-
GABARITO: letra A
O texto basicamente fala do vírus da zica e de suas consequências (ex.: microcefalia em bebês e síndrome de Guillain-Barré).
-
Não entendi o por quê dessa resposta, sendo que o texto aborda o tema sobre as consequências do zica vírus!
-
Não entendi bulhufas!
-
Vamos indicar pra comentario galera, essa resposta é ridicula!
-
eliminam-se as letras E, D, C
o zica, erroneamente tomado como de gênero feminino por tratar-se de um vírus. ( errado), é de gênero feminino.
o zica vírus, tomado pela doença, por isso considerado no gênero feminino. ( correto),
-
Gente, como assim o tema principal? Alguém encontrou algum sentido nesta questão?
-
Questão confusa.
-
.
O tema principal em discussão, no texto, é
a) o zica vírus, tomado pela doença, por isso considerado no gênero feminino.
No caso em questão, o artigo 'o' está concordando com "zica vírus". Veja que no texto ele usa o artigo 'a' não é concordando com o "zica vírus", mas sim com o termo "doença", que no título não está explícito, mas se subentende assim: "A doença zica". Além disso, a seguir destaco dois trechos que me fazem inferir que todo o texto envolve a zica, são eles: "Até outro dia, ninguém nem sabia que essa doença existia. Como é que uma pandemia global surge assim, do nada?" e "Enquanto os epidemiologistas e virologistas tentam deter a epidemia (...), os infectologistas e neurologistas se esforçam para compreender como o zica afeta tão drasticamente a formação cerebral de bebês(...)". Acho que, diante disso tudo que falei, a alternativa "a)" é de fato a correta; isto é, o tema principal em discussão no texto é realmente a zica.
b) o zica, erroneamente tomado como de gênero feminino por tratar-se de um vírus.
Fica "o zica" caso esteja concordando com "vírus", que está implícito. Ou fica "a zica" caso esteja concordando com "doença", que está implítica. Portanto, embora todo o texto envolva a zica, não é errado tomá-la de gênero feminino só porque é um vírus.
c) a microcefalia, incessantemente atacada pelos infectologistas.
Retomemos o seguinte trecho: "(...), os infectologistas e (...) se esforçam para compreender como o zica afeta tão drasticamente a formação cerebral de bebês". Esse trecho nos permite inferir que há apenas um esforço por parte dos infectologistas, não um incessante ataque. Portanto, além de não ser o tema global do texto, a microcefalia não está sendo incessamente atacada pelos infectologistas.
d) a associação entre o vírus e a má-formação de fetos.
Retomemos o seguinte trecho: "Enquanto os epidemiologistas e virologistas tentam deter a epidemia antes que ela se espalhe ainda mais, os infectologistas e neurologistas se esforçam para compreender como o zica afeta tão drasticamente a formação cerebral de bebês.". Embora o segundo caso seja de associação entre o vírus e a má-formação, nos dois casos o zica é levado em consideração, reforçando a ideia de que zica é o tema global, e não a associação entre ele e a má-formação de fetos.
e) a síndrome de Guillain-Barré, provocada pelo zica vírus.
Relendo o trecho entre aspas: "(...)Tampouco se sabe ao certo como ele tem afetado também os neurônios de adultos, fazendo aumentar os casos de Guillain-Barré, uma síndrome autoimune misteriosa e difícil de tratar, que causa paralisia e que pode ter consequências devastadoras.", entende-se que ele fala da Guillain-Barré apenas como um exemplo de caso do trecho sublinhado, no entanto, não chega a ser o tema principal.
-
o zica vírus, tomado pela doença, por isso considerado no gênero feminino.
Isso é uma complementação da alternativa, da para interpretar que :
O tema é zica vírus, tema do texto ( ok )
O tema é a explicação do porquê o uso do artigo masculino/feminino
Questão horrível
-
Diacho é isso? Nada com nada.
-
Misercórdia!