SóProvas


ID
2165644
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Paranaguá - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Atualmente, a organização terrorista conhecida como Estado Islâmico tem reivindicado inúmeros atentados ao redor do mundo, fazendo centenas de vítimas. Apesar de ter adeptos por todo o planeta, suas atividades se concentram, principalmente, em dois países do Oriente Médio. Assinale a alternativa que apresente quais são os países mencionados.

Alternativas
Comentários
  • (D)
     

    Surgimento:

    O Estado Islâmico no Iraque e na Síria (Isis) foi criado em 2013 e cresceu como um braço da organização terrorista al-Qaeda no Iraque. No entanto, no início deste ano, os dois grupos romperam os laços. No final de junho, os extremistas declararam um califado, mudaram de nome para o Estado Islâmico (EI) e anunciaram que iriam impor o monopólio de seu domínio pela força. O EI é hoje um dos principais grupos jihadistas, e analistas o consideram um dos mais perigosos do mundo.

    http://infograficos.oglobo.globo.com/mundo/cinco-pontos-para-entender-o-grupo-isis.html

  • Gabarito: D

     

    A etimologia do acrônimo ISIS: Islamic State in Iraq and Syria (ou Levant). Traduzindo: Estado Islâmico do Iraque e da Síria.

     

    ___________________________________________________________________________________________________________________

     

    Estado Islâmico:

     

    - É um grupo terrorista formado por jihadistas muçulmanos ultraconservadores, que defendem fundamentos radicais do islamismo, também conhecido por ISIS (Islamic State of Iraq and ash-Sham) ou Daesh (transliteração do acrônimo árabe).

     

    - Utiliza de táticas brutais contra todas as pessoas que não seguem a Sharia (lei religiosa islâmica), como a crucificação, a decapitação e outros atos que provocam a indignação e o medo em todo o mundo.

     

    - O Estado Islâmico (EI) segue os ensinamentos descritos no Alcorão.

     

    - Seu principal líder é Abu Bakr al-Baghdadi.

     

    - As atividades do grupo se concentram no Iraque e na Síria.

     

    - Os Peshmergas ou forças curdas (exército do Iraque) são inimigos do EI.

     

    - O controle sobre poços de petróleo e refinarias, a cobrança de tributos, o contrabando e resgates estão na base do financiamento das ações do Estado Islâmico.