SóProvas


ID
2165236
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Analise as afirmativas identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo: 

( ) O pH da chuva natural, não poluída é de cerca de 5,6. Somente a chuva que é significativamente mais ácida que isso, com pH menor que 5, pode ser verdadeiramente considerada como chuva ácida.
( ) Os dois ácidos predominantes na chuva ácida são o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido nítrico (HNO3).
( ) A chuva ácida é um problema de poluição que não respeita fronteiras administrativas em função do seu deslocamento.
( ) As rochas calcárias podem neutralizar o efeito danoso das chuvas ácidas já que são compostas de carbonato de cálcio.
( ) A acidificação do solo pode lixiviar os seus nutrientes e solubilizar o alumínio, que pode interferir na absorção de nutrientes pelas árvores e outras plantas. 

Alternativas
Comentários
  • A chuva “normal” possui pH levemente ácido: está em torno de 5,6. Na chuva ácida o pH é menor pois o dióxido de carbono liberado na atmosfera reage com a água resultando no ácido carbônico, abaixando o pH da água precipitada. O que vem acontecendo nas últimas décadas é que, graças aos poluentes liberados pelas atividades industriais, meios de transporte, etc, uma maior quantidade de ácidos vem sendo liberada na atmosfera e nas águas, especialmente o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido nítrico (HNO3). Para se ter uma idéia, a água precipitada nas chuvas ácidas tem pH entre 4,5 e 2,8 em algumas regiões!


  • Resposta: alternativa d

     

    Comentando as alternativas:

     

    "( ) O pH da chuva natural, não poluída é de cerca de 5,6. Somente a chuva que é significativamente mais ácida que isso, com pH menor que 5, pode ser verdadeiramente considerada como chuva ácida."

     

    A chuva ácida é a precipitação que é significativamente mais ácida que a chuva “natural” (não poluída), que é ligeiramente ácida pela presença de dióxido de carbono atmosférico dissolvido, que forma o ácido carbônico, H2CO3:

    CO2 (g) + H2O (aq) ==> H2CO3 (aq)

    *Essa reação ocorre naturalmente, por isso que não é poluição.

     

    "( ) A chuva ácida é um problema de poluição que não respeita fronteiras administrativas em função do seu deslocamento."

     

    Os dois ácidos predominantes na chuva ácida são o ácido sulfúrico, H2SO4, e o ácido nítrico, HNO3, ambos são ácidos fortes. Em termos gerais, a chuva ácida precipita-se segundo a direção do vento longe da fonte dos poluentes primários, isto é, dióxido de enxofre, SO2, e óxido de nitrogênio, NO. Os ácidos fortes são criados durante o transporte da massa de ar que contém os poluentes primários.

     

    "( ) As rochas calcárias podem neutralizar o efeito danoso das chuvas ácidas já que são compostas de carbonato de cálcio."

     

    Autoexplicativo. O cálcio liberado das rochas pode, inclusive, deixar o pH da água básico.

     

    "( ) A acidificação do solo pode lixiviar os seus nutrientes e solubilizar o alumínio, que pode interferir na absorção de nutrientes pelas árvores e outras plantas. "

     

    Tanto o alumínio quanto o ferro em pHs baixo são solúveis em água, processo conhecido como acidólise.