SóProvas


ID
2156887
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Primeira lição

Os gêneros de poesia são: lírico, satírico, didático, épico, ligeiro.

O gênero lírico compreende o lirismo.

Lirismo é a tradução de um sentimento subjetivo, sincero e pessoal.

É a linguagem do coração, do amor.

O lirismo é assim denominado porque em outros tempos os versos sentimentais eram declamados ao som da lira.

O lirismo pode ser:

a) Elegíaco, quando trata de assuntos tristes, quase sempre a morte.

b) Bucólico, quando versa sobre assuntos campestres.

c) Erótico, quando versa sobre o amor.

O lirismo elegíaco compreende a elegia, a nênia, a endecha, o epitáfio e o epicédio.

Elegia é uma poesia que trata de assuntos tristes.

Nênia é uma poesia em homenagem a uma pessoa morta.

Era declamada junto à fogueira onde o cadáver era incinerado.

Endecha é uma poesia que revela as dores do coração.

Epitáfio é um pequeno verso gravado em pedras tumulares.

Epicédio é uma poesia onde o poeta relata a vida de uma pessoa morta.

CESAR, A. C. Poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

No poema de Ana Cristina Cesar, a relação entre as definições apresentadas e o processo de construção do texto indica que o(a)

Alternativas
Comentários
  • Resposta B


    A leitura do texto provoca um estranhamento no leitor, justamente por ser uma forma peculiar de expressão poética. Tal peculiaridade está no uso do tom explicativo e contido (o quese insere no gênero didático, listado pela autora no primeiro verso).

     

    www.etapa.com.br

  • Anglo Resolve:

    A questão não apresenta resposta, pois os distratores das supostas alternativas erradas não são claros. Exceto a alternativa E, que contém um erro evidente, pois a simples referência a gêneros clássicos não significa a adesão a “tradições literárias”, todas as outras alternativas são aceitáveis, sempre com ressalvas.

    Pode-se admitir o caráter descritivo do texto – tomando descrição em sentido lato –, o que validaria a alternativa A. O caráter didático do texto justifica seu “tom explicativo e contido”, tornando a alternativa B correta, embora seja discutível se esse tom, por si só, é capaz de constituir “uma forma peculiar de expressão poética”. A alternativa C é igualmente aceitável, já que o eu lírico efetivamente faz um recorte, de forma a colocar, a partir de um certo momento, em destaque uma “visão pessimista” da arte literária, uma vez que há a apresentação de subgêneros líricos que tematizam, de alguma forma, a tristeza e a morte. A alternativa D é aceitável, porque o texto, efetivamente, é composto por uma enumeração, capaz de gerar, ao menos no nível do enunciado (não da enunciação), efeito de impessoalidade.

    Gabarito oficial: B

    Gabarito Anglo: Sem resposta

  • Ah, cara, às vezes dá um desânimo em resolver provas antigas de linguagens. Que a alternativa (B) está certa, é por demais evidente; mas qual o erro da (D)? Da (A)? Nem os professores de português sabem dizer... E o ENEM não se manifesta, velho. O estudante fica completamente à deriva, tentando adivinhar o que o corn* do elaborador quer que você responda. Se esta prova aceitasse recursos, como as de concurso público, umas 3 ou 4 questões (pelo menos) seriam anuladas todo ano.

    É realmente lamentável isso.