SóProvas


ID
2157235
Banca
NUCEPE
Órgão
FHT - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para que servem os antioxidantes?
Dizer que antioxidantes fazem bem para a saúde levanta mais perguntas do que respostas. E a principal delas pode ser: mas por que raios temos que combater esses tais de radicais livres? Bem, a gente explica.
Primeiro saiba que a premissa é verdadeira: os antioxidantes atuam na saúde da pele. Portanto, seu consumo é indicado, em geral, a partir dos 25 anos. “Eles são substâncias capazes de proteger as células de nosso organismo do estresse oxidativo causado pelo excesso de radicais livres”, justifica Nicole Perim, médica dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
A questão dos radicais livres
Mas vamos por partes: primeiro, os radicais livres. A especialista os classifica como moléculas muito reativas produzidas durante as reações que normalmente ocorrem no organismo. “Eles podem aparecer naturalmente nas células, mas também são resultado de exercício físico exaustivo, má alimentação, álcool, cigarro, radiação solar, estresse emocional e poluição ambiental”, esclarece Nicole. 
Ou seja, já produzimos os radicais livres no nosso corpo, mas sua quantidade é maior de acordo com os hábitos que escolhemos. Normalmente eles são neutralizados pelo sistema antioxidante que já existe em nosso organismo, porém, em algumas situações, pode ocorrer um desequilíbrio entre a produção dos radicais e esse sistema. E é isso o que leva ao estresse oxidativo.“O desequilíbrio altera os ciclos de renovação das células, podendo causar danos ao DNA, contribuindo para o envelhecimento cutâneo e até mesmo o câncer de pele”, diz Nicole. Dessa forma, os antioxidantes de alimentos e cosméticos têm o papel de regular a quantidade de radicais livres no corpo.
(...)
(Revista Vivasaúde. Editora Escala. Edição 155. O poder dos antioxidantes, por Letícia Ronche, p. 80) 

A leitura do primeiro parágrafo do texto nos permite afirmar que,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: letra C

     

    O primeiro parágrafo é escrito num tom bastante informal, com a presença de alguns termos coloquiais: “raios”, “esses tais”, “a gente explica”.

  • O primeiro parágrafo não se refere à definição de radicais livres,  como estar expresso na letra E. 

    Letra C. Correta. 

  • A) ERRADA - Direciona completamente a discussão do texto, onde é apresentado o que são, o que causam e o porque combater o excesso de radicais livres.

    B) ERRADA - Todas as dúvidas foram esclarecidas, desde o que são radicais livres, o que provocam no organismo e o combate ao excesso deles.

    C) CORRETA - No primeiro parágrafo na parte B a pergunta apresentada já propõe essa aproximação, principalmente com o uso do verbo "TEMOS". "mas por que raios NÓS (o autor e o leitor) temos que combater esses tais de radicais livres? Bem, a gente explica".

    D) ERRADA - Pelo contrário, o entrecruzamento de vozes atraí o foco do leitor para a discussão do texto.

    E) ERRADA - A pergunta foi feita de maneira DIRETA.