SóProvas


ID
2156626
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

      O conceito de função social da cidade incorpora a organização do espaço físico como fruto da regulação social, isto é, a cidade deve contemplar todos os seus moradores e não somente aqueles que estão no mercado formal da produção capitalista da cidade. A tradição dos códigos de edificação, uso e ocupação do solo no Brasil sempre partiram do pressuposto de que a cidade não tem divisões entre os incluídos e os excluídos socialmente.

QUINTO JR., L. P. Nova legislação urbana e os velhos fantasmas. Estudos Avançados (USP), n. 47, 2003 (adaptado).

Uma política governamental que contribui para viabilizar a função social da cidade, nos moldes indicados no texto, é a

Alternativas
Comentários
  • Conforme o texto afirma, o conceito de função social da cidade pressupõe a inclusão de todos os moradores dentro dos benefícios da cidade, independente da sua função na relação de produção capitalista da mesma. Embora o pressuposto de que nas cidades brasileiras não exista a relação de  incluídos e excluídos não se sustente a uma observação detalhada da forma como nossas metrópoles se estruturaram, uma política governamental que contribua para uma melhor inclusão e superação dessa dicotomia viabilizaria ações como a qualificação de serviços públicos em bairros periféricos onde, historicamente, tais serviços são deficitários. A resposta é, portanto, letra A.

    Gabarito do professor: Letra A


  • Resposta: a

     

    Entre as políticas governamentais que viabilizam a função social da cidade, está a qualificação de serviços públicos em bairros periféricos, a fim de assegurar, por exemplo, condições adequadas de moradia, transporte e saneamento a todos os moradores da cidade.

     

    Fonte: Vestibular.uol

  • Conforme o texto afirma, o conceito de função social da cidade pressupõe a inclusão de todos os moradores dentro dos benefícios da cidade, independente da sua função na relação de produção capitalista da mesma.

    Embora o pressuposto de que nas cidades brasileiras não exista a relação de incluídos e excluídos não se sustente a uma observação detalhada da forma como nossas metrópoles se estruturaram, uma política governamental que contribua para uma melhor inclusão e superação dessa dicotomia viabilizaria ações como a qualificação de serviços públicos em bairros periféricos onde, historicamente, tais serviços são deficitários.

    A resposta é, portanto, letra A.

    (Comentário da prof.)

  • Letra A

    A ideia central da questão fala em criar um espaço urbano que seja capaz de reduzir o efeito da desigualdade entre as populações com diferentes rendas e, com isso, a saída para se chegar a tal nível é conseguir garantir às periferias uma melhor condição de vida. A opção correta fala em melhorar a oferta de serviços em áreas periféricas.

  • ***Os segredos do item***

    Matriz do ENEM => C4,H18 - Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas

    implicações sócio-espaciais.

    Dominio do conhecimento (TBR): ANALISAR 

    Processo cognitivo (TBR): ANALISAR/SELECIONAR

    Verbo de comando (Ferraz/B.): SELECIONAR

    TRI= FACIL   [ +60 % DE ACERTO pelos SEUS CONCORRENTES REAIS, e não pelos meros INSCRITOS no exame]

    Acompanhe mais no insta: @artedoenem