a) Auditoria de conformidade legal (compliance) – destina-se a avaliar o estágio de contaminação local
(ERRADA) O principal objetivo da auditoria é avaliar se as práticas da empresa estão adequadas à legislação ambiental. Em geral, esse procedimento é conduzido quando a empresa necessita de alguma licença ambiental, ou quando pretende prevenir a aplicação de multas e outras sanções.
b) Auditoria de desempenho ambiental – avalia o cumprimento dos princípios estabelecidos no Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da empresa e sua adequação e eficácia.
(ERRADA) Verifica todos os indicadores ambientais da empresa, como o consumo de água, a geração de resíduos, a emissão de poluentes, o consumo de energia, entre outros.
c) Auditoria de sistema de gestão ambiental – usada para identificar a conformidade de unidade auditada com a legislação, os regulamentos aplicáveis e indicadores de desempenho ambiental setoriais aplicáveis à unidade, bem como, para avaliar o cumprimento da política ambiental da empresa.
(ERRADA) Nas auditorias de Sistemas de Gestão, o objetivo é verificar se a empresa conta com todos os requisitos necessários para atender as normas e exigências ambientais. Além de avaliar a conformidade, essas auditorias visam a adequação ou a certificação
d) Auditoria de descomissionamento (decommissioning) – destinada a avaliar o passivo ambiental das empresas, é geralmente usada nas ocasiões de fusões, aquisições diretas ou indiretas de empresas ou de refinanciamento destas.
(ERRADA) Esse tipo de auditoria é bastante específico e é realizado somente quando existe o fechamento de uma indústria ou de um empreendimento com alto potencial poluidor. O objetivo dessa auditoria é verificar se o local não apresenta riscos futuros tanto ao meio ambiente quanto à população.
e) Auditoria de certificação ambiental – avalia a conformidade do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da empresa com princípios estabelecidos nas normas pela qual a empresa esteja desejando certificar-se. Deve ser conduzida por uma organização comercial e contratualmente independente da empresa, de seus fornecedores e clientes, que seja credenciada por um organismo específico
(CERTA)