SóProvas


ID
2156608
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

TEXTO I

      Fragmento B91: Não se pode banhar duas vezes no mesmo rio, nem substância mortal alcançar duas vezes a mesma condição; mas pela intensidade e rapidez da mudança, dispersa e de novo reúne.

 HERÁCLITO. Fragmentos (Sobre a natureza). São Paulo: Abril Cultural, 1996 (adaptado).


TEXTO II

      Fragmento B8: São muitos os sinais de que o ser é ingênito e indestrutível, pois é compacto, inabalável e sem fim; não foi nem será, pois é agora um todo homogêneo, uno, contínuo. Como poderia o que é perecer? Como poderia gerar-se?

                                        PARMÊNIDES. Da natureza. São Paulo: Loyola, 2002 (adaptado).

Os fragmentos do pensamento pré-socrático expõem uma oposição que se insere no campo das

Alternativas
Comentários
  • Os pensadores pré-socráticos, como Heráclito e Parmênides, deram início a uma tradição filosófica grega que tinha como grande preocupação estabelecer a natureza do ser, seu movimento, sua estabilidade. Parmênides advogava que o ser é imutável, existe em sua inteireza e não se transforma, já Heráclito dizia que tudo está em movimento e que este é a própria natureza do ser, mudar constantemente. Tudo se transforma e absolutamente nada é o que era em outro momento. Parmênides tinha a preocupação de atingir a resposta absoluta do ser e respondia que o nada não é gerador de coisa alguma e que as coisas não desaparecem, então tudo sempre existiu em algum sentido. Heráclito observava o mundo e o percebia como uma construção em si a partir de seus opostos. A fome gera o prazer em comer; a morte nos faz valorizar a vida; a velhice nos põe diante dos prazeres da juventude. O que estava em jogo, nestas duas visões de mundo, era a própria natureza do ser, as características que formam a entidade no mundo, uma discussão de base ontológica. Resposta correta, letra C.

    Gabarito do professor: Letra C


  • Resposta: c

     

    O debate entre Parmênides e Heráclito tem origem na discussão a respeito da origem do ser. Esse tema, a ontologia, recebeu dos dois filósofos abordagens diferentes: enquanto Heráclito salientou a impermanência e a fluidez constante, Parmênides defendeu a unicidade e a constância como características fundamentais do ser.

     

    Fonte: Vestibular.uol

  • ontologica= natureza 

    "Fragmentos (Sobre a natureza)."

    "   PARMÊNIDES. Da natureza."

     

  • Foram um grupo de filósofos que especularam sobre a origem do mundo e observaram a natureza como fonte de conhecimento. A teoria de Parmênides visava o imobilismo, enquanto a de Heráclito, o mobilismo. daí, encontramos a contradição teórica. Ontologia é um estudo voltado para o “ser”, portanto, cada um dos filósofos possui um posicionamento quanto ao papel do “ser” na natureza.

    Equipe Descomplica

    PARMÊNIDES -> "São muitos os sinais de que o ser é ingênito e indestrutível, pois é compacto, inabalável e sem fim; não foi nem será, pois é agora um todo homogêneo, uno, contínuo. Como poderia o que é perecer? Como poderia gerar-se? "

    HERÁCLITO -> "Não se pode banhar duas vezes no mesmo rio, nem substância mortal alcançar duas vezes a mesma condição; mas pela intensidade e rapidez da mudança, dispersa e de novo reúne. "

  • Letra C

    Ontologia é a parte da metafisica que trata da natureza, realidade e existência dos entes. A ontologia trata do ser enquanto ser, isto é, do ser concebido como tendo uma natureza comum que é inerente a todos e a cada um dos seres objeto de seu estudo.

  • Oh que droga :( não sabia o que era ontológica, agora sei :)

  • ontologia-origem do ser, natureza do ser.

    os textos divergem sobre sermos mutaveis ou imutaveis, trata se de uma discussão da natureza do ser; de uma discussão ontológica

  • Gabarito C, apenas complementando:

    Os pré-socráticos (primeiros filósofos) debatia acerca da origem do ser (Ontológica/Arché) que acreditava vim da Physis (natureza). Dessa forma os filósofos da Escola Jônica acreditavam que a Arché vinha:

    • Tales de Mileto → da Água;

    • Anaxímenes de Mileto → do Ápeiron (Infinito);

    • Anaximandro de Mileto → do Ar;

    • Demócrito → do Átomo;

    • Pitágoras → dos Números;

    • Parmênides → O ser humano imutável;

    • Heráclito → O ser humano em constante devir (mudança).

  • Poxa, eu li ODONTOLOGIA meu deus kkkkk

  • Se fôssemos levar em consideração apenas o texto do Heráclito, a (E) estaria também correta. Contudo, o texto II, do Parmênides, estabelece indiscutivelmente a questão do ser: "São muitos os sinais de que o ser é ingênito e indestrutível (...)"

    O contraste que une ambos os textos é de base ontológica.

    Gabarito : (C)

    Nível de Dificuldade : Médio

  • Dica: no enem, não é costume relacionar os pré-socráticos com “verdades”. Discussão sobre a “verdade” tem mais a ver com socrátes pra frente. No caso dos pré-socráticos eles tavam começando a sair do mito e ir pra razao, então isso de verdades não tem muito a ver. Mas a palavrinha “sensível” na alternativa pode confundir mesmo por causa do Heraclito né kkk