-
II. A redação oficial deve caracterizar-se, entre outras, pela impessoalidade, clareza, concisão, informalidade (FORMALIDADE) e uniformidade. (Portanto está incorreta).
Letra A a correta
Até mais!
;)
-
III. Nas comunicações oficiais, deve-se utilizar sempre a linguagem técnica, pois facilita o entendimento por parte de outros órgãos da administração.
Sério isso? Ah tá!!! Tem banca que nem vale o esforço.
-
MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
2a edição, revista e atualizada
Brasília, 2002
"A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo de evitar o seu uso indiscriminado. Certos rebuscamentos acadêmicos, e mesmo o vocabulário próprio a determinada área, são de difícil entendimento por quem não esteja com eles familiarizado. Deve-se ter o cuidado, portanto, de explicitá-los em comunicações encaminhadas a outros órgãos da administração e em expedientes dirigidos aos cidadãos."
Alternativa III, INCORRETA
-
"Nucepe". Banquinha de fundo de quintal...
-
Devia haver uma agência responsável por fiscalizar essas bancas,porque aparece cada uma que da até medo.
-
SEMPRE UMA LINGUAGEM TÉCNICA.....
NÃO TEM ALTERNATIVA CORRETA,PORQUE OS ITENS( ||) E( |||) ESTÃO ERRADOS.
-
Eu li o nome da banca e pensei... "la vem merda"... não deu outra kkkkkk
-
Quem estuda não reclama de banca. #fato
-
Luca, discordo. Devemos reclamar de bancas que elaboram questões mal formuladas, ou mesmo com erros graves. Não podemos ficar a mercê deste tipo de coisa. Quem passa deve ser quem sabe melhor a matéria, não quem tem sorte... ou que decorou ipsis literis os artigos.
-
Gabarito: letra A.
No entanto, acredito que o item III também estaria correto pois assim está previsto no MRPR "A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo de evitar o seu uso indiscriminado. Certos rebuscamentos acadêmicos, e mesmo o vocabulário próprio a determinada área, são de difícil entendimento por quem não esteja com eles familiarizado. Deve-se ter o cuidado, portanto, de explicitá-los em comunicações encaminhadas a outros órgãos da administração e em expedientes dirigidos aos cidadãos".
-
fiquei aqui pensando o que responder....pq o II e III estavam errados...sendo que ñ tinha uma opção q excluísse os dois. banca fundo de quintal.
claro que tem que reclamar! um erro claro desse!! e vem querer concordar com uma coisa q ñ tem justificativa.
-
Aquela questão que você fica se perguntando como é que não foi anulada?
-
A questão deveria ter sido anulada, mas estamos diante de uma banca que vive envolvida em fraudes e, provavelmente, isso aconteceu para que determinadas pessoas não fossem prejudicadas.
I - CORRETO - Pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos.
II - ERRADO - A redação oficial deve caracterizar-se, entre outras, pela impessoalidade, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
III - ERRADO - Não é sempre que se usa a linguagem técnica. De acordo com a segunda edição do Manual, que era a usada na época deste concurso, temos: "A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo de evitar o seu uso indiscriminado. Certos rebuscamentos acadêmicos, e mesmo o vocabulário próprio a determinada área, são de difícil entendimento por quem não esteja com eles familiarizado."
IV - CORRETO - O uso do padrão culto é, portanto, imprescindivel na redação oficial por estar acima das diferenças lexicais, morfologicas ou sintáticas, regionais; dos modismos vocabulares e das particularidades linguisticas.
V - CORRETO - A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade que a elabora.