SóProvas


ID
2156659
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A mundialização introduz o aumento da produtividade do trabalho sem acumulação de capital, justamente pelo caráter divisível da forma técnica molecular-digital do que resulta a permanência da má distribuição da renda: exemplificando mais uma vez, os vendedores de refrigerantes às portas dos estádios viram sua produtividade aumentada graças ao just in time dos fabricantes e distribuidores de bebidas, mas para realizar o valor de tais mercadorias, a forma do trabalho dos vendedores é a mais primitiva. Combinam-se, pois, acumulação molecular-digital com o puro uso da força de trabalho.

OLIVEIRA, F Crítica à razão dualista e o ornitorrinco. Campinas: Boitempo, 2003.

Os aspectos destacados no texto afetam diretamente questões como emprego e renda, sendo possível explicar essas transformações pelo(a)

Alternativas
Comentários
  • Fomentada pelo avanço tecnológico, a globalização gerou impacto na  estrutura produtiva e no mercado de trabalho. Como pode ser visto no texto, verifica-se um aumento da produtividade e da competitividade paralelamente a um aumento da informalidade e do desemprego estrutural.





    A resposta correta é a letra C. 




  • Gabarito: C

    Muita atenção nesta questão...

    Bons estudos!

  • Resposta C

    ------------------------------------------

    A questão ilustra a expansão da indústria automobilística estrangeira em território nacional a partir da década de 1950, indústria essa que instalou suas unidades prioritariamente na Região Sudeste do País em razão de fatores locais, como a maior concentração de infraestruturas necessárias à produção, maior mercado consumidor e mão de obra mais qualificada. Isso fez com que fossem acentuadas ainda mais as disparidades regionais, fortalecendo os estados do Sudeste como centros da economia nacional, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro.

    O texto destaca aspectos do atual sistema produtivo que impõem mudanças nas relações de emprego e de renda. Ressalta a importância do avanço tecnológico e organizacional da produção, o que se reflete na modificação da estrutura produtiva.

  • comentário da professora:

     

    Fomentada pelo avanço tecnológico, a globalização gerou impacto na estrutura produtiva e no mercado de trabalho. Como pode ser visto no texto, verifica-se um aumento da produtividade e da competitividade paralelamente a um aumento da informalidade e do desemprego estrutural.

    A resposta correta é a letra C. 

  • A linguagem do texto não é das mais simples,porém é possível notar que o autor se refere à relação entre inovação tecnológica associada à inteligência para se produzir produtos de modo mais dinâmico e rápido,sem superprodução e gerando lucros tanto para o vendedor,quanto para o revendedor.

    No texto temos o exemplo do modelo Just in Time,desenvolvido no Japão,é um modelo que emprega tecnológica e força humana de trabalho em equipe,além de se utilizar das encomendas para evitar armzenagem de produtos.

     

    R:Letra "C".

  • Pra matar a charada desta questão é só entender essa parte do texto: "A mundialização introduz o aumento da produtividade do trabalho sem acumulação de capital...", ou seja, aumento da produtividade sem investir em mão de obra formal, o que é possível com os vendedores informais ou ambulantes.

  • Errei essa por saber que a regulamentação do trabalho formal gera desemprego e direcionamento ao mercado informal. Triste

  • O texto fala sobre o processo de desenvolvimento de novas lógicas de tecnologia e de localização industrial, típica do toyotismo e da terceira revolução industrial. Outro ponto bastante claro no texto é o fato da modernização industrial não ter promovido uma distribuição de renda e nem uma alteração das formas de trabalho. O enunciado pede os processos que geraram a situação descrita, logo, o advento de novas tecnologias e a reestruturação da indústria e da forma de produzir, constantemente atendendo à demanda de mercado.

    Equipe Descomplica

  • A questão fala que une-se a tecnologia da distribuição e sua relação com a mão de obra (estrutura produtiva).

    Letra C

  • A crítica é a de que a tecnologia e a "mundialização" não resolvem o problema da concentração de renda. O vendedor de refrigerantes exemplificado, muito embora a produtividade dos fabricantes, só tem a sua força de trabalho para vender. Daí o contraste entre "acumulação molecular-digital" e a força de trabalho.

    Gabarito : (C)

    Nível de Dificuldade : Fácil