha jargões técnicos, salvo se indispensáveis, já este, é a repetição desnecessária de palavras ou usar palavras com extenso significado).

     b) Nas comunicações oficiais, haverá preferência pela utilização de uma forma de linguagem burocrática; o jargão burocrático, como todo jargão, deve ser adotado.

    (Nas comunicações oficiais deve-se evitar jargões técnicos, salvo se indispensáveis para a comunicação, busca-se a clareza e a concisão).

     c) Quanto aos adjetivos referidos aos pronomes de tratamento, o gênero gramatical deve coincidir com o substantivo que compõe a locução.

    (Adjetivo:  Refere-se ao pronome de tratamento e possessivo, Concorda com o SEXO da pessoa).

     d) Nas comunicações oficiais, como forma de demonstração de respeito, deve-se dirigir ao prefeito municipal usando-se o tratamento de Doutor.

    (Doutor é apenas um título acadêmico, será DOUTOR aquele que tiver doutorado, portanto, não se deve usar tal palavra para tratamento em correspondências oficiais).

     e) Se o interlocutor da comunicação oficial for homem, o correto é “Vossa Excelência está atarefado”, “Vossa Senhoria deve estar satisfeito”; se for mulher, “Vossa Excelência está atarefada”, “Vossa Senhoria deve estar satisfeita”. 

     (GABARITO, a concordância se referi ao gênero da pessoa !)

  • A) Não devem ser empregados no texto, segundo o Manual da Presidência: Linguagem rebuscada, ou informal. A linguagem culta se divide em dois níveis: rebuscada e usual – apenas a usual existe na redação oficial.

    B) Não devem ser empregados no texto, segundo o Manual da Presidência:– Jargões (linguagem de uso restrito a determinada categoria/grupo; só é compreendida dentro desse grupo)

    C) ADJETIVOS E VERBOS NO PARTICÍPIO: concordam em gênero com o sexo da autoridade a quem a pessoa se refere, NÃO com o pronome em si.

    D) DOUTOR(A): não é pronome de tratamento, mas título acadêmico, dado àqueles que concluíram o doutorado. O uso é restrito a pessoas com essa titulação.

    E) GABARITO!