Microfilmagem de segurança ---> é realizada com o objetivo de garantir a autenticidade da informação. Geralmente é utilizada para evitar adulterações fraudulentas no conteúdo de documentos, ou para manter a informação em caso de danos irreparáveis.
Microfilmagem de subsituição ---> é realizada com o objetivo de manter a informação após a eliminação do documento. Utiliza-se em documentos de valor temporário que contenham informações relevantes. Assim, os documentos podem ser eliminados e a informação mantida.
Microfilmagem de complemento ---> é realizada com o objetivo de manter no arquivo da instituição, documentos que pertencem a outras instituições. Geralmente são documentos muito importantes para uma instituição e pertencem também a outras nações;
Microfilmagem de preservação ---> é realizada com o objetivo de evitar o manuseio de documentos originais. Geralmente é utilizada em documentos muito antigos, frágeis ou parcialmente danificados, para que sejam preservados por mais tempo. Os documentos originais são armazenados sob condições favoráveis, e os usuários têm acesso somente aos microfilmes.