SóProvas



Questões de Auditoria Ambiental


ID
189361
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

As auditorias ambientais podem ser classificadas de acordo com as seguintes possibilidades:

Alternativas
Comentários
  • Letra e, As auditorias podem ser classificadas de acordo com as partes, ou seja, primeira parte, segunda parte, terceira parte, e pode ser classificada de acordo com os critério que são: de conformidade legal ambiental, de Desempenho ambiental e sistema de gestão ambiental, ela pode ser classificada de acordo com os objetivos de auditoria certificação, acompanhamento, de correção follow-up de responsabilidade dure deligence de sítio e compulsória


ID
208792
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A auditoria ambiental pode ser classificada conforme seus objetivos. Assinale a alternativa incorreta em relação a esse tema.

Alternativas
Comentários
  • TODAS as informações da questão podem ser obtidas no link:

    http://www.institutodiaslopes.com.br/NoticiaDetalhe.aspx?idNoticia=9

     

  • Respota letra D, tambem pode ser conhecida como de responsabilidade ou "due diligence"

  •  

    Auditoria de Descomissionamento: tem como finalidade a verificação de riscos para a população ou o meio ambiente após o fechamento de algum tipo de indústria;

    Auditoria de Responsabilidade: serve para investigar a existência de passivos ambientais que podem interferir em um processo de compra e venda de alguma organização;

    http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/o-que-e-auditoria-ambiental-e-quais-os-diferentes-tipos/

  • Resposta letra E

    e) Auditoria Ambiental de Acompanhamento é utilizada na avaliação para fusões, aquisições e refinanciamento de empresas, e também na desativação de atividades industriais.


ID
208801
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação a planejamento e execução de auditorias ambientais, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Tipos de auditoria de acordo com seu objetivo:
     

  • Auditoria de conformidade legal: o padrão é a legislação vigente, o que possibilita a execução de auditorias parciais referentes à legislação federal, estadual, municipal ou internacional;
  • Auditoria de sistema de gestão:os padrões podem ser a norma ISO 14001, o Emas, o Código de Atuação Responsável das indústrias ou outros;
  • Auditoria de passivo ambiental:são definidos os padrões de qualidade ambiental e de saúde pública, aceitando-se aqueles da legislação
    correspondente ou outros mais restritos, dependendo da percepção de risco do cliente da auditoria;
    Auditoria de desempenho ambiental:são definidos os padrões aceitáveis pelo cliente, por sistema de comparação de desempenho setoriais ou pelo sistema de gestão da unidade auditada.

ID
540688
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A auditoria de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é uma importante atividade prevista na NBR ISO 14001, que trata das etapas e requisitos para estabelecer e operar um SGA. De acordo com essa Norma, a realização da auditoria do SGA deve ser realizada em qual etapa?

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    A auditoria de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é uma importante atividade prevista na NBR ISO 14001, que trata das etapas e requisitos para estabelecer e operar um SGA. De acordo com essa Norma, a realização da auditoria do SGA deve ser realizada na ETAPA DE VERIFICAÇÃO E AÇÃO CORRETIVA

  • Um dos segredos para se dar bem em questões sobre normas é NÃO COMPLICAR!

    Neste caso, estava bem claro: o próprio nome "auditoria" já pressupõe uma verificação. A auditoria de um sistema jamais seria na fase de planejamento, por exemplo!


ID
762112
Banca
FCC
Órgão
TCE-AM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação à exploração mineral no território brasileiro, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Resolução CONAMA nº 23, de 7 de dezembro de 1994.
    Art. 3ºA exploração e lavra das jazidas de combustíveis líquidos e gás natural dependerão de prévio licenciamento ambiental nos termos desta Resolução.

ID
882502
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No que se refere a questões associadas às Auditorias Ambientais, no mundo e no Brasil, é incorreto a?rmar que:

Alternativas
Comentários
  • Auditoria Ambiental é vista de uma forma bastante abrangente, para González-Malaxechevarria (1995), um componente ou compartimento da auditoria social, e deve ser independente, sistemático, periódico, documentado e objetivo; realizado por uma equipe interdisciplinar de auditores ambientalistas, estes, especializados nos campos contábil-financeiro-econômico-ambiental. Ele vai mais além, quando sugere que os profissionais desta auditoria devem possuir conhecimento de biologia, de engenharia, de direito, de ciências sociais e da indústria e principalmente do Governo Nacional, capacitados na aplicação dos respectivos procedimentos de auditoria financeira e de gestão.

    Um instrumento de gestão, como a Auditoria Ambiental, deve permitir fazer esta avaliação não só nos sistemas de gestão mas também, como indica Valle (1995), sobre odesempenho dos equipamentos instalados em um estabelecimento de uma empresa, para fiscalizar e limitar o impacto de suas atividades sobre o Meio Ambiente.

    Para a Comissão Européia, a Auditoria Ambiental, além de contribuir para salva guardar o meio avalia o cumprimento de diretrizes da empresa, o que incluiria o atendimento da exigências de órgãos reguladores e normas aplicáveis.

    Quanto à sua periodicidade, nos lembra Malheiros (1996), os procedimentos de auditoria podem ser também ocasionais, principalmente quando relacionados às atividades ambientais de uma empresa, sendo considerados como instrumentos de aprimoramento de seu desempenho ambiental e das ações relativas a essa questão.

    Esses procedimentos, conforme assinala a Environmental Protection Agency — EPA, devem ser utilizados, principalmente, por entidades regulamentadas relacionadas com o atendimento aos requisitos ambientais.

    As Auditorias Ambientais são consideradas ainda, segundo Antunes (1997), instrumentos voluntários de gestão ambiental que permitem verificar a compatibilidade da atividade empresarial com a melhoria constante dos padrões ambientais e com o atendimento das normas aplicáveis.

    FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Auditoria_ambiental


  • No Brasil, as normas para Auditoria Ambiental foram publicadas pela ABNT (1997) e define Auditoria do Sistema de Gestão Ambiental — SGA como um processo sistemático e documentado de verificação, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências que determinem se o sistema de gestão ambiental de uma organização está em conformidade com os critérios de auditoria do sistema de gestão ambiental estabelecido pela organização, e para comunicar os resultados desse processo à administração.

    Segundo a NBR ISO 14001:1996 (ABNT, 1997), uma organização deve estabelecer e manter procedimentos para identificar os aspectos ambientais (produtos ou serviços) de suas atividades, a fim de determinar aqueles que possam ter impacto da elaboração para as normas série ISO 14000.

    Tipos de Auditorias

    TipoObjetivos
    Auditoria de conformidadeAdequação a legislação ambiental nacional, estadual e municipal
    Auditoria de desempenho ambientalAvaliar o desempenho de unidades de produção com relação ao potencial poluidor e a demanda por recursos naturais.
    Due diligenceVerificação das responsabilidades de uma empresa perante acionistas, credores, fornecedores, clientes. Muito usada no processo de fusão/cisão/aquisição para identificação dos passivos ambientais.
    Auditoria de desperdícios e de emissõesAvaliar os desperdícios e seus impactos ambientais e econômicos com intenção de melhoria dos processos ou equipamentos.
    Auditoria pós-acidenteVerificar quem é o responsável, quais os danos, e as causas do acidente.
    Auditoria de fornecedorAvaliar o desempenho de um fornecedor atual ou provável sobre os aspectos ambientais, sociais e econômicos.
    Auditoria de sistema de gestão ambientalAvaliar o desempenho de SGA, o grau de conformidade com os requisitos da norma utilizada e se está de acordo com a política ambiental da empresa.

    FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Auditoria_ambiental


  • d) no Brasil, a auditoria ambiental é, essencialmente, um processo voluntário das empresas, com vistas à certificação ambiental, não havendo demandas de auditorias ambientais compulsórias pelos órgãos ambientais federal e estaduais. No entanto, alguns Estados, como Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo, reconhecem as auditorias ambientais voluntárias em seus processos de licenciamento ambiental de empreendimentos.

  • Letra d)

    Apesar da certificação partir da livre iniciativa do empreendedor de melhorar a qualidade e o desempenho ambiental da empresa, há sim demanda das auditorias ambientais compulsórias, sendo estas obrigatórias dependendo do setor produtivo (geralmente alto risco de dano ambiental). Lei nº 13448 de 11  de  Janeiro de  2002

    Art. 4.º Deverão, obrigatoriamente, realizar auditorias ambientais compulsórias periódicas, com o intervalo máximo de 04 (quatro) anos, as pessoas jurídicas públicas ou privadas com atividade de elevado potencial poluidor ou degradador do meio ambiente, tais como:

    I - refinarias, oleodutos e terminais de petróleo e seus derivados;

    II - instalações destinadas à estocagem de substâncias tóxicas e perigosas;

    III - instalações de processamento e/ou de disposição final de resíduos tóxicos ou perigosos;

    IV - unidades de geração e transmissão de energia elétrica;

    V - instalações de tratamento e disposição final de esgotos domésticos;

    VI - indústrias petroquímicas e siderúrgicas;

    VII - indústrias químicas e metalúrgicas;

    VIII - instalações portuárias;

    IX - atividades de extração e beneficiamento mineral;

    X - instalações de processamento, recuperação e destinação final de lixo urbano;

    XI - indústrias de papel e celulose;

    XII - gasodutos;

    XIII - usinas de álcool;

    XIV - instalações e processamento e produção de carvão vegetal;

    XV - indústria de produção de cimento;

    XVI - indústrias de tratamento de superfície;

    XVII - atividades agrícolas com uso intensivo de agrotóxico;

    XVIII - empresas do setor madereiro;

    XIX - empresas de extração de areia;

    XX - instalações de processamento e destinação final de lixo hospitalar;

    XXI - curtumes.


ID
939433
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Acerca de desenvolvimento sustentável e gestão ambiental, julgue os itens subsecutivos.

As normas da série ISO 14000, juntamente com outras normas ambientais, como a ISO 19011 — voltada para a auditoria de sistemas de gestão de qualidade e meio ambiente — e a ISO 26000 — dedicada à responsabilidade ambiental —, complementam o grupo de normas que se referem ao sistema de gestão ambiental.

Alternativas
Comentários
  • A ISO 26000 Responsabilidade Social tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável (ABNT NBR ISO 26000:2010 p.7)

  • A ISO 26000 é uma norma de diretrizes e de uso voluntário; não visa e nem é apropriada a fins de certificação. A norma tem a função de ser um guia de RS (Responsabilidade Social) para qualquer tipo de organização nos setores privado, público e sem fins lucrativos, independente de seu porte ou atividade e de sua experiência com RS. Todos os temas contêm várias questões e as organizações identificam suas particularidades e a implantam por meio do diálogo com as partes interessadas (ABNT, 2010).

  • A ISO 26000 não trata de responsabilidade ambiental, e sim de responsabilidade social, portanto, gabarito ERRADO.

      

  • ISO 26000 Responsabilidade Social,  tem como objetivo orientar organizações, de qualquer porte ou localização, a incorporarem diretrizes socioambientais em seus processos decisórios e a se responsabilizarem pelos impactos de suas ações na sociedade e no meio ambiente

    ISO 14000 é uma série de normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO) que estabelecem diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas.

    A Norma ISO 19011 é a Norma que orienta as auditorias dos sistemas de gestão, ela prevê quais são os requisitos necessários para uma auditoria eficiente, de acordo com a seguinte estrutura: Escopo. Referências Normativas. Termos e Definições

    Iso 260000 A responsabilidade e social e não ambiental.

    gabarito.Errado!

  • Gestão Ambiental é 14.000 apenas, mesmo que seja área correlata, se não for 14.000 não é sobre gestão ambiental.

  • Além da ISO 14000 que são as diretrizes de gestão ambiental das empresas , há também a ISO 14001projetada para ajudar as empresas a adequar responsabilidades ambientais aos seus processos internos e a continuar sendo bem-sucedidas comercialmente.


ID
939454
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Acerca dos procedimentos de licenciamento ambiental e das normas que regem o estudo de impacto ambiental e o respectivo relatório de impacto ambiental (EIA/RIMA), julgue os itens seguintes.

Considere que o órgão ambiental licenciador, pautado no interesse público e por decisão motivada, decida promover a alteração de condicionante de licença ambiental, expedida a fim de ampliar medidas mitigadoras de impactos negativos omitidos pela equipe multidisciplinar que elaborou o EIA/RIMA. Nesse caso, o empreendedor titular da licença ambiental deve sujeitar-se ao novo regime imposto.

Alternativas
Comentários
  • Certo, de acordo com o conama 237/97

    Art. 19 – O órgão ambiental competente, mediante decisão motivada, poderá modificar os
    condicionantes e as medidas de controle e adequação, suspender ou cancelar uma licença
    expedida, quando ocorrer:

    II - Omissão ou falsa descrição de informações relevantes que subsidiaram a expedição da
    licença.

  • Perfeito, citado na conama 237/97, art 19. Ainda no direito administrativo está pautado pelo princípio da autotutela, que estabelece que a Administração Pública possui o poder de controlar os próprios atos, anulando-os quando ilegais ou revogando-os quando inconvenientes ou inoportunos. Assim, a Administração não precisa recorrer ao Poder Judiciário para corrigir os seus atos, podendo fazê-lo diretamente


ID
939457
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Acerca dos procedimentos de licenciamento ambiental e das normas que regem o estudo de impacto ambiental e o respectivo relatório de impacto ambiental (EIA/RIMA), julgue os itens seguintes.

Se o procedimento de licenciamento for baseado em EIA/RIMA, o órgão ambiental licenciador obriga-se a realizar audiência pública em todos os municípios diretamente afetados pelo empreendimento.

Alternativas
Comentários
  • CONAMA 237

    Art. 10 - O procedimento de licenciamento ambiental obedecerá às seguintes etapas:

    V - Audiência pública, quando couber, de acordo com a regulamentação pertinente;


    CONAMA 01

    Art 11, § 2º - Ao determinar a execução do estudo de impacto ambiental e apresentação do RIMA, o estadual competente ou o IBAMA ou, quando couber o Município, determinará o prazo para recebimento dos comentários a serem feitos pelos órgãos públicos e demais interessados e, sempre que julgar necessário, promoverá a realização de audiência pública para informação sobre o projeto e seus impactos ambientais e discussão do RIMA ....

  • A realização de Audiência Pública é regulada pela   Resolução nº 009 de 3.12.1987 do CONAMA, que resumidamente deve atentar para:

    »

    Sempre que julgar necessário, ou quando for solicitado por entidade civil, pelo Ministério Público, ou por 50 (cinqüenta) ou mais cidadãos, o Órgão de Meio Ambiente promoverá a realização de audiência pública;

    »

    O IBAMA, a partir da data da aprovação do RIMA, fixará em edital e anunciará, pela imprensa local, a abertura do prazo que será no mínimo de 45 dias para solicitação de audiência pública;

    »

    O local da realização da audiência deverá ser de fácil acesso aos interessados, com capacidade de público compatível com o evento e previsão de transporte para os cidadãos que moram em comunidades distantes;

    »

    Todas as entidades representantes das partes interessadas, descritas no EIA, deverão receber o RIMA e disponibilizá-lo para consulta;

    »

    A audiência pública será dirigida pelo IBAMA e nela haverá a exposição objetiva do projeto e dos seus respectivos EIA e RIMA. Após isto, serão respondidas as perguntas encaminhadas à mesa diretora;

    »

    A audiência deverá ser gravada em áudio e vídeo. Ao final será lavrada uma ata sumária e posteriormente elaborada a transcrição integral da reunião. Serão anexadas ao processo todos os documentos, devidamente identificados, que forem entregues ao presidente dos trabalhos durante a seção;

    »

    Em função da extensão geográfica potencialmente afetada pela atividade proposta e da complexidade do tema, o IBAMA poderá realizar mais de uma audiência pública sobre o mesmo projeto.

     

    http://www.brasil-rounds.gov.br/round9/arquivos_r9/guias_R9/sismica_R9/audiencia_publica.htm


ID
939460
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade n.º 3.378, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu pela inconstitucionalidade parcial do §1.º, do art. 36, da Lei n.º 9.985/2000 — Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) —, na expressão “não pode ser inferior a 0,5% dos custos totais previstos para a implantação do empreendimento”, por entender que o valor da compensação-compartilhamento deve ser fixado proporcionalmente
ao impacto ambiental. A respeito do instituto da compensação ambiental tratado nessa previsão legal e sua contribuição para a implementação do SNUC, julgue os itens subsequentes.

Em relação ao cálculo da compensação ambiental (CA), definida pela fórmula CA = VR × GI, em que VR = valor de referência e GI = grau de impacto, em VR deverão estar incluídos os investimentos referentes a projetos e programas exigidos no licenciamento ambiental para mitigação de impactos negativos.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO 4340/2000

    Art. 31-A. O Valor da Compensação Ambiental - CA será calculado pelo produto do Grau de Impacto - GI

    com o Valor de Referência - VR, de acordo com a fórmula a seguir:

    ...

    VR = somatório dos investimentos necessários para implantação do empreendimento, não incluídos os

    investimentos referentes aos planos, projetos e programas exigidos no procedimento de licenciamento ambiental

    para mitigação de impactos causados pelo empreendimento, bem como os encargos e custos incidentes sobre o

    financiamento do empreendimento, inclusive os relativos às garantias, e os custos com apólices e prêmios de

    seguros pessoais e reais;


  • GABARITO: ERRADO.

    INSTRUÇÃO NORMATIVA n. 8, de 14/07/2011: 

    Art. 3 - Para fins desta Instrução Normativa, entende-se por:

    V- Valor de Referência - VR: valor informado pelo empreendedor, constante do somatório dos investimentos necessários para implantação do empreendimento, NÃO INCLUÍDOS os investimentos referentes aos planos, projetos e programas exigidos no procedimento de licenciamento ambiental para mitigação de impactos causados pelo empreendimento, bem como os encargos e custos incidentes sobre o financiamento do empreendimento, inclusive os relativos às garantias, e os custos com apólices e prêmios de seguros pessoais e reais.

    RESOLUÇÃO CONAMA n. 371/2006

    Art. 3

    Parágrafo 2 - Os investimentos destinados à elaboração e implementação dos planos, programas e ações, não exigidos pela legislação ambiental, mas estabelecidos no processo de licenciamento ambiental para mitigação e melhoria da qualidade ambiental, não integrarão os custos totais para efeito do cálculo da compensação ambiental. 

  • não

     

    VR é, e somente, o custo necessário dos serviços para a intalação direta do empreendimento, isto é: materialização física. Os projetos e programas não são custos de execução de direta, são custos de planejamento

     

    VR é o valor agregado do empreendimento, o custo da coisa concreta


ID
939463
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade n.º 3.378, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu pela inconstitucionalidade parcial do §1.º, do art. 36, da Lei n.º 9.985/2000 — Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) —, na expressão “não pode ser inferior a 0,5% dos custos totais previstos para a implantação do empreendimento”, por entender que o valor da compensação-compartilhamento deve ser fixado proporcionalmente
ao impacto ambiental. A respeito do instituto da compensação ambiental tratado nessa previsão legal e sua contribuição para a implementação do SNUC, julgue os itens subsequentes.

O montante a ser pago a título de compensação ambiental é definido pelo órgão ambiental licenciador, de acordo com o grau de impacto do empreendimento causador de significativa degradação, considerando as propostas apresentadas no EIA/RIMA e após ouvido o empreendedor.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o finalzinho da questão: após ouvido o empreendedor, isso se refere ao contraditório e a ampla defesa? Na minha concepção o empreendedor não opinava nas decisões do órgão ambiental... principalmente na estipulação do montante a ser pago.

    No art 36, parágrafo 2° da lei 9985/200 diz: Ao órgão ambiental licenciador compete definir as unidades de conservação a serem beneficiadas, considerando as propostas apresentadas no EIA/RIMA e ouvido o empreendedor, podendo inclusive ser contemplada a

    criação de novas unidades de conservação.

    Mas este artigo se refere a escolha das unidades de conservação a serem beneficiadas e não do valor pago... estou confusa!


  • Pensei nisto também, esta parte de "ouvido o empreendedor". Sei que para fazer a compensação o empreendedor pode sugerir áreas a serem beneficiadas, mas quanto ao montante a ser pago que eu saiba é o órgão que define de acordo com o impacto gerado.

  • Já vi casos de multa ambiental, em que o empreendedor conseguiiu reduzir o valor da multa inicial atrvés de negociação e apresentaçaõ de plano de mitigação. Mas não sei se também se aplica em casos de compensação ambiental.

  • Lei nº 9.985, de 2000, a Lei do SNUC, especificamente conforme seu art. 36

    § 2o Ao órgão ambiental licenciador compete definir as unidades de conservação a serem beneficiadas, considerando as propostas apresentadas no EIA/RIMA e ouvido o empreendedor, podendo inclusive ser contemplada a criação de novas unidades de conservação.

  • Decreto nº4340/02

    Art. 31.  Para os fins de fixação da compensação ambiental de que trata o art. 36 da Lei no 9.985, de 2000, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA estabelecerá o grau de impacto a partir de estudo prévio de impacto ambiental e respectivo relatório - EIA/RIMA, ocasião em que considerará, exclusivamente, os impactos ambientais negativos sobre o meio ambiente.

    Art. 31-A

    .....

         § 2o  O EIA/RIMA deverá conter as informações necessárias ao cálculo do GI

    § 3o  As informações necessárias ao calculo do VR deverão ser apresentadas pelo empreendedor ao órgão licenciador antes da emissão da licença de instalação

     

    Pelo que entendi, o empreendedor presta as informações necessárias para o cálculo do valor de referência, para análise e decisão do IBAMA.

  • Entendo da mesma maneira que os amigos.

    Uma coisa é o valor a ser pago e outra é sobre as unidades a serem beneficiadas.

  • Cabe recurso nesta questão!

    O Gabarito está como CERTO, mas contradiz a letra da lei.

    Se vier em uma prova, marco ERRADO e entro com recurso.

    Veja o que diz a questão:

    "O montante a ser pago a título de compensação ambiental é definido pelo órgão ambiental licenciador, de acordo com o grau de impacto do empreendimento causador de significativa degradação, considerando as propostas apresentadas no EIA/RIMA e após ouvido o empreendedor."

    Ora, está claro que a questão sugere que o montante a ser pago a título de compensação ambiental seria definido considerando o grau de impacto, as propostas do EIA/RIMA e ouvindo o empreendedor, dando a entender que este teria participação na decisão sobre o valor devido a ser pago pelo mesmo.

    Agora, veja o que diz a letra da lei:

    Art. 36. Nos casos de licenciamento ambiental de empreendimentos de significativo impacto ambiental, assim considerado pelo órgão ambiental competente, com fundamento em estudo de impacto ambiental e respectivo relatório - EIA/RIMA, o empreendedor é obrigado a apoiar a implantação e manutenção de unidade de conservação do Grupo de Proteção Integral, de acordo com o disposto neste artigo e no regulamento desta Lei.

    § 1 O montante de recursos a ser destinado pelo empreendedor para esta finalidade não pode ser inferior a meio por cento dos custos totais previstos para a implantação do empreendimento, sendo o percentual fixado pelo órgão ambiental licenciador, de acordo com o grau de impacto ambiental causado pelo empreendimento. ()

    § 2 Ao órgão ambiental licenciador compete definir as unidades de conservação a serem beneficiadas, considerando as propostas apresentadas no EIA/RIMA e ouvido o empreendedor, podendo inclusive ser contemplada a criação de novas unidades de conservação.

    Ora, o § 1 deixa claro que o montante a ser pago é fixado pelo órgão ambiental licenciador considerando tão somente o grau de impacto ambiental causado. Não é ouvido o empreendedor para fixação do montante de que trata a questão apresentada.

    Já o § 2 indica que será considerado as propostas apresentadas no EIA/RIMA e ouvido o empreendedor para definir as unidades de conservação a serem beneficiadas.


ID
939466
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade n.º 3.378, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu pela inconstitucionalidade parcial do §1.º, do art. 36, da Lei n.º 9.985/2000 — Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) —, na expressão “não pode ser inferior a 0,5% dos custos totais previstos para a implantação do empreendimento”, por entender que o valor da compensação-compartilhamento deve ser fixado proporcionalmente
ao impacto ambiental. A respeito do instituto da compensação ambiental tratado nessa previsão legal e sua contribuição para a implementação do SNUC, julgue os itens subsequentes.

Na aplicação dos recursos de compensação ambiental nas unidades de conservação a serem criadas ou existentes, as pesquisas sobre manejo e área de amortecimento constituem prioridade em relação às medidas de regularização fundiária e de demarcação de terras.

Alternativas
Comentários
  • O art.33 do Decreto nº 4.340, de 2002, define a prioridade para a aplicação dos recursos da compensação ambiental de que trata o art. 36 da Lei nº 9.985, de 2000. Esses recursos devem ser aplicados em UC já existentes ou a serem criadas, prioritariamente para:

    I – regularização fundiária e demarcação das terras;

    II – elaboração, revisão ou implantação de plano de manejo;

    III – aquisição de bens e serviços necessários à implantação, gestão,monitoramento e proteção da unidade, compreendendo sua área de amortecimento;

    IV – desenvolvimento de estudos necessários à criação de nova unidade de conservação; e

     – desenvolvimento de pesquisas necessárias para o manejo da unidade de conservação e área de amortecimento.



ID
1020913
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os métodos de avaliação de impacto ambiental servem de referência nos estudos ambientais para se determinar de forma mais precisa a significância de uma alteração ambiental. Também são usados para padronizar e facilitar a abordagem do meio físico, que em geral leva em consideração vários aspectos. Em um Estudo de Impacto Ambiental (EIA), deve-se tomar cuidado pois, a maioria dos métodos apresentam caráter subjetivo na abordagem do meio físico. Portanto, devem ser utilizados critérios bem definidos para a escolha do método a ser usado, ou seja, cada método tem uma aplicação definida, sendo utilizado conforme o caso. Nestes termos é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) errado- alto grau de subjetividade 

    B) errado- não identifica impactos diretos e indiretos.... quem faz isso é o método de rede de interações (Sorensen)

    C) errado-  não permite a interação dos impactos, previsão de magnitude, não distingue distribuição temporal

    D) gabarito

    E) impactos indiretos é rede de interação e não matrizes. 

  • Por que o método superposição de cartas oferece resultados subjetivos???

  • Gabarito: letra D.

    MÉTODO: SUPERPOSIÇÃO DE CARTAS

    DESCRIÇÃO: Cartas geradas por superposição de mapas de recursos e usos

    APLICAÇÃO: Projetos lineares e diagnóstico ambiental

    VANTAGENS (+) / DESVANTAGENS (-)

    + Boa visualização e exposição de dados;

    - Resultados subjetivos; não quantifica magnitude, difícil integração de dados sócio-econômicos, não considera dinâmica dos sistemas.

    EXEMPLOS: Mc Harg

    Fonte: https://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/ead/estudos_ambientais/ea11.html


ID
1608970
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com base na norma NBR ISO série 14.000, na qual é apresentada uma série de etapas para a realização dos levantamentos de informações necessárias à implantação dessa norma pelas empresas, julgue o próximo item.


Considere que uma empresa no ramo de atividade de extração de petróleo e gás tenha definido a realização de um simulado de emergência como uma das ações de verificação de não conformidade em seu sistema de gestão ambiental (SGA). Nessa situação, a empresa cometeu erro ao implantar o SGA, dado que a execução do simulado de emergência deveria integrar-se ao plano de contingência, que é independente do SGA.

Alternativas
Comentários
  • Princípio SGA

    3- Implementação e operação -  preparação e atendimento a emergências ;

  • errada

    A.4.4 Documentação do sistema de gestão ambiental

    A documentação correlata pode incluir
    a) informações sobre processos;
    b) organogramas;
    c) normas internas e procedimentos operacionais;
    d) planos locais de emergência.

  • ISO 14001 (International Stardardization for Organization), que é de adesão voluntária, norma que propõe também o desenvolvimento e a implantação de um plano de contingência como um dos componentes de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) de uma empresa.  

  • A preparação e resposta à emergências faz parte da etapa de Implementação e Operação do ciclo PDCA da norma ISO 14.001, no qual a organização deve:

    1- Identificar potenciais situações de emergência e potenciais acidentes;

    2- Responder a situações reais e prevenir e mitigar os impactos ambientais decorrentes;

    3- Analisar e Revisar os procedimentos após ocorrência de acidentes;

    4 - Testar os procedimentos, quando exequível.


ID
1759339
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente, a União é responsável pela elaboração do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, tendo como conteúdo mínimo um diagnóstico da situação atual dos resíduos sólidos e diversos outros elementos. Esse Plano terá vigência e periodicidade de atualização, respectivamente, de:

Alternativas
Comentários
  • Lei 12.305/2010

    Art. 15.  A União elaborará, sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, com vigência por prazo indeterminado e horizonte de 20 (vinte) anos, a ser atualizado a cada 4 (quatro) anos, tendo como conteúdo mínimo:

  • Dá pra responder de boas, mas a vigência é INDETERMINADA, 20 anos é meramente o horizonte de alcance e 4 anos atualização

  • Muito boa a colocação do colega Allan. a vigência tem prazo indeterminado, com horizonte de 20 anos. É bom prestar atenção pois muitas bancas gostam de confundir o candidato ao abordar este tema.


ID
1759342
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O Plano Nacional de Resíduos Sólidos, elaborado mediante processo de mobilização e participação social, incluindo a realização de audiências e consultas públicas, possui como conteúdo mínimo, além de um diagnóstico da situação atual dos resíduos sólidos:

Alternativas
Comentários
  • Lei 12.305/2010

    Art. 15.  A União elaborará, sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, com vigência por prazo indeterminado e horizonte de 20 (vinte) anos, a ser atualizado a cada 4 (quatro) anos, tendo como conteúdo mínimo: 

    I - diagnóstico da situação atual dos resíduos sólidos;

    II - proposição de cenários, incluindo tendências internacionais e macroeconômicas; (Letra A)

    III - metas de redução, reutilização, reciclagem, entre outras, com vistas a reduzir a quantidade de resíduos e rejeitos encaminhados para disposição final ambientalmente adequada; 

    IV - metas para o aproveitamento energético dos gases gerados nas unidades de disposição final de resíduos sólidos; 

    V - metas para a eliminação e recuperação de lixões, associadas à inclusão social e à emancipação econômica de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis; 

    VI - programas, projetos e ações para o atendimento das metas previstas; 

    VII - normas e condicionantes técnicas para o acesso a recursos da União, para a obtenção de seu aval ou para o acesso a recursos administrados, direta ou indiretamente, por entidade federal, quando destinados a ações e programas de interesse dos resíduos sólidos; (Letra D)

    VIII - medidas para incentivar e viabilizar a gestão regionalizada dos resíduos sólidos; 

    IX - diretrizes para o planejamento e demais atividades de gestão de resíduos sólidos das regiões integradas de desenvolvimento instituídas por lei complementar, bem como para as áreas de especial interesse turístico; 

    X - normas e diretrizes para a disposição final de rejeitos e, quando couber, de resíduos; 

    XI - meios a serem utilizados para o controle e a fiscalização, no âmbito nacional, de sua implementação e operacionalização, assegurado o controle social.


ID
1792654
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

São objetivos da auditoria do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Não está dentro dos objetivos da auditoria aplicar penalidades devido ao não cumprimento de alguma meta, e sim de acompanhar o que foi feito, o que está sendo feito e o que pode ser feito relacionado ao Sistema de Gestão Ambiental a fim de garantir a Certificação Ambiental do estabelecimento.

  • O SGA é um procedimento voluntário. Logo, não cabem sanções.

  • LETRA E determinar se o SGA tem sido ou não devidamente implementado e mantido.

  • Alternativa correta:

    d) determinar sanções aos que não tenham atingido suas respectivas metas.


ID
2139217
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Sobre as auditorias ambientais, considere as afirmativas abaixo:
I. A Norma ISO 19011 fornece orientação sobre os princípios de auditoria, gestão de programas de auditoria, realização de auditorias de sistema de gestão de qualidade e auditorias de sistema de gestão ambiental, como também orientação sobre a competência de auditores de sistemas de gestão da qualidade ambiental.
II. Auditorias internas são conduzidas pela própria organização para análise crítica pela direção e outros propósitos internos, e podem formar a base para uma autodeclaração de conformidade da organização.
III. Auditorias externas incluem aquelas geralmente chamadas de auditorias de segunda e terceira partes.
IV. Auditorias de terceira parte são realizadas por partes que têm um interesse na organização, tais como clientes ou por outras pessoas em seu nome.
Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I, II, III 

  • Na IV ela traz o conceito de auditoria de segunda parte. A auditoria de terceira parte é realizada por órgãos certificadores ou regulamentadores.

  • Caberia recurso, porque pode ser feita por outro órgão(não é obrigatório ser feita pela própria organização, até mesmo por que existem algumas organizações que não sabem nem por onde começar), pois antes da organização se certificar convém que seja realizada uma interna, contratando alguma empresa para isso para mostrar os caminhos.

    Auditoria

    processo sistemático, documentado e independente para obter evidência de auditoria (3.3) e avaliá- las, objetivamente, para determinar a extensão na qual os critérios da auditoria (3.2) são atendidos.

    NOTA 1 Auditorias internas, algumas vezes chamadas de auditorias de primeira parte, são conduzidas pela própria organização, ou em seu nome, para análise crítica pela direção e outros propósitos internos (por exemplo, para confirmar a eficácia do sistema de gestão ou para obter informações para a melhoria do sistema de gestão). Auditorias internas podem formar a base para uma autodeclaraçao de conformidade da organização. 

  • Se for considerar a versão de 2012 dessa norma,  a alternativa 1 também estaria errada pois a nova versão não considera apenas os sistemas de gestão da qualidade e ambiental. 

  • Cabe recurso. Auditorias de terceira parte são para certificações.


ID
2157109
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Sobre a auditoria ambiental, marque a opção incorreta:

Alternativas
Comentários
  • c) ERRADA, pois não tem objetivo de aplicar penalidades e sanções.

  • Alternativa correta:

    c) A auditoria ambiental tem objetivo punitivo, fiscalizatório e obrigatório, principalmente nas empresas em que são identificados os responsáveis por atos ilegais, com vistas, em longo prazo, a encontrar as soluções em não conformidades, identificadas pelo auditor.


ID
2157112
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em relação aos tipos mais aplicados de Auditoria Ambiental, marque a letra correta:

Alternativas
Comentários
  • a) Auditoria de conformidade legal (compliance) – destina-se a avaliar o estágio de contaminação local 

    (ERRADA)  O principal objetivo da auditoria é avaliar se as práticas da empresa estão adequadas à legislação ambiental. Em geral, esse procedimento é conduzido quando a empresa necessita de alguma licença ambiental, ou quando pretende prevenir a aplicação de multas e outras sanções.

    b) Auditoria de desempenho ambiental – avalia o cumprimento dos princípios estabelecidos no Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da empresa e sua adequação e eficácia. 

    (ERRADA) Verifica todos os indicadores ambientais da empresa, como o consumo de água, a geração de resíduos, a emissão de poluentes, o consumo de energia, entre outros.

    c) Auditoria de sistema de gestão ambiental – usada para identificar a conformidade de unidade auditada com a legislação, os regulamentos aplicáveis e indicadores de desempenho ambiental setoriais aplicáveis à unidade, bem como, para avaliar o cumprimento da política ambiental da empresa.

    (ERRADA) Nas auditorias de Sistemas de Gestão, o objetivo é verificar se a empresa conta com todos os requisitos necessários para atender as normas e exigências ambientais. Além de avaliar a conformidade, essas auditorias visam a adequação ou a certificação

    d) Auditoria de descomissionamento (decommissioning) – destinada a avaliar o passivo ambiental das empresas, é geralmente usada nas ocasiões de fusões, aquisições diretas ou indiretas de empresas ou de refinanciamento destas. 

    (ERRADA)  Esse tipo de auditoria é bastante específico e é realizado somente quando existe o fechamento de uma indústria ou de um empreendimento com alto potencial poluidor. O objetivo dessa auditoria é verificar se o local não apresenta riscos futuros tanto ao meio ambiente quanto à população.

    e) Auditoria de certificação ambiental – avalia a conformidade do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da empresa com princípios estabelecidos nas normas pela qual a empresa esteja desejando certificar-se. Deve ser conduzida por uma organização comercial e contratualmente independente da empresa, de seus fornecedores e clientes, que seja credenciada por um organismo específico

    (CERTA)


ID
2157115
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Quanto à classificação de auditoria ambiental, marque a opção correta:
I – A auditoria ambiental de primeira parte é realizada por equipe auditora formada por membros da própria organização auditada.
II – A auditoria ambiental de segunda parte é realizada por uma equipe auditora formada por membros ou representantes de uma parte interessada diretamente na gestão ambiental da organização auditada e que tenha poder legal ou de negociação para exigir a auditoria.
III – A auditoria ambiental de terceira parte é realizada por instituições que mantêm relações estreitas com a organização auditada e têm interesse direto nos impactos ambientais advindos das atividades. Esse é o caso, por exemplo, das auditorias de certificação dos sistemas de gestão ambiental ISO 14001.
IV – As auditorias ambientais de primeira parte, segunda parte e terceira parte são realizadas por equipe auditora formada por compradores e fornecedores verificando se seus produtos, serviços, processos e sistemas estão em conformidade com as normas.

Alternativas
Comentários
  • Auditoria de primeira parte: realizada pela própria organização, é a auditoria interna.

     

    Auditoria de segunda parte: conduzidas por uma organização sobre uma outra para os fins e objetivos da organização que realizou a auditoria. Este tipo inclui auditorias realizadas por clientes em seus atuais ou potenciais fornecedores.

     

    Auditoria de terceira parte: realizadas por uma terceira parte independente que não tem interesse direto nos resultados das auditorias. Tipicamente estas são auditorias de certificação.

  • Alternativa correta:

    a) Os itens I e II estão corretos.


ID
2200642
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

De acordo com a NBR ISO 14010 (ABNT,1996c) a auditoria ambiental

Alternativas
Comentários
  • Letra E, é uma verificação para avaliar se as evidências de Auditoria ex: atividades, eventos, condições ambientais e sistema de gestão estão em conformidade com os critérios de auditoria, e também para repassar essas informações ao cliente.

  • De acordo com a Reoslução CONAMA 306-2002:

    II - Auditoria ambiental: processo sistemático e documentado de verificação, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências que determinem se as atividades, eventos, sistemas de gestão e condições ambientais especificados ou as informações relacionadas a estes estão em conformidade com os critérios de auditoria estabelecidos nesta Resolução, e para comunicar os resultados desse processo.

    De acordo com a ISO 14001:

    3.4.1
    auditoria
    processo (3.3.5) sistemático, independente e documentado, para obter evidência de auditoria e avaliá-la
    objetivamente, para determinar a extensão na qual os critérios de auditoria são atendidos
    NOTA 1 Uma auditoria interna é conduzida pela própria organização (3.1.4), ou por uma parte externa
    em seu nome.
    NOTA 2 Uma auditoria pode ser uma auditoria combinada (combinando duas ou mais disciplinas).
    NOTA 3 A independência pode ser demonstrada pela liberdade de isenção de responsabilidades
    pela atividade auditada, ou ausência de tendência e conflito de interesse.
    NOTA 4 “Evidências de auditoria” consistem em registros, declarações de fato ou outra informação
    perti-nentes aos critérios de auditoria e verificáveis; e “critério de auditoria” são o conjunto de políticas,
    procedimentos ou requisitos (3.2.8) usados como uma referência na qual a evidência de auditoria é comparada,
    como definido na ABNT NBR ISO 19011:2012, 3.3 e 3.2, respectivamente.


ID
2697163
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No que se refere às normas ambientais, a Auditoria de

Alternativas
Comentários
  • Auditoria de Sistema de Gestão: é realizada para adequar, certificar ou verificar o atendimento da empresa aos requisitos de determinado sistema de gestão ambiental.

     

    Auditoria Pós-acidente: tem como objetivo verificar as causas, responsáveis e a possibilidade de recorrência de acidentes ambientais;

     

    Auditoria de Descomissionamento: tem como finalidade a verificação de riscos para a população ou o meio ambiente após o fechamento de algum tipo de indústria.

     

    Auditoria de Avaliação de Desempenho: tem como objetivo avaliar a empresa com base em indicadores ambientais, como o consumo de água, energia, geração de resíduos etc.

  • Auditoria de Conformidade Legal (Compulsória): avalia a adequação da empresa às normas ambientais aplicáveis a sua área de atuação. Normalmente é utilizada como preparação para requerimento de licenças ambientais ou forma de prevenção para multas;

     

    Auditoria de Avaliação de Desempenho: tem como objetivo avaliar a empresa com base em indicadores ambientais, como o consumo de água, energia, geração de resíduos e etc.;

     

    Auditoria de Descomissionamento: tem como finalidade a verificação de riscos para a população ou o meio ambiente após o fechamento de algum tipo de indústria;

     

    Auditoria de Responsabilidade: serve para investigar a existência de passivos ambientais que podem interferir em um processo de compra e venda de alguma organização;

     

    Auditoria de Cadeia Produtiva: auditoria realizada em toda a cadeia produtiva de um determinado produto incluindo os serviços relacionados;

     

    Auditoria Pós-acidente: tem como objetivo verificar as causas, responsáveis e a possibilidade de recorrência de acidentes ambientais;

     

    Auditoria de Sistema de Gestão: são realizadas para adequar, certificar ou verificar o atendimento da empresa aos requisitos de determinado sistema de gestão ambiental.

  • Alternativa correta:

    a) Conformidade Legal avalia a adequação da empresa às normas ambientais aplicáveis a sua área de atuação, sendo utilizada como preparação para o requerimento de licenças ambientais ou como forma de prevenção de multas.

  • A questão cobra os conhecimentos sobre a classificação das Auditorias Ambientais.


    Alternativa “A" – Certo.


    Alternativa “B" – Errado. Essa definição é de Auditoria de Sistema de Gestão.


    Alternativa “C" – Errado.  Essa é a definição de Auditoria Pós-acidente.


    Alternativa “D" – Errado. Essa é a definição de Auditoria de Descomissionamento.


    Alternativa “E" – Errado. Essa é a definição de Auditoria de Avaliação de Desempenho.



    Gabarito do Professor: Letra A.


    Complementando:

    Auditoria de Responsabilidade - " Finalidade: investigar se existem passivos ambientais que podem interferir no processo de compra e venda de alguma organização".

    Auditoria de Cadeia Produtiva - "Realizada em toda a cadeia produtiva de um determinado produto, incluindo serviços relacionados". 



    Referência Bibliográfica:


    CONHEÇA os diferentes tipos de Auditoria Ambiental. Ação Consultoria Ambiental, 20 jun 2017. Disponível no site da Ação Consultoria Ambiental. 




ID
2705239
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em relação aos diferentes tipos de auditoria ambiental, a auditoria que avalia a conformidade da empresa com os princípios estabelecidos na norma escolhida para certificação e deve ser conduzida por organização independente da empresa, fornecedores e clientes é a:

Alternativas
Comentários
  • Auditoria ambiental tecnica: verificação do cumprimento da legislação e normas para a geração, coleta, tratamento e descarte de resíduos e efluentes dos processos fabris e serviços.


    Auditoria de certificação: avalia a conformidade da empresa com princípios estabelecidos na norma escolhida para certificação. deve ser conduzida por organização independente da empresa, fornecedores e clientes e credenciada por organismo competente.


    Auditoria de aquisição e alienação " due dillingence": tambem conhecida como auditoria de responsabilidade realizada por um comprador, intermediário ou cessionário em uma transação comercial, tal como fusão, aquisição ou refinanciamento ou ainda compra de ações.


    Analise critica ambiental: tem por finalidade avaliar o nível de atendimento as conformidades e de desempenho ambiental.

  • Auditoria de Impactos Ambientais: Tem como objetivo determinar os possíveis impactos que a cadeia produtiva da empresa pode causar ao ar, água, solo e ar, e a maneira como esses fatores estão sendo controlados.

  • A auditoria de certificação verifica se a organização atua de forma coerente com a política ambiental estabelecida, e se existe conformidade com a norma em questão.

  • D

    Auditoria de certificação.


ID
2839612
Banca
FADESP
Órgão
IF-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os critérios de auditoria são definidos como

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 306, DE 5 DE JULHO DE 2002

  • V - Critérios de auditoria: políticas, práticas, procedimentos ou requisitos em relação aos quais o auditor compara as evidências coletadas sobre o objeto da auditoria, entendendo-se que os requisitos incluem a legislação ambiental aplicável e o desempenho ambiental.

  • Alternativa correta:

    e) políticas, práticas, procedimentos ou requisitos em relação aos quais o auditor compara as evidências coletadas sobre o objeto da auditoria.

  • O auditor verifica a política ambiental da empresa e a sua conformidade com a norma para certificação em questão. Além disso, verifica as práticas, procedimentos e processos, bem como a sua coerencia com a legislação em questão, através das evidências coletadas.

  • de forma objetiva, as respostas estão no ANEXO I da Resolução 306 de 2002, do CONAMA

    CADA ITEM SE REFERE A UMA DEFINIÇÃO, QUAIS SEJAM

    LETRA A) CONCLUSÕES DE AUDITORIA

    LETRA B) EVIDÊNCIAS OBJETIVAS

    LETRA C) CONSTATAÇÕES DE AUDITORIA

    LETRA D) (eu fiquei um pouco em dúvida se é evidência objetiva, se alguém puder confirmar)

    LETRA E) CRITÉRIOS DE AUDITORIA (gabarito da questão)

  • A evidência objetiva são as informações em si, que podem ser registros, documentos ou entrevistas. Ja o critério é um parâmetro que você vai utilizar para avaliar essa evidência, esses parâmetros podem estar dispostos em políticas da empresa, práticas usuais de mercado, procedimentos ou requisitos. Exemplo: evidência: documento da folha de ponto. Parâmetro: a política de horário de chegada na empresa. Aí você vai avaliar, com base no parâmetro, a informação que consta na evidência.


ID
2839615
Banca
FADESP
Órgão
IF-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em relação às auditorias ambientais previstas na Resolução CONAMA nº 306 de 2002, é correto afirmar que as(o)

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CONAMA 306/2002

    Art. 4º As auditorias ambientais devem envolver análise das evidências objetivas que permitam determinar se a instalação do empreendedor auditado atende aos critérios estabelecidos nesta Resolução, na legislação ambiental vigente e no licenciamento ambiental.

    Parágrafo único. As constatações de não conformidade devem ser documentadas de forma clara e comprovadas por evidências objetivas de auditoria e deverão ser objeto de um plano de ação.

    Art. 5o O relatório de auditoria ambiental é de responsabilidade técnica da equipe de auditoria.

    Art. 6o O plano de ação é de responsabilidade dos empreendedores auditados e deverá contemplar as ações corretivas para as não conformidades apontadas pelo relatório de auditoria

    Art. 7o O relatório de auditoria ambiental e o plano de ação deverão ser apresentados, a CADA DOIS ANOS, ao órgão ambiental competente, para incorporação ao processo de licenciamento ambiental da instalação auditada

  • Questão sobre auditoria ambiental - CONAMA 306/02:

    --

    A - auditorias ambientais devem envolver análise das evidências objetivas com o objetivo de determinar se a instalação do empreendedor auditado atende aos critérios estabelecidos no licenciamento ambiental. ERRADA (Segundo o Art 4º da Res. CONAMA 306/02, o empreendedor auditado deve atender aos critérios estabelecidos na própria resolução, a legislação ambiental vigente, no licenciamento ambiental).

    B - constatações de não conformidade devem ser documentadas de forma clara e comprovadas por evidências objetivas de auditoria e deverão ser objeto de um plano de ação. CORRETA. (Parágrafo único, art. 4º da referida já resolução)

    C - relatório de auditoria ambiental é de responsabilidade técnica dos empreendedores auditados. ERRADA (Art. 5º O relatório de auditoria ambiental é de responsabilidade técnica da equipe de auditoria).

    D - plano de ação é de responsabilidade da equipe de auditoria e deverá contemplar as ações corretivas para as não conformidades apontadas pelo relatório de auditoria. ERRADA (Art. 6º O plano de ação é de responsabilidade dos empreendedores auditados e deverá contemplar as ações corretivas para as não conformidades apontadas pelo relatório de auditoria).

    E - relatório de auditoria ambiental e o plano de ação deverão ser apresentados anualmente ao órgão ambiental competente, para incorporação ao processo de licenciamento ambiental da instalação auditada. ERRADA (Art. 7º O relatório de auditoria ambiental e o plano de ação deverão ser apresentados, a cada dois anos, ao órgão ambiental competente, para incorporação ao processo de licenciamento ambiental da instalação auditada).

    --

    Nesta questão a banca simplesmente seguiu os artigos corridos da resolução de referência, alterando alguns termos dos próprios artigos para confundir o candidato. Saber o integral teor da lei resolve a questão.

    Correta Letra B

    Bons estudos!!

  • Alternativa correta:

    b) constatações de não conformidade devem ser documentadas de forma clara e comprovadas por evidências objetivas de auditoria e deverão ser objeto de um plano de ação.


ID
2946799
Banca
FEPESE
Órgão
DEINFRA - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente a norma que fornece as diretrizes para a implementação de programas de auditorias em organizações que desejam realizar auditorias internas ou externas de sistema de gestão de qualidade e/ou ambiental.

Alternativas
Comentários
  • ISO 19011 é uma norma criada para fornecer orientações para a realização de dos sistemas de gestão.

    Em OHSAS 18001, a sigla significa: Occupational Health ans Safety Assessments Series oficialmente publicada pela BSI – British Standards Institution. É uma norma de Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO) que visa proteger e assegurar que os colaboradores de uma organização tenham um ambiente de trabalho saudável e seguro. Durante muito tempo, foi a norma utilizada para compor os sistemas de gestão das empresas por não ter uma norma ISO com esse escopo. Porém, em 2018 foi publicada a  com esse tema e a partir de agora, a tendência é de que as empresas que eram certificadas na 

    ISO 22000 – Sistemas de Gestão da Segurança de Alimentos – Requisitos para qualquer organização da cadeia produtiva de alimentos (Food safety management systems – Requeriments for any organization in the food chain). Esta norma que tem por finalidade assegurar que os alimentos estejam seguros para o consumo final, através da ótica da “cadeia produtiva de alimentos” ou “food chain“.

    A série de normas ISO 14000 correspondem a um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) editado pela ISO (International Organization for Standardization). Esta série de normas apresenta diretrizes para Auditorias Ambientais, Avaliação do Desempenho Ambiental, Rotulagem Ambiental e Análise do Ciclo de Vida dos Produtos. Ou seja, especifica os requisitos relativos a um sistema de gestão ambiental, de modo a permitir que a organização formule políticas e objetivos que levem em conta os requisitos legais e as informações referentes aos impactos ambientais significativos.

    A ISO 14001 é uma norma internacionalmente reconhecida que define o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) efetivo. A norma é desenvolvida com o objetivo de criar o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental, por meio do comprometimento de toda a organização. Com ela é possível que sejam atingidos ambos objetivos.

  • ISO 19011:2012 foi reeditada com um novo título: “Diretrizes para auditoria em sistemas de gestão”, substituindo o antigo “Diretrizes para auditoria de sistemas de qualidade e/ou de gestão ambiental”


ID
2946874
Banca
FEPESE
Órgão
DEINFRA - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Analise o texto abaixo em relação aos tipos de auditoria ambiental.


A auditoria ............................... confere se as não conformidades de auditorias anteriores foram corrigidas.


Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    A auditoria ambiental de verificação de correções tem por objetivo verificar se problemas e não conformidades detectadas em auditorias anteriores foram corrigidos.

  • Vacilei; marquei letra a, pensado " a letra "d" tá muito óbvia, deve ser pegadinha" ...


ID
3306727
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Genericamente, as auditorias ambientais podem ser definidas como um procedimento sistemático através do qual a organização irá avaliar sua adequação a critérios ambientais preestabelecidos que podem ser: normas técnicas, requisitos legais, requisitos definidos por clientes ou pela própria empresa. Existem diferentes tipos de auditorias conforme o objetivo. Nesse sentido, relacione os diferentes tipos de auditorias com suas funções.
1. Auditoria de Conformidade Legal (compulsória).
2. Auditoria de Descomissionamento.
3. Auditoria Pós-acidente.
4. Auditoria de Sistema de Gestão.
( ) Realizada para adequar, certificar ou verificar o atendimento da empresa aos requisitos de determinado sistema de gestão ambiental.
( ) É de caráter investigativo que se inicia após a ocorrência de um acidente ambiental com o intuito de verificar suas causas, seus responsáveis e a possibilidade de recorrência, a fim de que sejam tomadas ações corretivas com o fim de prevenir novos acidentes.
( ) Tem o objetivo de avaliar a adequação da empresa às normas legais (legislação) aplicáveis ao seu processo. Pode ser utilizada pelas empresas como preparação para o requerimento de licenças ambientais e como forma de prevenir eventuais multas ou penalidades pelo não atendimento à legislação.
( ) Realizada em empresas que estão fechando ou se mudando para outro local. Seu objetivo é verificar se há ou haverá algum risco para a população ou para o meio ambiente durante ou após o fechamento da empresa ou indústria.
A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    Segue a sequência:

    Auditoria de Sistema de Gestão;

    Auditoria pós-acidente;

    Auditoria de conformidade legal;

    Auditoria de descomissionamento.


ID
3316768
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A  Política  Nacional  de  Meio  Ambiente  (Lei  Federal  n.º  6.938/1981)  estabelece  uma  série  de  instrumentos  da gestão  ambiental  pública.  Para  os  agentes  econômicos  na esfera  privada,  existe  também  uma  série  de  instrumentos para  a  incorporação  da  sustentabilidade  ambiental  nas 
atividades. Quanto às normas ISO relacionadas aos sistemas de  gestão  ambiental  e  às  diretrizes  para  auditorias  de sistemas de gestão, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Auditoria Ambiental é “um processo sistemático e formal de verificação, por uma parte auditora, se a conduta ambiental e/ou desempenho ambiental de uma entidade auditada atendem a um conjunto de critérios especificados.” (Philippi Jr. & Aguiar, 2004)

    Princípios da auditoria: conduta ética; apresentaçao justa; devido cuidado profissional; independência; abordagem baseada em evidências

    O cilco PDCA deve ser usado continuamente

  • a) Correta, como explicada pela colega; b) Avaliação de desempenho é mais SGA que auditoria; auditoria é processo sistemático de obtenção de evidência objetiva. ERRADA c) A ISO 14011 trata de SGA. Os princípios citados estão corretos, conforme item 4 da 19011. ERRADA d) A ISO 19011 trata de auditoria. O resto da citação está correto, conforme Item 6.1.2 da 14011. ERRADA e) Errada, como explicada pela colega.

ID
3595669
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2013
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A norma NBR ISO 19011:2002 especifica as diretrizes para

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    A norma NBR ISO 19011:2002 dispõe sobre as diretrizes para auditorias de sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental.

  • A norma NBR ISO 19011, sofreu atualização, sendo sua última versão de 2018, que passa a dispor sobre diretrizes para auditoria de sistemas de gestão


ID
4173775
Banca
FEPESE
Órgão
FATMA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A Auditoria Ambiental é reconhecida mundialmente como uma ferramenta que auxilia no gerenciamento e na comunicação do desempenho de uma organização. Seu objetivo principal é a obtenção de evidências relacionadas ao desempenho e aos aspectos ambientais de uma empresa ou instituição. Com a popularização do ambientalismo, as auditorias ganharam novas formas.


Assinale a alternativa que apresenta alguns exemplos de auditorias ambientais.

Alternativas

ID
4173778
Banca
FEPESE
Órgão
FATMA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A valoração de dano ambiental consiste em importante ferramenta na tomada de decisão, quando se fala em políticas públicas na área ambiental. Existem métodos para valoração de danos que podem ser divididos em Métodos de Valoração Direta e Métodos de Valoração Indiretos.


São exemplos de Métodos de Valoração Indiretos:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa e

    São exemplos de Métodos de Valoração Indiretos: Método de Valoração Contingente, Método de Custo de Viagem e Método de Preço Hedônico.

    x

    Método de Função de Produção - são Métodos de Valoração diretos: método da produtividade marginal e método dos bens substitutos (Custo de reposição, custos evitados ou gastos defensivos, custos de controle, e custo de oportunidade).

  • Essa questão é problemática!

    Os métodos de Valoração Indiretos estimam o valor de um bem ambiental, indiretamente por meio de uma função de produção. O objetivo é calcular o impacto de uma alteração do recurso ambiental na atividade econômica, utilizando como referência, produtos no mercado que sejam afetados pela modificação na provisão do recurso ambiental.

    São eles:

    • Método de Produtividade Marginal;
    • Custos de Reposição;
    • Custos Evitados;
    • Custos de Controle;
    • Custo de Oportunidade;
    • Custo Irreversível.

    A banca trouxe métodos DIRETOS, mas com critério de Disposição a Pagar (DAP) Indireta: Método de Valoração Contingente, Método de Custo de Viagem e Método de Preço Hedônico.

    Deveria ter sido anulada.


ID
4935478
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Mandaguari - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Recomenda-se que uma organização conheça e controle as atividades que causam impactos ambientais significativos, a fim de garantir o cumprimento da política e das exigências ambientais. Desta forma é necessária a elaboração de procedimentos documentados com condições fixadas, proporcionando clareza aos colaboradores que têm responsabilidade pela execução e base para comprovação durante as auditorias, de que as atividades da organização ocorram de acordo com a política ambiental. Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA sobre alguns exemplos de atividades e operações que podem requerer controle:

I - Gerenciamento e disposição de resíduos e aprovação de novos produtos químicos.
II - Armazenamento e manuseio de matérias-primas e produtos químicos etratamento de efluentes líquidos.
III - Operações em linha de pintura eemissões atmosféricas acidentais ou descargas acidentais na água ou solo.
IV - Operações em sistemas de tratamento de superfície, transporte de produtos para o cliente egerenciamento de subcontratados.

Alternativas

ID
4952218
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em relação a ISO 14031 que trata da avaliação desempenho ambiental (ADA), é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
5151268
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Diagramas de contexto não podem ser utilizados para coletar requisitos em um projeto.
II. A produção de fundidos de ferro e aço, exceto os forjados e arames, é uma atividade sujeita ao licenciamento ambiental.
III. Listar as atividades do projeto é uma etapa do grupo de processos de execução de um projeto, apenas.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5179252
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental (CTF/AIDA) é o registro obrigatório de pessoas físicas ou jurídicas que se dedicam à consultoria técnica sobre problemas ecológicos e ambientais e à indústria e comércio de equipamentos, aparelhos e instrumentos destinados ao controle de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras. Sobre o CTF/AIDA, leia atentamente as alternativas a seguir:
I. O CTF/AIDA foi criado em 1981 como um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente e é normatizado pela Resolução Conama nº 1/1988 e pela Instrução Normativa Ibama nº 10/2013.
II. Compete ao Ministério do Meio Ambiente aprovar e aditar os Acordos de Cooperação Técnica referentes ao CTF/AIDA, com órgãos e entidades da Administração Pública, federal, distrital e estadual.
III. A inscrição das pessoas obrigadas ao CTF/AIDA será realizada no sítio do Ibama na Internet.
IV. A atividade de gerenciamento de resíduos sólidos não perigosos possui o código 0005-10, no anexo I da Instrução Normativa Ibama.

A sequência de afirmativas INCORRETAS é:

Alternativas
Comentários
  • I - O CTF/AIDA foi criado em 1981 como um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente e é normatizado pela Resolução Conama nº 1/1988 e pela Instrução Normativa Ibama nº 10/2013. (CORRETO)

    II - Instrução Normativa IBAMA - Art. 5º Compete ao Ibama, por intermédio de seu Presidente: I - aprovar e aditar os Acordos de Cooperação Técnica referentes ao CTF/AIDA, com órgãos e entidades da Administração Pública, federal, distrital e estadual; (ERRADO)

    III - Instrução Normativa IBAMA - Art. 13. A inscrição das pessoas obrigadas ao CTF/AINDA será realizada no sítio do Ibama na Internet. (CORRETO)

    IV - A atividade de gerenciamento de resíduos sólidos não perigosos possui o código 0004-00, no anexo I da Instrução Normativa Ibama. (ERRADO)

    Resposta Correta C

  • querer que decore código de atividade é sacanagem...acertei por eliminação mas mesmo assim

ID
5249980
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Princesa - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Responda (V) verdadeiro ou (F) falso para as siglas e definições abaixo. Em seguida, assinale a alternativa que contém a ordem correta das respostas, de cima para baixo.
(__) - RQMA - Relatório Quantitativo do Meio Ambiente;
(__) - RIMA - Risco de Impacto Ambiental;
(__) - EIA - Estudo de Impacto Ambiental.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C.

    Relatório de Qualidade do Meio Ambiente (RQMA)

    Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)

    Estudo de Impacto Ambiental (EIA)


ID
5625319
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2022
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Ao aderir à Convenção de Basiléia, o governo brasileiro busca coibir o tráfico ilícito, prevendo a intensificação da cooperação internacional para a gestão adequada dos resíduos perigosos e seu depósito. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.


São caracterizados como resíduos perigosos os resíduos metálicos e os que contenham ligas dos elementos arsênico, berílio, cádmio, chumbo, mercúrio, prata, selênio, telúrio e tálio.

Alternativas

ID
5625322
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2022
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Ao aderir à Convenção de Basiléia, o governo brasileiro busca coibir o tráfico ilícito, prevendo a intensificação da cooperação internacional para a gestão adequada dos resíduos perigosos e seu depósito. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.


Considera-se que os acordos ou arranjos bilaterais, multilaterais ou regionais referentes ao movimento transfronteiriço de resíduos perigosos ou outros resíduos com Estados partes ou não partes da Convenção de Basiléia, ainda que não derroguem a administração ambientalmente saudável dos resíduos perigosos e outros resíduos exigida pela referida convenção, são dispositivos excessivamente flexíveis, deixando de configurar um compromisso claro dos Estados envolvidos na exportação de resíduos perigosos com a gestão ambientalmente saudável desses resíduos. 

Alternativas

ID
5625325
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2022
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considerando os riscos reais e potenciais que o gerenciamento inadequado de resíduos pode acarretar à saúde humana e ao meio ambiente, julgue o item seguinte.


Pessoa do exterior que adquirir a substância mercúrio metálico deverá, imediatamente após o pedido de importação, notificar o IBAMA acerca de cada partida, viabilizando a emissão das guias de importação a serem expedidas pela Carteira do Comércio Exterior do Banco do Brasil (CACEX), liberadas após comprovação do seu cadastramento.

Alternativas
Comentários
    • Pelo que compreendi o erro da questão está em não solicitar a autorização primeiro. A questão diz " imediatamente após o pedido de importação" deveria ser primeiro autorização depois fazer o pedido de importação.

    O interessado em solicitar autorização para importação de mercúrio metálico deverá preencher o formulário de movimentação disponível no site da  e encaminhar ao Ibama, junto com os documentos listados abaixo. Esse conjunto de documentos será analisado pelo Ibama, conforme os usos e aplicações permitidos pela Convenção e, em caso de deferimento, será feita comunicação formal do consentimento à autoridade do país de exportação.

    http://www.ibama.gov.br/mercurio-metalico/autorizacao-para-importacao-de-mercurio-metalico


ID
5625331
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2022
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considerando os riscos reais e potenciais que o gerenciamento inadequado de resíduos pode acarretar à saúde humana e ao meio ambiente, julgue o item seguinte.


O plano de gerenciamento de coleta, armazenamento e destinação de pneus inservíveis (PGP), elaborado pelos fabricantes e importadores de pneus novos, deve prever a destinação adequada dos pneus inservíveis, em instalações próprias ou mediante contratação de serviços especializados de terceiros, para que sejam transformados em lascas de borracha para disposição em aterro sanitário.

Alternativas

ID
5625337
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2022
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considerando os riscos reais e potenciais que o gerenciamento inadequado de resíduos pode acarretar à saúde humana e ao meio ambiente, julgue o item seguinte.


A base de cálculo da quantia de óleo lubrificante usado ou contaminado a ser coletada pelo produtor ou importador não considera os óleos lubrificantes acabados comercializados entre as empresas produtoras, entre as empresas importadoras ou entre produtores e importadores, devidamente autorizados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). 

Alternativas

ID
5625361
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2022
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Acerca do controle ambiental por registro, julgue o próximo item.


Para o enquadramento na situação “encerrado”, quando houver declaração de término das atividades, exige-se ato final de auditagem do IBAMA.  

Alternativas

ID
5625376
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2022
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Por definição, área contaminada é área, local ou terreno onde haja comprovadamente poluição ou contaminação causada por quaisquer substâncias ou resíduos que nela tenham sido depositados, acumulados, armazenados, enterrados ou infiltrados de forma planejada, acidental ou até mesmo natural. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue. 


A utilização de microrganismos autóctones sem qualquer interferência de tecnologias ativas de remediação, a adição de agentes estimulantes como nutrientes, oxigênio e biossurfactantes e a inoculação de consórcios microbianos enriquecidos são estratégias de biorremediação para a mineralização do poluente.

Alternativas