-
Um processo comum a todos os seres vivos, sendo indispensável a produção de proteína para manutenção dos organismos vivos, é a síntese proteica.
Alternativa correta: E
-
Todos os seres vivos realizam síntese proteica.
Todas as formas de vida conhecidas são baseadas na mesma organização bioquímica fundamental: a informação genética codificada no DNA, transcrita em RNA, através do efeito de enzimas de proteína e RNA, e depois traduzida em proteínas por ribossomos (altamente semelhantes), com ATP, NADPH E outros como fontes de energia, etc.
Além disso, o código genético (a "tabela de tradução" de acordo com a qual a informação de DNA é traduzida em proteínas) é quase idêntico para todas as formas de vida conhecidas, de bactérias e archaea a animais e plantas.
"A universalidade deste código é geralmente considerada pelos biólogos como evidência definitiva a favor da teoria da descendência comum universal."
A análise das pequenas diferenças no código genético também forneceu suporte para a descendência comum universal. Um exemplo seria Citocromo c que a maioria dos organismos realmente compartilhar. Uma comparação estatística de várias hipóteses alternativas mostrou que a ancestralidade comum universal é significativamente mais provável do que modelos envolvendo origens múltiplas.
Letra E
http://www.resumov.com.br/provas/enem-2016/q49-apesar-da-grande-diversidade-biologica/
-
Resolução da questão pelo canal Stoodi no YouTube:
https://youtu.be/DP9I1hJdYGI
-
A definição de célula é "unidade morfofisiologica fundamental à vida" . Ou seja, todo ser vivo possui celulas ou é unicelular (exceto o vírus, tem uma discussão sobre o vírus, porq no ambiente ele fica cristalizado, porém, quando entra na célula ele realiza metabolismo, é um parasita intracelular obrigatório.) e todo tipo de célula realiza sintese porteica através do RNAm e dos Ribossomos livres ou agregados ao REG.
-
a Letra A é falsa, pois por exemplo, bactérias não possuem desenvolvimento embrionário.
A letra B é falsa, pois existem seres vivos que fazem apenas reprodução assexuada, como alguns microorganismos, por exemplo.(Boa parte das bactérias realizam reprodução sexuada por conjugação, mas não são todas)
A letra C é falsa, porque existem seres que realizam respiração anaeróbica, como por exemplo a bactéria do tetano.
A letra D é falsa, porque excreção através de urina é exclusiva de animais. Plantas, fungos, bactérias não realizam excreção urinária.
-
Nesse tipo questão, compare sempre nós, humanos, com bactérias, pois, apesar de sermos tratados como seres vivos, desculpe vírus, nós temos unidades morfológicas iguais e diferentes- nesse caso queremos as iguais. Com isso, podemos fazer a questão tranquilamente.
-as bactérias não têm desenvolvimento embrionário e nos temos
-as bactérias se reproduzem assexuadamente e nos sexuadamente, geralmente, hehe.
-algumas bactérias respiram tanto anaerobicamente quanto aerobicamente, mas nos somente aerobicamente, ou seja, na presença de oxigenio.
-Nem necessito comenta....
-Sim, verdadeira, as bactérias possuem RNA e faz síntese proteica assim como todo ser vivo para produzir dada proteina.
-
Lembre-se da organela presente em todos os seres vivos: ribossomos. Se a função do ribossomo é produção de proteínas, o gabarito é Letra E
-
Letra E
Em todos os reinos tem síntese de proteina ou síntese proteica...
-
Em todos os seres vivos há a síntese proteíca
-
As células são divididas em eucariontes e procariontes, elas têm em comum os ribossomos, organela responsável pela síntese de proteína. Logo, o item correto é a letra E.
-
Letra E
Das reações citadas, a síntese de proteínas é a única observada em todos os seres vivos (inclusive procariontes, fungos, plantas etc.). As proteínas exercem inúmeras funções vitais, tais como formação de estruturas, produção de enzimas, síntese de anticorpos e hormônios, etc.
-
Letra E
Síntese proteica é o processo pelo qual são produzidas as proteínas. Esse processo ocorre nos ribossomos tanto de células procarióticas quanto eucarióticas.
A síntese de proteína é essencial para que ocorra a manutenção e o crescimento celular.
-
Sem síntese proteica não há vida