SóProvas


ID
2156860
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em casa, Hideo ainda podia seguir fiel ao imperador japonês e às tradições que trouxera no navio que aportara em Santos. [...] Por isso Hideo exigia que, aos domingos, todos estivessem juntos durante o almoço. Ele se sentava à cabeceira da mesa; à direita ficava Hanashiro, que era o primeiro filho, e Hitoshi, o segundo, e à esquerda, Haruo, depois Hiroshi, que era o mais novo. [...] A esposa, que também era mãe, e as filhas, que também eram irmãs, aguardavam de pé ao redor da mesa [...]. Haruo reclamava, não se cansava de reclamar: que se sentassem também as mulheres à mesa, que era um absurdo aquele costume. Quando se casasse, se sentariam à mesa a esposa e o marido, um em frente ao outro, porque não era o homem melhor que a mulher para ser o primeiro [...]. Elas seguiam de pé, a mãe um pouco cansada dos protestos do filho, pois o momento do almoço era sagrado, não era hora de levantar bandeiras inúteis [...].

NAKASATO, O. Nihonjin. São Paulo: Benvirá, 2011 (fragmento).

Referindo-se a práticas culturais de origem nipônica, o narrador registra as reações que elas provocam na família e mostra um contexto em que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    Muita atenção nesta questão pessoal!

    Bóns estudos...

  • Resposta E

    ------------------------

    O trecho de uma obra de um autor japonês descreve como os familiares se distribuíam em uma mesa na hora das refeições de acordo com as tradições imperiais: homens sentados e mulheres de pé. Essa prática cultural “metaforiza uma estrutura de poder” masculino.

    http://nossoexercicio.pet-ufvjm.org/exid/2771

  • ENEM é a prova que tem as questões mais mal redigidas. São poucas as questões que realmente utilizam de saberes dos estudantes.

  • Na minha visão, três itens se aproximam do que é possível inferir do texto: B, D ou E.

    b) as novas gerações abandonam seus antigos hábitos. 

    Este item pode ser afastado, pois além do texto mencionar um conflito suscitado por apenas um dos personagens, a própria figura femina afasta a problematização dos costumes, ao criticar o levantamento de "bandeiras inúteis". Desse modo, existe uma tendência de perpetuação dos hábitos antigos. De toda sorte, é claramente possível interpretar que existe uma tendência de abandono de costumes antigos. Esse item levantou dúvidas. 

     

    d)  os conflitos de gênero tendem a ser neutralizados. 


    Da mesma forma que o item B, aqui houve certo apaziguamento do conflito suscitado pelo personagem insolvente aos costumes. A caracterização da problemática da relação de gêneros foi excluída pela própria personagem feminina (bandeiras inúteis). Há de fato uma neutralização do conflito pela personagem femina? Também não vi qual é o grande erro desse item.

     

    e) o lugar à mesa metaforiza uma estrutura de poder.

    Aqui o item mais fácil de se depreender. Caracterização metafórica da estrutura de poder à mesa remete aos antigos costumes nipônicos, conforme retratado no romance. 

     

    Dessa forma, precisamos marcar a alternativa mais correta. Infelizmente existe uma altissima carga de subjetividade nesse tipo de questão.

  • Nã só nessa questão Erick Barreto, Ao meu ver 2016 e 2017 foram os anos em que as questões pareciam sempre ter mais de uma resposta...Nao gosto dessa onda de "estar mais certa" Pra mim ou está certa ou não!

  • " a)a obediência ao imperador leva ao prestígio pessoal." A obediência ao imperador não faz com que eles ganhem algo que já não tivessem antes.

     "b)as novas gerações abandonam seus antigos hábitos." A nova geração vai contra os antigos habitos, porém ainda não os abandonou já que está na mesa compartilhando da tradição.

    " c)a refeição é o que determina a agregação familiar." A pergunta é sobre a reação que o jantar causa, ou seja, que tipo de conflito/ação gera.

     "d)os conflitos de gênero tendem a ser neutralizados. " A reação do jantar não neutraliza conflitos de gênero, ela aumenta os conflitos de gênero, pois a partir do pensamento do filho começa a quebra da tradição japonesa no jantar, trazendo uma luta por mudanças sociais.

     "e)o lugar à mesa metaforiza uma estrutura de poder." Sim, esta é a correta. Os homens fazem sua refeição primeiro que as mulheres, enquanto elas esperam a sua hora de poder jantar, categorizando uma posição de submissão.

  • Letra B ta errado pq as antigas gerações não abandonaram os costumes, ainda que um dos personagens demostre que vai abandonar, o outro irmão continuo na mesma linha de raciocínio do pai, visto que ficou calado e só seguiu os padrões.

    letra D ta errado também pq os conflitos de gênero não foram neutralizados, visto que pela historia, Haruo reclamava, não se cansava de reclamar , ou seja, essa reclamação se tornou um hábito aos domingos. Logo, os conflitos estão em aberto. Somente a letra E poderia responder a questão, visto que ela utiliza de conceitos figurados, como a mesa.

  • A questão tenta induzir a letra B ao participante, eu tenho certeza que essa letra foi a mais marcada no ano de aplicação dessa prova! também fiquei em dúvida entre B e E, mas pensando um pouco decidi marcar E.