SóProvas


ID
2156779
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (na sigla em inglês, IPCC) prevê que nas próximas décadas o planeta passará por mudanças climáticas e propõe estratégias de mitigação e adaptação a elas. As estratégias de mitigação são direcionadas à causa dessas mudanças, procurando reduzir a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. As estratégias de adaptação, por sua vez, são direcionadas aos efeitos dessas mudanças, procurando preparar os sistemas humanos às mudanças climáticas já em andamento, de modo a reduzir seus efeitos negativos.

IPCC, 2014. Climate Change 2014: synthesis report. Disponível em: http://ar5-syr.ipcc.ch. Acesso em: 22 out. 2015 (adaptado).

Considerando as informações do texto, qual ação representa uma estratégia de adaptação?

Alternativas
Comentários
  • A questão fala sobre mitigação e adaptação, ou seja, mitigar é o mesmo que diminuir. Adaptar é uma forma de conter ou tentar solucionar uma cousa. Portanto, letra E.

     

  • Eu pensei na questão das calotas polares, como o texto fala sobre aquecimento global, a letra E se encaixa em uma das medidas

  • A única que atua claramente na resolução de um problema já instaurado é a opção E.

  • A B também não seria uma adaptação?

  • Em que serviria os diques de contenção? Algo relacionado a transferência de calor  terrestre? Não entendi.

  • sim, mitigar é diminuir. Mas ''adaptar'' não significa necessariamente ''tentar solucionar uma coisa'' como o Renan disse.

     

    uma coisa é tentar diminuir o problema (por ex, construção de usinas eólicas, adoção de agricultura sustentável), outra é simplesmente TENTAR SE ADAPTAR às consequências

     

    o nível do mar vai aumentar, construir diques é uma tentativa de adaptação (letra E)

  • Bem verdade que o nível do mar vai aumentar e construir diques é uma tentativa de adaptação (letra E), como expôs a colega.

    Todavia, os combustiveis fósseis também vão se esgotar, sendo medida de mitigação aumentar a eficiencia dos veículos (letra C).

    Do mesmo modo, em países de matriz hidroelétrica (como o Brasil) é medida fundamental de mitigação investir em energia eólica (letra A) para continuar produzindo energia face à baixa dos reservatórios.

    Questão mal formulada, 3 respostas corretas.

  • Resolução da questão pelo canal Stoodi no YouTube:

     

    https://youtu.be/IlWykjDFCd0

  • Na verdade o esgotamento combustiveis fósseis não é causado pelas mudanças clímaticas, sendo assim, eficiencia dos veículos e investimento em energia eólica não são medidas de mitigação para as mudanças clímaticas e sim medidas de mitigação para o esgotamento dos combustiveis fósseis.

  • Como a questão cita o aumento da temperatura e quer uma adaptação ( não solução ) para esse problema, a letra E é a alternativa mais adequada.

  • Questão de interpretação. " As estratégias de mitigação são direcionadas à causa dessas mudanças, procurando reduzir a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera " ou seja, está querendo dizer que haverá o aumento da temperatura, que é o aquecimento global. No caso da estratágia de adaptação, fala dos efeitos, que um deles é o aumento do nivel do mar, então aí que entra a adaptação que é a letra E. Pelo menos, eu interpretei assim e funcionou hahaha

  • Que qeustão maluca, quer dizer que vamos construir um dique nas costas do mundo. Me poupe INEP e seu modo louco de pensar kkkkk

  • Uma grande consequência das mudanças climáticas é o derretimento das geleiras. Então uma estratégia de adaptação é a criação de diques de contenção em regiões costeiras.

  • Criação de Diques(açudes), para se adaptar as mudanças...

    Letra E

  • A questão aborda as estratégias de mitigação e adaptação para as mudanças climáticas previstas pelo IPCC, explicando que as estratégias de mitigação são direcionadas à CAUSA, pretendendo reduzir os gases de efeito estufa na atmosfera, enquanto que as estratégias de adaptação são direcionadas aos EFEITOS das mudanças climáticas, no intuito de preparar a sociedade para essas mudanças, reduzindo efeitos negativos. De acordo com essas informações que o enunciado fornece, percebemos que:

    Estratégias de mitigação = causa
    Estratégias de adaptação = efeitos


    Fonte: Site Climacom

    O efeito estufa, processo natural que concentra gases na atmosfera, mantém a Terra em temperatura ideal para a vida, formando uma camada de proteção. Esse acúmulo aumenta pela quantidade de gases que estão sendo liberados através da atividade humana, o que gera uma maior quantidade de calor e consequentemente o aumento da temperatura da Terra, resultando no aquecimento global. O efeito estufa pode gerar derretimento de massas polares e aumento do nível do mar, aumento de inundações, extinção de espécies, desertificação, entre outros. Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)

    A adaptação citada no enunciado pretende evitar os efeitos negativos de um determinado problema ambiental, e uma das grandes consequências negativas das mudanças climáticas causadas pelo efeito estufa é o aumento do nível do mar decorrente do derretimento das geleiras, dessa forma, diante de um problema existente (efeito da mudança climática), a adaptação que mais se encaixa dentre as alternativas citadas é a proteção das regiões costeiras com a construção de diques.


    Gabarito do Professor: E.