-
GABARITO A.13.9. Fluxograma
O fluxograma é a principal ferramenta de mapeamento e desenho de processos. A ferramenta consiste em um conjunto de notações gráficas, ou seja, um conjunto de símbolos padronizados que servem para que possamos descrever e redesenhar um processo.
Assim, essa é a ferramenta utilizada para efetuar o mapeamento e a modelagem dos processos. Dessa forma, ele é utilizado para descrever, de modo gráfico, um processo através do uso de símbolos e linhas. Com ele fica mais fácil visualizar e conhecer melhor um processo, de forma que possamos propor melhorias e mudanças. O objetivo, portanto, da utilização dessa ferramenta é simplificar o trabalho de mapeamento e facilitar o entendimento de como os processos de trabalho funcionam.
Sem conhecer como os processos funcionam, não teríamos como gerenciá-los, não é mesmo?
-
FLUXOGRAMA DESCRITIVO OU PARCIAL
O fluxograma descritivo, como o próprio nome já diz, descreve, por meio de símbolos padronizados, o fluxo de atividades, documentos e informações que circulam num processo. Ele é aplicado principalmente durante a fase de levantamento do processo, pois é durante esse levantamento (pesquisa da documentação existente, entrevista, questionário ou observação direta) que o desenho do fluxograma vai sendo elaborado. Sua preparação é um pouco mais difícil do que a do fluxograma vertical. É mais utilizado para rotinas que envolvem poucas unidades organizacionais.
Fluxograma Global ou de Colunas
Esse é o tipo de fluxograma mais utilizado pelas empresas.
Seus aspectos básicos são:
- É utilizado tanto no levantamento quanto na descrição de novas rotinas e procedimentos;
- Permite demonstrar, com maior clareza, o fluxo de informações e documentos, dentro e fora da unidade organizacional; e
- Apresenta maior versatilidade, principalmente por sua maior diversidade de símbolos.
- Colunas identificam os responsáveis pelos passos.
- Este tipo de fluxograma recebe este nome pela visão global que oferece do fluxo de trabalho e também porque os órgãos aparecem no fluxo sob a forma de colunas.
-
Para compreender melhor:
Fluxo: sequência ou processo de trabalho que pode ajudar até em áreas como motivação (pois informam claramente como as tarefas devem ser desempenhadas), produtividade e redução de custos.
É uma das ferramentas mais usadas por quem deseja analisar e redesenhar um processo de trabalho, porque traz vantagens que facilitam o desenvolvimento.
"Os fluxogramas mostram como as coisas são feitas, e não como o chefe diz aos funcionários que a façam; não a maneira segundo o qual o chefe pensa que são feitas, mas a forma pela qual o manual de normas e procedimentos manda que sejam feitas. Eles são, portanto, uma fotografia real de uma situação estudada.” OLIVEIRA (2001). Prof. Fernando Lócio
Existem, basicamente, (2) dois tipos de fluxogramas:
Fluxograma vertical: levantamento de dados em processos administrativos.
Tem como vantagens a rapidez de preenchimento por ser um formulário padronizado e a capacidade de manter clareza na apresentação e facilidade de leitura.
Fluxograma horizontal
* Descritivo: mais apropriado ao levantamento de informações.
*De colunas: mais usado na etapa de análise das informações.
Fonte: https://www.doceshop.com.br/blog/modelos-e-tipos-de-fluxograma-para-quase-todos-os-processos/