SóProvas


ID
2156623
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Pirro afirmava que nada é nobre nem vergonhoso, justo ou injusto; e que, da mesma maneira, nada existe do ponto de vista da verdade; que os homens agem apenas segundo a lei e o costume, nada sendo mais isto do que aquilo. Ele levou uma vida de acordo com esta doutrina, nada procurando evitar e não se desviando do que quer que fosse, suportando tudo, carroças, por exemplo, precipícios, cães, nada deixando ao arbítrio dos sentidos.

LAÉRCIO, D. Vidas e sentenças dos filósofos ilustres. Brasília: Editora UnB, 1988.

O ceticismo, conforme sugerido no texto, caracteriza-se por:

Alternativas
Comentários
  • O ceticismo é uma doutrina filosófica, comumente relacionada ao filósofo grego, Pirro, que desconfia da própria capacidade humana em alcançar a verdade em si. Se Platão concebia a racionalidade do mundo devido à nossa capacidade em observá-lo e ordená-lo através da razão, Pirro desconfia dessa capacidade e renuncia à pretensão da verdade tomando que o homem não possui a capacidade para alcançar tal certeza. A ideia de justiça, por exemplo, não existe em seu estado puro e as ações justas ou injustas são tomadas não por essa abstração, mas a partir de convenções (leis e costumes) arraigados em determinado povo. A resposta é letra C.

    Gabarito do professor: Letra C


  • Resposta: c.

     

    O trecho da questão enfatiza as ideias de resignação, de aceitação incondicional das coisas e dos acontecimentos que são dados (o que resulta em indiferença) e da impossibilidade de se obter certeza a respeito de qualquer coisa (“nada existe do ponto de vista da verdade”).

     

    Fonte: Vestibular.uol

  • A título de curiosidade, no ENEM de 2014 caiu uma questão sobre Epicurismo que trazia nas alternativas afirmações bem semelhantes às dessa questão de 2016.

    Vou copiar uma parte da questão de 2014 mencionada:

    "[...] No fragmento da obra filosófica de Epicuro, o homem tem como fim

    A) alcançar o prazer moderado e a felicidade (resposta correta)

    B)valorizar os deveres e as obrigações sociais

    C)aceitar o sofrimento e o rigorismo da vida com resignação

    D)refletir sobre os valores e as normas dadas pela divindade

    E)defender a indiferença e a impossibilidade de se atingir o saber"

    O interessante é que a alternativa E acima é idêntica à resposta dessa questão sobre ceticismo. Assim, ou o elaborador das questões é a mesma pessoa, ou um se inspirou no outro.

    De qualquer forma, sempre é válido estudar p/ o ENEM resolvendo provas anteriores :)

  • O ceticismo é uma corrente de conhecimento que defende que o homem não é capaz de alcançar nenhuma certeza sobre a verdade, o que causa uma dúvida constante e uma incapacidade de conhecer qualquer tema.

    Equipe Descomplica

  • Letra C

    O texto começa falando que nao há decisão real, que tudo vem da lei e dos costumes. De forma que ela mostra uma indiferença sobre definições, juízos de valores de certo e errado. E segue a vida sem certeza de nada.

  • A) Cinismo

    B) Epicurismo

    C) Ceticismo

    D) Estoicismo

    E) Socrates e as escolas que dele descendem.

  • Gabarito C

    O Ceticismo, uma das correntes da Filosofia Helenística que busca pela Ataraxia (estado de vida de espírito pleno e mente tranquila dos seres humanos), tem como principal filósofo Pirro de Élis que diz que:

    • O homem não pode encontrar verdade absoluta sobre nada (Impossibilidade de obter alguma certeza);

    • Respeitar ideias diferentes, sem julgar, alcançaremos a Ataraxia (Defender a indiferença).

  • é bom você conhecer o que é cinismo/epicurismo/estoicismo/ceticismo, porém, a simples INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, matava essa questão.

    "Pirro afirmava que nada é nobre nem vergonhoso, justo ou injusto; e que, da mesma maneira, nada existe do ponto de vista da verdade"

    Aqui você ver que ele não possui certeza de nada, pois nada é certo, não posso deduzir algo nem como justo nem como injusto, pois eu não tenho certeza sobre isso.

    GAB:C Defender a indiferença e a impossibilidade de obter alguma certeza.