SóProvas


ID
2161222
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

   (...) Mas, foi após a Revolução do Porto, com a criação do Grande Oriente do Brasil, órgão que reunia as principais lojas brasileiras, que a maçonaria se destacou no movimento de independência.

   Em torno do Grande Oriente aglutinou-se o grupo dos ativistas liberais de Gonçalves Ledo e Cunha Barbosa, cujas posições, entretanto, eram consideradas “radicais” pelos liberais conservadores. Para distinguir-se deles, e também para pôr em prática seu próprio programa político; os conservadores romperam com o Grande Oriente e organizaram outra sociedade secreta, o Apostolado, liderada por José Bonifácio.

   Tanto Ledo como Bonifácio procuraram atrair dom Pedro para as fileiras de suas organizações. O príncipe aceitou participar das duas, filiando-se ao Apostolado e também ao Grande Oriente. Mais tarde, já imperador, cedendo à insistência de José Bonifácio, reprimiu duramente os liberais de Gonçalves Ledo. O Grande Oriente foi fechado e Ledo teve de se refugiar em Buenos Aires.

(TEIXEIRA, Francisco M. P. Brasil, História e Sociedade. São Paulo: Ática, 2001, p. 160)

Para o autor do texto, nas condições em que se deu a independência, a maçonaria

Alternativas
Comentários
  • De fato a maçonaria teve grande participação na política brasileira no período imperial e ainda tem até nos dias atuais.

     

    Obs: Lembrando que o papel desempenhado foi de partido político, mas não era um partido em si.

  • A maçonaria 

    b)

    desempenhou o papel de verdadeiro partido político, aglutinando em seu interior as correntes de pensamento e ação que podiam, de fato, colocar o país nos rumos da emancipação política.

  • José Bonifácio era Maçon