SóProvas


ID
2156563
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A África Ocidental é conhecida pela dinâmica das suas mulheres comerciantes, caracterizadas pela perícia, autonomia e mobilidade. A sua presença, que fora atestada por viajantes e por missionários portugueses que visitaram a costa a partir do século XV, consta também na ampla documentação sobre a região. A literatura é rica em referências às grandes mulheres como as vendedoras ambulantes, cujo jeito para o negócio, bem como a autonomia e mobilidade, é tão típico da região.

HAVIK, P Dinâmicas e assimetrias afro-atlânticas: a agência feminina e representações em mudança na Guiné (séculos XIX e XX). In: PANTOJA, S. (Org.). Identidades, memórias e histórias em terras africanas. Brasília: LGE; Luanda: Nzila, 2006.

A abordagem realizada pelo autor sobre a vida social da África Ocidental pode ser relacionada a uma característica marcante das cidades no Brasil escravista nos séculos XVIII e XIX, que se observa pela

Alternativas
Comentários
  • O texto descreve a forte presença das mulheres no comércio local da África Ocidental. Da mesma forma, no Brasil escravista dos séculos XVIII e XIX, era visível a predominância de escravas no comércio de rua. Isso porque os senhores consideravam o pequeno comércio uma atividade de rua mais própria para mulheres e acabavam empregando grande número de escravas como quitandeiras e vendedoras ambulantes.
     A resposta correta é a letra C. 
  • Resposta C

    ------------------------

    A questão aborda um aspecto particular do escravismo praticado no Brasil Colônia e Império: a existênciados “negros de ganho”, escravos que executavam certos serviços urbanos (aguadeiros, barbeiros e, com relação às mulheres, as vendedoras de quitutes mencionadas no texto), recebendo uma remuneração revertida depois a seu senhor.

  • comentário da professora:

    O texto descreve a forte presença das mulheres no comércio local da África Ocidental. Da mesma forma, no Brasil escravista dos séculos XVIII e XIX, era visível a predominância de escravas no comércio de rua. Isso porque os senhores consideravam o pequeno comércio uma atividade de rua mais própria para mulheres e acabavam empregando grande número de escravas como quitandeiras e vendedoras ambulantes.
    A resposta correta é a letra C. 

  • Meu pq eu só erro?? :(
  • Principalmente nos grandes centros urbanos, negras escravas participavam do comércio de alguns produtos, sob supervisão de seus senhores, ou não. Entravam na modalidade de “Escravos de ganho”. Negras libertas, já inseridas neste sistema, tinham a tendência de continuar no comércio, portanto, não era estranho ver este tipo de ocorrência.

    Fonte: Descomplica

  • Letra C

    A África ocidental é conhecida pela dinâmica das mulheres comerciantes...

    ...A literatura é rica em referencias às grandes mulheres como as vendedoras ambulantes, cujo jeito para o negocio, bem como a autonomia e mobilidade...

    Tudo estar relacionado a presença da mulher Negra no comercio e como ela é boa nisso.

  • Como ja citaram aí embaixo, tanto as mulheres, quanto os Homens escravos, mas especialmente as mulheres que como dito no texto, tinham facilidades no comércio, Esses escravos podiam ser usados pelos senhores de engenho para conseguirem uma renda extra para o senhor, esses escravos ficaram chamados de escravos de ganho. E elas eram usadas para vender as coisas nas bancas etc. Ah, só mais uma coisa: O valor do produto que o escravo vendia, ele ficava com metade e seu dono com a outra!!

  • Por que a letra D) estaria errada?