SóProvas


ID
2156551
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Rio de Janeiro tem projeção imediata no próprio estado e no Espírito Santo, em parcela do sul do estado da Bahia, e na Zona da Mata, em Minas Gerais, onde tem influência dividida com Belo Horizonte. Compõem a rede urbana do Rio de Janeiro, entre outras cidades: Vitória, Juiz de Fora, Cachoeiro de Itapemirim, Campos dos Goytacazes, Volta Redonda - Barra Mansa, Teixeira de Freitas, Angra dos Reis e Teresópolis.

                         Disponível em: http://ibge.gov.br. Acesso em: 9 jul. 2015 (adaptado).

O conceito que expressa a relação entre o espaço apresentado e a cidade do Rio de Janeiro é: 

Alternativas
Comentários
  • Por região polarizada, entende-se aquela em que  há um pólo que preside a teia de relações políticas, econômicas, populacionais existentes naquela região. A existência de um espaço internamente diferenciado, pelos fluxos de naturezas diversas ( mercadorias, informações, pessoas, decisões, ideias etc.) que o colocam em uma posição superior na hierarquia urbana, influenciando outras cidades próximas. Nesse âmbito, na classificação da rede urbana do país, o geólogo Milton Santos conceituou a cidade do Rio Janeiro como metrópole global, diante do alcance da projeção da sua influência não apenas na dinâmica regional, mas no território brasileiro como um todo.


    A resposta correta é a letra C.  


  • FRENTES PIONEIRAS: era o deslocamento de várias pessoas para a ocupação de determinado espaço nacional, como por exemplo, a região Sul. A princípio, um grupo de pessoas iniciavam a ocupação, vivendo primeiramente da agricultura e depois da mineração. Isso atraía pessoas de vários locais do Brasil, transformando em pouco tempo terras ociosas em produtivas e povoadas. Os nordestinos são outro exemplo de frentes pioneiras, quando por ocasião do ciclo da borracha, ocuparam a Amazônia. No período republicano o território brasileiro ficou completo.Frentes pioneiras se dirigiram ao sudeste e foram responsáveis pela expansão cafeeira,conhecida como“marcha do café”.No final do século XIX e início do XX, ocorreram as frentes pioneiras de desbravamento e povoamento;foi nesse contexto que ocorreu a colonização dos três estados do sul; portanto, como forma de ocupação do território brasileiro, muito se deve à coragem de pessoas que desbravaram esse imenso território chamado Brasil.

    ZONA DE TRANZIÇÃO: Já o termo “Faixas de transição” refere-se a faixas territoriais onde a paisagem é bastante complexa e mais heterogênea, apresentando elementos característicos de duas ou mais formações vegetacionais, ou seja, se configura em uma grande faixa diferenciada, que separa dois biomas distintos. 

    Estes dois termos, área core e faixas de transição, são antagônicos e complementares, e, contudo, são fundamentais para aqueles que querem se aventurar em conhecer e estudar os grandes complexos paisagísticos presente no território brasileiro.

    REGIÃO POLARIZADA:  entende-se aquela em que  há um pólo que preside a teia de relações políticas, econômicas, populacionais existentes naquela região. A existência de um espaço internamente diferenciado, pelos fluxos de naturezas diversas ( mercadorias, informações, pessoas, decisões, ideias etc.) que o colocam em uma posição superior na hierarquia urbana, influenciando outras cidades próximas. Nesse âmbito, na classificação da rede urbana do país, o geólogo Milton Santos conceituou a cidade do Rio Janeiro como metrópole global, diante do alcance da projeção da sua influência não apenas na dinâmica regional, mas no território brasileiro como um todo.

    CONURBAÇÃO: é o fenômeno urbano da unificação de duas ou mais cidades que, devido ao seu crescimento geográfico, fundem-se umas às outras. O processo de conurbação é um dos responsáveis pela formação das regiões metropolitanas.

    Quando ocorre a conurbação entre várias cidades, englobando mais do que uma área metropolitana, por exemplo, formam-se as chamadas megalópoles, regiões que estão interligadas como se pertencessem a uma única megacidade.

     

     PERIFERIA METROPOLITANA: permanecem as piores condições de bem-estar urbano.

  • muito bom!

  • Região polarizada pode ser entendida como uma organização que faz parte de uma região planejada, geralmente, regiões polarizadas tendem a ficarem próximas das metrópoles, pois elas formam um polo influente.

    O texto retrata o nível de importância da cidade do Rio de Janeiro, pois destaca a área que é diretamente influenciada pela capital carioca (englobando o próprio estado, Espirito Santo e Minas Gerais - até o encontro com a área de influência de Belo Horizonte). Sendo assim, a opção que mostra corretamente o conceito que se relaciona a dinâmica é o que fala em polarização (termo que indica centralidade), típica das grandes metrópoles brasileiras.

    Letra C

  • O conceito de megacidade foi desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para fazer referência a toda e qualquer aglomeração urbana com população superior a dez milhões de habitantes. Portanto, o grupo de megacidades envolve as maiores áreas urbanas habitadas do planeta. Só pra lembrar.!!

  • As cidades destacadas no texto tem como característica representarem uma área de influência na capital do Rio de Janeiro, estabelecendo uma relação direta entre metrópole (cidade onde a prestação de serviços em geral se concentra) e região polarizada.

    Letra C

    Vamos ver os principais conceitos de geografia populacional:

    Região Polarizada 

    Se refere à organização espacial/regional no entorno das metrópoles.

    Conceito de Espaço Polarizado: É a constituição de um grande ambiente econômico ou populacional com características e afinidades, que exerce certa liderança sobre outros centros circunvizinhos.

    O regionalismo origina várias cidades que podem ter milhões de habitantes, podendo apresentar caráter metropolitano internacional. O passo seguinte é criar regiões ao seu redor, na qual a população consegue pouco a pouco adquirir consciência regional.

    Malha Urbana

    É a grande concentração de cidades numa certa área geográfica de um país. A região Sudeste possui malha urbana em algumas áreas.

     

    Área metropolitana

    É a junção de municípios próximos uns dos outros que possuem uma integração nos serviços públicos de infra-estrutura. Como a Grande São Paulo.

    Conurbação

    É a aproximação de duas ou mais cidades de crescimento elevado, constituindo um aglomerado urbano. Temos, como exemplo, a região do ABC paulista, formada pela junção das áreas dos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e a cidade de São Paulo, entre outros.

    Megalópole

    É o próximo nível do crescimento dos pólos. Seria a conurbação de várias metrópoles ou regiões metropolitanas. São as maiores aglomerações urbanas, podemos citar, como exemplo, a região que vai de Boston até Washington, com centro em Nova York.

    Fonte: Resumov

    (https://www.resumov.com.br/provas/enem-2016/q43-o-rio-de-janeiro-tem-projecao-imediata-no-proprio-estado/)

  • ***Os segredos do item***

    Matriz do ENEM => C4, H18 - Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas

    implicações sócio-espaciais.

    Dominio do conhecimento (TBR):  CONCEITUAL

    Processo cognitivo (TBR): ANALISAR

    Verbo de comando (Ferraz/B.): ANALISAR/IDENTIFICAR

    TRI=  MÉDIA   [ 40-60% DE ACERTO pelos SEUS CONCORRENTES REAIS, e não pelos meros INSCRITOS no exame]

    Siga no insta: @artedoenem

  • O conceito de polarização se refere àquele aglomerado urbano que, em função da oferta de serviços de que

    dispõe, é capaz de condicionar as atividades de outros centros em sua área de influência. Isso ocorre com a

    metrópole do Rio de Janeiro, que polariza áreas de seu estado e, também, cidades dos estados vizinhos, como

    Espírito Santo e Minas Gerais.

    Resposta: C