-
B) A Revolução de 1930 no Brasil marca uma ruptura com a antiga política de domínio de uma burguesia comercial que dominava o país.
-
GAB B
A Revolução de 1930 é considerada o acontecimento da história do período republicano brasileiro que pôs fim à chamada República Velha e, mais do que isso, foi o acontecimento que também deu fim às articulações políticas entre as oligarquias regionais do Brasil, que sobrepunham os seus interesses particulares aos interesses do Estado e da Nação como um todo.É encarado, consensualmente, como o “divisor de águas” entre a “República Velha” e o poder centralizador da “Era Vargas”, que teve início, exatamente, com o êxito da Revolução.
-
A B está correta ou incorreta a afirmação ?
-
Não foi a Burguesia e sim a Republica velha
-
Não foi a ruptura com uma burguesia, mas sim com as elites de Minas e SP.
#PMBA2019
-
Questão passível de anulação, tendo em vista que nesta época(república velha) era fundamentalmente latifundiária, proveniente do comercio do café em São Paulo e do Leite e derivados em Minas Gerais, os barões desse comércio lucrativo eram os burgueses comerciais da época, logo, o domínio da política estavam nas mãos desses burgueses.
A Burguesia comercial desta época, pode ser tranquilamente associado aos Barões do café e do leite(oligárquicos) que significa governo de poucos, os poucos eram os mais ricos, e os ricos eram os fazendeiros produtores de café e leite.
-
Concordo plenamente com a Kathia, fiquei em dúvida em relação ao termo "burguês" na questão.
-
A Revolução de 1930 no Brasil marca uma ruptura com a antiga política de domínio de uma burguesia comercial que dominava o país.
Pessoal acredito que o erro esteja na parte que ele cita apenas uma burguesia, sendo na verdade 2 oligarquias dominantes no período, MG e SP.
Realmente acredito que essa assertiva traga ambiguidade e seja passível de anulação.
Porém, segue o baile e vamos à próxima que está logo abaixo.